14 julho, 2007

Questão Capital

Face ao esquartejamento, quase inevitável – subjectivo – do plantel, com as saídas dos jogadores mais valiosos, aliados a uma fraca aposta nas camadas jovens e ao desaparecimento célere e incontornável dos jogadores imbuídos com a mística do dragão, a tarefa não se afigura nada fácil.

Se o primeiro facto não me suscita grande preocupação, atendendo à confiança que deposito na estrutura directiva e desportiva do clube, as outras, já não me inspiram tanta tranquilidade como amante do FC Porto.

Com a incapacidade dos atletas formados no clube de se imporem na equipa principal e a contínua hesitação da equipa técnica liderada pelo Prof. Jesualdo Ferreira em não arriscar na cantera, é naturalmente visível a consequência: a ausência da verdadeira mística do dragão. A saída – pouco digna – do Bicho conjugada com o recente abandono do Vítor Baía, deixa o Pedro Emanuel (embora não tenha sido formado no clube) com a responsabilidade de comandar a armada azul e branca na batalha que se avizinha. O defesa tem voz de liderança, é guerreiro, carismático, alicerçado a todas essas qualidades a paixão que nutre pelo símbolo que enverga ao peito. Contudo, a sua carreira não se vai alongar por muito mais tempo e urge arranjar sucessores à altura dos pergaminhos do clube.

A formação é indissociável com a questão de capitanear uma equipa, raras são as excepções. Não se pode ser bom capitão se não se foi bom soldado. Isso garante – ou garantia – o romantismo do futebol e a sua verdadeira essência. O capitão da equipa do F.C.P tem de personalizar um povo competitivo, afecto ao seu povo, com uma excepcional intrepidez, força mental, inteligência e bravura. Ele representa o último bastião da nossa superioridade, tem que suportar os silvos das balas e fazer estremecer o chão, ao expelir palavras quentes provenientes de um verdadeiro dragão para que os companheiros cerrem fileiras. Exemplos disso foram jogadores, como: Rodolfo, João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Vítor Baía.

Mas tenho que me resignar ao futebol actual e aceitar novas soluções. Jesualdo afirmou que o estágio serviria para definir a hierarquia de capitães (eram quatro na época passada, dois saíram e Lucho está na iminência de sair). Aqui é que o meu texto se torna polémico. Considerando como dado adquirido a saída do Lucho e a intocável posição no topo da hierarquia ocupada pelo Pedro Emanuel, sobejam três lugares. Na minha opinião – muito subjectiva – o número dois seria o Lisandro Lopez relegando o Bruno Alves para terceiro lugar, e por último o Paulo Assunção/Raul Meireles. A minha escolha é simples de justificar: Lisandro é um jogador combativo, abnegado e belicoso – o verdadeiro espírito do dragão – sendo uma peça fundamental no elo de ligação entre os novos reforços sul-americanos e o restante grupo, bem como transmitir os ideais azuis e brancos. Relativamente ao Bruno Alvesteve um excelente desenvolvimento a época transacta – receio que se lhe for atribuída a responsabilidade de sub capitanear a equipa, isso, possa afectar o seu rendimento desportivo devido à enorme responsabilidade, pressão e disponibilidade mental que o posto acarreta.

Quanto ao último lugar na tabela estou renitente entre o Paulo Assunção e o Raul Meireles. O primeiro esteve envolvido num acto de indisciplina no final da época e isso é uma prova inequívoca que não tem arcaboiço para o topo da hierarquia, o segundo é jovem, português e com inteligência e carácter.

Elaborada a minha lista e independentemente de quem ocupe os lugares, espero que em sinal de gratidão, que o próximo capitão incorpore o estigma da bandeira azul e branca num fundo de vitória. E nunca, nunca sair desonrado de uma derrota ocasional.

O fundamental é ser leal e respeitar o adversário e não actuar como os milhafres arraçados de flamingos, que alvitram serem os impolutos e detentores dos verdadeiros valores do futebol – incapacitando atletas dos clubes rivais.

Morrer, se for preciso, mas nunca matar.

Saudações,
CJ

ps1 - Será legítimo acusarem-me de incoerência ao não referir o Postiga nesta estreita relação que formulo entre formação/capitão. Refugio-me na fraqueza mental que esse jogador evidencia e a total inoperância quando desmotivado.

ps2 - Penitencio-me por não ter feito a devida homenagem ao Sr_António. Tardio, é certo, mas cá vai um sentido abraço azul cá do sul. “Bom filho à casa torna”.


11 comentários:

  1. Eu vejo em Bruno ALves o futuro grande capitão do Porto.

    Isto se não for vendido,acho que é um jogador que o clube conseguirá segurar no futuro se assim o pretender.

    É um guerreiro,batalhador, amadureceu muito,precisa de mais uma ou duas épocas para consolidar.

    A juntar a isto é uma óptima pessoa,com valores.

    Espero que a direcção pense nestas questões.

    ResponderEliminar
  2. Belo artigo, CJ, exalando essas virtudes que nos são tão queridas. A figura do capitão, de enorme importância, sempre se revestiu no Porto daquelas qualidades que reveres. Jogadores com uma enorme carga mítica, capazes de sofrer em campo, transportando sempre a nossa flâmula. E, quando tivemos jogadores da estirpe moral de Rodolfo, João Pinto, Fernando Couto, o Bicho e Baía, torna-se dificil olhar para o actual plantel e reconhecer em alguém as qualidades necessárias. Sim, concordo com a tua nálise. Pedro Emanuel, apesar de formação fora do clube, tem um espirito indomável, que o torna o eleito. Lisandro também me parece um óptimo canidato, mas aqui, para nº 2, optaria por Bruno Alves. É uma prova de fogo, claro, para o jovem central, mas ele parece-me estar preparado. Predicados para a função, ele tem!

    Um abraço e mais uma vez os parabéns pelo excelente artigo.

    ResponderEliminar
  3. Em relação aos capitães, acho oBruno Alves a pessoa indicada, juntamente com o Pedro Emanuel, claro.
    É da casa, ganhou merecidamene outro estatuto, está mais maduro é raçudo, gosta do Clube e pode ser ele a interiorizar a mística nos outros.
    O Lisandro, pela sua abenegação e raça,também é bem escolhido.

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião Pedro Emanuel deverá ser, indiscutívelmente o Capitão. Bruno Alves já está há muitos anos no Porto, é da "cantera", e será com certeza o futuro capitão. Por isso, ficaria em segundo lugar no meu ranking. Raul Meireles assumiria o terceiro lugar pela sua calma, disciplina e inteligência. Apesar da forma de estar em campo, não me parece que Lisandro tenha o perfil de capitão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. http://biboportocarago.hi5.com

    ------------------------------


    biboportocaragohi5@hotmail.com

    ------------------------------



    Campanha de angariaçao de associados do blog no HI5 :


    A todos os frequentadores deste sitio é favor visitarem o hi5 do blog e se possivel adicionarem o blog a lista de amigos....

    ainda esta em fase de construçao.. mas e favor adicionar...

    ResponderEliminar
  6. http://www.record.xl.pt/noticia.asp?id=749111&idCanal=11


    um texto escrito por sinal por um jornaleco la do clube dos ciclistas,e por acaso ate fala em currupçao dos marrokinos... deem uma olhadela e dps comentem a dixer algo..

    ----------------------------------


    http://loucuraerisosemjuizo.planetaclix.pt/desportiva.html


    descubri este site com uns belos poemas ,dedicados ao clube dos ciclistas... por nao saber kem teve a bondado de meditar tal coisa,e por nao saber as cores clubisticas dessa mesam pessoa.. fica aqui um ponto de interrogaçao,... mas com um feeling que se trata de um marrokino realista ... graças a deus axiste um k tem olhos na cara.. deem tambem uma vista de olhos e divirtam-se com tao belos peomas dedicados ao clube dos ciclistas...


    --------------------------------

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. para quem nao sabe... hoje de tarde... ouve uma prova de ciclismo na bela cidade de espinho a contar para o nacional de ciclismo SUB-23...

    e acreditem meus amigos,a certa altura quando me deslocava para um determinado local, e me cruzei com alguns ciclistas que andavam a dar umas voltas as ruas para fazer os seus aquecimentos para a prova...

    deparei-me com uns artistas que equipavam de vermelho.. bem... a principio confeço que fiquei um pouco perdido... e pensei!!!!! quem seram estes gaijos... quando do meu angulo de visao, assim a uns 5 metros deles e vejo escrito BENFICA... ainda fiquei mais confuso.. mas eles agora sao os rosinhas do pelotao... mas ta bem...

    adiante... mal me cruzei com eles , nao pude deixar de insentiva-los para esta bela prova de grau bastante dificil... e com umas palavras bastante amigaveis dum certo ponto de vista... " o paneleiro..es feio pa caralho" , uns metros mais a frente... voltei a insentivar colegas dessa mesma equipa.. " o pa? (ele olhou ,feito parvo...) es mesmo azeiteiro"...

    bem... e depois destes tao saudados insentivos aqueles grandes rapazes de bicicleta, quase aposto que algum deles ganhou a etapa de espinho...e em ekipas quase que tambem aposto que ganharam...

    ate aposto que esses mesmo meninos de triciclo em punho foram depois para casa contentes pela calorosa recepçao que tiveram na bela cidade de espinho... e com belas recordaçoes para contar aos netinhos...

    ResponderEliminar
  9. Amigo CJ, antes de mais, parabéns pelo teu 1º post pós eleições prá junta de freguesia... e em linha com o anterior... por isso, novamente os meus parabéns.
    Quanto ao tema, pois, Lisandro enche-me as medidas porque tem um estofo à Dragão, disso, penso ninguém ter dúvidas, mas... Bruno Alves, a manter esta bitola da época passada, tem tudo para ser o «capitão»: força, garra, atitude, nervo e não esqueçamos, é um produto made in Dragão, por isso, era a minha 1ª escolha definitivamente.
    aKeLe aBrAçO,
    bLuE bOy

    ResponderEliminar
  10. CJ parabéns pela tua estreia. Qt ao tema escolhido penso q o B.Alves dará bem conta do recado, MAS q é preciso investir e aproveitar a formação, isso é!

    ResponderEliminar
  11. N minha opinião Bruno Alves tem de ser Sub-Capitão.

    ResponderEliminar