16 julho, 2007

Realismo e Descontentamento

Depois da milionária transferência de Anderson para o Manchester Utd e dos excelentes negócios que envolveram as transacções de dois jogadores pouco importantes no FCP campeão nacional do ano passado, eis senão quando sou presenteado com a notícia de mais uma milionária transferência envolvendo um jogador do nosso clube… desta vez, foi o nosso melhor defesa, o GRANDE PEPE, a ser transferido para o campeão espanhol, o Real Madrid!! Simplesmente, a mais cara contratação de um defesa por parte do clube espanhol… nem Cannavaro, nem Roberto Carlos custaram mais ao Real Madrid… só este facto é bem elucidativo da fantástica qualidade do jogador que iniciava a sua 4ª época ao serviço dos Dragões e que agora vemos sair para um dos grandes colossos mundiais!!

Meus caros amigos, observei com muita atenção tudo o que se escreveu neste blog acerca da transferência de Pepe.

Sim, eu compreendo perfeitamente a inevitabilidade da transferência nesta altura. 30 milhões de euros é, de facto, muito dinheiro…

Sim, eu compreendo perfeitamente que é impossível um clube como o FC Porto concorrer com as mesmas armas do Real Madrid… Pepe irá ganhar 5 (!!!) vezes mais em Madrid do que aquilo que ganhava no Dragão…

Finalmente, e como é óbvio compreendo perfeitamente a ENORME importância dos mais de 60 milhões de euros encaixados com as transferências de Ricardo Costa, Hugo Almeida, Anderson e Pepe para a necessária procura da estabilidade económica e financeira que uma SAD deve ter! Os 30,5 milhões de prejuízo verificados no fim do 1º semestre de 2006 e os 125 milhões de euros de passivo são valores que não podem tranquilizar nenhum portista com a mínima atenção à situação económica e financeira do seu clube! Deste modo, todos estes negócios constituem, não haja dúvida, um enorme “balão de oxigénio” para o equilíbrio das contas azuis e brancas!

TODAVIA, e porque não há bela sem senão, findas todas estas trocas e baldrocas de jogadores, olho para o plantel do FC Porto e, muito sinceramente, considero a diminuição qualitativa do mesmo por demais evidente… uma diminuição que ainda pode ser agravada com as saídas de Quaresma e Lucho… nesse cenário, faltaria apenas sair Bosingwa, Adriano e Bruno Alves para o cenário ser CATASTRÓFICO!

Meus amigos, obviamente há algum exagero nesse tal cenário CATASTRÓFICO, no entanto, o que quero expressar, de forma muito veemente, é o meu profundo DESCONTENTAMENTO em ver tantos “tubarões europeus” a atacar os melhores jogadores do nosso FCP sem que haja a mínima hipótese de concorrência, sem que haja a mínima hipótese de parar este autêntico “massacre” sobre os jogadores que mais nos fazem sonhar, que mais espectáculo dão e que mais magia transbordam a cada jogada que fazem no magnífico estádio do Dragão!!!!

Concluindo, mesmo sabendo que vivemos numa economia de mercado em que os mais poderosos (financeiramente!) se sobrepõem aos mais frágeis (financeiramente!), ainda me estou a habituar à ideia de que para o próximo ano não vou poder ver Pepe e Anderson vestidos de azul e branco… não, não me quero habituar à ideia de que também não vou ver Quaresma e Lucho de azul e branco…

ps1 - [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" actualizado. Podem ir já confirmar. Entretanto, estão já em marcha novas pesquisas, pelo que em breve, irá ocorrer uma nova actualização; quando concluída, comunicaremos.

ps2 - aproveitamos também para comunicar que desde há algum tempo que estamos também no Hi5… podem confirmar logo aqui do lado direito, no topo, junto ao e-mail e msn messenger, o endereço do nosso Hi5. Se pretenderem juntar-se «ao grupo», basta adicionar-nos.

9 comentários:

  1. RCBC, o nosso Presidente foi claro qt ao Quaresma (ontem no JN). Está fora de questão a sua venda. Não quero ouvir mais nada. UM abraço.

    Já qt ao Lucho, sei não...:)

    ResponderEliminar
  2. A ver vamos em que «modas» ficam as entradas e saídas até ao inicio da bwin.
    Anderson, era inevitável... 30 milhões.
    Pepe, era inevitável... 30 milhões e 5 (!) vezes mais o ordenado.
    Lucho, era de aproveitar a onda, porque é bom que ninguém se esqueça da fraquissima época que fez o ano passado, por motivos de 2 anos sem descanso... e vamos entrar no 3º ano sem descanso!!!
    Quaresma, pois, a serem verdade os nrs que andam na imprensa, não sei o que seria melhor... mantê-lo, mesmo que contrariado... não sei. Admito tb a saída, se foram 25 milhões em cash, caso contrário... o mustang que aguente mais 1 ano.
    Volto a repetir o que sempre digo: «só faz falta quem cá está... ou quer estar!»
    aKeLe aBrAçO,
    bLuE bOy

    ResponderEliminar
  3. Olá RCBC,

    Como sempre, claro e conciso. Contudo, penso ainda ser cedo para traçar cenários apocaliptícos. Como tu próprio referiste, a saída de Anderson pouca mossa fará, atendendo à parca influência do brasileiro na conquista do campeonato. A saída de Pepe, dificil de colmatar, é certo, esteve sujeita às leis do mercado. Impossível competir com a disparidade de números envolvidos. Pouco ou nada se pode fazer quando os "tubarões" europeus se interessam pelos nossos jogadores. Mais uma vez friso que isso acontece pela enésima vez e o Porto sempre nos habituou, apesar da sangria, em ter plantéis competitivos. Este ano não será excepção à regra.
    Quanto a Quaresma, podemos ficar descansados. Pinto da Costa já assegurou a sua continuidade por mais um ano. Por isso, como podes ver, parece-me que partimos novamente em vantagem em relação à macacada habitual. Temos um plantel sólido, que dará garantias de lutar por todas as competições em que se envolver.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Como enganar o mundo inteiro

    Muito se disse sobre José Mourinho e o seu F. C. Porto, o F. C. Porto e o seu ex treinador José Mourinho, o muito que José Mourinho ganhou no F. C. Porto e os milhões de euros que o F. C. Porto ganhou quer com as conquistas, quer com a venda dos jogadores treinados pelo José Mourinho. Logo a seguir a saída de José Mourinho muitos disserem que o F. C. Porto não era nada sem ele, muitos disseram que nunca mais o F. C. Porto iria facturar tanto em transferência de jogadores como com aqueles jogadores treinados por José Mourinho. Depois da era Mourinho o F. C. Porto ganhou 2 Campeonatos, 1 Taças de Portugal, 2 Super Taças e 1 Taça Intercontinental o que quer dizer que o F. C. Porto nunca deixou de ganhar e que José Mourinho depois de sair do F. C. Porto embora não tenha deixado de ganhar ainda não ganhou nenhum titulo internacional o que é de estranhar pelo orçamento do clube que ele represente. Por muito que muita gente tente desviar as atenções o F. C. Porto continua a ganhar mais do que os outros e a vender melhor do que os outros, agora como no passado continuam a dizer que andamos a enganar o mundo inteiro com as vitorias e a venda dos jogadores e se critiquei a sad por contratações falhadas tenho que dizer também que quando menos se esperava conseguiram fazer um bom encaixe financeiro e sem vitorias europeias, agora se vão aplicar bem ou mal esse dinheiro isso sera outros quinhentos e quem erra a primeira não pode errar a segunda e para isso estamos nós adeptos para lhes cair em cima. Já li muitas coisas nestes últimos dias, umas concordo, outras nem por isso..., para quê comprar mais um central se temos lá Bruno Alves, Pedro Emanuel e João Paulo, e quando podemos colocar lá um jogador da formação... e para quê mais um avançado quando temos muitos e podemos sempre ir buscar mais um a formação do clube...., quanto a Quaresma pelo que diz o Presidente ele não sai e o Lucho por mim pode sair desde que apareça uma boa proposta....
    Enfim vamos continuar a enganar o mundo inteiro, aquele mundo vestido de vermelho e verde, o mundo que não pode ver o AZUL com o simbolo do DRAGÃO, os que vivem com o passado na cabeça ainda de preto e branco, que vivem num mundo a parte, o mundo dos recordistas mundias da derrotas e dos sonhos tornados em pesadelos, eles vivem num mundo a parte no mundos dos fracos. Tenho orgulho em ser adepto do F. C. Porto, de enganar o mundo inteiro, pelo menos tenho a certeza que pelo menos uma vez por ano engano o mundo inteiro com uma vitoria, nem que seja contra um adversário da Letónia, da terceira divisão em juniores de Andebol ou de outra qualquer modalidade, cada vitoria é cada engano.
    A todos os portista, mesmo a todos, não interessa se é sócio ou não, se tem lugar anual no estadio do Dragão ou não se vive em Portugal ou em marrocos, no Brasil ou na China desde que seja portista, não se podem esquecer que podemos perder uma luta mas a batalha nunca a vamos perder, porque não é só de futsal que o desporto português vive mas sim do desporto em geral e é nesse que que somos os melhores.

    Rumo ao TRI contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  5. ola amigos tuaregs dragons;

    bom post amigo RCBC...mas faço das palavras do BLUE BOY as minhas...so faz falta quem ka quer estar, ja nos basta esses,jogadores a jogar no nosso clube contra avontade? nao!!! isso tb e má gestao!!!!

    aquele abraço amigos tuaregs dragons

    ResponderEliminar
  6. RESPONSABILIDADES

    As férias desportivas provocam sempre grandes catástrofes e manchetes!!
    1º Estamos de férias desportivas!!
    2º Nós não somos dirigentes, nem sócios maioritários do FCP, nem empresários de jogadores do FCP
    3º Temos de ter confiança no Presidente e suas decisões, quanto a treinadores e jogadores... quem n a tem... que faça uma lista, ou participe nas assembleias e peça palavra!
    4º A confiança e serenidade em épocas de contratações deve ser uma constante nos adeptos portistas!Porque o mais importante n é os sonkaias e renterias...o mais importante é quem é o campeão?
    5º Vamos comentar mais o desporto, e menos o mercado... senão este mercado deixa de ter agentes compradores

    ResponderEliminar
  7. Caros colegas portistas

    Ainda em relação às possíveis saídas de jogadores do FC Porto, quero reiterar a mensagem que o meu post procura passar.
    Que fique claro, mesmo saindo Pepe, Anderson, Quaresma (eventualmente) e Lucho (pelo que tenho lido, é quase inevitável), parece-me que em termos nacionais o FC Porto continua a ser a melhor equipa… nos inícios de cada época há sempre muita euforia, alarido e esperança nas hostes vermelhas e verdes mas esse mesmo sentimento de euforia vai-se desvanecendo ao longo do campeonato porque a consistência e estabilidade mental dos jogadores do FC Porto (motivados pela grande mística do Dragão) fá-los ser melhores nos grandes momentos, nos momentos decisivos…
    A questão que se coloca, meus caros portistas, é a possibilidade do FC Porto conseguir aliar as naturais e mais que previsíveis vitórias nacionais com brilhantes participações nas competições europeias e parece-me que para uma equipa ter sucesso numa liga dos Campeões tem, acima de tudo, de ter um pouco de categoria, de classe e experiência!
    Que fique bem claro, eu acho que Bolatti, Luís Aguiar, Kaz ou Edgar até são jogadores de qualidade e com ENORME margem de progressão, no entanto, falta-lhes a experiência necessária para enfrentar os grandes colossos europeus!
    Todavia, temos de todos nos unir, apoiar a equipa e acreditar no treinador para o arranque desta nova época!

    Um abraço a todos

    PS: De uma coisa ninguém pode duvidar, os grandes colossos mundiais quando vêm pescar a países como Portugal, um país essencialmente vendedor de grandes talentos, interessam-se pelos VERDADEIROS grandes jogadores, não por aqueles que são endeusados pela imprensa portuguesa, mas sim aqueles que demonstram dentro de campo a sua grande qualidade e potencial… foi por isso, não por qualquer outra razão, que esses tais grandes colossos direccionam os seus alvos para jogadores como Quaresma, Anderson, Pepe e Lucho… para bom entendedor…

    ResponderEliminar
  8. Em relação a Quaresma, não me parece que ele queira trocar um clube que luta pelo título, pela taça e que vai participar na GRANDE montra que é a liga dos campeões por outro clube que luta pelo maio da tabela da liga espanhola!!!
    Aqueles que pensam que o dinheiro é tudo na vida podem, por vezes, se arrepender mais tarde...

    ResponderEliminar
  9. rcbc:
    Concordo com a generalidade do teu primeiro comentário.

    Quando dizes:

    "Que fique bem claro, eu acho que Bolatti, Luís Aguiar, Kaz ou Edgar até são jogadores de qualidade e com ENORME margem de progressão, no entanto, falta-lhes a experiência necessária para enfrentar os grandes colossos europeus!"
    Tenho o privilégio e a honra de te recordar o seguinte:

    -Paulo Ferreira; Ricardo Carvalho; Pedro Emanuel; Nuno Valente; Costinha; Maniche; o propio Deco-o melhor jogador do Mundo; Helder Postiga; Ricardo Costa; Bosingwa; o grande ninja Derlei; que experiencia tinham eles, amigo?

    Vamos com calma! Acredito muito nesta equipa e acredito neste treinador. Há sinais muito positivos vindos da Holanda...É a sua primeira pré-epoca no clube que amamos, o nosso GRANDE FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    ResponderEliminar