10 julho, 2007

É só um pouco mais de azul

As duas últimas épocas desportivas nas quatro modalidades principais disputadas pelo F.C.Porto (futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins) foram marcadas por vários triunfos, sendo de destacar que os azuis e brancos em todas essas 4 modalidades ganharam sempre ou o Campeonato Nacional ou a Taça de Portugal, ou até ambas as competições, muitas das vezes acompanhadas pela respectiva supertaça. Foram épocas fantásticas acompanhadas pelas camadas jovens do clube que também registaram gloriosas participações.

No entanto, na história do Desporto Nacional existem apenas duas épocas em que um clube ganhou todos os 4 campeonatos dessas modalidades colectivas (fez o pleno nas modalidades). E esse clube, com toda a naturalidade, tem a denominação de FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Essas épocas ocorreram em 1998/99 e 2003/04. Num dos meus próximos posts abordarei em pormenor as gloriosas conquistas destas duas épocas históricas.

A nova temporada (2007/08)

Na próxima época os objectivos das diferentes modalidades do clube azul e branco voltam a ser os mesmos de sempre, ganhar todas as competições em que o FCPorto participe. Porque tem mesmo que ser assim. Nos últimos 30 anos o FCPorto habituou os seus adeptos a este ritmo imparável de vitórias, de exigência, de qualidade, de ambição, de atitude, de querer, de mística, de orgulho... Os treinadores do FCPorto continuam a ser Jesualdo Ferreira (futebol), Carlos Resende (andebol), Alberto Babo (basquetebol) e Franklim Pais (hóquei em patins).

E desde já, deixo o meu desafio para esta época, porque não repetir-se os anos de 1999 e 2004 conseguindo o 3º pleno dos campeonatos nas 4 modalidades disputadas? Tal desiderato, parece-me ao alcance do nosso clube. No fundo, nos últimos 2 anos, não ficamos assim tão longe desse meu desejo, por isso eu diria que é apenas necessário, um pouco mais de azul...


Hóquei em patins: «E depois do hexacampeonato, que mais esperar destes heróis?»


O FCPorto, hexacampeão, procura nesta nova temporada continuar a fazer história, batendo todos os recordes possíveis e imaginários do Desporto Nacional. Nunca ninguém tinha ganho o hexa, por isso o hepta significará «apenas» bater o nosso próprio recorde. Nesta nova temporada Franklim Pais não contará com dois dos principais jogadores desta campanha fantástica, Pedro Gil e Reinaldo Garcia, que foram substituídos por André Azevedo e Caio. É um facto que o FCPorto viu sair as duas principais pérolas mas quem conta no seu plantel com jogadores como Reinaldo Ventura, Filipe Santos, Edo Bosch, Emanuel Garcia, entre outros, aspira sempre ao mais alto lugar do «trono». Deveremos continuar a ter no Benfica o principal opositor aos triunfos reincidentes do FCPorto no hóquei em patins Nacional. Na liga dos Campeões (agora Liga Europeia), ganha pelo FCPorto em 1986 e 1990, o objectivo passa por atingir de novo a final four.


Andebol: «Eduardo Filipe aumenta, consideravelmente, o poder de fogo do FCPorto»

O FCPorto, vencedor da taça de Portugal nas duas últimas épocas, parte para esta nova temporada com fortes aspirações à conquista do título, alcançado pela última vez em 2004. O técnico Carlos Resende conta, desde já, com um reforço de peso, o melhor jogador Português de andebol no activo, Eduardo Filipe. O poder de fogo da linha ofensiva do andebol do FCPorto ficará, efectivamente, com outra força, com outra pujança... O ataque azul e branco voltará de novo a ser temido pela concorrência numa equipa que já contava com um jogo defensivo muito bem organizado pelo técnico azul e branco. Os 2 pontas, Ricardo Moreira e Pedro Solha, são de qualidade tal como o guarda redes Ricardo Candeias. O nosso pivot Tiago Rocha foi a revelação da última época, sendo este um jogador em quem deposito enorme confiança nas suas qualidades. Bosko e Kavalenka juntar-se-ão a Eduardo Filipe e Álvaro Rodrigues numa mistura explosiva... A juventude desta equipa é outro factor a seu favor, por isso é de esperar grandes feitos da nossa secção de andebol nos próximos tempos. Portistas, se puderem, desloquem-se a Santo Tirso, vai valer a pena... Como principais concorrentes do FCP teremos o bicampeão ABC, Madeira, Sporting e Benfica.

Basquetebol: « Ainda existem muitas indefinições no plantel do FCPorto»

O FCPorto, vencedor da taça de Portugal nas duas últimas épocas, parte para esta nova temporada com muitas incertezas relativamente à constituição do seu plantel. Alberto Babo sabe que continuará a contar com Paulo Cunha, Augusto Sobrinho, Nuno Marçal entre outros, mas Mascarenhas está de saída assim como, ao que tudo indica, todos os Americanos que jogaram cá na última época. Contratado já está o base do Lusitânia, João Figueiredo, mas pouco mais se sabe relativamente aos outros reforços que serão oficializados para a próxima época. Lamento apenas, que não se tenha conseguido manter Blanks e Whorton, dois dos principais responsáveis pela fabulosa época transacta em que os Dragões ganharam a taça e chegaram à final do play-off perdendo com a Ovarense na negra numa disputa fantástica, emocionante, heróica em que as audiências foram as melhores de sempre. Das equipas de Babo espera-se sempre muita entrega, determinação e ambição, por isso deve-se aguardar com serenidade pelos reforços que aí vêm e depois temos tempo para comentar. Como candidatos ao título, a par do FCP (último título ganho em 2004), temos a bicampeã Ovarense e talvez o Belenenses. Ao que parece o Benfica renunciou ao campeonato profissional e jogará numa espécie de II divisão. Claro que toda a gente (menos nós) está já de joelhos a pedir o retorno do clube que chegou a ser, em tempos idos, uma espécie de imperador (período anterior ao 25 de abril).

Futebol (camadas jovens) : «Capucho de volta ao clube do coração»

A principal novidade é a integração de Nuno Capucho nos quadros técnicos do departamento de formação do FCPorto. Ao que tudo indica deverá ser adjunto de J.C.Brandão nos iniciados do Porto. Capucho está, assim, de volta ao clube do seu coração, onde, como jogador, vestiu a camisola azul e branca durante 6 épocas tendo sido pentacampeão e ganho também a Taça Uefa. Nos juvenis o técnico será J.Guilherme enquanto nos juniores deverá ser contratado um Estrangeiro (Ilídio Vale saiu). Outros ex-jogadores do FCPorto também fazem parte das diferentes equipas técnicas da formação Portista, como Frasco, Silvino e Paulinho Santos. O departamento de formação do FCP liderado por Luís Castro (nesta última época ganhamos 2 dos 3 campeonatos Nacionais) volta a ter como objectivo a subida de jogadores ao plantel sénior e claro, ganhar, porque no FCP esta palavra é obrigatória.

E pronto, já sei que todos os adeptos do FCPorto já só pensam no tricampeonato no futebol, eu acrescentaria que desejo um 3º pleno nas modalidades (conquista dos 4 campeonatos Nacionais) mas seja qual for a modalidade, seja qual for o escalão, aquela ânsia de vencer é a marca de sempre de quem veste a camisola AZUL E BRANCA. Seja qual for a modalidade, sabemos que os nossos guerreiros lutarão pela vitória sem qualquer limite ou receio, sabemos que poderemos acreditar neles e que eles procurarão fazer felizes os milhões de adeptos que este mágico clube possui. O que se pede é, de novo, só um pouco mais de azul...

Deram tudo por nós esses atletas
seu trajo tem a cor das próprias veias
e a brancura das asas dos Poetas
ó fé de que andam nossas almas cheias
não há derrotas quando é firme o passo
ninguém fala em perder, ninguém recua
e a mocidade invicta em cada abraço,
a si mais nos estreita: a Pátria é sua!
E de hora a hora cresce o baluarte
vejo a Torre dos Clérigos
às vezes um anjo dá sinal quando ele parte
são sempre heróis, são sempre Portugueses
e azul e branca, essa bandeira avança
azul, branca, indomável, imortal
como não pôr no Porto uma esperança
se "daqui houve nome Portugal"?

(excerto de um poema de Pedro Homem de Mello)


Saudações azuis e brancas,
Lucho

ps - continua em construção o nosso [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho"... se têm informações, elementos ou documentos que possam ser adicionados a este trabalho de fundo que estamos a realizar, e onde claramente identifiquem quem são os verdadeiros Jagunços & Gangsters desde nosso PORTOgal, não hesitem. Enviem-nos todo esse material para o email: blogdoblueboy@gmail.com, devidamente catalogado com a ORIGEM e DATA respectiva, para que depois de trabalhado, possa ser adicionado ao [CoNtRa dOSsiEr]. Porque pretendemos fazer a apresentação do mesmo por aqui muito em breve, também dependemos e muito da vossa colaboração, portanto, AJUDEM-NOS carago! No final, quem sabe, não possamos gratuitamente facultar toda esta documentação a uma (outra) VACA qualquer, e quiçá, até descobrir uma nova escritora literária com algum (outro) talento escondido que possa vir a causar espanto nuns tais 6 milhões de rídiculos?"

18 comentários:

  1. Que saudades desse ano do Tetra nas modalidades, porque não repetir?! Excepto no basquetebol, acho que temos todas as condições para repetir as vitórias, e principalmente agora com esse grande reforço Eduardo Filipe para o andebol... ainda mais cresce a nossa ambição!! E de saudar o regresso de Capucho ao clube, nunca me esquecerei daquele chapeuzinho aos mouros... lindo... lindo... lindo... e eterno!!

    Psd - Um pequeno à parte, e que dizer da venda de Pepe ao Real Madrid por 28.000.000 (!!) de euros?! Eu neste caso nem olhava para trás, é vender e boa sorte Pepe, pese embora a falta que nos vais fazer 8/

    ResponderEliminar
  2. O Pepe já foi... http://www.realmadrid.com/articulo/central_perfecto_40922.htm

    ResponderEliminar
  3. OFICIAL : JÁ FOI POR 30 MILHÕES

    COMUNICADO

    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar que chegou a um acordo de princípio com o Real Madrid CF para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Pepe pelo preço de 30 milhões de euros.

    Mais informa que o acordo relativo a esta transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da
    Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD.

    O Conselho de Administração
    Porto, 10 de Julho de 2007

    COMUNICADO À CMVM

    ResponderEliminar
  4. Estou ainda embasbacado. Se na semana anterior achei que estavas "on fire", o que dizer desta brilhante ode ao Porto, sobretudo pelos encómios às modalidades amadoras, autentico viveiro de campeões, muitas vezes esquecidos pelos adeptos?
    Fantástico Lucho. Ao contrário do teu homónimo, espero que não sejas contratado por mais ninguém:)
    O repto fica lançado. E porque não os títulos todos? É exequível. Este ano esteve quase. Um quase pequenino. Um mísero golo no andebol, k nos impediu de disputar a final, e um confronto épico no basquete, onde a equipa mostrou uma raça k nos orgulhou a todos, apesar de derrotada. O Andebol começou bem, com a contratação de um atleta da casa (bem vindo Eduardo). No basquetebol é o k se sabe. A indefinição provocada por projectos megalómanos e por amuos de alguns, tem impedido a clarificação da Liga. Saudo também o regresso do Capucho, a uma casa k bem conhece.
    Para finalizar, e dado k os novos comentadores estão com uma inspiração tremenda, só posso, mais uma vez, ficar envaidecido de pertencer ao mesmpo clube k o vosso e, principalmente, de estar acompanhado de tão bons escribas neste fantástico blog.

    ps: Poema e-x-t-r-a-o-r-d-i-n-á-r-i-o!

    ResponderEliminar
  5. Os bons negócios de Pinto da Costa

    67,5 milhões de euros diz-lhe alguma coisa? É a verba que entra nos cofres do FC Porto com as quatro saídas já confirmadas (Anderson, Hugo Almeida, Ricardo Costa e Pepe). Em Portugal mais nenhum clube tem a capacidade de gerar receitas desta ordem.

    O Sporting lá vai conseguindo intrometer-se com os bons resultados da formação mas já no Benfica é preciso recuar muito para encontrar alguma coisa desta dimensão e para um clube que quer ganhar estatuto internacional também é essencial ser (bom) vendedor.

    Qual foi o melhor negócio encarnado nos últimos tempos? Ricardo Rocha? Não foi mau, embora estejamos a falar de encaixes de outra ordem.

    Por muito que não se goste do estilo Pinto da Costa, é inegável que o presidente do FC Porto tem méritos reconhecidos a poucos: vende como quer e pelo preço que lhe convém. Não são muitos os exemplos de maus negócios. O que estará a esta altura a dizer o Sporting, que por causa de não ter alcançado um acordo com o Marítimo, não contratou um central que rende agora 30 milhões?

    O FC Porto não lidera as vendas apenas a nível nacional. Reina até na Europa. Exceptuando Fernando Torres (do Atlético Madrid para o Liverpool por 36 milhões), os dragões colocam-se logo a seguir com dois jogadores vendidos por 30 milhões (Anderson, Manchester United) e Pepe (Real Madrid). São dois excelentes negócios. Nem vale a pena irmos por outras explicações tão grande é a evidência.

    ResponderEliminar
  6. Caros Portistas, caríssimos Dragões Paulo Pereira e Sr.António:

    Relativamente ao basquetebol, segundo informações de um colega do portal dos dragões, mt próximo de um director da SAD de basquetebol do FCP, ao que parece Blanks e LJ Smith continuarão mais 1 ano. Pelo menos qt ao Julian Blanks esta é uma notícia extraordinária.

    Estilhaço e demais Portistas abalados:

    Penso q a venda do Pepe por 6 milhões de contos era inevitável. O FCP encontrará soluções à altura. Este negócio foi à Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  7. boas, estou para ver o que eles vão fazer ao dinheiro(para o bolso).


    foda####, vai ser lindo vai,este ano é uns a reforçar e nós a da-los....a sad que vá mas é embora

    ResponderEliminar
  8. Lucho, como já vem sendo uma tónica habitual, mais um texto enorme com uma abrangência digna de registo do universo FC Porto.
    no HÓQUEI, que esperar para o próximo ano dos nossos heróis? apenas e só o hepta e mai'nada!
    no ANDEBOL, e sempre comandados pelo gigante Carlos Resende, o reforço Eduardo Filipe vem e de que forma aumentar a nossa artilharia de 2ª linha e quem sabe, para o próximo ano, reconquistar o ceptro.
    no BASQUETEBOL, não se redescobre por aí nenhum Jared Miller? ai que saudades, carago! o que podemos esperar das equipas do Babo, são muito luta e súor... e esperemos que no próximo ano, também a glória!
    para as CAMADAS JOVENS, o regresso do falso-lento-por-vezes-irritante-mas-capaz-de-momentos-mágicos Capucho ao FC Porto... esperemos que para dar bons ensinamentos aos «putos» e incutir neles ko espirito do FC Porto.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - pois, PEPE já era, e logo por 30 milhões (por mim, tudo bem)... e porque não LUCHO tb? ninguém se esqueça da época passada a um nível sofrivel e com mais uma ano que se aproxima de novo sem férias! 20 milhões? era já a seguir... e QUARESMA, pois, não gosto nem nunca gostei de jogadores contrariados, por isso, porque não deixá-lo ir tb?... com estes 3, além de embolsarmos uma fortuna, poderiamos emagrecer e de que forma a folha salarial do plantel, buscar mais 3 jovens com futuro (desde que com contratos com segurança e de valor reduzido) e também reduzir e de que forma o défice do passivo. Na verdade, poderia ser uma próxima época se calhar mais fraca para o externo, pq para o interno bastaria, e estariam iniciados os alicerces para mais uma fornada de grandes jogadores. A única coisa que me deixa inquieto, é saber exactamente para onde vai esse dinheiro, pq maus exemplos, ao contrário deste ano, temos tido nos anteriores e com os actuais resultados à vista. Esperemos que desta vez, nos surpreendam pela positiva! Não espero outra coisa, senão... (vcs sabem do que eu estou a falar!)

    ResponderEliminar
  9. Disse o SRAntonio:
    «E de saudar o regresso de Capucho ao clube, nunca me esquecerei daquele chapeuzinho aos mouros... lindo... lindo... lindo... e eterno!! »

    RECORDEM ESTE GOLO DE CAPUCHO AO SLB, EU ESTIVE LÁ!!

    http://youtube.com/watch?v=-Mv9_MGWP74

    blue:
    ainda vamos convencer o pessoal do blog a irmos todos ver um jogo do porto numa das modalidades...

    ResponderEliminar
  10. Lucho, trata disso carago, e de preferência, um joguinho em que se defrontem o nosso FC Porto contra o clube de ciclistas com nome de freguesia... isso é que era bom, carago!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. que tal aproveitar o dinheiro de todos estes negócios e fazer o tal centro que falta no olival!!

    ResponderEliminar
  12. Estilhaço, BLUE e demais interessados:

    o próximo PORTO-BENFICA em hóquei é na 8ª jornada do campeonato em Fânzeres, Gondomar, no dia 7 de Novembro, uma quarta feira à noite... Ainda falta algum tempo mas vou tratar disso.

    ResponderEliminar
  13. Eh eh eh, é desta k me vou iniciar nas lides do hóquei, ao vivo. Mas digam-me lá, não se arranjava adversário mais voluntarioso, do k uns paupérrimos desgraçados k, irmanados da desgraça k sabem k lhes vai cair na mona, já entram derrotados? Irei, se se organizar a viagem, mas prometam-me, desde já, k eles não jogam de cor de rosa. Isso não, please...

    ResponderEliminar
  14. Lucho, mais um excelente post.... queres tu e quero eu, só um pouco mais de azul, e se analisarmos bem as competições somos capazes mesmo de gahnar tudo outra vez... mas este ano tem que ser o ano do andebol, esta modalidade acho que merece mais titulos, principalmente titulos europeus e por falar em titulos europeus em hoquei já chega de deixar fugir a liga doa campeões, carago. No basquete com um bocadinho de sorte que não tivemos esta epoca e somos campeões.
    No futebol, Pepe já se foi e com um bom negocio, espero é que desta vez tratem de gastem os euros em coisas mais uteis. Continua a formação do clube a ser feita por gente da casa para passar a mistica do clube aos mais novos, bem vindo o Capucho.

    ResponderEliminar
  15. Mais um excelente post do Lucho sobre as modalidades.
    Em relação ao Hoquei acho que este ano estamos mais fracos pois a saída destes dois jogadores é algo difícil de colmatar. No entanto espero uma boa campanha, revalidar o título e - bem gostava - vencer a Taça dos Campeões ... esse era o meu grande desejo.
    Andebol e Basquet, espero que façam boas campanhas, confio mais no Andebol que no Basket pois temos de refazer a equipa.
    De resto, tenho a certeza, o azul forte vai continuar.

    ResponderEliminar
  16. Lucho, por mim... podes contar para Novembro, carago!
    e sim, eu quero vê-los de rosinha, quais floribelas gays LoL
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. ola amigos blues;

    obg amigo LUCHO pelas "informaçoes"...adorei saber que temos mais uma personalidade nos quadros tecnicos do f.c.p.,GRANDE CAPUCHO SEJAS BENVINDO AONDE NUNCA DEVIAS TER SAIDO!!!

    AQUELE ABRAÇO TUAREGS DRAGONS

    ResponderEliminar
  18. Espero que o Jorge, o Dragão Azul, o srAntonio, o miau se juntem ao Lucho, ao Blue Boy, ao Estilhaço, ao Paulo Pereira e ao caxana, entre outros... Vai ser uma grande festa, acreditem:) Sckit, por onde andas? Tens passado por aqui?

    ResponderEliminar