02 julho, 2008

Pensamos, logo existimos. (Será?)

Penso, logo existo.As contradições eram já mais que muitas.
Palpites entre 2.500 a 3.000 euros para comprar um FC Porto - Benfica que se transformou num Beira Mar - FC Porto por apenas 2.500 euros e que chegaram, posteriormente por visão, escuta e/ou confirmação, a um valor exacto de 2.500Euros, inutilização de câmaras de filmar inexistentes e até cómodas mais ou menos volumosas.
Mas chegar ao ponto de escutar conversas em horas desencontradas e a vários quilómetros de distância é digno de qualquer obra de John le Carré ou mesmo Arthur C. Clarke.

Para nós, leigos nestas matérias, poderá até parecer que aqui, a denúncia fácil substituiu o trabalho de investigação, fazendo-nos recuar aos tempos tumultuosos da Idade Média, onde a fogueira (que não era para queimar autocarros) em praça pública era o castigo.

E tendo ainda em conta que tais contradições, agora alvo de procedimento criminal por alegado testemunho falso agravado, foram a base da decisão do CD da Liga poderemos até a ser levados a por em causa a velha máxima que se pensamos, logo existimos. A não ser que o CJ da Federação nos relembre que afinal, o fundamento do conhecimento humano que o Sr. Descartes (favor não confundir com o Sr. Platini) respirava, continua a fazer todo o sentido.

Mas, fruta à parte, a vergonha da caça ao homem continua.
Aliás já assim estava 'directivado' desde Setembro do ano passado.
Será intromissão do MP nos orgãos da Justiça?
Justiça por directivas internas, responderia o Tône.

E assim vamos andando, em época de defeso onde pouco ou nada se fala de bola, entre a justiça popular dos media, a justiça civil onde, por mero acaso, se é inocente até prova em contrário, a nossa verdade, a verdade dos outros e a Verdade que vai sendo, aos poucos, mostrada a todos.

Continua-se é à espera de alguém que, de direito, proteja os cidadãos contra os abusos dos poderes públicos ou privados.

E nunca mais começa a bola!

[nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com upload de 6 novas imagens (total: 214 slides)… passem por lá para confirmar, não custa nada! Só tens que clicar no link respectivo logo ali acima.

16 comentários:

  1. Já se sabia que, independentemente da decisão do TIC, o Ministério Publico não ficaria de braços cruzados. Desancado forte e feio no despacho do juiz, que desnudou de forma crua todas as suposições da paladina mais adorada de Portugal, a única alternativa era mesmo essa: recorrer, para se salvarem da humilhação sofrida.

    Espantosamente é que a decisão, aparentemente, apanhou distraidos os pasquins diários e os seus habituais opinadores. O freteiro Delgado, sempre lesto ultimamente a apontar o dedo a PC, entrou num mutismo ensurdecedor. O sapo vivo engolido ainda não deve estar digerido.

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço é isso mesmo, mas a guerra está longe do fim e o mutismo do Freteiro Delgado, de que fala o Paulo, é preocupante, pois se bem se lembram ele atacou forte e feio este C.Justiça e agora não diz nada, está caladinho, não pressiona...porque será?
    Não terão eles dados que lhes permitem deduzir que o C.Justiça lhes vai fazer a vontade?
    Temos de estar preparados.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Claro que a guerra vai continuar. Nos bastidores de certeza que se tecem grandes manobras e tráfico de influências.
    O CJ não tem outro caminho senão despachar favoravelmente para as cores azuis e brancas. Espero ( tenho a certeza ) de que também não andamos a dormir na forma.
    Mas tudo isto está longe do fim mas lá chegaremos de forma positiva.
    Hoje iniciou-se a época.
    Pitbul não fica - porquê??? ao menoas a pré-época. Parece-me errado.
    Adriano também não. Também não concordo, seria sempre um bom segundo a ter em conta.
    Parecem-me as escolhas menos boas tal como Ibson.
    De resto Marek, Renteria, Leandrinho, Barbosa uns para sairem em definitivo ( Marek ) outros para rodarem, não me parece mal.
    Vem Guarim??? é bom??? alguem sabe algo sobre ele???
    E lá continuamos tendência sul americana e não europeia como seria meu desejo.

    ResponderEliminar
  4. De facto, a resposta do MP imediata à decisão do TIC, se não entra nos anais da história como a resposta mais rápida, deve andar lá perto.

    Aquela gentalha nem deve dormir a pensar como nos entalar, destruir, derrotar, vergar... só pode ser isso, não encontro outra explicação!

    Quero crer que de vitória em vitória, andaremos até à glória final... e podendo, é cair em cima deles, sem dó nem piedade... não merecem outro tratamento de nossa parte.

    E tal como outros já o aqui confidenciaram, tb eu tenho a firme convicção que estamos a meio d'uma guerra... e não consigo para já visualizar o seu final.

    Para nós, só peço que os nossos responsáveis não abdiquem nunca da velha máxima: "olho por olho, dente por dente... sem dó, nem piedade".

    ResponderEliminar
  5. Jorge Aragão:

    E não é que nos questionamos do mesmo?

    Pitbull... nunca fui um admirador nato do seu futebol, nunca o escondi em lado nenhum e mesmo hoje, continuo a colar desconfianças, mas... se depois da última época, nem o prémio da pré-época lhe dão, sinceramente, há mesmo coisas que eu não entendo... e provavelmente, tb não tenho que entender... porque não iria entender de maneira alguma.

    Adriano... por mim, se for, não me aquece, nem arrefece... por ali, acho que já deu tudo o que tinha para dar e mais nada há para ver.

    Ibson... sempre fui um admirador do seu futebol e acreditando tudo aquilo que nos andaram a vender na imprensa durante muito tempo, via Brasil, dispensá-lo ou despachá-lo para outras paragens, e depois ir gastar dinheiro em Guárins, não entendo, não percebo... mas lá está, se calhar, tb não é mesmo para entender... eu é que tenho a mania de percebo de futebol, só a mania mesmo, pq na verdade, não percebo nadinha de nada. Muito me agradaria que ficasse... a ver vamos

    No resto, entre quem está e quem já não está, mais um ou outro para rodar (melhor ainda, despachar é que era bom), não era nada mal pensado.

    Mas aguardemos por cenas dos próximos capítulos...

    ResponderEliminar
  6. Blue conheces o Guarín? Vais arrepender-te de falar assim acerca do colombiano.
    Pitbull acho que merecia fazer a pré-época.
    Adriano como jogador não é nada de especial e como colega...
    Ibson sinceramente não gosto muito, mas acho que devia ser emprestado a clube europeu para poder habituar-se a um futebol diferente do futebol brasileiro.
    Tenhamos confiança que as pessoas estão a trabalhar pra o F.C.Porto ter uma grande equipa.
    Acho que o Quaresma sai,mas o Péle não vem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Quanto a SAD gastou com o Pitbull (passe e encargos salariais)?

    Se não o querem, ao menos, que o vendam para tapar o prejuízo.

    A SAD até pode fazer alguns bons negócios, mas somem os milhões de euros de prejuízo com jogadores que tiveram rendimento desportivo nulo ou perto disso. Será só azar?

    ResponderEliminar
  8. Façam uma reflexão sobre:

    - A quantidade de jogadores que são contratados todos os anos e qualidade da maioria desses jogadores;

    - A quantidade de jogadores que são dispensados todos os anos;

    - A grande maioria dos jogadores dispensados, raramente, volta a ter uma oportunidade no plantel. Passam à categoria de proscritos;

    - A quantidade de jogadores que todos os anos rescindem contratos com a SAD com o pagamento da respectiva indemnização;

    - A quantidade de jogadores que são comprados e não são vendidos porque a SAD não os consegue vender (pelo menos, ao preço de compra);

    - A quantidade de jogadores que são aproveitados, todos os anos, dos escalões de formação (sem ser para fazer número no plantel);

    E tirem conclusões.

    Ganhámos campeonatos mas há vários aspectos a melhorar. Haja vontade para isso.

    PS: As comissões são demasiadamente tentadoras.

    ResponderEliminar
  9. Vila Pouca:

    Não estou a discutir o valor do Guárin... nem a favor, nem contra, pq sinceramente, nunca ouvi falar dele, senão no último mês... o que quero dizer é que é mais um que vem para um meio-campo que já tem tantos e tantos, uns cá dentro, outros lá fora e se calhar outros que mereciam uma oportunidade para ficar e parece que não vão mesmo ficar, pq só assim fosse, já tinha sido assumido claramente.

    Quanto ao resto, "acreditar que as pessoas estão a trabalhar pra o FC Porto ter uma grande equipa", nunca duvidei disso, mas tb não deixo de ter a minha opinião... umas vezes acerto, outras é um desastre total.

    Se me relembrarem hoje tudo aquilo que eu já disse (e escrevi) de Pepe's e Bruno's Alves, até coro de vergonha e enfio-me num buraco, mas lá está, umas vezes é tiro no pato, outras vezes, é mesmo na atmosfera.

    Mas tb, quem de nós, não tem um bocadinho de «treinador de bancada»?

    Quem me dera que Guárin, se vier mesmo, seja de facto um GRANDE JOGADOR, esse ou qualquer outro, pq para esse lado, é para o lado que melhor durmo... agora, não deixo de ter uma «estima especial» desportivamente falando pelo Ibson e com isso, aproveitava-se um gasto interno e dispensava-se um gasto de quem ainda há-de (?) vir.

    Mas, os BONS, venham eles... nunca são demais.

    ResponderEliminar
  10. Crónica de um comum abutre na primeira pessoa:

    «Um pequeno momento de Lucidez.

    Vou pela primeira vez falar um pouco sobre mim e tentar, com uma lucidez até aqui nunca demonstrada explicar a razão pela qual dedico todo o meu espaço a destilar ódio ao FCP mais concretamente ao seu presidente Pinto da Costa.

    Comecei desde cedo a gostar do Benfica. Como qualquer adepto de futebol, sempre vibrei com as vitórias do meu clube e fico triste com as derrotas... Até aqui tudo normal.

    A questão torna-se mais preocupante, quando me apercebo que começo o dia a pensar no Benfica e acabo o dia a pensar no Benfica.

    A simples paixão por um clube de futebol foi-se tornando ao longo do tempo numa obsessão. Com o passar dos anos esta obsessão foi crescendo até ao ponto de o meu humor estar invariavelmente, dependente das vitórias/derrotas do meu clube.

    Esta obsessão foi-se tornando doentia à medida que tudo o resto na minha vida pessoal foi desabando. Os insucessos profissionais acumulados e a completa desintegração na sociedade, provocaram-me profundos desequilíbrios psicológicos. E uma ausência de alternativas faz centralizar toda a minha vida no Benfica e em tudo o lhe diz respeito.
    Para além de todos os problemas anteriormente citados, o meu maior trauma tem a haver com a minha vida amorosa, ou antes, a falta dela. Todos os meus encontros com o sexo oposto redundaram em humilhantes desastres. E talvez não tenha ajudado nada o facto de passar os meus encontros a tentar explicar às minhas apaixonadas que Pinto da Costa é o grande cancro da sociedade e que nem mesmo Hitler, Pinochet ou Estaline fizeram tão mal à humanidade como faz o Presidente do FCP. Falo-lhes também dos seus problemas de flatulência, dos seus vícios privados, chego mesmo a ler-lhes em voz alta o livro da Carolina!

    A verdade é que os pequenos momentos de felicidade de que desfruto ficam desta forma dependentes daquilo que o Benfica me consegue proporcionar.

    Acontece que há já muitos anos que o Benfica me proporciona muito pouco. Muito por culpa do FCP, que desde Pinto da Costa, tem ganho a maioria das competições nacionais. Até mesmo no plano internacional o Benfica deixou de brilhar acabando por ser completamente ofuscado pelas vitórias do FCP.

    Perante isto, resta-me criar uma realidade alternativa onde me convenço que o meu SLB será sempre muito melhor do que os outros e que só com recurso a manobras de bastidores é que o FCP poderia alcançar tamanho sucesso. Nesta realidade sou obrigado a ignorar que nos últimos 25 anos, muito raramente o meu Benfica teve um plantel melhor do que o FCP e que nunca teve uma organização ao seu nível. Ignoro também que as glórias do FCP além fronteiras são a prova inequívoca da sua superioridade. E minimizo o facto de o FCP conseguir colocar jogadores nos colossos europeus por valores astronómicos e de os conseguir substituir por outros com o mesmo nível. Nunca admiti antes que têm o melhor modelo de gestão da Europa, tendo em conta a realidade financeira do clube. Sendo isto comprovado, por nenhum clube ter vencido a liga dos campeões com um orçamento inferior ao do FCP.

    Nesta realidade, ignoro a incompetência de todos os presidentes do Benfica, que tão mal fizeram ao meu clube. Tanto por gravíssimos erros de gestão como por politicas de contratações completamente erradas – para confirmar isto basta contabilizar o número de jogadores que foram vendidos para os grandes clubes da Europa. Esqueço-me que os constantes discursos megalómanos que davam sempre a ideia de bastar vestir a camisola do SLB para alcançar vitórias transmitiram sempre aos jogadores falta de humildade que sempre contrastou com a garra que se vê nos clubes mais a Norte.

    Em relação aos actos menos lícitos que os dirigentes do SLB cometeram, à falta de coragem da justiça cível e desportiva em investigar, ao branqueamento que os média fazem a estes casos… LIMITO-ME A NÃO RESPONDER.

    E é assim que se explica o meu ódio a Pinto da Costa. Pois este é afinal o grande responsável por uma vida insípida e sem sentido.

    Resta-me o consolo de saber que HÁ MUITOS COMO EU, que de tanto quererem ver um panorama diferente, acabam por acreditar naquilo que lhes dá jeito e fecham os olhos a tudo o que não lhes interessa.

    Esta dissertação não passará de um pequeno momento de lucidez que jamais se voltará a repetir.»

    ResponderEliminar
  11. Meus caros amigos o futebol é para ser discutido e reclamado, em medo e sem receio.Eu também discuto e não é pouco, mas o que quero dizer, é que não devemos falar de jogadores que não conhecemos,para depois não termos de engolir em seco. Não há política desportiva que acerte sempre e que não cometa erros nas contratações, porém os melhores são os que acertam mais e cometem menos erros e isso é claramente o exemplo do F.C.Porto,
    ou não?
    Qual era o clube capaz de vender o P.Ferreira por 20 milhões e passado 4 anos vender o seu substituto pelos mesmos 20 milhões? Quem era capaz de vender o Quaresma por 40 milhões? E tantos outros por valores que deixam a europa de boca aberta.
    Nós - eu incluido - falamos de barriga cheia.
    Se juntar-mos um grupo de 10 portistas e cada um fizer um plantel...eramos capazes de fazer 10 planteis diferentes.Agora imaginem as dificuldades de quem tem de decidir e agradar a tantos milhões...
    Desculpem lá mas agora deu-me para a pedagogia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Vila Pouca:

    E não é que eu assino por baixo, na generalidade, essa tua linha orientadora?

    Mas, e "Quem era capaz de vender o Quaresma por 40 milhões?"?

    Sério mesmo? 40? ;)

    ResponderEliminar
  13. Agora o Vila Pouca disse tudo, ando nos blogs portistas há mais de um ano e chega a doer a forma como alguns ditos portistas criticam a politica de contratações e vendas do nosso Clube é q se tem coisa sem paralelo não só cá como em tudo o mundo é essa boa politica...
    e já chega termos um Miguel s tavares sempre a malhar na SAD...
    Amorim

    ResponderEliminar
  14. Estilhaço, sempre uma voz da revolução. Eheh.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Bem-vindo!

    Hoje foi um dia importante. A gente, neste país, já viu tantos atropelos à justiça para atingir o PdC e o FCP, que até se fica um pouco incrédulo quando, como hoje, a justiça funciona da maneira que é suposto funcionar: imparcial, escrupulosa na aplicação da lei e atenta às chico-espertices anti-democráticas seja de quem for, mesmo que seja do MP. E ainda estranham ser comparados à Pide...

    De todas as formas, agora gostava de saber como fica o Ricardo Costa da CD da Liga nesta história... Se tivesse vergonha na cara perceberia que, depois de tamanha "desautorização pública" só lhe restava demitir-se. Mas não acredito nisso.

    Bem, saúdo-o novamente pelo seu regresso.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  16. Viva !

    Muito obrigado Estilhaço pelo artigo e análise semanal. Bem me ajuda !

    Sim é importante integrar os juniores no plantel. Se atendermos que a maioria dos grandes clubes já começam, seriamente, a apostar na formação dos jovens( o que a curto prazo vai aumentar o fosso entre ricos e pobres) , nada impede de pensar que o mercado das transferências vai diminuir em volume num futuro próximo.

    Hoje, houve um colega que, meio sério meio irónico, me disse o seguinte : "Para mim Portugal foi a melhor equipa do euro. Conseguiu fazer todo aquele caminho só e sempre com nove jogadores em campo : Sem guarda redes e sem avançado centro.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar