01 outubro, 2009

Agora, escolha!! - semana 7

Mário Jardel

Data de nascimento: 18-09-1973 (36 anos)
Posição: Ponta-de-Lança
Clube anterior ao FC Porto: Grémio
Clube posterior ao FC Porto: Galatasaray
Clube actual: America Football Club – 3ª divisão do Ceará

Épocas no FC Porto: 4 (1996/97, 97/98, 98/99, 99/00)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 3

Pontos de exclamação: o eterno Super-Mário! Um verdadeiro rato de área, com o cérebro formatado para ocupar os espaços certos na hora certa! Bom com os dois pés, com as costas, com a barriga, com o queixo, exímio no cabeceamento, o melhor do mundo nesse capítulo, enfim, um goleador de primeira linha! O único que resolvia sem “porquês”, com o incrível score de 130 golos em 125 jogos para o campeonato. Um ídolo dos meus tempos de universidade, onde tinha a imagem dele bordada na capa.

Reticências: Os ares de Marrocos fizeram-lhe mal ao cérebro, como seria de esperar aliás! Acabou-se o Jardel e surgiu um Mário agarradinho aos “aliviadores de realidades”.

Pequenos apontamentos:

  • Enquanto esteve no FC Porto foi 4 vezes melhor marcador do campeonato.

  • Foi vencedor da Bota de Ouro Europeia em 1999.

  • Chegou a marcar 7 golos (!) na Taça de Portugal em apenas 45m, numa vitória de 9-1 contra o Juv. de Évora.

  • Vendido ao Galatasaray por 16 milhões de euros.

  • Quando volta da Turquia, e ainda no aeroporto, colocam-lhe um cachecol do FC Porto no cachaço, mas Octávio Machado fez-lhe uma cruz em cima e manda retirar o cachecol. Rumou até ao Sporting, com os resultados que se viram.

  • Já em terras marroquinas dão com ele inanimado na cama de um hotel com o pingo de sangue no nariz. Tenta a primeira desintoxicação em terras transmontanas. Talvez Maradona o pudesse ter ajudado e metido uma cunha ao Fidel. A partir daí… o deserto!
Alguns jogadores importantes com quem jogou: Capucho, Rui Barros, Drulovic, Paulinho Santos, Jorge Costa, Vítor Baía.

Foram tantos, e tão bons, os momentos que Super-Mário me proporcionou. Fica aí uma compilação dos seus melhores momentos no FC Porto. Parabéns a quem fez o vídeo.



Jorge Couto é Dragão! Foi essa a escolha de 85 dos 126 participantes da última votação, nos quais eu me incluo. O meu voto foi decidido tendo em conta o coração, e não as qualidades técnicas desse pequeno jogador, e talvez não tenha sido o único a ter tal raciocínio, mas como diria o “outro” “isso são conjecturas”. Comunidade Bibó Porto escolheu, está escolhido.


Na próxima semana
teremos a votos um médio português que na sua carreira futebolística passou do 80 ao 8 de forma abrupta. Precisava de uma rebarbadeira para desfazer a barba e isso, parecendo que não, perturbava o balneário. Quem será o artista?

Saudações,
Dragon Soul

22 comentários:

  1. Para este quase que nem é preciso votar =)
    Foi um ídolo de infância,tenho muita,mas mesmo muita pena,que ele não tenha tido melhor sorte depois de sair do Porto.Muito triste.
    Mas nada apaga aquilo que ele fez,as alegrias que nos propocionou!

    ResponderEliminar
  2. Um perfeito Dragão até à época 2001/2002. Um goleador como nunca mais vi!! Um instinto matador que é único!!

    Vídeo fantástico, faz-me recordar a minha infância! Que golos. Bastava só pô-la na cabecinha :)

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  3. Obviamente dragão, mesmo depois das fitas que fez em frente ao Tribunal na fase Guaraná... aquela defesa do Baía ao seu primeiro penalty foi o não-golo mais festejado de sempre!

    Mas apesar disso, referência para sempre

    O médio será o Emílio Peixe, essa eterna promessa que apesar de tudo deu um imenso jeito no Penta?

    ResponderEliminar
  4. O homem que "voava entre os centrais" era mesmo Dragão. E depois, no Galatassaray e no primeiro ano de Sporting continuou bem, até que no final antecipado, já com os vícios da al-Lixbuna, liquidou-se ou liquidaram-no veigamente...

    Mas há que ter memória. Dragão, SIM!

    ResponderEliminar
  5. Super-Dragão ainda é pouco... Mário Jardel era uma máquina de marcar golos e que podia ter, se tem continuado no F.C.Porto, um lugar de honra no nosso clube. Opções de vida pessoal e desportiva, fizeram-no entrar por caminhos que o levaram a várias complicações, das quais ainda não se levantou.

    Essa da rebarbadeira...será o
    Costinha?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. DRAGÃO VOADOR, era uma delicia ver Jardel a marcar golos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. MAis que DRagao, o seu unico senao foi ter virado morcao e ter rumado a Capital...
    JArdel será sempre uma eterna recordaçao. memoraveis momentos ao ve-lo decidir com qualquer parte do corpo jogos atras de jogos...confesso que fico nostalgico e que sempre me recordo dele qd vejo as dificuldades que temos em fazer golos...a verdade é que Falcao ajuda a que me lembre cada vez menos..mas este JARDEL!!!!Será sempre DRAGAO!!

    ResponderEliminar
  8. Jardel é/foi Dragão.

    Pela barba voto no Peixe

    ResponderEliminar
  9. Jardel é Dragão e ponto final. ;)

    Digam o que disserem, mas com este senhor de Dragao ao peito, vi golos de todas as maneiras e feitios.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Já houve aí tiros certeiros no artista da próxima semana! ;)

    ResponderEliminar
  11. DRAGÃO sem a mínima dúvida. Impossível esquecer os golos que marcou com as nossas cores. Pena que atirasse esse dom raro para o caixote do lixo.

    ResponderEliminar
  12. ESTE É DRAGÃO.... NÃO ME ESQUEÇO DOS GOLOS QUE MARCOU DE TODAS AS MANEIRAS E FEITIOS... ESTOU ETERNAMENTE GRATO AO GASPAR RAMOS E O BENFICA PELA VINDA DELE PARA O F. C. PORTO... SERA QUE AINDA VOU DIZER O MESMO DE FALCÃO????

    ResponderEliminar
  13. DRAGÃO!

    Muitas tardes e noites de alegria foi o que nos proporcionou o homem que voava sobre os centrais.

    Às vezes recordo jogos da época do tri, tetra e penta e volto a deslumbrar-me com a sua capacidade goleadora!

    HÁ UM HOMEM QUE PASSA AGORA AS SUAS TARDES A CAVAR NA TERRA E A DIZER PARA O SEU CÃO: "TU SABES DE QUE É QUE ESTOU A FALAR" :)
    E lamenta-se a toda a hora de não ter aceite Mário Jardel no Porto em 2001 qd ele aterrou no aeroporto pedras rubras com o cachecol azul e branco.

    Qt ao próximo, o lagarto Emílio Peixe.

    ResponderEliminar
  14. Tendo em conta que se vota no Jardel enquanto vestiu a camisola azul e branca, sem dúvida que é um Super-Dragão!!

    O "Cabeça de Martelo" fazia-me as delicias nas Antas...

    Apeesar da enorme qualidade no uso da cabeça para marcar golos, nunca foi muito om a usar a cabeça fora do campo...

    A constante conversa de querer um novo desafio,já demonstrava que não era muito bom de tola... e depois da saída isso confirmou-se da pior maneira... para ele e para o futebol...

    Marcar 42 golos pelo Sporting, com 18 penaltys, nunca chegará aos calcanhares dos 30 pelo Porto... com 5 penaltys... fora os da LC...

    Pra semana, Peixe:
    Melhor jogador Mundial sub-21...
    Autor de um golaço contra o Leiria nas Antas...
    manager do Algarve United... :P

    ResponderEliminar
  15. Rogério Paulo Almeida01 outubro, 2009

    Um sonho de avançado à moda antiga... nunca vi cabeceador igual... talvez só o alemão Bierhoff lhe mordia os calcanhares na arte das "toladas"... Nos jogos do F. C. Porto havia sempre dois jogos quando Jardel estava em campo... o da equipa que lutava pela vitória, e um segundo "aperitivo" que consistia em quantos o brasileiro iria marcar... uma loucura e um orgulho vê-lo com a nossa camisola vestida !!!

    Uma precisão... Jardel não foi vendido por 16 Milhões de Euros, mas sim por 16 Milhões de Dólares, que, fazendo fé nos meus registos, equivaliam na altura a 3,36 Milhões de Contos...

    Uma lástima e uma pena o que lhe sucedeu... Vive agora em Fortaleza, próximo à Praia do Futuro, sua terra natal, e joga no América do Ceará, um "time" modesto lá por aquelas bandas... e parece que cada "goal" seu lhe valerá aproximadamente 500€... não sei se já terá facturado algum... Uma curiosidade... parece que Jardel será um dos rostos da cidade de Fortaleza para a "Copa" de 2014 a realizar no Brasil...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. SuperMário foi um superdragão. O seu problema foi ter ido para a mouraria onde os seus vícios (no Porto já existiam mas eram controlados) se tornaram a sua perdição. Lembro-me bem dos 2 golos marcados ao Milão (e a minha filha - na altura com 4 meses - também pois estava ao meu colo quando o Porto marcou o 1º golo e apanhou um susto enorme com o meu grito) e também daquele marcado aos Gayvotas na Luz quando domina com o peito todo no ar e chuta para o fundo da baliza de Preud'homme. Foram muitos os golos que ele marcou e só fico a pensar como é que o Fernando Santos não conseguiu o hexa com ele na equipa e como o Octávio não o quis. Se bem que Fernando Santos, no início, também não o queria pois pretendia a equipa a jogar em 4-4-2 e Jardel só podia jogar em 4-3-3 com os alas a cruzarem-lhe bolas para a cabeça.

    Depois, nos lagartos, tornou-se num grande morcão mas o Penta teve uma marca enorme de Mário Jardel.

    ResponderEliminar
  17. SuperMário foi um superdragão. O seu problema foi ter ido para a mouraria onde os seus vícios (no Porto já existiam mas eram controlados) se tornaram a sua perdição. Lembro-me bem dos 2 golos marcados ao Milão (e a minha filha - na altura com 4 meses - também pois estava ao meu colo quando o Porto marcou o 1º golo e apanhou um susto enorme com o meu grito) e também daquele marcado aos Gayvotas na Luz quando domina com o peito todo no ar e chuta para o fundo da baliza de Preud'homme. Foram muitos os golos que ele marcou e só fico a pensar como é que o Fernando Santos não conseguiu o hexa com ele na equipa e como o Octávio não o quis. Se bem que Fernando Santos, no início, também não o queria pois pretendia a equipa a jogar em 4-4-2 e Jardel só podia jogar em 4-3-3 com os alas a cruzarem-lhe bolas para a cabeça.

    Depois, nos lagartos, tornou-se num grande morcão mas o Penta teve uma marca enorme de Mário Jardel.

    ResponderEliminar
  18. Este Jardel era muita areia para a camioneta dos clubezecos da segunda circular!
    Daí confundirem tanta qualidade com manobras de bastidores!

    ResponderEliminar
  19. AMigo, definitivamente, um DRAGÃO... pelo menos, enquanto vestiu as vestes sagradas do FC Porto!!!

    Depois dessas, tanto me faz, como se fez... tou-me bem a marimbar!!!

    Ahhh, um pequeno GRANDE detalhe... desculpa lá, mas Mário Jardel, no FC Porto, era «Jardigol» e não «Super Mário», vale? essa alcunha, foi-lhe colocada à posterior, depois de ter ido parar a uma agremiação calimeriana... certo ou errado?

    Quanto ao próximo, tb alinho pelo mesmo diapasão... o «Peixe», não sabe nadar, ió ;)

    ResponderEliminar
  20. Rogério, obrigado pela precisão, mas vá, o câmbio do euro para o dólar é ela por ela, só recentemente é que aumentou par 1.5 :) a desculpa aceita-se?!

    Blue, Jardigol, Super-Mário, Jardas, seja o que for o que conta é o cenário :) um goleador nato... e pronto admito que super-mário é mais apelativo eheh

    Saudações

    ResponderEliminar
  21. Rogério Paulo Almeida02 outubro, 2009

    Dragon Soul... é claro que se aceita... foi apenas uma pequena precisão da minha parte... O que importa mesmo são os 168 golos em jogos oficiais que ele facturou por nós! Pena o hexa que se nos escapou por culpa própria (e não só)... aquele empate em Faro, a 3 golos, na ante-penúltima jornada, continua atravessado, para sempre, em minha memória!

    Um abraço

    ResponderEliminar