30 julho, 2009

Apurado para as «meias» do Torneio da Paz

assistência: --- espectadores.

árbitros: Michael Koukoulakis (Grécia), Dimitrios Saradaris e Christos Gennaios; Stefan Johannesson.

BESIKTAS: Rustu; Erhan, Sivok, Ferrari e Ismail; Fink e Ernst; Holosko, Inceman e Serdar Ozkan «cap.»; Bobo.
Substituições: Rustu por Hakan Arikan (46m), Inceman por Nobre (61m), Serdar Ozkan por Tello (62m), Holosko por Erkan Zengin (74m) e Bobo por Nihat (79m).
Não utilizados: Ibrahim, Yusuf Simsek e Korcan.
Treinador: Mustafa Denizli.

FC PORTO: Beto; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Guarín, Farías e Hulk.
Substituições: Raul Meireles por Varela (67m), Farías por Falcao (67m), Miguel Lopes por Fucile (78m), Belluschi por Valeri (90m) e Guarín por Nuno André Coelho (90m).
Não utilizados: Helton, Benítez, Marino González, Maicon, Prediger e Nuno.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: cartão amarelo a Inceman (25m), Sivok (29m), Miguel Lopes (53m), Holosko (64m), Belluschi (65m) e Hulk (90m).

golos: ---.


A areia juntou-se ao calor na aventura andaluz e o futebol tornou-se numa espécie de praia sem direito a protectores ou mergulhos refrescantes. O péssimo relvado e a sauna do Sanchez Pizjuan desenharam um jogo do tipo missão impossível, que o Dragão, ainda assim, quis sempre descodificar. Valeu pela atitude, pela qualidade empregue em muitos lances e pela certeza de que o FC Porto é candidato a figura nesta Peace Cup.

Os contornos do encontro desta noite estão comprimidos no primeiro parágrafo, no qual não coube uma arbitragem terrivelmente condicionada pelas altas temperaturas. Talvez o suor tenha impedido o juiz de ver duas grandes penalidades flagrantes sobre Hulk que, uma vez convertidas, poupariam o Dragão a esforços prolongados.

Fale-se agora em exclusivo de futebol. Que hoje até parecia «de praia», mas mesmo assim justificou a competência e a entrega habituais. O FC Porto entrava em campo com as meias-finais da Peace Cup na mente e a certeza de que a fase de testes ganha brilho quando os resultados são favoráveis.

Os Tetracampeões estiveram sempre melhor. A solidez defensiva, a fluidez do meio-campo, com Guarín, Raul Meireles e Belluschi sempre em busca de rupturas, a pujança de Hulk e o labor de Farías consentiram um par de oportunidades nos primeiros 45 minutos. Para o Dragão, percebia-se, missões impossíveis não passam de exercícios de superação.

Com a segunda parte chegou uma eficiência que destacaria o guarda-redes contrário. Alvaro Pereira, Raul Meireles e Farías fecharam jogadas de bom entendimento com veneno, mas o golo parecia não ter reservado lugar neste filme. O empate acabaria por servir ao FC Porto, mesmo que, na prática, jamais o satisfaça. A equipa de Jesualdo Ferreira segue para a meia-final de Málaga, onde, na sexta-feira, encontrará o Aston Villa. E isso é o mais importante.

fonte: fcporto.pt

21 comentários:

  1. Bamos ganhar !! :) 3-0 - Hulk Belluschi e .. Falcão :)
    ou 3-1 ..

    ResponderEliminar
  2. Barcelona ataca o Bruno Alves!

    http://visaodemercado.blogspot.com/2009/07/bruno-alves-no-barcelona.html

    ResponderEliminar
  3. Jogo fraco por parte da nossa equipa mas o principal foi atingido.

    Gostava de ter visto o Valeri mais tempo.
    Gostava também no próximo jogo ver a nossa táctica do ano passado mas em vez do lisandro (que já cá não está) o falcao, gostava de ver o colombiano de inicio.
    O Beto esteve seguro, talvez tire o lugar ao helton quem sabe.
    De referir a estreia do miguel lopes, não esteve brilhante mas compreende-se.

    A equipa começa-se a moldar, vamos lá ver o que sai dali.

    Agora é pensar no jogo contra os ingleses.

    ResponderEliminar
  4. Não acho que tenha sido um jogo fraco, líder, mas foi claramente um jogo de contenção, a pensar no Aston Villa. Mas vi o Álvaro, vi o Fernando, vi o Meireles, vi o Beluschi, vi o Hulk com uma força incrível, vi um grande Varela, gostei. Gostei de facto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Exibição pouco conseguida, mas objectivo atingido. Voltamos a jogar sexta-feira frente aos ingleses do Aston Villa: será que vão jogar outra vez os mesmos ou vamos ter a oportunidade de ver, por exemplo, o Falcao e o Valeri, jogarem mais tempo?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. A Meia final, FC Porto-Aston Villa é já na sexta-feira (amanhã) às 19.30h Portuguesas em Málaga. Dá na sporttv2. A outra meia final opõe Real Madrid e Juventus.

    A final é domingo às 21h Portuguesas e tb passa na sporttv2.
    E é no estádio Olímpico em Sevilha onde o Porto ganhou a Uefa em 2003.

    Tb espero que Jesualdo dê mais tempo aos reforços, pq se n dá agora qd vai dar?

    ResponderEliminar
  7. Não assisti ao jogo...
    O video/resumo do post não tem repetições, pelo que vos perguntava se me confirmam o não-penalty sobre hulk e o golo anulado por fora de jogo. Fazendo pausa no video no momento do passe dá impressão de hulk estar em jogo, mas o angulo não é o perfeito para avaliar com garantia...

    ResponderEliminar
  8. Não vi ojogo, o que vi foi o video colocado no blog... alias ainda não consegui ver um unico jogo.

    Só não compreendo porque em pre epoca que deve de ser dado minutos a todos os jogadores se fazem substituições aos 90 minutos.

    ResponderEliminar
  9. Eu consegui ver pela Net dos 20 aos 70 minutos...

    E vi um penalty claro sobre Hulk.

    Mas o jornal OJOGO fala de 2 penaltys sobre Hulk enqt q o golo dizem ter sido bem anulado.

    12' Álvaro Pereira lança Hulk que ganha em velocidade a Ferrari. Quando se prepara para oferecer o golo a Farías, é empurrado e cai na área. Grande penalidade que ficou por marcar.


    13' Desta feita é Farías a lançar Hulk. O brasileiro faz o chapéu a Rustu, mas estava em fora-de-jogo.

    66' Outro penálti por marcar. Raul Meireles sofre falta no meio-campo, mas o juiz manda seguir porque é Hulk o primeiro a chegar à bola. O brasileiro entra na área, ultrapassa Ferrari, mas volta a ser empurrado. O árbitro marca falta ao contrário.

    ResponderEliminar
  10. Foi um jogo fraco, mas é como se diz, o primeiro objectivo foi comprido, a passagem às meias! Não percebo as escolhas de Jesualdo, de não pôr o Rodrígues (e o Maicon!) a jogar..
    Mas bem o Beto, a merecer mais tempo a titular.

    Um abraço, Gaspar

    ResponderEliminar
  11. Depois de na estreia ter marcado um golo na própria baliza, Lucho Gonzalez fracturou a clavícula e vai estar parado entre 4 e 6 semanas. As coisas não estão a começar bem para El Comandante o que lamento profundamente e mesmo que não chegue a até ele, envio-lhe um forte abraço de estímulo, ao mesmo tempo que lhe desejo rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
  12. ogo fraco por parte da nossa equipa mas o principal foi atingido.

    Gostava de ter visto o Valeri mais tempo.
    Gostava também no próximo jogo ver a nossa táctica do ano passado mas em vez do lisandro (que já cá não está) o falcao, gostava de ver o colombiano de inicio.
    O Beto esteve seguro, talvez tire o lugar ao helton quem sabe.
    De referir a estreia do miguel lopes, não esteve brilhante mas compreende-se.

    A equipa começa-se a moldar, vamos lá ver o que sai dali.

    Agora é pensar no jogo contra o

    ResponderEliminar
  13. Vi o jogo todo. Não me parece que tenha sido um jogo fraco, até dadas as condicionantes (terreno, árbitro, falta de entrosamento compreensível) o Porto realizou a exibição possível e suficiente para alcançar o objectivo pretendido. Nota-se que a filosofia ganhadora e garra para lutar sempre pela vitória permanecem nas atitudes dos jogadores sejam eles antigos, ou nos recentes.
    Venha o próximo e siga a rusga.

    ResponderEliminar
  14. Um jogo nada de surprendente de ambas as equipas, terreno péssimo, árbitro igualmente péssimo, houve alguma falta de entusiasmo e de sorte, qualquer uma das equipas poderia ter marcado o golo da vitória e portanto o resultado foi justo.
    A única coisa que posso sublinhar pela negativa é de Jesualdo não dar tempo para todos, Valeri e Nuno André, não têm praticamente minutos nenhuns, assim nem o Ronaldo conseguia dar créditos.

    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  15. Isto vai práqui uma Bida que nem vos conto, carago... ora bem então, bora lá matar saudades.

    Foi um jogo fraco, até mais pró fraquinho, não obstante sentir-se que o FC Porto manteve a partida sempre controlada ao longo do tempo.

    Viu-se um Miguel Lopes esforçado, um Guarin que continua a não me convencer, um Hulk abalroado por 2 vezes na grande área, sendo da 2ª vez, tão escandaloso, que pior, só mesmo o árbitro não marcar e ainda amarelar Belluschi (tb um nada apagado) por protestos, uma linha defensiva que continua com uma dupla de centrais de respeito, um Beto a mostrar serviço, um Alvaro Pereira a ganhar confiança, um Farias, só mesmo de nome, e um Varela que entrou e logo agitou...

    não se viu Falcao que continua a não ser presença mais forte de aposta e um Valeri que entra só pra queimar tempo.

    Venham de lá agora esses bifes do Villa que a "moral" tá em cima... sem medos ou receios d'um qualquer habitual e sempre crónico conto do vigário costumeiro da época e vindo d'uma qualquer 2ª circular perto de si.

    ps - dassseee, inda falam dos árbitros portugueses? se em Portugal, não marcarem penalties daqueles sobre o Hulk, até lhes faço pontaria à tola com a minha cadeira do Dragão, ai não que não faço :D

    ResponderEliminar
  16. Não foi um jogo brilhante, mas também não estava à espera disso. Penso que controlámos a partida aos longo dos 90 min.
    Jesualdo apostou n'outro onze de início, mas também gostava de ver, por exemplo, o Valeri e o Falcao a jogar mais tempo. E a estreia de Prediger, claro!
    Quanto ao jogo, a jogar de dois em dois dias (e a treinar duas vezes por dia, e uma vez no dia dos jogos), não pudemos pedir qu os jogadores corram "non-stop". O empate serve, estamos nas meias finais de um grande torneio, onde só entram os melhores. Dá para ver jogadores, dá prestígio à equipa, e dá dinheiro!

    Falando da equipa, gostei do Beto, muito seguro. Na defesa, os centrais já conhecidos, sempre bem. Miguel Lopes não comprometeu na estreia. Viu-se que fez duas ou três entradas mais rispidas, mas não este mal. Gostei muito do Álvaro, temos defesa-esquerdo!! No meio-campo, Fernado imperial, Guarín está a tentar demonstar que tem pontencial, Meireles bem, boas desmarcações, Belluschi precisa de mais uns jouinhos mas já gosteu mais dele ontem. Na frente, Farías apagado e Hulk, o melhor do jogo!!

    E como não podia deixar de ser, em que é o árbitro estava concentrado quando o Hulk sofreu dois empurrões (um na primeira e outro na segunda parte) dentro de área dum jogaodr do Besiktas?!? No segundo lance o Belluschi ainda levou amarelo!!!

    Agora Aston Villa... quero ganhar a PEACE CUP!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  17. Kalanic no Dragão!

    http://visaodemercado.blogspot.com/2009/07/kalinic-de-azul-e-branco.html

    ResponderEliminar
  18. Viva !

    Vi um pouco do jogo. Depois desliguei mentalmente.

    Enquanto não houverem pontos em jogo, para mim, é treta.

    A taça da paz ou paz da taça está com as bancadas vazias. Já viram o calor ? Têm algum jeito queimar ( é a palavra ) os jogadores ?

    O prémio é ridículo. Sobretudo para o Porto que sabe vender muito bem. Deve ser o que ganha quem participa, pela glória, na volta à França.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  19. Porto Maravilha,

    Ver o FCPORTO é ser um prazer e um vicio. Mesmo que seja a feijões, sem "pontos".
    O prémio é ridiculo? Não me parece. Aliás, para um torneio desta estirpe, até é muito bom.

    Off-topic:
    Caro Lucho, tenho feito análises às modalidades no meu blog e como é um super-entendido, gostaria de contar com a sua opinião.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Dragão verde... de raiva30 julho, 2009

    Uma reflexão apenas sobre as incidências do jogo, e as penalidades não marcadas.
    É sintomática a "seriedade, objectividade, e competência" da redacção da RTP. Fossem, as situações noutra área, e o discurso seria outro. depois, temos de ouvir as "doutas" palavras daquela coisa que por lá germina, e diz enfaticamente:
    - não aceito que o jornalista comente como adepto!
    É só risota neste país de faz de conta

    ResponderEliminar
  21. As papoilas saltitantes gastaram este ano os cerca de 40 milhões de Euros que deveriam receber em prestações da central de cervejas, pela publicidade dos próximos 10 anos. (fonte jornal O SOL).
    Esta explicada a corrida aos saldos do Real Madrid.

    ResponderEliminar