24 julho, 2009

Varela com selo de garantia...

assistência: --- espectadores.

árbitros: Bruno Esteves, Valter Pereira e Nuno Roque; Nuno Borba.

FC PORTO: Beto; Fucile, Maicon, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Guarin; Varela, Hulk e Mariano Gonzalez.
Jogaram ainda: Helton, Raul Meireles, Benitez, Rolando, Nuno André, Farías, Tomás Costa, Falcao e Valeri.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

DÍNAMO BUCARESTE: Dolha; Homei, Moti, Grigore e Pulhac; Torje, Rus, Tamas e Cristea Adrian; Cristea Andrei e Niculae.
Jogaram ainda: Danciulescu, Goian, Kone, Scarlatache, Niculescu, Alexe e Predescu.
Treinador: Dário Bonetti.

disciplina: Cartão amarelo a Hulk (13m), Rus (39m) e Goian (90m).

golos: Varela (14m).


Os ensaios sucedem-se e o Tetracampeão continua a definir os seus contornos para a nova temporada. Ainda antes de seguir para a Peace Cup, o FC Porto passou por Albufeira e derrotou o Dínamo de Bucareste por 1-0, exibindo uma qualidade de jogo bastante interessante e um ritmo que já permite criar repetidas situações de remate. O Dragão continua no laboratório, mas promete emoções fortes.

O municipal de Albufeira registou uma enchente de verão para ver o resultado da preparação do FC Porto. Cerca de seis mil espectadores prestaram um sentido tributo à equipa de Jesualdo Ferreira e esta procurou responder com o melhor futebol possível. E o melhor futebol possível nesta fase de imenso desgaste já tem pinceladas encantadoras que arrancam aplausos e aguçam o apetite.

Varela, aos 14 minutos, na recarga a um remate seu, marcou o primeiro golo do FC Porto e confirmou a ameaça que deixara minutos antes. O extremo, que atacou preferencialmente pela direita, rentabilizou a melhor entrada azul e branca e tranquilizou a equipa para a sequência de afinações.

O que se seguiu já foi uma demonstração de FC Porto de nível superior. Mariano esteve isolado, Belluschi rematou por cima, Hulk baralhou a defesa contrária. O FC Porto era capaz de criar perigo e de se manter imune a qualquer ataque, graças a um entrosamento defensivo que também justifica referência.

Ao intervalo o parcial era lisonjeiro. A vantagem mínima era escassa para o domínio, mas assegurava candidatura firme ao triunfo. E mesmo que as substituições tenham baixado ligeiramente a dinâmica, a verdade é que o FC Porto esteve sempre mais desenvolto e competente, na tentativa clara de explanar o seu jogo e testar as suas capacidades.

Nota final para as estreias de Falcao e Valeri, que chegaram ao Dragão apenas no fim-de-semana passado, mas que já procuraram cumprir escrupulosamente as indicações de Jesualdo Ferreira e contribuir para as acelerações do Dragão.

fonte: fcporto.pt

24 comentários:

  1. Bamos ganhar carago !! ;)

    Bamo lá ! hehehe

    Um abraço, Gaspar

    ResponderEliminar
  2. Podem ver o jogo aqui:

    http://www.tvdesporto.net/canal2.html

    ResponderEliminar
  3. Olympus,

    Tks pela dica... é que isto hoje de streams está do pior que há rsss

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Nada a comentar quanto a estes jogos treinos.

    O resultado não interessa, visto que foram, aproximadamente, 22 contra 22 quando as regras dizem que são 11 contra 11 com direito a duas substituições.

    O Porto ganhou e tanto melhor !

    Algo que me pareceu chocante : O Futebol Romeno atravessa um período muito difícil. O campeonato Romeno esteve quase a desaparecer.

    Acho que os comentadores poderiam ter, em defesa da modalidade, citado este aspecto.

    Teria calhado melhor que ouvir aquela : " Foi uma falta necessária". ( Para que côr de cartão ? Ou sem cartão ?).

    Falta necessária ? Pra onde vamos ? Se calhar já estão a promover o rugbi !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Armando Pinto23 julho, 2009

    Jogo para a gente ver a malta nova e matar saudades de Futebol... Clube do Porto. Gostei do equipamento (azulado)dos nossos guarda-redes, que não tinha sido usado na apresentação.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o sr. Armando Pinto, e também gostei muito do equipamento dos guarda-redes.

    Um abraço, Gaspar
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. O Varela não só pelo golo foi o jogador que mais se destacou.
    Em frente Porto!!!

    PS-Um abraço ao Sevilha03 que esteve lá em missão de reportagem:)

    ResponderEliminar
  8. Varela esteve muito bem.
    Esperemos que aquela pancada a acabar o jogo não o tenha arrumado.
    Quanto ao equipamento dos guarda-redes é bonito. Mas creio que só pode ser utilizado no equipamento alternativo.
    A camisola dos guarda-redes tem de ser de cor diferente à dos restantes jogadores. O que no caso do equipamento principal não se verifica.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Sim, de facto Varela evoluíu, notou-se :)

    Concordam com o amarelo mostrado ao Hulk ? é que a situação é deveras duvidosa ..

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  10. É preciso zangarem-se as comadres para se saberem as verdades...como diz o rifão popular. Que se ajusta ao que agora está na net: os lagartos foram mais prejudicados na decisão do campeonato de juniores, de futebol, com os gayvotas a serem premiados por serem infratores-mores, e aparece um vídeo a mostrar que o chefão do conselho da Federação esteve na casa benfiquista de Palmela... onde, pasme-se, o octávio foi agraciado com uma distinção!... Aos poucos tudo virá ao de cima...!

    ResponderEliminar
  11. Bom treininho dos nossos rapazes :)

    Jogo normal de pré-época, melhor na primeira parte. Na segunda há sempre a quebra de ritmo com as alterações feitas. Os jogadores estão a ganhar rotina uns com os outros, e na segunda parte jogaram n'outro sistema táctico (4-4-2) caso seja necessário utilizar alguma vez. Neste caso, Farías e Falcao à frente!

    Gostei particularmente do Varela (Bruno, que me dizes a esta exibição?), Hulk e da defesa do Beto (também gostei dos equipamentos dos guarda-redes) na primeira parte!

    Um abraço a todos, em particular ao nosso Sevilha03, carago! :)

    ResponderEliminar
  12. Não vi o jogo, mas no final ligaram-me a dizer maravilhas do Varela. Quero ver se vejo frente ao Lyon e ao Besiktas, pois o grau de dificuldade é maior e já vai dar para ver mais qualquer coisa. No entanto pelo que tenho ouvido e lido e visto - Mónaco -, parece-me que temos gente.
    O problema é que ainda falta um mês até ao fim do mercado e tudo pode acontecer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Foi-me dificil ver a 1ª hora de jogo dada a distancia a que me enconrava do ecran televisivo que passava a transmisao no local onde me encontrava a jantar...de tal maneira que nem me apercebi do lance do golo, dando conto apenas a passagem dos 20m da nossa vantagem!!!Ainda sim e sempre que podia deitava o olho e vi alguns bons envolvimentos, sobretudo enquanto os Azuis e brancos tiveram capacidade ofensiva pelas laterais e aqui destaco a natural profundidade dada pelos laterais defensivos, onde destaco A.Pereira que me parece ser um valor seguro, sendo-o ainda mais logo que Jesualdo lhe transfira o cunho pessoal nas tarefas defensivas..Aparte deste laivo tactico de facto os agitadores foram os do Costume, Varela, Hulk, Mariano onde Belluschi apesar de um pouco apagado e alheio em momentos pincelou a zona nevralgica com alguns passes magistrais de ruptura a deixar os colegas cara a cara com o golo. Uma 2ª parte de ritmo mais baixo onde pesaram as pernas e onde apesar de uma boa vintena de minutos pra as novas estrelas da nossa constelação Falcao e Valeri, nada de assinalavel registo, apenas um ou outro apontamento no capitulo do passe por parte do Argentino do miolo, na mais cada vez mais a confirmaçao da Certeza , para mim Falcao é um irmao gemeo de El tecla onde a meu ver nem a sua coabitação numa situaçao de desvantagem traz proveitos....

    Amigo Tripeiro, quanto ao Varela, não é um golo que me faz ou me deturpa a Vista, tem de facto aproveitado a contendo a opurtunidade pelo facto de Cebola estar a contas com as lesoes...no mais o Golo tem o merito de aparecer numa zona que nao é sua, mas depois mostrou o que ja lhe conheço desperdicio na hora do 1º remate sendo bafejado pela sobra do seu proprio remate onde de baliza deserta so teve de empurrar!!!No mais reconheço-lhe a explosividade e portento fisico que pode ser um complemento interessante quando estivermos em vantagem e quisermos explorar as costas do adversario em rupturas e contra atakes velocistas sem estar totalmente depende de HUlK...no mais para garantir umlugar tem de ser bem mais efectivo em todas as outras acçoes simples como seja dominar e passar, tornando desta forma proficuos alguns lances que giza mas que perde por este ou outro motivo mais trapalhao que denota em algumas questoes de tecnica individual!!!

    Amigo Vila Pouca, naturalmente que a Peace Cup tem por ensejo ser mais competitiva ate por um normal circuito de evoluçao competitiva, falta saber se os nossos adversarios estao num patamar capaz de nos aumentar a exigencia e intensidade de jogo de forma a elevar os niveis de jogo...é que so o facto de ter algum peso pelo nome que ostenta nao é sinonimo de maior dificuldade no terreno..tudo depende do estadio de condiçao tecnico/tactica em que se encontra nesta fase de pre-epoca???

    O FCP por exemplo tem ainda alguns jogadores que estao bem atrasados fisicamente e que de certo darao outra cara ao jogo Azul!!!

    ResponderEliminar
  14. alguém sabe o nome do comentador do jogo, na sporttv, que falava como se tivesse sido craque?

    ResponderEliminar
  15. o comentador da sporttv era o Pedro Henriques, defesa esquerdo de vulgar qualidade q passou pelo slb e dp incompreensivelmente pelo fcp...

    ResponderEliminar
  16. obrigado.

    ele espingardava postas de pescada como se fosse craque, mas acabava sempre a falar do setubal

    ResponderEliminar
  17. Jogo sonolento é só o que posso dizer! não gostei nem um bocadinho, quer dizer, gostei o facto de termos ganho! Mas talvez por estar no sangue do adepto portista ser exigente, mesmo quando ganhamos, este jogo não me encheu as medidas.
    Destaque apenas para Varela, que se está a mostrar positivamente e a prometer guerra aberta pela linha, entre ele e C.Rodriguez. Este ano com estes 3 em campo, e é possivel, vamos ter Futebol e Nascar ao mesmo tempo num relvado de futebol. Belushi para já faz esquecer Lucho, mas tem ainda muito para o fazer esquecer de vez. Falcão penso ser aquilo que esperava (inferior a Farias). Para termos um ponta de lança com aquelas caracteristicas, basta o el tecla, que dá conta do serviço.
    Espero ver a qualidade aumentar nesta Peace Cup e continuar na senda das vitórias, mas aliando boas exibiçoes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Bruno, eu falo teoricamente, pelo valor Lyon e porque o campeonato francês começa mais cedo. O mesmo em relação ao Besiktas, mas como já disse, para mim, só quando a bola começar a rolar a sério, a valor pontos e troféus, é que vou ver quem é quem.

    João, o Falcao só jogou 20 minutos e já deste o teu veredicto? Calma, isto não é chegar e andar. A lição Hulk, não deu para aprender nada?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Dragao vila pouca, nem dei o meu veredicto, apenas comentei o pouco que vi, que volto a afirmar, para termos um ponta de lança com aquelas caracteristicas, penso que o Farías chegará, mas como é obvio, se este Falcão voar alto, para mim e para o meu FCP tanto melhor. Hulk não vejo como sendo nenhuma lição, apenas como alguem que já vinha sendo observado à algum tempo, com caracteristicas físicas fenomenais, e que aqui são levadas ao aperfeiçoamento. Falcão não me parece ser o caso nem uma comparaçao. Mas volto a frisar, que espero que me venha a surpreender. A maravilha do futebol é isto mesmo, e ente ter e haver, o meu porto nao me tem desapontado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Mais um vitória e mais uma excelente primeira parte.
    Varela tem selo de Garantia e já provou o seu valor desde que cá chegou, também gostei bastante do Mariano Gonzalez que para mim foi um dos melhores.
    De resto foi mais uma vitória mais um trofeu agora avancemos para a Peace Cup para chegar á Final.

    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  21. Gostei do jogo, mais pela vitória do que pelo jogo em si. Pareceu-me que alguns jogadores estavam a fazer o frete, ou então tratava-se do desgaste normal da pré-época, e de mais uma vez estarmos a jogar a feijões. Varela bem tem ainda de aprender que o colectivo é mais importante do que a vontade de agarrar o lugar. Das estreias, Falcão não deu para ver nada, mas Valeri, no pouco tempo que a bola andou pelos seus pés, dá para que eu afirme que tem uma enorme qualidade, ou muito me engano ou está ali um futuro tema para os cânticos do super dragões.

    ResponderEliminar
  22. Caro Bruno, concordo completamente. Fez uma boa exibição ontem, creio que este jogador (Varela) tem muito talento, é só "perder" algum tempo até ele explodir definitavamente. Não são contas do nosso rosário, mas para mim, por exemplo, nunca dispensaria este jogador para ficar no plantel com um djaló! lol O Varela é um jogador mais possante, corre muito, e pode ser muito útil para nós, dá-nos vantagem quando partimos para o contra-ataque!
    Realmente aquilo que menos gostei ontem dele, e acho que tem de melhorar, é mesmo a falta de calma, teve lá dois ou três lances em que se atrapalhou sozinho... mas é para isto que serve também a pré-época...
    O Rodríguez que se ponha fino, e recupere depressa :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  23. Na Peace Cup já nos vamos bater com gente mais à nossa altura!

    E começa já hoje a competição...

    LIGA DE QUITO X AL ITTIHAD - 19h30
    SEVILHA X JUVENTUS- 21h30

    Todas as transmissões são da Sporttv.

    ResponderEliminar