21 julho, 2009

A minha homenagem a um grande capitão...

Não, não vou falar de Pedro Emanuel. Não que ele não merecesse esta crónica. Aquele olhar dele no Japão em 2004, antes do penalty decisivo, as lágrimas do meu irmão emocionado festejando a nossa vitória em penaltys, são coisas que uma pessoa guarda para a vida inteira. Mas, não. Deixo isso para um colega que aborde o futebol. Hoje é terça-feira. É dia das outras modalidades, de outros heróis.

Há outro capitão que encerrou a carreira de atleta. No andebol, Manuel Arezes, no FC Porto desde a época 93/94 (há 16 anos), colocou um ponto final na sua carreira de andebolista continuando, no entanto, em funções no clube, agora na área administrativa do departamento de andebol do FC Porto (como economista). Chegou ao FC Porto com 16 anos e na época 95/96 chegou à equipa sénior. Venceu no FC Porto 5 campeonatos (1999, 2002, 2003, 2004 e 2009), 2 taças de Portugal (2006 e 2007), 3 supertaças (2000, 2001 e 2003) e 3 taças da liga (2004, 2005 e 2008).

«Foi o momento mais intenso que vivi. O título em 1999, após 31 anos de jejum». São palavras de Manuel Arezes, que me confirmou pessoalmente que ao entrar no Américo de Sá, ele e os restantes atletas, ao verem aquela imensa multidão foi algo que marcou a equipa, que a segurou, que a motivou, que a empolgou. Eu estava lá no meio daquela multidão e também sofri e vibrei com toda aquela festa única e emocionante. Naquela equipa, na posição de pivot, lá estava Arezes que partilhava a função com Ricardo Tavares e Danilo Ferreira, muito mais experientes, na altura. Dez anos depois, Manuel Arezes despede-se dos pavilhões, enquanto atleta, encerrando a carreira com chave de ouro no ano de estreia do Dragão Caixa e onde a equipa de andebol capitaneada por Arezes se sagrou campeã Nacional, sendo a 1ª equipa do FC Porto a estrear o pavilhão novo e a sagrar-se campeã nesse novíssimo e encantador recinto. “Tenho pena de não jogar mais no novo pavilhão”. Disse Arezes, no dia da despedida.

Ao longo destes últimos 20/23 anos, tenho acompanhado intensamente todas as modalidades do FC Porto, mas há duas que sigo de forma mais apaixonada, o futebol e o andebol. Ao longo de todo este tempo, habituei-me a ver em Manuel Arezes um exímio defensor, um excelente atleta, bravo, poderoso, destemido, corajoso e extremamente leal. Era mais utilizado na defesa que no ataque, e era fundamentalmente aí que se notava a sua raça, em vários jogos se percebia a sua importância, fosse em acções defensivas, em recuperações de bola quase impossíveis e onde a sua garra era fundamental para garantir mais uma posse de bola, mais um ataque, mais um golo…

No Play-off de 2008, enquanto assistia ao FC Porto/São Bernardo (julgo que o Dragão Penafiel também lá estava) em Santo Tirso, jogo de má memória e em que se notou a falta de Arezes como voz de comando naquela defensiva, completamente à deriva, vislumbrei atrás da baliza, o capitão Arezes lesionado, a sofrer como um adepto anónimo como eu. Aproximei-me discretamente e perguntei-lhe quando estaria operacional para jogar. Foi aí que falei com ele pela 1ª vez. Percebeu o meu interesse na modalidade e trocamos algumas impressões sobre a equipa ficando a saber que eu escrevia neste espaço. Surpreendentemente, logo me confessou que seguia assiduamente o nosso blog e o fórum do portal dos Dragões onde sabia que também aí, o “lucho” mandava os seus “bitaites” sobre as outras modalidades do FC Porto. O outro contacto pessoal que tive com o Manuel Arezes foi à entrada do pavilhão de Fânzeres (num Porto/Benfica em hóquei) quando me encontrou e me apresentou ao Carlos Martingo, também ele extremamente simpático. São estas atitudes que deixam marcas no coração dos adeptos e, por isso, é com dor e até com uma certa estranheza que no início da nova temporada, não verei (fisicamente) o Arezes na frente da equipa quando esta entrar no recinto de jogo para ser ovacionada pelos adeptos.

A sua humildade, a sua disponibilidade, o seu amor ao clube ficou ainda mais claro para todos, se é que era preciso, quando acedeu (a meu pedido) em colaborar no convívio de membros do fórum do portal dos Dragões, apitando os vários desafios de futsal que fomos realizando ao longo da tarde de sábado, dia 11 de Julho do corrente ano. Esteve lá convivendo connosco de forma humilde, simpática e confessou-nos mesmo o quanto se divertiu nessa tarde, misturando-se num grupo de adeptos a que apelidou de “verdadeira alma do clube”.

Ao Manuel Arezes, quero-lhe dizer, e em jeito de conclusão, que lhe agradeço todo o seu esforço, toda a sua garra, tudo o que lutou, todas as gotas de suor que deixou cair na defesa do nosso clube. É de Homens como ele que o FC Porto precisa. Eu diria mais, se quiserem encontrar o perfil ideal para um atleta do FC Porto, é só copiarem o seu exemplo. No dia 12 de Setembro, à entrada da equipa no FC Porto-Sporting da 1ª jornada do campeonato de andebol, o teu espírito vai lá estar Manuel, vais ser tu na mesma que entrarás à frente de todos, naquele teu jeito humilde, mas decidido. Mesmo que estejas na bancada, nós vamos-te imaginar ainda assim a dar conselhos ao Tiago Rocha, a incentivar o Ricardo Moreira e a dar moral ao Laurentino. Dedico-te esta crónica e as lágrimas sentidas que teimosamente me escorreram pelo rosto nesses dois jogos que mais te marcaram, o de 1999 e agora este último de 2009 já no Dragãozinho. Obrigado por tudo, capitão! “Ó Captain! My Captain!", frase célebre de um filme que me marcou...

Uma última nota para dizer que estou muito confiante para a próxima temporada, onde já se sabe, o andebol do FC Porto terá como treinador, o Sérvio Obradovic, campeão pelo Belenenses em 1994 e ex-seleccionador sub21 da Sérvia, Selecção que conduziu ao título Europeu em 2000. Como adjunto do nosso bem conhecido Pokrajac, foi medalha de bronze no Mundial de França em 2001 (pela Selecção A da Sérvia). É um técnico com algum conhecimento do andebol Nacional (onde esteve no activo pela última vez em 2006) e com grau "mestre" em andebol, pela Universidade de Belgrado. Tem 55 anos, assinou por 2 anos e foi apresentado no último sábado por Pinto da Costa, Vítor Santos e José Magalhães.

Substitui no cargo, o melhor andebolista Português de todos os tempos (Carlos Resende) e promete "fazer um bom campeonato e ganhar todas as provas internas", ao mesmo tempo em que procurará o melhor possível nas competições Europeias. É verdade que Carlos Resende é uma referência do clube, nesta última época demonstrou estar mais seguro de si, levou o FC Porto ao triunfo no campeonato, mas a aposta do Clube (inclusivamente a nível Europeu) bem visível para esta nova temporada (Dario Andrade, Nuno Grilo, Filipe Martins, Pedro Spínola...) exigia um técnico com mais experiência e com "outro distanciamento" relativamente aos jogadores. Ainda na última final da taça de Portugal, se viu que o FC Porto não soube assumir o seu papel de favorito e de Campeão. Os adeptos receberam a equipa ao som de "campeões, nós somos campeões" e quando se esperava que fosse o ABC a vacilar, aconteceu o contrário. A equipa por vezes "desligava o interruptor" (aconteceu, menos vezes está época, é verdade) e perdia vantagens consideráveis (lembro-me do jogo com o Madeira na meia final da taça e com o Sporting fora na fase regular) e nessas alturas, era preciso "aquela voz" que os fizesse despertar e isso não sucedia sempre. Estou certo que Resende regressará pela porta grande, como merece, aliás a mesma porta, por onde agora saiu, como Campeão.

Estou também convencido que o Sr. Obradovic vai saber levar esta equipa ao sucesso que todos esperamos, num ano em que o Sporting apostou na modalidade, como há muito não se via...

Como adjunto de Obradovic, teremos o nosso ex-jogador Luís Graça (dos tempos daquela equipa treinada pelo Prof. António Cunha), ex-director executivo da LPA e adjunto de José Magalhães em 99, quando se conseguiu o título 31 anos depois. Por confirmar ainda, está a renovação com Eduardo Filipe, absolutamente fundamental, para que o plantel tenha as mais valias que a competição exigirá... de saída do FC Porto, estão já confirmados os nomes de Carlos Martingo e Ricardo Candeias, dois valiosos jogadores que procurarão agora sucesso noutros clubes. Deram sempre o máximo pelo clube, o seu empenho pela causa colectiva foi sempre total e por isso lhes desejo toda a sorte do Mundo, menos quando jogarem contra o FC Porto, como é evidente.

Saudações Portistas,
Lucho.

22 comentários:

  1. Excelente esta dedicatória a este enorme jogador, que vestiu a nossa camisola e deu tudo por ela, durante tantos anos!

    O meu sincero obrigado por todas as alegrias que nos proporcionou ao longo de todo este tempo, e desejos de toda a sorte para as suas novas funções!

    Quanto à nossa equipa de andebol, para o ano, foi apresentado o novo treinador, a quem também desejo boa sorte e as boas vindas ao FC Porto! Apesar das saídas que se confirmaram, estou a gostar das entradas e temos de continuar com um plantel forte para sonharmos com a a passagem na eliminatória que nos dá acesso à Liga dos Campeões...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sou portista desde que estive na barriga da minha mãe...

    Sou um gajo com 28 anos, que é de Espinho, mas que está na cidade da Covilhã há 11 anos...

    Há coisa de uma dezena de anos, fui pela única vez ao estádio principal do pavilhão universitário da UBI para ver a final do Campeonato Mundial Universitário, que nesse ano se realizava em Portugal, e cá na Covilhã... A nossa Selecção Nacional Universitária jogava contra uma selecção escandinava, tenho quase a certeza que era a Noruega...

    Fui com uns amigos, se calhar todos com uma ressaca daquelas, e o jogo foi brutal (nunca tinha visto ao vivo um verdadeiro jogo de andebol), acabou empatado, e no prolongamento os nórdicos acabaram por ganhar num daqueles livres em que o cronómetro já está parado no derradeiro segundo do jogo... Também sou um gajo que gosta de divagar!!!

    Tudo isto para dizer que o Manuel Arezes (assim como mais uns 3 ou 4 que deram cartas, um ou outro até no nosso FCP) foi, para mim, o melhor jogador daquela selecção... Em tudo o que considero que um atleta (principalmente um do FCP) deve personificar, o Manuel Arezes era o melhor... Foi com muito agrado que o vi representar um papel tão importante no meu clube durante os últimos largos anos, principalmente numa modalidade que tanto acompanho e pela qual tanto sou adepto (embora graças ao FCP acabe por acompanhar quase todas as modalidades!)...

    Boa sorte para o Manuel (que, naquela noite, foi com todo o restante plantel à discoteca onde eu estava, a Ex-Libris), que tenha pelo menos o mesmo sucesso nas suas novas funções que teve como atleta do nosso FCP....

    PS: Estudei sempre em Espinho até ao final do secundário, antes de entrar na universidade cá na Covilhã, com excepção do 5º e 6º ano (preparatória) em que passei dois anos no Colégio dos Carvalhos, o famoso CIC... Durante essa minha "estadia" naquele colégio ditatorial, tive o Luis Graça como professor de Educação Física... Para mim foi excelente, e à pala disso acabei por acompanhar toda a carreira dele (e toda a contribuição que deu às nossas cores) com bastante satisfação...

    Cumprimentos para o Manuel Arezes, para o Luis Graça e para o autor deste blogue, que desconheço mas cujo blogue acompanho e tenho até referenciado em "os blogues que acompanho" no meu blogue, desde que o iniciei...

    ResponderEliminar
  3. Manuel Arezes não era um primor de técnica, mas em garra, em raça, em espírito de sacrifício, era um verdadeiro Dragão e uma referência do Andebol portista. Sai, mas fica ligado à modalidade como director, cargo que de alguma forma já exercia.
    Também no caso do M.Arezes, tal como no de Pedro Emanuel, o F.C.Porto soube reconhecer quem o serve com dedicação, paixão e profissionalismo.

    Quanto ao treinador - segredo bem guardado -, espero que melhore se possível o bom ano do Resende.

    Ah, e traga com ele um sérvio - jogador - de qualidade, para que possamos entrar na Liga dos Campeões de Andebol e ver no nosso Dragãozinho, as grandes potencias do Andebol europeu, por exemplo, o Barcelona ou o Kiel.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. OBRIGADO AREZES por teres dado sempre tudo pelo FC Porto ao longo da tua carreira. Dia 12/9 como diz o Lucho vais continuar a liderar a nossa equipa, só que a partir de agora a liderança vai ser da bancada.

    ResponderEliminar
  5. Bem Lucho, não sei por onde começar… :)

    Antes de mais, quero-te dizer, que só uma pessoa que ama o clube, da forma que sei que amas, é que pode escrever uma homenagem tão bonita quanto esta, a um jogador que foi uma referência do nosso clube.

    Concordo com tudo o que escreveste sobre o grande capitão que sempre foi o Manuel Arezes. Traduziste por palavras, tudo o que sinto a respeito do Manuel.

    Ao Manuel, quero-lhe, mais uma vez (e serão sempre poucas), agradecer tudo o que lutou pelo FC Porto! Foi um grande capitão e será sempre uma referência do FC Porto! Obrigado por tudo!

    Escreveste que a equipa por vezes “desligava o interruptor” e perdia vantagens consideráveis, nem sempre se ouvindo a “tal voz” que os fizesse despertar. Esse era o ponto menos positivo que encontrava em Carlos Resende. Para além dos jogos com o Madeira SAD e Sporting que falaste, essa situação também sucedeu no jogo da Taça da Liga com o slb, em que num jogo praticamente ganho e com a equipa adversária à beira do KO, perdemos uma excelente vantagem, vindo inclusive a perder o jogo.
    Espero um dia, ver o Carlos Resende regressar como merece, pela porta grande!

    Quanto ao Obradovic, desejo-lhe as maiores felicidades e que nos faça a todos muito felizes! É o que mais quero! Todos unidos, atingiremos os objectivos do clube. O apoio dos adeptos é que não vai faltar, isso é uma certeza. Bem-vindo, Senhor Obradovic!

    ResponderEliminar
  6. Depois de Dario Andrade (ex-abc), Filipe Martins (estava emprestado ao são bernardo mas já era jogador do FCP), Nuno Pereira "Grilo" (ex-são bernardo) falta só oficializar a última contratação (até agora...), a de Pedro Spínola (ex-belenenses) que hoje deu uma entrevista ao jogo:

    Spínola entusiasmado
    M.R.

    Ainda poderá não estar fechado o plantel do FC Porto para a temporada em que lhe cabe defender o título nacional, no entanto, com a oficialização do vínculo por três épocas com o lateral-direito, Pedro Spínola (ex-Belenenses) o conjunto que trabalhará às ordens de Ljubomir Obradovic está quase completo.

    O jogador, que foi um dos mais relevantes na temporada passada, passou pelo Alto do Moinho e representava a formação do Restelo há cinco anos, no entanto, as boas exibições acabaram por levá-lo a mais altos voos. "Pude dedicar mais tempo ao andebol e isso começou a reflectir-se ultimamente e por isso pensei poder mudar-me para um clube com objectivos maiores, embora tivesse sido uma surpresa o convite do FC Porto", diz Pedro Spínola que já traçou os seus objectivos: "O que eu quero é o mesmo que o FC Porto quer, vencer as provas em que entra. A Selecção? Se as coisas correrem bem pode ser que lá chegue mas antes quero ajudar o FC Porto".

    Sobre o novo treinador, Ljubomir Obradovic, o jogador é claro: "Não o conheço pessoalmente, mas para ter sido contratado pelo FC Porto tem que ser bom", diz, não se mostrando preocupado com a concorrência de Inácio Carmo, para o lugar, lembrando mesmo que "no Belenenses também chegou a haver o João Pinto, mas isso só é bom para o clube". "Vou trabalhar para ganhar o meu espaço", garante Pedro Spínola.

    O lateral-direito, sempre jogou na região de Lisboa, o que significa uma mudança algo significativa na sua vida, mas a motivação e a vontade de ganhar este novo desafio leva Pedro Spínola a encarar a mudança para o Porto de forma tranquila: "Já tinha imaginado uma mudança para outros locais, mas ir para o Porto não é ir para o estrangeiro e jogar ali torna tudo menos difícil".

    Ser esquerdino é uma mais-valia

    É conhecida a escassez de esquerdinos no andebol nacional e... não só. Com esta característica o jogador valoriza-se imediatamente, tornando-se alvo de muito interesse por parte dos clubes que, na ausência de soluções nacionais, acabam por contratar laterais-direitos no estran- geiro. Pedro Spínola está no grupo dos "canhotos", é jovem (25 anos) e, acima de tudo, foi o quinto melhor marcador (134 golos) do campeonato da Liga, logo não foi surpresa o facto de o jogador ser um dos mais pretendidos neste defeso. Os portistas adiantaram-se na corrida pelo seu concurso que fará parte de um plantel que já tem um dos mais "valiosos" canhotos do andebol luso: Inácio Carmo.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Sevilha03 pelas tuas palavras simpáticas, tb um obrigado ao tripeiro, ao delindro, ao Vila Pouca (homem dos segredos...) e ao daniel por se associarem nesta homenagem ao Arezes.

    Não tenho vergonha de dizer que enquanto escrevia esta crónica tive várias vezes de parar e limpar os olhos. Mas mais que a nós, simples adeptos imaginem só o que sentirá um jogador nesta hora... Não é fácil, não é mesmo nada fácil, tomar esta decisão.

    ResponderEliminar
  8. Agremiação com medo

    "A equipa de reportagem da TVI foi impedida pelo Benfica de fazer a cobertura da conferência de imprensa de apresentação do internacional brasileiro Ramires, um dos reforços dos encarnados."

    Deviam estar com medo que perguntassem ao jogador se ainda queira ficar 1 ano na agremiação, para depois dar o salto para um clube grande, como ele referiu ainda no Brasil.

    Apenas a comunicação social avençada é que pode entrar no estádio pago pela EPUL.

    Atitude tipica destes agrupamentos mafiosos.

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/07/agremiacao-com-medo.html

    ResponderEliminar
  9. Grandes perdas.
    No futebol e no Andebol perdemos 2 grandes homens. Dois grandes capitães.

    De qualquer maneira ficarão a sofrer de fora e sempre nos nossos corações.

    Sempre se confirma que ficará a economista? Ou a director de relações externas do andebol?

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Ricardo: O Arezes já desempenhava funções administrativas na direcção do FCPorto (andebol). É formado na área de Economia. E julgo q são essas as funções q já desempenhava e que continuará a desempenhar, com a única diferença de já não fazer parte do plantel.

    ResponderEliminar
  11. No último sorteio da Champions League até foi ele quem representou o FC Porto, mas não é um director de relaçoes externas como Vítor Baía, pq no andebol ainda não se justifica essa função a tempo inteiro.

    ResponderEliminar
  12. O Manuel Arezes era um dos nossos, Lucho. Um Portista de raça. Parabéns ao "Manel" e um abraço para ti, Lucho. És uma verdadeira enciclopédia, carago.

    ResponderEliminar
  13. Lucho,

    Completamente esclarecido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Belíssima homenagem, sentida, a um exemplo do que se pretende seja um atleta portista. Misturando a lucidez, na análise ao capitão, com a emotividade própria de quem vive as amadoras de forma única, sai daqui um tributo digno de registo, notável e vibrante.

    Quanto ao futuro treinador, conhecido já hà alguns dias, que venha para ganhar. E que a dispensa de um técnico campeão não se faça sentir...

    ResponderEliminar
  15. Estes dois grandes capitães que agora abandonam a actividade desportiva ficam na história do Clube onde escreveram páginas muito importantes e encarnaram o verdadeiro espírito do Dragão. Vão continuar a dar, noutras funções, o melhor de si ao Clube.
    Um muito obrigado a eles e ao Lucho que não nos deixa esquecer estes "por-maiores".

    ResponderEliminar
  16. Lá arranjei 5 minutos nestes dias tão atribulados para dar uma vista de olhos no blog .........

    Quanto ao Manel um GRANDE capitão um grande exemplo de determinação de garra e dava muito pela equipa .

    Como eu dizia era da aqueles que morria em campo. Fico com as melhores recordações deste GRANDE atleta o Manel !!!!!!!Este tipo de atleta é que deve dizer sou do F C PORTO desde pequenino pessoalmente acho que ainda vai fazer muita falta dentro das 4 linhas mas ele é que sabe .........

    Um grade Abraço para ti Manel, vou ter saudades de te ver jogar !!!!!!

    Quanto aos jogos de Andebol do F C PORTO na época 2007/ 2008 em Santo Tirso só falhei um !!!!!!!!!!! o com o Paris Andebol

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Contigo vou aprendendo.

    Vamos a ver se o Porto vai para a frente em andebol na Europa. Seria bom ! Quero fazer mais reportagens ! Lol !

    Já agora uma pergunta : A camisola das modalidades outras que o futebol é a mesma ?

    Se sim : Não seria interessante diferenciar, não nas cores, as modalidades do futebol, no que diz respeito à camisola, introduzindo nuances ?

    A pergunta não é de mim.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. Dragão Penafiel: Eu tb os vi quase todos em S.Tirso, vi-os todos na Póvoa e agora vou tentar fazer o mesmo no Dragão Caixa:) Esse com o Paris ganhamos por 7 numa grande exibição:)

    ResponderEliminar
  19. Porto Maravilha: Eu julgo q são iguais, muda só a publicidade.

    ResponderEliminar
  20. Noite de desaires para os nossos rivais do futebol... o slbosta perdeu em casa na apresentação 1-2 com o atl.madrid e os lagartos a ganhar 2-0 em guimarães deixaram-se empatar 2-2 mesmo no final... Temos pena...

    ResponderEliminar
  21. É tão bom ver o SLBosta perder... Mesmo que seja a feijões... É tão bom... Ainda por cima, em casa! É tão bom...

    ResponderEliminar
  22. NOVAS REGRAS HÓQUEI PATINS
    Jogo vai mudar
    P.C.M.

    Em 2009/10 entram em vigor as novas regras. No total são 30 e algumas preocupam jogadores, treinadores e até árbitros. Filipe Santos, capitão do FC Porto, na clínica de férias OK4U, promoveu três sessões de esclarecimento. Franklim Pais (FC Porto), Paulo Freitas (Ac. Espinho), Vítor Silva (Barcelos) são alguns dos técnicos em debate e Filipe Santos, a O JOGO, esclareceu: "Algumas regras podem suscitar confusão e são até os árbitros a admiti-lo. Espectáculo sim, mas com bom senso". Aqui ficam as regras mais discutidas: A linha de antijogo desaparece e o jogador vai poder recuar da linha atacante desde que a bola não esteja na zona defensiva mais de cinco segundos; o livre-directo passa a ser cobrado dois metros atrás da actual marca de penálti; o penálti, que parte da linha atrás da grande área, é dado por sinais gestuais; os azuis deixam a equipa em inferioridade numérica e se a equipa sancionada sofrer um golo, pode repor a paridade, tal como em caso de expulsão. Uma equipa nunca pode ter mais de dois jogadores suspensos; surge a "falta de equipa" e à 10ª a equipa sofre livre directo, após o qual a cada cinco faltas sofre novo livre directo.

    ResponderEliminar