13 julho, 2009

Nova época… velhos hábitos!

Aproxima-se o começo da nova época. Os clubes teoricamente (às vezes, só mesmo na teoria!) candidatos ao título, iniciam a época com a esperança renovada, sendo uma verdade inquestionável, pelo menos para eles próprios, de que têm os melhores plantéis, os melhores reforços, os melhores treinadores, o melhor relvado e a melhor empregada de limpeza dos sanitários. Em tudo são melhores, até começar o jogo dentro do campo. Aí, o discurso modifica-se, os árbitros e as condições atmosféricas passam a ser os culpados de tudo e, caramba, ganha novamente o FC Porto. Uma verdadeira chatice!

É uma alegria observar a euforia dos adversários do FC Porto. As manchetes dos jornais desportivos dão-nos, dia após dia, fantásticos títulos e sempre direccionados a dois clubes: os “grandes” de Lisboa… neste particular, podem-se assumir como grandes em comparação com clubes como o Belenenses, o Atlético ou o Estrela de Amadora. Se subirmos um pouco mais para Norte, a dimensão começa a ficar cada vez mais reduzida. Fantástico também, é observar os comentadores que habitualmente vomitam asneiras e palermices em cada um dos jornais. Adoro, mas adoro mesmo, ver a raiva que o FC Porto transmite a tantos “frustradinhos fedorentos”, que à falta de trabalho, se entretêm a destilar ódio, asneiras e atrocidades sobre o TETRACampeão Nacional. Com estes “frustradinhos da m****”, as farmácias vendedoras de comprimidos para a azia nunca irão à falência…

Indiferente a todo esse circo montado em torno das novas estrelas dos crónicos “campeões do defeso”, o FC Porto continua a preparação, tranquila e séria, da próxima época. Reforçando os sectores onde é necessário, tentando racionalizar ao máximo os recursos disponíveis e, procurando, se bem que aqui poderia ter mais sucesso, vender os jogadores de que já não necessita. Neste particular, permitam-me uma crítica/sugestão, que tem como principal objectivo uma visão construtiva e positiva do futuro do nosso clube: porque não se tentam vender alguns dos muitos jogadores que estão emprestados? É que na maior parte das vezes, estes jogadores emprestados até dão nas vistas nos clubes onde estão, por isso não seria tão difícil assim vendê-los. Agora ter dezenas de jogadores emprestados, e suportar os seus ordenados, não me parece, de todo, uma política adequada e sustentável…

À parte disso, tenho de admitir que os novos reforços do FC Porto me têm agradado, quer pela filosofia inerente a estas contratações, quer pelas necessidades que essas mesmas contratações poderão vir a satisfazer. Do lote de transferências, até ao momento, destaco positivamente três: Beto, Miguel Lopes e Varela. E porquê? Porque a construção de uma equipa vencedora a nível europeu tem de ser feita com jogadores que nada ganharam a nível nacional e que têm motivação para subir na carreira. Quem não se lembra do FC Porto campeão europeu em 2004?!?! Foram jogadores como Paulo Ferreira, Maniche, Nuno Valente ou Derlei que construíram a base daquela fantástica equipa… a estratégia passa por aí, apostar no mercado interno de qualidade, para depois refinar estes jogadores (e tão bem o FC Porto sabe transformar jogadores medianos em grandes jogadores…) e ter sucesso a nível europeu. É uma receita que já deu resultados. Porque não repeti-la com sucesso?!?!?

Claro que seria hipócrita não referir as contratações, também elas importantes, de jogadores com algum cartel e que com certeza irão acrescentar mais qualidade ao plantel, devolvendo as muitas alegrais que Lucho e Lisandro nos deram ao longos destes últimos 4 anos.

A expectativas em relação a Álvaro Pereira, Beluschi (jogador que tanta alegria nos deu o ano passado ao serviço do Olympiakos) e, se for o caso, de Falcão, são as mesmas que o ano passado se direccionaram a Rodriguez ou Hulk. Jogadores que custam alguns milhões de euros têm de ser necessariamente de alto rendimento. No FC Porto, a exigência não se faz pela euforia saloia, mas sim pelo trabalho dos jogadores dentro de campo. Há muitos anos que é assim, e vai, com certeza, continuar a ser…

PS: Acho que seria um óptimo negócio incluir Farias no negócio com Falcão. Orlando Sá, Varela, Hulk e, muito provavelmente, Falcão, serão avançados em demasia, e sinceramente, de todos, Farias parece-me o mais dispensável.

19 comentários:

  1. clap clap clap[palmas xD]
    Um belo texto carregado de razão.

    Tomem em consideração a seguinte situação:

    -quando se verte coca-cola para um copo,basta 1,2,3 segundos para que o copo fique cheio...mas depois vai-se a ver e é so espuma,que desaparece quase tão rápido como apareceu,ficando apenas um pouco de refrigerante propriamente dito no copo.

    Pois bem,a comunicação social agita muito bem a garrafa(toda a gente sabe a consequência disto),os dirigentes vermelhos enchem o copo(as aspirações dos adeptos) de coca-cola(promessas,optimismo,confiança)e os lampiões acabam por beber só um bocadinho...

    ResponderEliminar
  2. Sem querer lancar a discordia, querendo apenas promover o dialogo, confessso que me custa perceber como pode alguem alvitrar que seria optimo incluir FArias no negocio Falcao...
    Nao conheço Falcão, ao contrario do mundo da Blogosfera que sempre que se fala num nome sul americano todos parecem saber e reconher mil e uma qualidades.
    O que conheço ou reconheço em Farias é um faro de predistinado pelo Golo, nao será um regalo nem um jogador capaz de cativar desde logo os adeptos, mas os nºs falam per si...é ou foi o melhor goledor quando se comparam itens de minutos de utilizaçao com efectividade no que a golos diz respeito...Se envolto num esquema que previligie as suas inactas cpacidades de rato de area , nao tenho duvida será candidato a artilheiro da LIGA...esta adaptado a equipa e ao Pais, conheçe Jesualdo e o Dragão...será inconcebivel que possa fazer ou ser parte de algum negocio que envolva a sua venda ou cedencia por troca com este Falcão que ou me cheira será uma Ave de RApina dos Euros que temos pra esbanjar.
    Ainda voltando ao PS de rodapé do post...Varela menos dispensavel que FArias...por amor da Santa...este VArela será bom pra rodar pela Intercalar , Taça da Liga e uma ou outra eliminatória da Taça menos apetecivel em termos motiviacionais...ORlando Sá antes de DEzembro nao toca na redondinha e conhecendo Jesualdo como conheço terá dificuldades em impor-se um pouco ao estilo de RAbiola, tem sido essa a politica da muidagem neste clube..um ano de 1ª equipa e depois cedidos pra rodar ou internamente ou alem fronteiras....
    Ainda ha bem pouco tempo lia por estas bandas alguem que se insurgia contra o facto e visao um pouco seguidista do auto elogio a SAD e manifesta concordancia com tudo o que era a politica de gestao de vendas e compras, pois bem este Post apesar de incidir um pouco sobre o mesmo e alfinetar as cores adversarias, nao deixa uma vez mais de encobrir os nossos telhados de Vidro e verdade seja dita que nao sao os grandes nomes de contrataçoes que nos devem provocar eloquencia tamanha que nos façam embarcar em euforias desmesuradas, mas dai a achar que temos mtos motivos pra sorrir com aquilo que ja compramos em face das perdas(leia-se vendas, a mim deixa-em um pouco a pensar na Vida...e ate 31 de Agosto muito mais pode ainda acontecer...
    Para ja por muito que me possam criticar nao estou muito convencido, continuo achar a equipa ainda mais desiquilibrada ate pelas saidas, e nao reconheço que as contrataçoes sobretudo naquilo que interessa que é fazer golos e objectivar um processo ofensivo capaz, esteja num patamar superior, nao falando que o banco continua sem apresentar soluçoes de ruptura..com um onze que ate pode achar-se minimamente equilibrado mas onde lhe falta claramente mtos toques de classe e magia!!!

    ResponderEliminar
  3. O falcão já não vem para o FC PORTO. Prefere a liga espanhola e o recém-promovido Real Zaragoza.

    ResponderEliminar
  4. Se não vier o Falcão vem outro. Com certeza ainda melhor. Mas uma coisa é certa, se ele preferir o Saragoça ao Porto, que vai à Champions, há qualquer coisa que não funciona naquela cabeça. Mas ele lá sabe!

    ResponderEliminar
  5. «...com este Falcão que ou me cheira será uma Ave de RApina dos Euros que temos pra esbanjar.»

    Ó Bruno, tu também dizes isto? Não conheces, mas cheira-te a ave de rapina?!

    De ti, confesso, esperava mais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Sobre o Falcão, não digo nada, até q o próprio aterre na Invicta. Se é q aterra...

    Mas compreendo o desabafo do Bruno sobre Farias. Basta perderem um pouco de tempo e fazerem umas contas...

    Se se comparar com outros jogadores os minutos de utilização e os golos q marcou não se escreveria o q se escreveu.

    Acho q o Jesualdo não está a dormir.

    ResponderEliminar
  7. Farias, dispensável ... nem pó ...
    Dá imenso jeito e só precisa de jogar mais e com uma estratégia que o favoreça o que não tem acontecido.
    Falcão ... um diz que disse que não me agrada...

    ResponderEliminar
  8. É bem verdade e também compreendo o teu comentário Bruno.

    Falcao, já nem digo nada, está cada vez mais perto mas parece que nunca chega!! Fez umas declarações para o jornal espenhol "As" onde diz que a liga espanhola é a melhor do mundo (em relação ao interesse do Saragoça) mas que por outro lado o FC Porto joga todos os anos na Champions. Se é Falcao ou não, já não sei, agora o que sei é que precisamos de um ponta-de-lança, e se possivel de um extremo-direito (o mariano continua sozinho).

    Farías, é a tal questão, não o podemos comparar com um jogador que joga o dobro ou o triplo, e também não pudemos dizer que não marca muito, pois passa bem mais tempo sentadinho no banco de suplentes. Na época passada teve uma fase em que parecia estar mesmo a aproveitar as oportunidades que lhe davam. Vamos ver este ano como é.

    O Varela se for bem aproveitado pode dar frutos. Apesar não ser bem a mesma posição, parte em vantagem em relação ao Orlando Sá, uma vez que este vem lesionado e falha a pré-época. Mas também acredito no seu valor, jovem, português, pode ser que, se conseguir ter oportunidades, venha a surpreender.

    Hulk é Hulk! Este ano jogará como ponta-de-lança ou extremo? Depende do tipo de avançado que chegar. A pré-época ainda vai decidir muita coisa.

    -----------------------

    Quanto ao segundo parágrafo do post, hoje no jornal da uma da tvi passou-se o seguinte: às 14h, resumo do jogo d'ontem dos mouros e respectivos comentários exaustivos e elogiosos de todos os entendidos. De seguida, um directo de Alcochete e resumo da conferência de Imprensa onde falou o extraordinário daniel carriço. E depois... "boa tarde e até amanhã" que já são horas das tardes da júlia, esqueceu-se de dizer!! Continua...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. farías dispensado? Não, não e não. Faz-nos imenso jeito. Temos muita gente móvel, um gajo como ele também é preciso.

    ResponderEliminar
  10. Imaginemos o seguinte cenário virtual: o F.C.Porto recebia uma proposta para vender o Farías e tinha possibilidades de contratar outro avançado melhor, sendo que o Falcão tem características semelhantes a El Tecla. O que devia fazer?

    É curioso, mas agora o Farías tem essa bola toda? Estou à vontade para falar no assunto, porque sempre disse que era um avançado útil ao F.C.Porto - está lá no blog para memória futura.

    Tenho muita pena de no sábado não poder ir, pois acho que deve valer a pena ver o F.C.Porto/Mónaco, de gratas recordações.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Eu sobre o Farias também estou à vontade pois sempre defendi o que disse em cima.
    Quanto às novelas, anda aí muito fumo no ar, era bom uma resolução rápida deste caso de falcoaria, se o tipo está a fazer render o peixe com o Saragoça é deixá-lo ir pois tem espírito mercenário, se não é fzer o contrato rápido para acabar com este ruído prejudicial.
    Depois arranjar ainda bons jogadores para o Meio Campo, lugar deficitário que urge preencher com mais qualidade.

    ResponderEliminar
  12. "Imaginemos o seguinte cenário virtual: o F.C.Porto recebia uma proposta para vender o Farías e tinha possibilidades de contratar outro avançado melhor, sendo que o Falcão tem características semelhantes a El Tecla. O que devia fazer?"

    Vila Pouca: DEpende do avançado melhor. Mas conta lá quem é o craque, além do falcão, claro? :)

    ResponderEliminar
  13. Amigo Vila Pouca...nao percebo onde quer chegar com o de mim esperava outra coisa!!!TAlvez tenha sido mal interpretado, mas o que pretendi dizer foi que esta novela Falcão, onde os valores envolvidos se aproximam de 6 milhoes, mais nao parece que um opurtunismo por parte de quem negoceia o seu passe, sendo k parte do mesmo ate lhe pertence, face ao dinhiero fresco que temos em caixa...Confesso que prefiro jogadores made in PamPas que made in SAmba...no entanto este Colombiano que sou sincero desconheço na totalidade quando o apelidei de Ave de Rapina foi pura e simplesmente por estar a vender caro a possibilidade de ingressar num clube onde mesmo que nao passe de um goleador mediano/bom tem a possibilidade de chegar como desconhecido a Europa e partir ! a 2 epocas mais tarde como um Senhor das Areas, nao foi um pouco assim que Lisandro chegou ao PORTO!!!
    Amigo Vila Pouca...so me referi nestes propositos ao Falcao com este intuito, nada mais , nao tenho considero nem desconsidero as suas potencialidades, por mim o que acho é k que a temporada ja arrancou as indefeniçoes no plantel sao algumas, continuando a orbitar noticias de meio plantel a venda mesmo depois do dinheiro realizado ...e eu para memoria nao futura mas passada sei bem o k custou o inicio de epoca transacta, e tb sei por experiencia no desporto que nem sempre a historia se repete...por isso é bom que as agulhas se afinem desde logo para que a musica sai escorreita sob um qualquer relvado deste País...e pra ja ainda nao vejo grande afinaçao!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Eu já me habituei, no futebol, ao que hoje é verdade, pode ser mentira amanhã, mas seria uma surpresa do outro mundo, se o Falcão não voasse para o Dragão.

    Quem do blog, quiser ir a Aveiro - eu não posso - de borla, que me diga, aqui, alguma coisa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Vila Pouca, se mais alguém do Blogue for, eu também serei capaz de ir...Até porque estou cheio de fome de Futebol.
    O Jorge Aragão que diga qualquer coisa...
    Quanto ao falcão, estou tranquilo, sei que quem está a representar o Clube, tem indicações para não perder a cabeça com as delongas negociais...Se vier por valores relativamente aceitáveis muito bem, se não, partamos para outra, "bola para a frente, que aí vem gente"!

    ResponderEliminar
  16. Lendo o rol de comentários ate aqui, quer me parecer que a propaganda maciça da imprensa escrita falada e televisionada está a dar frutos, no São Tomes cá da comunidade. Não é que já esta tudo a esquecer que nós somos o Porto, o Tetra campeão carago! Para que tanta incerteza, se ainda nem sequer vimos como evoluem os rapazes no relvado? Será que virou tudo perneta e a direcção ficou de repente incompetente? Bolas que raio de cagaço miudinho. Chamem o Tone para por este pessoal na ordem.
    E biba o porto. Mai nada.

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Não entendi muito bem : O Porto joga contra o Leixões ou contra o Mónaco ?

    No site do Porto está escrito que é contra o Leixões.

    Espero que o Dragãonet esteja presente ! Lol !

    Vila Pouca : Manda a data do artigo que escreveste sobre Farias no teu blog, para ler de novo.

    Quanto ao que vi, estou muito pouco convencido com Farias. Marcou contra quem ?

    Mas como diz sabiamente Vila Pouca, o que em Futebol hoje é mentira amanhã pode ser verdade.

    Mas bom : Farias ? Wait and see !

    Bruno Rocha : Companheiro, eu prefiro a SAMBA à Salsa ou à Pampa.

    É que pouco a pouco o Porto está a ficar a patente da Língua Portuguesa.

    A marca também se ganha e se difunde nos mídia !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. O Porto joga com o Leixões na quarta-feira em Aveiro e depois joga com o Mónaco no sábado no Dragão

    ResponderEliminar