04 julho, 2009

O FC Porto sabe vender!

"O FC Porto sabe vender". Foi assim que a conceituada revista “So Foot” comentou a transferência de Lucho Gonzalez (na rúbrica “news” de 29 de Junho). E, acrescenta o jornalista , com as saídas mais que prováveis de Lisandro Lopez e Bruno Alves, o FC Porto poderá encaixar mais de 60 milhões de euros. E, isto, graças à venda de só 3 jogadores.

Em seis anos, o FC Porto vendeu por mais de 300 milhões em jogadores. O que não impediu o clube de alcançar os êxitos nacionais e internacionais que se conhecem.

Com Ricardo Carvalho e Pépe, Bruno Alves poderá ser o terceiro defesa do Porto a sair por mais de 25 milhões de euros. “Chapeau!” escreve a “So Foot”. Sim: Chapéu!

Contrariamente ao Manchester ou ao Real Madrid, por exemplo, o FC Porto é obrigado a viver em função duma maximização de resultados desportivos debaixo de constrangimentos orçamentais. Com efeito, atestando-se na venda e compra de Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores do mundo e super-star , nada nos proibe pensar que os dois clubes citados procuram uma maximização dos seus resultados económicos debaixo dum contexto desportivo.

O FC Porto é o clube europeu que melhor tem sabido aliar resultados e constrangimentos orçamentais.

O FC Porto vende para melhor continuar a ganhar.

E Viva o Porto!

24 comentários:

  1. ah sim , sabe vender, e bem :)

    ResponderEliminar
  2. Mais um destaque ao FC Porto, na imprensa internacional! :)

    ResponderEliminar
  3. Bom post, PortoMaravilha. Preciso, conciso e inciso, a máxima fubdamental que deve seguir quem escreve.
    De facto o Porto SABE que até chateia!

    ________


    O Burgesso das orelhas grandes ganhou, como era de esperar, as eleições que manigou.
    Pode-se dizer que esta foi a primeira vitória do Porto na época 2009/2010.

    Biba!

    ResponderEliminar
  4. Meu caro PortoMaravilha, é uma pena que muitos portistas não tenham a possibilidade de ler esses artigos e persistam em dizer que o F.C.Porto negoceia mal, lida mal com as situações, etc, quando o nosso clube, é reconhecidamente, um caso de estudo a nível mundial.
    Veja-se o que têm conseguido, grandes clubes de pequenos países, como o nosso: Ajax, Anderlecht e outros, nada de relevante...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Mas é importante tb q saibam agora comprar as alternativas q se exigem neste momento.

    ResponderEliminar
  6. "Pode-se dizer que esta foi a primeira vitória do Porto na época 2009/2010."

    1-0!! :)
    ----------------

    "Mas é importante tb q saibam agora comprar as alternativas q se exigem neste momento."

    Estamos à espera. Nomes é aos "montes", quero certezas. Na terça-feira abre a oficina do Dragão lá no Olival...

    ResponderEliminar
  7. Pois, comprar é que é o problema...o F.C.Porto não sabe comprar!

    ResponderEliminar
  8. Sabe comprar, como é evidente.

    Tem dado provas disso. Espero q continuemos todos a ter a mesma opinião dentro de umas semanas. Pelo menos tenho a esperança q mais um ano de sucesso se aproxima.

    ResponderEliminar
  9. Caro dragão vila pouca:

    O Porto não sabe comprar? Então e o Helton?, e o Rolando?, e o Cissokho?, e o Fernando?, e o Fucile?, e o Meireles?, e o Ibson?, e o Madjer?, e o Pedroto?, e o Hernani?, e o Jaburu?, e o Lisandro?, e o Anderson?

    E, se sabe vender - posto que não são todos da formação ~ não estará implícito que sabe comprar?

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. So hoje tive oportunidade de observar alguns videos de Javier Pastore, e partilho da mesma opiniao que o nosso lucho, Pastore no Porto já. É incrivel a semelhança dele com o Lucho Gonzalez, no passe, na forma de correr, na visao de jogo, no remate.

    Gostava de ver este rapaz no FCP para poder observar a sua evolução e construirmos mais um grande jogador mundial, para darmos continuidade á excelente politica de compras (baratas e de jogadores novos), e em vendas proveitosas e de milhoes (umas mais que outras). E assim continuar a ver por essa Europa fora, em revistas francesas, italianas, espanholas, inglesas, alemas, holandesas,etc aquilo que o FCP faz e que os outros nao conseguem.

    abraços

    ResponderEliminar
  11. Vasco Calheiros04 julho, 2009

    Ha um artigo muito bom acerca das vendas do Porto nos ultimos anos no jornal espanhol Sport, referindo se ao Porto como campeao mundial de vendas.

    quanto ao pastore, parece me essencial comprar um jogador assim, para substituir o lucho. mesmo gastando mais do que "o normal"

    ResponderEliminar
  12. Vasco Calheiros04 julho, 2009

    Para mostrar o nivel da lampionagem...

    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=20&visual=9&tm=3&t=Vilarinho-excede-se-nos-comentarios.rtp&article=230556

    vejam

    ResponderEliminar
  13. Azulibranco, a palavra ironia diz-te alguma coisa?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Dragão Vila pouca,

    Mesmo estando a ironizar concordo em parte contigo.

    O F.C.Porto sabe comprar, mas também não sabe comprar.

    Para acertarmos num bom jogador, falhamos primeiro 5 contratações.
    O "caso" do defesa-esquerdo é paradigmático.

    Azul e Branco,

    E o Lucas Mareque ? E o Sandro ? E o Kaz? E o Pitbull? E o Leandro Lima? E o Ezequias? E o Areias? E tantos e outros tantos?(podia estar aqui o dia todo).

    O Porto sabe comprar, mas também falha muito. Tal como todos os clubes, mas acho que isso pode ser melhorado!

    ResponderEliminar
  15. E o Lucas Mareque ? E o Sandro ? E o Kaz? E o Pitbull? E o Leandro Lima? E o Ezequias? E o Areias?

    Quem sabe ires para lá tu, e as coisas não melhoram?

    Basta, por exemplo, acertar na contratação de jogadores como o Anderson, para pagar todas essas contratações que não resultaram e ainda sobra dinheiro.

    Os clubes ricos - R.Madrid, Barcelona, etc. - que têm capacidade imensas e podem ir ao filé mignon, enganam-se e muitas vezes contratam jogadores que não servem - o Real vai dispensar todos os holandeses contratados a época passada - e ao F.C.Porto exige-se que não falhe, como se os responsáveis portistas fossem infalíveis.
    Haja paciência para certos portistas que se não ganhassem 2 ou 3 anos, fugiam como ratos.

    ResponderEliminar
  16. Bem,eu já estou como o BA: esperar para ver.
    Eles que se entendam,que resolvam,eu espero e avalio depois.
    Não me parece que os dirigentes sejam maluquinhos,devem saber o que andam a fazer,já me deram várias razões para confiar nas decisões deles.Pois é isso que vou fazer.
    Até porque não há muito mais que eu possa fazer se não apoiar ao máximo que chega e agradecer(com possíveis lamentos à mistura) a quem sai.

    Abraço =)

    ResponderEliminar
  17. Atenção pessoal, nada de tricas no que respeita a compra e venda.
    Estamos acostumados a acertar mais vezes do que ao contrário portanto, calma.
    As papoilas saltitantes foram as urnas e vão manter lá aquela sumidade da verdade desportiva, e agora também da verdade democrática “chiça!). Vinte mil foram lá despejar a vontade de nos tramar para o ano.
    É hora mais uma vez de serrar fileiras e tratar do que interessa, e isso eu tenho a certeza que o nosso Jorge Nuno, já tem tudo pensado.
    Porto sempre.

    ResponderEliminar
  18. Dragão Vila Pouca,

    "e ao F.C.Porto exige-se que não falhe, como se os responsáveis portistas fossem infalíveis.
    Haja paciência para certos portistas que se não ganhassem 2 ou 3 anos, fugiam como ratos."

    Que mania esta de achar que os responsaveis do Porto estão imunes ás criticas. Ganham, logo está tudo óptimo. Não há quaisqueres correcções a fazer!

    Nós falhamos. Mas os outros também falham, portanto não faz mal?
    Achas bem isso que o Real vai fazer?
    Achas bem comprar Linos? 30 anos, lento, não sabe defender,etc?
    Eu não estou a dizer que está tudo mal(parece que percebes sempre isso).
    Estou a dizer, que apesar de termos responsaveis MUITO BONS, há situações que poderiam ser melhoradas. Falhar nas contratações é normal em qualquer clube, mas há que reduzir o número de contratações falhadas não ??

    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. off topic

    2009-07-04 17:21h
    F.C. Porto: Lanús confirma proposta por Diego Valeri
    Dirigente anuncia ao Maisfutebol abordagem dos dragões
    Por Pedro Jorge da Cunha1234525 votos7 comentários O Lanús já recebeu uma proposta do F.C. Porto para a contratação de Diego Valeri. A oferta foi endossada a Alejandro Maron, presidente do clube argentino, através de um intermediário argentino que trabalha regularmente com os dragões. Disso mesmo deu conta ao Maisfutebol o próprio Maron.

    «Recebemos ontem uma oferta do F.C. Porto, através de um empresário argentino, tal como já sucedeu na temporada passada quando vendemos o Nelson Benítez. Gostamos muito da forma de trabalhar da direcção do F.C. Porto. Agora vamos analisar detalhadamente a proposta, faremos uma contraproposta e continuaremos a falar nos próximos dias.»

    Diego Hernan Valeri tem 23 anos e está ligado contratualmente ao Lanús até 2011. O centrocampista faz parte de uma lista de potenciais alvos do F.C. Porto na Argentina e é, nesta altura, o jogador mais bem colocado para assumir a vaga deixada por Lucho Gonzalez. O negócio está tão adiantado que Valeri já nem vai alinhar na última jornada do campeonato, marcada para este domingo.

    O interesse do F.C. Porto em Valeri não é, de resto, uma novidade. No Verão passado, o internacional sub-23 da Argentina esteve a um passo de chegar ao Estádio do Dragão, mas foi depois ultrapassado por Tomás Costa e Freddy Guarín.

    Muito mais acessível do que Javier Pastore

    Depois de um ano fantástico em 2007, culminado com a conquista do título argentino, Diego Valeri teve um 2008 marcado por uma série de lesões. Essa temporada mais apagada esfriou o interesse de alguns dos maiores clubes da Europa e tornou muito mais acessível o seu preço.

    Os dez milhões de euros que o Lanús pedia há pouco mais de um ano são agora utópicos. Nos tempos que correm, o passe de Valeri está avaliado em pouco mais de três milhões de euros. No Torneio de Clausura participou em 17 jogos e marcou dois golos, uma performance ainda assim algo distante qualitativamente daquela que obteve em 2007.

    Nesse ano, Valeri mereceu até os mais rasgados elogios de Diego Armando Maradon. El Pibe reclamou, na altura, a sua chamada à selecção então orientada por Alfio Basile.

    Javier Pastore, médio do Huracan que também agrada sobremaneira à SAD do F.C. Porto, é um objectivo muito mais complexo. O prodígio do Huracan tem meia Europa atenta à sua evolução e muito dificilmente virá para o F.C. Porto.

    ResponderEliminar
  20. Para quem se quiser rir vejam este video:

    http://www.youtube.com/watch?v=8OCS7Hfe92c&feature=channel_page

    Divirtam-se

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Bom, é óbvio que nem sempre se acerta. Mas convém que se acerte na maioria das vezes. Todos têm o direito de errar, mas convém que os nossos errem o menos vezes possível!

    Nem todas as contratações dão "frutos". Muitas vezes é mesmo um "flop", mas também d'outras vezes acredito que os jogadores não tenham tempo suficiente para mostrar o que valem, como casos recentes (e que foram aqui ditos) como o Kaz, o Pittbul e o próprio Ibson ou o Bolatti.

    ---------------

    Já li a notícia no maisfutebol, que o Lucho aqui deixou. Não me parece mau jogador, mas preferia o Pastore do Hurácan!

    ---------------

    Dragão penafiel:

    LOOL Está demais esse vídeo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Dragão Vila Pouca:

    Desculpa, li o teu comentário hoje de manhâ, cheio de sono, e não vislumbrei de imediato a ironia. Peço desculpa.
    Abraço.

    _______

    Ricardo de Sousa:

    Tens razão. Nem sempre compra bem, mas compra geralmente bem.
    Mas tens razãotemos que falhar menos vezes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Contra factos, não há argumentos... o resto, é conversa de cassete já mais que rompida.

    ResponderEliminar
  24. PortoMaravilha,

    Já aqui mais abaixo, num outro post, o tinha dito, mas parafraseando, contra factos não há argumentos.

    Não somos perfeitos, tão pouco invenciveis... mas na hora de "vender", não há como nós na Europa do futebol.

    É verdade que no aspecto financeiro, ainda estamos a meio da cauda, razão não só de transferências, mas tb de outros predicados que a este pequeno país à beira mar plantado falta ainda na Europa do futebol, mas quando é hora de "encostar" a barriga ao balcão, estamos mais que no top do top, onde os nossos jogadores são pagos a pesos d'oiro!

    Creio que assim irá continuar...

    ResponderEliminar