11 julho, 2009

Porquê os clubes franceses recrutam no FC Porto?

O diário Francês “Le Parisien”, em data de 8 de Julho, publicou na página 24, um importante artigo sobre o FC Porto. Há que notar que o diário citado é o diário mais vendido em França e, sobretudo, o mais lido. É o periódico que os bares e “brasseries” põem à disposição dos clientes. É a leitura tradicional que acompanha o café e o croissant da manhã na espera do trem ou do autocarro.

Sylvie de Macedo e Yves Leroy, expõem as várias razões que levam a que, de hoje em diante, os clubes Franceses façam as suas compras no FC Porto. As razões financeiras são conhecidas e não são novidade. Os clubes Franceses não têm poder de acesso de compra nos campeonatos Inglês ou Espanhol. Marselha e Lyon nunca conseguiram criar mais valia com jovens prometedores comprados a custo mínimo. Em contrapartida, parece-me importante relevar as palavras de, Didier Deschamps, o novo treinador do Marselha.

Didier Deschamps foi campeão da Europa (1998) e do Mundo (2000), ganhou duas Ligas dos Campeões, etc. Como jogador, tem um palmarés enorme. Como treinador, ajuda a subir a Juventus de divisão e é finalista da Liga dos Campões em 2004. Após um percurso fabuloso, eliminação do Real Madrid e Chelsea, é obrigado a render-se, na final, à superioridade do FC Porto (3-0).

Eis o que diz Deschamps, “O FC Porto fez um grande trabalho. O clube sabe, em seguida, vender bem os seus jogadores quando estes chegam a maturidade”. Ou seja, esta pequena frase, vinda de quem sabe de futebol, salienta que o FC Porto tem uma excelente escola e estratégia.

É já o quarto título de imprensa que cito e que mostra que o FC Porto é o único clube Português a ter visibilidade fora fronteiras.

E eu continuo a não entender quem não o entende.

E Viva o Porto !

14 comentários:

  1. Armando Pinto11 julho, 2009

    Diz o povo que ninguém é santo na sua terra, mas com o F C Porto o caso ultrapassa tudo, pois como muito bem é aqui dito, o FC Porto é o único clube Português a ter visibilidade fora de fronteiras.
    Realmente não é para entender quem não o entende.
    O importante é que cada vez mais gente entenda e nós todos, Portistas, unidos, saibamos dar apreço. Sem dar baldas a possíveis infiltrados.
    A. P.

    ResponderEliminar
  2. ...mas é fácil entender! Esperam o Sebastião com ou sem nevoeiro, e em qualquer forma. salgada ou insossa

    ResponderEliminar
  3. Pura e simplesmente escondem a si próprios a realidade de uma maneira quase demencial, porque no seu íntimo desejam que tudo isto desapareça rapidamente...O mesmo fazemos nós quando uma desgraça ou infortúnio nos bate à porta...O FCPorto foi -tem sido e espero que continue a ser- a "grande depressão" dessa comunidade de Psicopatas!...
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Já tinha perdido o interesse no hoquei, mas depois de consultar as constantes notícias aqui colocadas, voltei a ter um enorme interesse no hoquei dos tempos do pavilhão américo de sá.
    Nesta selecção não consigo perceber as constantes asneiras que o Sr nervoso treinador faz. O homem deve ter um fétiche pelo nr 2. Este jogador consegui cometer a proeza de contra a argentina cometer 2 faltas para penalti quase iguais e das duas vezes dirigiu-se ao árbitro questionando o que tinha feito. No jogo contra a França voltou a fazer o mesmo tipo de faltas e a cometer penaltis. Como é possivel estar na selecção? Ontem contra a Espanha voltou a fazer o mesmo. É burro ou faz-se.
    Quanto ao nºr 3 percebemos mesmo qual a escola que frequentou. Passou a vida a caír e a simular faltas pensando que estava a jogar no rosinhas f.c.
    Que raio de selecção??? O que gostei neste treinador era a sua mania de colocar o 2-3-4 a jogar ao mesmo tempo. Lógica da batata, pois a selacção enfardava logo um golo. Em todos os jogos fez o mesmo. Chile...Argentina...França, e pasme-se fez o mesmo contra a espanha, quando portugal estava por cima e enfardamos um golo.
    Inacreditável...
    Admito que não sou especialista na modalidade, e que possa estar enganado, e todos estes sejam uma sumidade.
    Ontem com o penalti, em vez de mandar marcar o reinaldo que tinha marcado um soberbo à Argentina, mandou marcar ao jogador mais nervoso e inrequieto em campo.

    Outra situação que me lembro foi a deste jogador nº 9 ter feito uma jogada espectacular e ter falhado um golo por uma estirada fabulosa do guarda-redes espanhol, e acto seguido o treinador retiara-o do campo. Deve ter sido para o motivar???
    Depois disto deixei de ver a porcaria do jogo, pois nºao estava para sofrer por burros...

    Quanto ao Reinaldo notou-se que o homem estava completamente alheado daquele ambiente...

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Porto Maravilha, num país centralista e invejoso, é natural que o F.C.Porto não veja reconhecido o seu sucesso, a todos os níveis. O que já me mete confusão, é haver portistas, que criticam muito mais que elogiam... isso é que me mete uma grande confusão!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Informação na hora: F.C.Porto 3 Tourizense 1.
    Hulk, 2 e Mariano 1, marcaram os golos do F.C.Porto.

    Não Estilhaço, não há bomba, acho que se não vier o Suissas, vai subir um júnior.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Porto Maravilha:
    É sempre com prazer que lemos essas notícias de França que aqui em Portugal com a imprensa q temos é quase impossível reconhecerem o prestígio já alcançado pelo Porto da mesma forma q o fazem de forma isenta no estrangeiro.

    ResponderEliminar
  8. Aí está a primeira vitória, neste jogo-treino contra o Tourizense!

    ResponderEliminar
  9. Alguém sabe quando vai ser apresentada a nova camisola?

    ResponderEliminar
  10. Aí está o sorteio!!!

    1ª jornada- Paços-PORTO
    2ª jornada- PORTO-Nacional
    3ª jornada- Naval-PORTO


    ....

    6ª jornada- PORTO-lagartos

    ....

    14ª jornada- slm-PORTO

    ResponderEliminar
  11. 4ª jornada- PORTO-leixões
    5ª jornada- braga-PORTO
    .....
    12ª jornada- espanhóis-PORTO
    ....
    15ª jornada- PORTO-leiria

    ResponderEliminar
  12. Dou uma vista de olhos pelos jornais online franceses e vejo os comentários dos adeptos de terras de Victor Hugo e Sarkozy. Eles estão a perder bons jogadores como o Benzema e Gignac mas ainda assim estão entusiasmados com os belíssimos jogadores que chegam. À cabeça encontram-se Licha e Lucho. Se é verdade que perdemos jogadores fabulosos que dão classe ao futebol praticado em terras de Viriato, também sabemos que jogadores de terras de Pinto da Costa são formados todos os anos e que a classe se renova. Estou esperançado para ver as afirmações de jogadores novos ou o revelar de contratações do passado. Ainda assim gostaria de ver o Diogo Viana no estágio de pré-época. Mas espero ansioso pelos jogos que se avizinham. Força porto rumo ao penta. Boa sorte Licha e Lucho, se um dia pudessem voltar, seriam benvindos.

    ResponderEliminar
  13. "O que já me mete confusão, é haver portistas, que criticam muito mais que elogiam... isso é que me mete uma grande confusão!"

    Completamente de acordo, Vila Pouca!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. Pior do que um cego, é aquele que não quer ver, mas lá está, com esses, posso eu bem... é deixá-los a pregar no deserto e mai'nada!

    ResponderEliminar