08 outubro, 2009

1240 Km… e mais 3 pontos!

No Sábado, ao final da tarde, estive presente no pavilhão de Águas Santas, juntamente com membros do “BiBó PoRtO” e do Portal dos Dragões. Fomos todos apoiar a nossa equipa de Andebol que vinha de duas derrotas consecutivas para o campeonato. Regressámos às vitórias antes do grande encontro no Dragão Caixa agendado para o próximo Sábado, a contar para a taça EHF.

Os nossos gritos de incentivo foram constantes ao longo da partida, puxando pela equipa e também cantando aos jogadores individualmente. No fim, fomos brindados com o seu agradecimento! Sábado, espera-se um jogo difícil, e que os nossos adeptos compareçam em massa para ajudar a equipa.

Entretanto no Domingo, a nossa equipa de futebol venceu categoricamente em Olhão. Um jogo marcado tanto pelo melhor, como pelo pior. Apesar da enorme distância que nos separa do Estádio José Arcanjo, o FC Porto contou com um grande apoio no Algarve! Muitos adeptos fizeram questão em marcar presença no encontro, tendo a maioria deles viajado durante a madrugada de Domingo.

Por outro lado, mais uma vez, há relatos de tristes incidentes envolvendo os nossos Ultras em vários pontos do Algarve, antes do jogo.

Relativamente a isto, a minha posição é muito simples, e já não é a primeira vez que o digo: sou totalmente contra qualquer tipo de violência gratuita! Defendo-os quando tiver razões para isso, e critico-os quando assim for. Quem faz estes quilómetros todos para ver o jogo, só tinha de fazer o seu papel de Ultra. Apoiar a equipa e chegar a casa, orgulhoso de si. Defender-se a si e ao clube até à última, tudo muito bem, agora nunca criar conflitos escusadamente e por diversão.

Eu bem sei que não são todos, mas é sempre mau ser o clube a ficar mal visto. Para os meninos que o fazem, aconselho-os a abandonar os grupos e a inscreveram-se no exército, no Corpo de Fuzileiros, por exemplo, passando assim o tempo da forma que mais gostam.

Mas também sei muito bem que, por vezes, somos alvo de exagero por parte da Comunicação Social. Se há coisa que não gosto, é de criar falsos testemunhos. Não estive presente no Algarve. Aquilo que li/ouvi acerca do sucedido, nos “media”, é que se tratou de confrontos entre os adeptos do FC Porto e os do Olhanense! Pensei eu para mim: “Confrontos? A que propósito? Agora este é um jogo de alto risco?”.

Depois de ter tentado apurar realmente o que se passou, falando inclusive com quem lá esteve, dá para perceber que não foi tal e qual como eles fizeram parecer querer.

O vermelho é uma cor que não engana. Pois bem, muitos dos desacatos tiveram origem em picardias entre os Ultras Porto e os vermelhos… da segunda circular!! O que fariam eles lá? Pois, também não sei. Assim como também não sei o que fazia o pano dos “No Name – Vila Nova de São Bento” ao lado da faixa dos "Mosh Side" (claque do Olhanense) durante a primeira parte do jogo! Assim como também não sei o porquê de elementos da curva de Olhão, com cachecóis do clube na mão, o outro dos “NN” ao pescoço!

“Ultras Benfica & Ultras Olhão”, nova amizade? Já não chega com os espanhóis lá de cima? Nota-se muita falta de mentalidade para aqueles lados. Não se deve “engolir” tudo o que aparece no dia seguinte no telejornal. Destas alianças não falaram eles de certeza. A origem do problema raramente é revelada.

Quanto ao jogo propriamente dito, grande número de portistas a assistir ao jogo, tal como já tinha referido. O estádio José Arcanjo deve ter registado a sua maior enchente de sempre. Estiveram 8.000 espectadores.

No início do jogo, a curva de Olhão apresentou uma coreografia que não foi de todo perceptível. Do nosso lado, muito material presente, tanto dos Super Dragões como do Colectivo, que preencheram, por completo, o Topo Norte do estádio.

O apoio fez-se sentir de ambos os lados, tendo os Ultras Porto levado a melhor com o avolumar natural do resultado.

Agora temos uma interrupção de duas semanas na Liga Sagres. Este fim-de-semana e na próxima quarta-feira, jogam-se as últimas jornadas da fase de qualificação para o Mundial 2010 na África do Sul. No Sábado, às 20h45, Portugal defronta a Hungria no Estádio da Luz, em Lisboa, e quatro dias depois, às 19h45, joga com Malta no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O próximo jogo do nosso mágico Porto, será o primeiro em defesa da Taça de Portugal. Dia 17 pelas 15h, outra vez com o Sertanense, mas desta vez no Dragão.

Um abraço Ultra.

4 comentários:

  1. Caro amigo:

    Tivesse a claque do FC Porto o ÚNICO interesse que noto em ti durante os jogos, que é o de apoiar incessantemente o clube que amas, e não haveriam os registos de incidentes que continuam a marcar as deslocações dos SD. Infelizmente para alguns elementos esse não é o seu único interesse.

    Força Tripeiro! E sábado lá estaremos no apoio ao andebol.

    E a claque estará?

    ResponderEliminar
  2. Deu para perceber pela televisão que foram muitos os portistas que estiveram presentes no José Arcanjo. E a verdade é que se o apoio foi incondicional, também a equipa soube retribuir com uma boa vitória. Oxalá seja sempre assim!

    Quanto aos desordeiros, nada de admirar mas aquilo que me irrita mais não são os confrontos com a polícia ou com os Gayvotas disfarçados de "Olhões". Aquilo que me irrita e entristece é ver que estes palhaços que se dizem adeptos do Porto são é vulgares ladrões que gostam de bater em criancinhas e em quem tem estabelecimentos comerciais abertos. E isso é caso de polícia, que nessas circunstâncias devia prender quem prevarica e a justiça devia castigar de forma pesada quem tem comportamentos de verdadeiros bandalhos.

    A direcção, à muito que se deveria demarcar destes energúmenos que, sob a capa do F.C. Porto, cometem estes delitos.

    ResponderEliminar
  3. Boa descoberta essa da "infiltragem" dos lamp na claque de Olhão! Explica algumas coisas, em todo o caso sou contra qualquer tipo de violência no futebol, mas não sejamos ingénuos, não podemos andar a dar a outra face. Mas o arruaceiros são um caso de polícia lá isso são.

    Quanto ao apoio, pelo que vi na tv foi bom e incessante!

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que quem faz tantos quilómetros para ver um jogo tem de gostar muito do clube ,é pena que no meio de Tanta gente ajam alguns que só vão para fazer asneiras .....

    Depois há muita cobertura ao que certos ( adeptos ) fazem. Sem desculpar ninguém até parece que só os adeptos do F C PORTO fazem asneiras!

    Lembram-se do autocarro que ardeu ??? se não fosse do F C PORTO ,tinha sido queimado e muitas mais coisas. Eu ainda cheguei a pensar que tinha sido algum adepto que tinha deixado um cigarro aceso...

    Mas lá para baixo não há arruaceiros, são só meninos do coro...

    Tu até falas nas cenas dos cachecóis mas era tudo coisas de ( meninos inocentes )

    Eu posso falar por mim ,os meus Amigos que vão Apoiar o F C PORTO é tudo malta MUITO FIXE ...

    Abraço

    ResponderEliminar