18 outubro, 2009

Quatro, para não variar...

assistência: 30.012 espectadores.

árbitros: João Capela (Lisboa), Tiago Rocha e Inácio Pereira; Décio Cordeiro.

FC PORTO: Beto; Fernando, Maicon e Nuno André Coelho; Prediger; Mariano «cap», Sérgio Oliveira e Valeri; Hulk, Farías e Rodríguez.
Substituições: Farías por Yero (46m), Rodríguez por Dias (61m) e Mariano por Alex (70m).
Não utilizados: Nuno, Abdoulaye, David e Claro.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

SERTANENSE: Paulo Salgado; Renato, Leo Bahia, Flávio Dias e Hugo Ventosa; Filipe Avelar, Rui César «cap» e Leandro; Frazão, Platini e Boiças.
Substituições: Frazão por Idris (46m), Boiças por Bruno Grou (61m) e Rui César por Adérito (70m).
Não utilizados: Moretto, Bruno Silva, Moisés e Casquinha.
Treinador: Joaquim Mendes.

disciplina: cartão amarelo a Leo Bahia (56m), Yero (76m) e Filipe Avelar (77m); cartão vermelho a Renato (9m) e Idris (75m).

golos: Hulk (6m e 86m) e Farías (10m, g.p., e 40m).


No Dragão repetiu-se a história da Sertã. No aguardado domínio portista e no desfecho. Como nas duas épocas anteriores, o campeão e detentor da Taça de Portugal venceu por 4-0. Mas o terceiro jogo entre as duas equipas em três temporadas consecutivas seria também capaz de introduzir dados inovadores. Como a estreia de Sérgio Oliveira, de apenas 17 anos, no onze azul e branco ou a conclusão da partida com quatro juniores na formação de Jesualdo Ferreira.

A resistência sertanense, condenada a ruir, não persistiu para lá do quinto minuto. No seguinte, Hulk desfez o empate de curta duração na transformação magistral de um livre directo, num misto de força e colocação que condenou ao fracasso todo e qualquer esforço do guarda-redes Paulo Salgado.

Depois, como antes, a pressão portista produziria novos instantes de golo iminente. Como o que resultaria na grande penalidade transformada por Farías, depois de o próprio tornear a oposição de Salgado e obrigar o defesa Renato a usar indevidamente o braço, gesto que lhe valeria a expulsão.

Antes de ceder o lugar ao júnior Yero, Farías voltaria a marcar, ainda no decorrer da primeira parte, com um toque subtil, ao jeito de trivela, antecipando-se à intervenção de Salgado e correspondendo a um cruzamento de Rodríguez, na esquerda.

Num remate cruzado, já perto do final, Hulk fez o golo restante, dado que fica longe de resumir todos os méritos portistas na segunda metade. Com quatro juniores em campo – o mais novo, Sérgio Oliveira, de apenas 17 anos, cumpriu os 90 minutos -, o FC Porto construiu oportunidades para desenhar um resultado mais volumoso, mas o guarda-redes adversário fez questão de rivalizar com Hulk pela condição de melhor em campo.

fonte: fcporto.pt

10 comentários:

  1. Não vi o jogo, fui sabendo do resultado. Já estive a ver o resumo e pareceu-me um passeio no parque, mas é como digo, não vi o jogo. Nota + para as entradas da malta júnior, para se irem habituando à grandeza do Dragão e absorvendo um pouquinho da mística que tanto lhes ensinam na formação.

    E agora venha o APOEL!

    ResponderEliminar
  2. Sérgio "Lucho" Oliveira....

    ResponderEliminar
  3. Foi um daqueles jogos a meio-gás, dando até para ser nos 90m, um refastelado adepto «pipoqueiro» :D

    1. ganhamos!
    2. Farias sempre de pé quente com os da Sertã!
    3. Hulk muito, muito individual, mas sempre e sempre a provocar excitação em dose qb nas bancadas!
    4. Sérgio Oliveira, com 17 anos, uma excelente, excelente surpresa a jogar a nr8!
    5. Yero ainda muito tenrinho, mas a quem se deve acompanhar a evolução com mta, mta atenção.

    Agora, venha de lá o APOEL pa 4ª feira, no local do costume!

    ResponderEliminar
  4. Blue, a comer a bela da pipoca?! Se fosse nas Antas andavas a sande de courato e até arregalavas os olhinhos :D

    Aquele abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. 10 minutos muito bons, 2 a 0, adversário com menos um e partida resolvida. Depois o colectivismo deu lugar ao individualismo, a qualidade baixou e foi deixar passar o tempo com os olhos nos miúdos - excelente Sérgio Oliveira -e nos mais graúdos que têm sido menos utilizados- Prediger a prometer; Valeri a confirmar os bons pormenores que tem demonstrado; N.A.Coelho e Maincon, são o futuro.

    Totalmente infelizes as declarações do treinador do Sertanense.

    O Blue comeu duas embalagens de pipocas e depois deitou as culpas à filha e à Mafaldinha.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Gostei do jogo.
    Entrámos bem, e assumimos o controlo rapidamente.
    Gostei dos júniores, especialmente de Sérgio Oliveira.
    Hulk e Farías também estiveram muito bem.

    Gaspar

    ResponderEliminar
  7. Num jogo de dificuldade mínima, Jesualdo operou uma gestão do plantel, dizimado nas últimas duas semanas, pela utilização dos internacionais pelas respectivas selecções.

    Sobraram os suplentes à excepção de Beto a que se juntaram alguns jovens da formação. Foi com estes portanto que o professor treinou neste período.

    Natural portanto as escolhas para a formação da equipa e seus suplentes para este jogo.

    Embora seja prematuro tirar-se ilações do comportamento dos utilizados, face ao andamento e fragilidade do adversário, não poderei escamotear a boa prestação do «menino» Sérgio Oliveira que me surpreendeu pela positiva e a quem se deve dar novas oportunidades.

    Desconfio no entanto que o seu futuro passará pelo empréstimo, quando mudar de escalão a exemplo de outras promessas que passaram episodicamente pelo plantel principal. Faz parte da política que tem vindo a ser seguida pela SAD.

    O jogo não ofereceu quaisquer dificuldades mas ainda assim deu para notar a qualidade de passe de Prediger, que esteve sereno, atento,lúcido e prático. Não inventou nem complicou, antes pelo contrário. Falta um exame mais exigente. O central Nuno André Coelho, já tinha jogado na lateral direita, agora foi colocado à esquerda. Parece ser pau para toda a colher sem perda de qualidade. Jogador pendular mas vai ter de esperar pela sua oportunidade face à classe dos centrais titulares. O mesmo se passa com Maicon, ainda que neste jogo me parecesse um pouco intranquilo apesar do pouco trabalho.

    Esperava um pouco mais de Valeri. Teve como habitualmente bons pormenores,não esteve feliz no remate.

    Rodriguez, ainda à procura de ritmo, alternou coisas boas com outras de menor qualidade.

    Farías confirmou o instinto de goleador. Continua a ser o avançado portista que menos tempo necessita para marcar. Especialmente contra o Sertanense!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Andebol: Vardar Skopje (Macedónia)25 - F.C.Porto 28

    ResponderEliminar
  9. Não vi o jogo e só ouvi o resultado ao intervalo e as declarações do treinador do Sertanense e fiquei a pensar que eles tinham sido muito prejudicados. Afinal, tirando o lance do suposto penalti (para mim duvidoso) já com 2-0 nada. Deve ser gayvota.

    De qualquer maneira, para um jogo destes, 30000 espectadores foi muito bom. E só espero que o Jesualdo dê mais oportunidades aos jovens e em jogos mais importantes poque eles são o futuro do clube e os futuros grandes negócios.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. O míudo do momento:

    http://www.youtube.com/watch?v=Fpep5pLjd_Y

    ResponderEliminar