20 outubro, 2009

O melhor do Mundo começa a decidir...

Pedro Gil. É por aqui que começo hoje. O Espanhol que jurou amor eterno ao FC Porto regressou ao clube adorado. O melhor jogador do Mundo (hóquei em patins) voltou ao FC Porto na época em que o campeonato é o mais curto dos últimos anos, sem Play-off nem fase final, somente 26 jogos. Por isso qualquer deslize será fatal. E à 2ª jornada o Espanhol já vai com 5 golos tendo sido verdadeiramente decisivo neste último sábado com os seus 3 golos a serem determinantes na nossa vitória em Oeiras. Com um pavilhão cheio de adeptos adversários Pedro Gil arrasou a defesa dos anfitriões e sorriu para a plateia onde a turba presente espumava de inveja… No andebol a equipa não acusou o desgaste da longa viagem e venceu na Macedónia enquanto no basquetebol sobram 3 semanas para que a SAD encontre o tal base para que a equipa fique “au point”. Domingo pede-se casa cheia no Dragão Caixa (17h) na recepção ao Benfica em andebol, e depois sim, podem todos caminhar até ao Estádio dos nossos sonhos para o FC Porto-Académica em futebol (20.15h).

Hugo Laurentino segurou a equipa, antes da vitória na Macedónia...

  • MRK Vardar Skopje, 25 - FC Porto, 28

Na Macedónia, o FC Porto entrou em ringue com 12 golos de vantagem, mas a atitude da equipa foi a que todos pedíamos. Por isso, ao intervalo, ganhávamos por 14-16, e no final, vencemos por 25-28, numa tarde absolutamente tranquila para a nossa jovem, mas valorosa equipa. Ricardo Moreira com 7 golos e Tiago Rocha com 6, foram os mais eficazes, eles, que na 4ª feira, tinham sido dos menos inspirados. O sorteio dos 1/16 avos de final da taça EHF, realiza-se hoje, pelas 11 horas, em Viena de Áustria (jogaremos com os Alemães do Goppingen a 14 e 21/11).


  • FC Porto, 17 - Madeira SAD, 15

O FC Porto recebeu o Madeira 4 dias antes do jogo na Macedónia, e diga-se que os 304 espectadores presentes, souberam bem reconhecer com um estrondoso aplauso, o herói da noite: Hugo Laurentino, guarda redes do FC Porto. O nosso guardião, com 16 defesas em 31 remates, foi absolutamente fundamental nesta vitória por 17-15. O ataque do FC Porto cometeu erros infantis, a estratégia (em determinado período de jogo) de Obradovic foi, no mínimo estranha, e por isso, a equipa só se segurou porque Laurentino esteve em noite de inspiração tremenda. Destaque-se os 3 golos de Grilo, Mota e Inácio, numa noite de muito sofrimento e pouco público no Caixa, onde estive, como sempre. De salientar as presenças de Carlos Resende, Carlos Martingo, Manuel Arezes, Nuno Marçal, Emanuel Garcia e Jorge Silva, este último, inclusivamente, veio até ao sector onde a malta se concentra e cumprimentou-nos a todos. Um grande campeão, este Jorge Silva!

Domingo, às 17 horas no Dragão Caixa (RTP2), joga-se um FC Porto - SL Benfica, com a equipa Lisboeta 2 pontos à frente dos Dragões. Uma oportunidade única para assistir ao andebol, logo seguido do futebol, e ajudar o Porto a alcançar o seu adversário na tabela classificativa (lá estarei nos 2 jogos). Quem já foi alcançado, foi o Sporting que, surpreendentemente, perdeu este sábado no São Bernardo por 25-23.

FC Porto perdeu em Guimarães e ainda não tem o base que precisa...

Estive em Guimarães, onde se decidiu uma das vagas para a final four deste torneio de início de época (António Pratas). Infelizmente, a equipa do FC Porto acabou derrotada por 76-72, num jogo onde a vitória da equipa da casa, acaba por se aceitar. No 2º período, as bombas entraram todas (10 triplos no total, contra 3 nossos) e a diferença foi-se avolumando (chegou aos 17 pontos). No último período, o FC Porto ainda recuperou e esteve perto do prolongamento, mas o triplo necessário bateu no aro (Rui Mota). Destaco a falta que nos faz o tal base que tinha sido contratado, entretanto já dispensado (chumbo nos testes médicos), mas corrigida essa lacuna, julgo que esta época temos equipa, já que Stempin, Terrell e Andrade são mesmo jogadores de elite (Stempin com 19 pontos, foi o melhor entre os Portistas). Tive o prazer de cumprimentar Alberto Babo no início de um jogo em que a torcida do Vitória demonstrou grande “química” com os seus jogadores, mas também uma falta de conhecimento gritante sobre as regras do jogo. Aliás, sobre isso, diga-se que o árbitro Portuense, Fernando Rocha (dos outros 2 prefiro nem comentar), não ficou nada bem na fotografia, pois cedeu à pressão e permitiu de tudo à defesa do Vitória.

No domingo, o FC Porto derrotou o Barcelos por 89-56 num jogo que já não decidia nada (Jorge Coelho com 17 e Terrell com 14 pontos foram os melhores). Na final four deste torneio, vão estar Benfica, Guimarães, Ovarense e Académica. O FC Porto inicia o campeonato no fim de semana de 7 e 8 de Novembro, com a recepção ao Illiabum. Na taça de Portugal, vamos ao pavilhão da Física em Torres Vedras a 18 de Novembro (1/16 avos de final).

FC Porto vence em Oeiras, com Pedro Gil a mostrar-se...

  • AD Oeiras, 3 - FC Porto, 5

Em Oeiras, o FC Porto alcançou a 2ª vitória no campeonato, mantendo-se na frente da prova com os mesmos pontos de Gulpilhares e Benfica. Pedro Gil bisou na 1ª parte, enquanto o Argentino, Emanuel Garcia, fazia um outro golo que deixava o FC Porto tranquilo com um 0-3 ao intervalo. Na 2ª parte, o Espanhol «fora de série», voltou a facturar e o FC Porto descansou um pouco. Pedro Moreira respondeu com o 1-5, depois do golo dos Lisboetas, mas na parte final, a equipa Portista voltou a desperdiçar livres directos que, perante outro adversário, pode ser fatal. O Oeiras reduziu perigosamente para 3-5, mas nunca colocou verdadeiramente em perigo a vitória dos Dragões. Na próxima jornada (em princípio, sábado às 17h) o FC Porto recebe o Valongo (jogo que tenciono assistir ao vivo), uma semana antes da deslocação ao Benfica.

Pedro Gil

Esta semana, hesitei entre Hugo Laurentino e Pedro Gil. É que o nosso redes do andebol fez uma extraordinária exibição frente ao Madeira, mas não tenho quaisquer dados para avaliar a sua prestação no jogo da Macedónia, por isso, opto por Pedro Gil (na foto no topo do post), que em Oeiras demonstrou toda a sua classe com 3 golos fantásticos a serem cruciais para a nossa importante vitória. O nosso craque do hóquei em patins, fica então com o galardão desta semana. E tenho a esperança que Gil vai repetir a façanha várias vezes esta época!

Saudações azuis e brancas, Lucho.

15 comentários:

  1. Pois é, no Hóquei não se brinca e então Pedro Gil - o maior! - é que não brinca mesmo...

    Andebol, cumpriu e como é óbvio, no domingo lá estaremos a apoiar a equipa contra os vermelhos. Dá tempo mais que suficiente para ir ao Andebol, depois comer qualquer coisa e ir ver a Académica.
    Quem não pode faltar é o Blue que tem honras de site, em tudo que diz respeeito à modalidade.

    Basquetebol, estamos melhor - diz o Lucho e eu acredito -, mas ainda não estamos no ponto e portanto venha um base e de preferência, sem estar lesionado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É verdade Vila Pouca. Anda ontem estive a ler o site do FCP na parte do andebol, e a foto tinha lá o Blue em destaque...

    Já agora nesta foto do andebol q está aqui no post de hoje (é da finalissima da época transacta) quem é que lá descortina o nosso amigo (desaparecido...) Meireles Portuense??? :)

    ResponderEliminar
  3. 1/16 avos final
    Sorteio da EHF no andebol:

    FC Porto/Vitalis - Frisch Auf Göppingen (Alemanha)

    14 e 21 Novembro, 1ª mão no Porto.

    Adversário fortíssimo.

    ResponderEliminar
  4. O hóquei FCP-Valongo é sábado às 17horas.

    ResponderEliminar
  5. Grande Pedro Gil! O melhor do Mundo e, apesar de não ser português, um verdadeiro Dragão!!!

    No hóquei vencemos num campo sempre complicado, fazendo uma 1ª parte fantástica. Temos uma grande equipa! Sábado lá estarei!

    Em andebol, seguimos em frente na Taça EHF, mas não tivemos sorte no sorteio desta manhã. No campeonato, grande exibição desse enorme guarda-redes que é o Hugo Laurentino! Que exibição soberba no jogo com o Madeira SAD! Este domingo, que o pavilhão esteja cheio, e que todos saibamos interpretar o nosso papel na perfeição, ou seja, apoio a 101% aos nossos e pressão total nas 2 equipas adversárias. Vamos ganhar!

    Quanto ao basquetebol, apesar de não nos termos qualificado para a final four do troféu António Pratas, acredito muito no valor desta equipa. Só falta mesmo o "tal" base que nos permita fechar o plantel.

    ResponderEliminar
  6. O nosso amigo Meireles aparece na foto muito atento ao remate do Ricardo, com os braços em cima do muro que separa a bancada do campo. :)

    O Meireles devia aparecer no domingo! :)

    ResponderEliminar
  7. E quem estará ao lado do Meireles de casaco azul mas que a foto cortou? :)

    ResponderEliminar
  8. Nem tinha reparado no pormenor do casaco azul ao lado do Meireles... :)

    Parece-me que sou eu no jogo 5 da final com o slb da época passada! :)
    Que grande vitória nessa inesquecível noite!

    ResponderEliminar
  9. Hóquei... Pedro Gil, o melhor do mundo sem dúvida! O jogador que ama verdadeiramente o nosso clube, arrancou em grande esta época. Já tinha marcado em Viana, e agora 5 golos nos primeiros dois jogos do campeonato. Resolveu-nos o jogo num terreno difícil. Sábado vou ver se consigo ir ao Dragãozinho ver o jogo contra o Valongo.

    Andebol... estive na última quarta a assitir ao FC Porto-Madeira. Poucos golos mas vitória justa. Excelente sem dúvida a exibição do Laurentino!! O herói daquela complicada vitória. Na macedónia, voltámos a ganhar ao MRK Vardar Skopje. Mostrámos ser superiores e passámos justamente. Antes de rumar ao palco dos sonhos, lá estarei, claro, no Domingo a apoiar o Campeão e a infernizar a vida à escumalha mourística! No sorteio realizado hoje, "tocou-nos" o terceiro classificado alemão. Lucho, sabes alguma coisa sobre esta equipa? Parece ser forte. Mas eu acredito. Dia 14 tudo ao Dragão Caixa!! (nesse fim-de-semana não há futebol).

    Basquetebol... parabéns a quem se deslocou áquelas terras. Pelo que sei mostramos melhorias em relação ao ano passado. Espero que sejam significativas. Inacreditável é o que se passou com o ta base, não há meio de acertarem?! Vamos lá. Tudo virado agora para o início do campeonato, que há muiot nos foge.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida o "tatoo man" está on fire! É caso para dizer: Pedro Gil, you simple the best. Hóquei muito bem!

    Basket, que venha o base, pese embora haver indicações que sempre estamos melhor que no ano passado.

    Andebol, tré bien... o sorteio não foi favorável, mas... há que ter fé!

    O Blue no site? Tenho que ir ver. Isto agora qualquer dia ainda fazemos um álbum... andas a meter cunha a alguém Lucho? :)

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Lucho, também eu tenho esperança em que Pedro Gil venha a ser várias vezes a figura da jornada, aliás será mesmo desta que voltamos a ser campeões europeus?

    ResponderEliminar
  12. Com Pedro Gil ...
    sonho com a conquista há muito adiada da " Champions" em Hóquei. Será desta???
    Era uma enorme alegria...
    As outras modalidades vão indo, estou triste pelas confusões do Atletismo que o Vila Pouca bem retratou no seu Blog.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Grande Pedro Gil... Um exemplo para todos... E Sábado lá estaremos para apoiar a equipa rumo a mais uma vitória...

    No andebol.. um jogo bastante complicado frente ao Madeira mas que o Laurentino decidiu a nosso favor..
    Grande vitoria na Macedónia e agora venham os alemães.. Vai ser difícil é verdade mas é jogando contra os melhores que a nossa equipa pode crescer..

    No basket apesar da derrota não fiquei desiludido.. Estamos a formar uma equipa e isso não se faz de um dia para o outro... Tenho muita confiança no Moncho..

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Porque é que o Porto não ultrapassará a equipa Alemã ?

    É ir pra frente com o andebol , uma modalidade raínha dum futuro próximo.

    Estou confiante !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Andebol d'elite na Europa... depois da miséria caseira defronte do Madeira SAD... nesse, valeu pela fabulástica exibição de Laurentino e pelos piropos de final de jogo com o velhinho do Galambas.

    No Basquetebol, é verdade que me desiludiu de maneira o resultado em Guimarães, depois de ter assistido ao jogo de apresentação e ter ficado com água na boca... pelos vistos, ainda há muito para fazer... e desta vez, parece que temos ovos de sobra para a omolete, faltando apenas o tal base para fecho de plantel.

    No hóquei, é o já habitual hit festivaleiro do «eles comem tudo e não deixam nada»... este ano, reforçado com o nosso ex, Pedro Gil, aliás, o Pedro «Super» Gil!

    ResponderEliminar