13 outubro, 2009

Os mesmos de sempre e um pavilhão + que suficiente

No última sexta-feira, os espectadores no Dragão Caixa presentes no hóquei em patins, não chegaram aos 800... e no sábado, no andebol, não chegaram aos 600. Não me vou alongar nem quero sequer originar polémica, mas a conclusão que tiro é esta: para os verdadeiros adeptos das modalidades do Clube, para as mesmas caras de sempre em todos os jogos, para as pessoas que fazem sacrifícios de diversa ordem para apoiar o clube em toda a sua dimensão, o Dragão Caixa é mais que suficiente.

Caiu por terra a teoria de que o Dragãozinho era pequeno. Não é. É uma obra fantástica, por quem me apaixonei desde o 1º dia e chega perfeitamente para os adeptos azuis e brancos que, jornada a jornada, levam as nossas equipas ao colo. Os que só aparecem no play-off ou nas fases finais, com convite debaixo do braço e que, se calhar, foram os primeiros a criticar a dimensão da obra, que me contrariem, se puderem!

Fica para a história, a foto (no cimo deste post) do 1º jogo oficial de hóquei realizado no Caixa. Entre as caras conhecidas, figuram algumas aqui do blog e, evidentemente, do Portal dos Dragões... os mesmos de sempre!!!

Campeão Nacional não pode facilitar na 2ªmão num jogo onde vai valer tudo...

  • FC Porto, 32 - Vardar Skopje, 20

O FC Porto, venceu por larga margem os Macedónios do MRK Vardar Skopje na tarde do último sábado, num jogo onde estive presente e onde também estiveram os mesmos de sempre, com o Dragãozinho a registar apenas 25% de ocupação.

Passando por cima desse triste pormenor, deve ser salientada a boa postura defensiva dos Portistas com Hugo Lurentino e Álvaro Rodrigues em grande plano e a eficácia de Nuno Grilo (10 golos), Ricardo Moreira (9), Tiago Rocha(6) e Wilson Davyes(4).

De destacar ainda a presença, mais uma vez, do ex-capitão, Manuel Arezes, do ex-jogador do FC Porto, Carlos Martingo, e do ex-treinador Portista, Paulo Jorge Pereira.

O opositor demonstrou agressividade nem sempre punida pelos árbitros e desde já fica a minha antevisão de que na Macedónia, o cenário poderá ser ainda pior. Os jogadores do FCPorto que se preparem para uma dura batalha e não pensem nunca nos 12 golos de vantagem que levam da Invicta, aliás, foi logo essa a mensagem de Obradovic no final do jogo.

Com a atitude certa, o FC Porto tem tudo para passar aos 1/16 avos de final da Taça EHF. O jogo é este domingo na Macedónia, às 17.30h Portuguesas. Antes desse jogo Europeu, o FC Porto jogará já esta 4.ª feira (amanhã), às 21.30h, frente ao Madeira SAD, no Dragãozinho, para a 5ª ronda do campeonato Nacional. Lá estarei, no apoio aos nossos guerreiros!!!

FC Porto não estará sozinho em Guimarães...

Este sábado (21h), o V.Guimarães de Fernando Sá (ex-capitão do FCP), recebe o FC Porto em jogo decisivo quanto à passagem à final four (a 24 e 25 deste Mês em Leiria) do trofeu António Pratas, torneio oficial que abre a época do basquetebol Nacional. Quem ganhar, conquista a vaga em aberto para a final four da prova. Será um jogo complicado, onde jogaremos contra o factor casa dos Minhotos (com um bom trio de Americanos), mas onde o FC Porto não estará só. Eu e mais alguns adeptos (os mesmos de sempre), estaremos na noite de sábado, no pavilhão Vimaranense, acreditando nos bons indicadores da equipa de Moncho Lopez. Na última 5ª feira, os Dragões bateram o CD Póvoa por 113-67, com Marçal (28 pontos) e o jovem João Soares (18) em grande plano. No dia seguinte ao jogo de Guimarães, recebemos o Barcelos às 18 horas.

FC Porto vence no 1º jogo oficial de hóquei em patins do Dragãozinho...


  • FC Porto, 5 - Candelária, 3

Na última 6ª feira, começou o campeonato Nacional de hóquei, com o FC Porto a lutar pelo seu 9º título consecutivo (eneacampeonato), numa prova onde esta época, apenas se jogará a fase regular (26 jornadas), sem fase final nem play-off. Por isso, o mínimo deslize poderá ser fatal.

Foi também o 1º jogo oficial de hóquei no Dragão Caixa com os Dragões a receberem os Açorianos do Candelária (reforçados com Sérgio Silva, entre outros), num duelo entre as duas únicas equipas Portuguesas que estarão na mais importante competição Europeia na actual temporada. O FC Porto esteve a perder, mas André Azevedo e Pedro Gil deram a volta ainda antes do intervalo. Reinaldo Ventura fez o 3-1, mas o Candelária logo reduziu e numa altura em que o FC Porto estava com menos 1 jogador (azul a Pedro Moreira), os Dragões surpreendentemente decidiram o jogo ampliando o score para 5-2. Na parte final, mais um azul a Filipe Santos (cuidado com as bocas...) deu em golo para os Açorianos, mas a vitória já estava mais que decidida a nosso favor e por isso, a estreia do Dragãozinho sob patins, foi um sucesso!

Na próxima ronda (sábado às 18h), o FC Porto desloca-se a Oeiras num desafio complicado e onde a dupla nomeada (Carpelho e Vieira) deixa, desde já, antever um jogo polémico e onde os nossos octocampeões terão que ter muita cabeça fria para superar os "factores estranhos"...

André Azevedo

Podia nomear Nuno Grilo, Hugo Laurentino, Tiago Rocha ou até Ricardo Moreira, todos do andebol, ou falando agora de hóquei, poderia também premiar a excelente exibição de Pedro Gil, mas esta semana, a minha escolha recai no experiente hoquista do FC Porto, André Azevedo. Já na supertaça em Viana, tinha sido dos melhores em campo, e esta sexta feira, no 1º jogo do campeonato que nos vai levar ao "enea", apontou 2 golos importantes frente ao valoroso Candelária que será, na minha opinião, um adversário complicado para muitas equipas... André Azevedo (na foto com a camisola 22 ao lado de Reinaldo Ventura, camisola 66) esteve em grande plano não só a marcar, como na forma como bravamente se exibiu na defesa, cumprindo integralmente o que Franklim Pais havia definido antes do jogo.

Saudações azuis e brancas, Lucho.

34 comentários:

  1. Também fui um dos que lá estive a ver o jogo e dar todo o meu APOIO ao F C PORTO. O jogo valeu pelo resultado, um jogo muito importante tínhamos que marcar muitos golos para ganhar vantagem no jogo fora. Mas a meio da segunda parte a equipa tirou o pé do acelerador..... foi pena podíamos marcar mais golos !!!! Acho que o Skopje não vai ter hipótese de ganhar o jogo, mas como e em casa e eles tem uma grande paixão pelo Andebol, é jogar um ambiente terrível !!!
    Acredito que o F C PORTO vai passar com mais ou menos dificuldade pois temos uma boa vantagem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a análise feita em relação às pobres assistências no nosso pavilhão. Tive a oportunidade de na passada sexta-feira me deslocar ao pavilhão com um amigo meu, e chegamos imediatamente às mesmas conclusões. Se pudéssemos estaríamos lá todos os jogos, como não podemos esforçamo-nos para lá estarmos sempre que possível. Muitos acreditam que o nosso grandioso clube começa e acaba no futebol passando para esses, as outras modalidades para segundo plano. São opções e mentalidades, mas se queremos um FCP cada vez mais forte e cada vez maior não podemos esquecer as modalidades ditas de amadoras que tantas alegrias nos proporcionam ano após ano. No hóquei já são 8 anos seguidos!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Lucho, o teu primeiro ponto tem a minha assinatura por baixo.

    Quanto ao resto: Hóquei a começar bem frente a um adversário difícil. Esta época sem play-off não podemos ter deslizes comprometedores, principalmente em mcasa. Eu acredito que vamos chegar ao...- ainda nem sei como se diz.

    O Basquetebol está bem, temos jogadores e treinador. Apenas falta um estrangeiro para completar o plantel. Se quem vier tiver qualidade - o tempo de demora significa que está a ser bem ponderado -, temos equipa para o título.

    No Andebol, onde estive, apesar do adversário ser fraquito, notei melhorias defensivas, mas ainda vi coisas que não gosto. O Filipe Mota está aquém e o Inácio está a ter algumas paragens cerebrais que tem de acabar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Pedro Rocha:

    Apareça mais vezes no dragão Caixa porque todos juntos somos poucos...

    Caro amigo Vila Pouca:

    Além dos que referiste também o wilson me pareceu pouco inspirado. Esperemos que tenha sido só um daqueles dias.

    Dragão Penafiel:
    Estive a rever ontem o jogo de andebol que deixei a gravar no sábado e o amigo apareceu na televisão (rtp2) mas quem brilhou foi o blue boy e a sua júnior que captou a atenção das câmaras em vários alturas.

    ResponderEliminar
  5. Nem mais amigo lucho. Desde já te digo que se pudesse tinha lugar cativo no dragaozinho. é com pena que vejo amigos na televisao (como o blue) e não posso la estar. Apesar disso, conto lá estar algumas vezes.tenho que estar..

    Vi com atençao o jogo de Andebol do nosso FCP e sinceramente temos equipa para ir à macedónia e trazar um resultado ainda mais volumoso. Foi um jogo acessível, e temos equipa para fazer bons e melhores resultados.

    Nota ainda para Nuno Grilo (com 10 golos), que foi um miudo que entrou para a equipa onde eu jogava andebol à uns anos, e em 3 meses o miudo tornou-se no melhor jogador do escalão dele. Temos ali uma boa pérola.

    No resto, Hóquei - bom inicio no Drgaozinho, rumo ao..também não sei dizer. No Basquetebol é para se possivel conquistar já o 1º troféu da época e tirar ilaçoes do que aí está para vir esta época.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Não poderia estar mais de acordo.
    E apoio a tese de que, os que criticaram a dimensão do pavilhão são os mesmos que nunca aparecem.
    São os mesmos que só lá estam nos jogos contra o Benfas.
    Eu estive presente no hoquei (com o Pedro Rocha) e gostei muito do espectáculo. Esta equipa tem tudo para grandes voos ... internacionais. Porque, nacionalmente não há quem lhe chegue perto sequer.
    O que achas-te das novas tabelas laterais lucho? Eu acho fantásticas.

    O andebol segui pela RTP 2 a espaços e acho que já estamos bem melhor do que no fraco inicio de época.

    Quanto ao Basket continua a dar indicações de, este ano, podermos ombrear e superar os mais fortes da Liga. Estive presente contra o Dinamo e desde logo a equipa me surpreendeu pela positiva.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Não poderia estar mais de acordo.
    E apoio a tese de que, os que criticaram a dimensão do pavilhão são os mesmos que nunca aparecem.
    São os mesmos que só lá estam nos jogos contra o Benfas.
    Eu estive presente no hoquei (com o Pedro Rocha) e gostei muito do espectáculo. Esta equipa tem tudo para grandes voos ... internacionais. Porque, nacionalmente não há quem lhe chegue perto sequer.
    O que achas-te das novas tabelas laterais lucho? Eu acho fantásticas.

    O andebol segui pela RTP 2 a espaços e acho que já estamos bem melhor do que no fraco inicio de época.

    Quanto ao Basket continua a dar indicações de, este ano, podermos ombrear e superar os mais fortes da Liga. Estive presente contra o Dinamo e desde logo a equipa me surpreendeu pela positiva.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Ricardo:

    O único senão das tabelas laterais no hóquei no Dragão Caixa é q prejudicam um pouco a visão de quem está nas filas inferiores das bancadas.

    jOÃO Rocha: e qd será esse dia em q vens ao Dragão Caixa? Cá te esperamos. Abraço.

    ResponderEliminar
  9. De regresso a Portugal, nada melhor que um post como este, cheio de vitórias do nosso FC Porto! :)

    Quanto à lotação do Dragãozinho, também sempre fui da opinião que a lotação era suficiente. Gostaria imenso que estivéssemos errados, mas, infelizmente, não estávamos. Aliás, já tínhamos tido o 1º sinal aquando do jogo com o sporting para a 1ª jornada do campeonato de andebol.

    Relativamente aos jogos do fim-de-semana, importante vitória frente ao Candelária, uma equipa sempre complicada de defrontar e excelente resultado frente ao Skopje. Mas, nada de deitar foguetes antes da festa, já que jogar na Macedónia é dificílimo! É de esperar o habitual ambiente intimidador criado pelos adeptos da casa, o qual acaba por influenciar as equipas de arbitragem a beneficiar descaradamente as equipas macedónias.

    Um abraço para todos!

    ResponderEliminar
  10. Sevilha03:

    Muito bem-vindo depois das merecidas férias:)

    Amanhã, já sabes, aparece antes das 2130h no Dragãozinho para ver o andebol e colocarmos a conversa em dia, abraço.

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Eu espero que os 12 golos de vantagem sejam suficientes na Macedónia. Ainda tentei ver um pouco do jogo , mas não deu.

    Sim parece-me importante defender as modalidades. Era bom era que o hoquei com os JO no Brasil virasse modalidade olímpica.

    Sim o Futebol não é tudo ( mas é a minha modalidade preferida ).

    Dois exemplos : O Saint Etienne recusou emprestar o seu campo para um jogo de rugbi alegando que iriam estragar o relvado. Más línguas não deixaram de lembrar que a recusa foi devida ao medo de ver o estádio encher com um jogo de rugbi de distrital e de não se verem disturbios antes e após o jogo. Isto foi há duas semanas.

    Mais elucidativo. Info válida até hoje. Amanhã não sei. A França não deverá jogar o jogo de barragens para o Campeonato do Mundo no Stade de France. Este estará ocupado por um jogo para o top 14 ( campeonato de ruguebi ).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_baszamfredrickcontratacao_131009_46997.asp


    Já sabias desta Lucho?

    ResponderEliminar
  13. Rodrigo Alberto13 outubro, 2009

    O basquetebol, sábado em Guimarães, passou das 21H para as 17H, segundo o site da federação Portuguesa de Basquetebol.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  14. Andebol on fire, bem lançados parece-me! É bem

    Basket (minha modalidade preferida) espero que seja um ano de viragem pois no ano passado, aquele joguinho que fui ver fez-me perder a cabeça

    Hóquei, a coqueluche de sempre das modalidades, um "lucho" :)

    Saudações

    ResponderEliminar
  15. Amigo Lucho, mais um dos que assina por baixo :) Nos play-off's do ano passado chagámos a falar sobre isto mesmo... era o que se previa! O pavilhão infelizmente chega perfeitamente! Afinal foi tudo muito bem pensado. Jogo após jogo, são sempre os mesmos, as mesmas caras, que lá se deslocam e andam numa correria para poder apoiar o FCPorto!!!

    Sexta estive lá, entrámos bem no campeonato contra uma boa equipa também. Há que ganhar em Oeiras, portistas do sul... compareçam!!!

    Sábado infelizmente não pude marcar presença. Excelente vitória que nos coloca praticamente na próxima eliminatória. Amanha estou lá!!!

    No Basquet, nota-se melhorias, Sábado é para ganhar em terras "espanholas" :))

    Amigo Sevilha, seja bem-vindo de volta :D

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  16. O nosso mais recente reforço para o Basquet:

    http://www.youtube.com/watch?v=l5ViE69Ra6k&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  17. Rogério Paulo Almeida13 outubro, 2009

    Caro Lucho,

    Estive no Hóquei na última Sexta-feira... no sector 8... Sei que não estavas mas ao longe reconheci o recordista das fotos, aquele rapaz que parece que controla a polícia... rsrs

    O Zam parece ser jeitoso... será desta?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente já se previa.. Este pavilhão é mais do que suficiente para 90% dos jogos... Costumo assistir a muitos jogos quer das modalidades quer da formação. Esta época assisti a praticamente todos os jogos das modalidades e só falto quando não tenho mesmo hipóteses...
    No ano passado, não consegui comprar um bilhete para o decisivo Porto-Benfica que decidia o título em andebol.. enquanto isso muita gente que nem sabe os nomes dos jogadores lá esteve munido do seu respectivo convite...
    Apelo aqui a todos os portistas que o nosso FC Porto não é só futebol profissional... é muito mais do que isso...

    E além disso... vão ver os nosso jovens, quer seja em futebol, basket, andebol, hóquei, etc... São eles o nosso futuro...

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente já se previa.. Este pavilhão é mais do que suficiente para 90% dos jogos... Costumo assistir a muitos jogos quer das modalidades quer da formação. Esta época assisti a praticamente todos os jogos das modalidades e só falto quando não tenho mesmo hipóteses...
    No ano passado, não consegui comprar um bilhete para o decisivo Porto-Benfica que decidia o título em andebol.. enquanto isso muita gente que nem sabe os nomes dos jogadores lá esteve munido do seu respectivo convite...
    Apelo aqui a todos os portistas que o nosso FC Porto não é só futebol profissional... é muito mais do que isso...

    E além disso... vão ver os nosso jovens, quer seja em futebol, basket, andebol, hóquei, etc... São eles o nosso futuro...

    ResponderEliminar
  20. ui, parece ser craque este Zam...

    Vamos ter show de bola este ano no basquetebol azul e branco;)

    ResponderEliminar
  21. Rogério Almeida: Andas a ler o fórum dos dragões:)

    ResponderEliminar
  22. O basket em Guimarães parece q foi alterado das 21 para as 17h... mas estarei lá na mesma:)

    ResponderEliminar
  23. Rogério Paulo Almeida13 outubro, 2009

    Sim Lucho, costumo estar atento ao Fórum, é um bom meio de estar ainda mais próximo de toda a nossa actualidade, mas nunca comentei... Vejo que percebestes a minha frase...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. Lucho, ontem consegui ver esse famoso video, que lindos que eles estão!:)

    Em relação ao Dragãozinho, desde a sua inauguração disse a várias pessoas que o espaço dava perfeitamente, infelizmente, porque para mim devia estar, senão cheio, quase!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  25. Rogério Paulo Almeida reconheceste-me? Devias ter ido lá cumprimentar o pessoal.

    ResponderEliminar
  26. Rogério Paulo Almeida14 outubro, 2009

    Caro Delindro... penso que não... Tenho a ideia, ainda que possa estar errado, que o "controlador" da polícia seja o "Antilamp"... certo?

    Não fui pelo simples facto de a única pessoa com quem troquei alguns "comentários" ser o "Lucho", que eu vi não estar presente, sendo que por esse motivo, e como mais ninguém me "conhecia", não me mostrei...

    Uma abraço

    ResponderEliminar
  27. Rogério,

    Delindro... e Anti-Lamp... é tudo farinha do mesmo saco!!!

    Para uns, é o Delindro, para outros o Anti-Lamp, para outros ainda, o «mitra dos mitras» de serviço ao sector 4 no Dragãozinho ;)

    ResponderEliminar
  28. Lucho,

    Pois, de facto, contra factos, não há argumentos... é mais grande, muito mais grande do que era inicialmente suposto... é uma pena, mas é a verdade.

    No entanto, com adeptos como «os do costume», o FC Porto estará sempre bem, muito bem acompanhado!!!

    NO andebol, ganda joga com os macedónios... agora, há que não baixar a guarda lá, senão, podemos sofrer dissabores... nunca, nunca confiar!!!

    ps - tou mortinho por assistir ao meu «primeiro» no hóquei... e voltar a rever o nosso team de globetrotters do Dragão!!

    ResponderEliminar
  29. Rogério Paulo Almeida:

    O meu amigo Delindro é o "antilamp" do fórum:)

    ResponderEliminar
  30. Ainda ontem vivemos mais uma noite memorável de convívio e apoio intenso ao FC Porto no tal sector 4 do pavilhão... Todos juntos fomos incansáveis e ajudamos o andebol do FC Porto a ganhar ao Madeira SAD por 17-15. Nós e o guarda redes Hugo Laurentino que foi o MVP, insdiscutivelmente. Uma exibição fabulosa!

    ResponderEliminar
  31. Rogério Paulo Almeida15 outubro, 2009

    Bem Lucho... o seu amigo com tantos nomes assim tão diferentes... penso que não será então o dito "controlador" mas, na verdade, ele estará a monte, fugindo dela mesmo... rsrs

    Numa próxima oportunidade não deixarei de cumprimentar gente tão ilustre...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  32. Ontem no jogo de Andebol com o Madeira SAD pelo que li ,foi duro.17-15 Marcamos poucos golos mas o Laurentino estava nos dias dele e fez mais uma grande exibição. Para mim é praticamente impossível ir ver jogos as Quartas mas sei que tenho lá uns Amigos que dão uns berros por mim !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  33. Rogério Paulo Almeida16 outubro, 2009

    Caro bLuE bOy,

    Peço desculpa pelo lapso de não ter feito referência à sua pessoa pela mensagem a mim destinada. No momento da sua leitura não notei ter sido o amigo o autor da mesma, sendo que, por esse facto, apenas me dirigi ao Lucho.

    O meu "mea culpa",

    Um abraço

    ResponderEliminar
  34. Rogério,

    não tens de quê, ora essa!

    aqui não há «mais grandes»... somos todos iguais, sofredores do mesmo clube e combatentes dos mesmos ideais!!!

    prontos, tá bem... o delindro, o antilamp ou chamem-lhe o que quiserem, estica-se sempre mais um pouco... mas lá tá, tem cabedal pra isso ;)

    Abraço e vê lá se para o próximo no Dragãozinho, perdes a vergonha e mandas um «olá» à malta do sector 4, carago!!

    ResponderEliminar