02 outubro, 2009

Só eu sei... porque não fico em casa!

Um dia verdadeiramente Ultra...

Foi desta forma que terminou o passado Sábado, um dia para mais tarde recordar certamente. Dois clássicos, um em futebol contra os calimeros e o outro em hóquei frente aos lampiões, duas vitórias “in loco” num curto espaço de tempo. O que poderíamos mais pedir?

Um dia verdadeiramente Ultra. Ultra é isto mesmo, apoiar o clube seja onde for, contra qualquer adversidade. Foi o que um grupo de fanáticos portistas fez. Nós cantamos, nós saltamos, nós aplaudimos, nós vibramos, nós soltamos uma adrenalina enorme apenas com o intuito de ajudar a equipa a conquistar a vitória! É indescritível o que vivemos juntos durante um jogo do nosso Porto.

Quando faltavam apenas três horas para o início do primeiro clássico da nova temporada, um FC Porto - Sporting CP a ser disputado no Estádio do Dragão, nós estávamos no pavilhão municipal de Monserrate. O facto de haver futebol impossibilitou que houvesse mais portistas nas bancadas. Mas nós tomámos conta de tudo! De registar ainda assim a presença de alguns elementos do Colectivo e também de um núcleo dos Super Dragões. Durante o jogo, fomos todos a uma só voz!

A concentração foi no nosso Palco das Emoções. Arrancámos para Viana por volta das 12h30, com tempo para comprarmos os bilhetes e almoçar em conjunto por lá. Os que fomos a essa hora, juntamente com os que se juntaram a nós já em Viana, formou um grupo de apoio de quase duas dezenas de Dragões! Já com os bilhetes no bolso (comprados depois da TVI afirmar que já se encontrava lotação esgotada), almoço e passeio pelas ruas enquanto se fazia horas para a disputa da "Supertaça António Livramento". A certa altura, já o Edo tinha recebido uma mensagem que avisava a nossa presença para o jogo. Mensagem à qual simpaticamente respondeu. Não nos falhou mesmo nada!

A hora aproximava-se, rumámos ao pavilhão, onde começámos a distinguir umas cores mesmo nada familiares. Já lá dentro, a festa começou com a entrada dos jogadores para o aquecimento. Eles que logo nos reconheceram e falaram connosco durante um bocado. O recinto não encheu.

Uns minutos antes de começar a partida, entram no pavilhão um grupo de benfiquistas que se dispuseram atrás duma das balizas. As picardias rapidamente começaram, entre cânticos de um lado e do outro. E diga-se que os abafámos, apesar da ligeira inferioridade, tal como ao longo de toda a tarde.

Durante o jogo o ambiente no nosso sector é exuberante e efervescente. O apoio foi constante, e a loucura era máxima quando marcávamos e os jogadores festejavam à nossa beira, à medida que nós corríamos para eles. Pressão sobre os árbitros e sobre qualquer adversário (muitos nos provocavam). Tudo valeu para ajudarmos o Porto nesta conquista!

E no fim de tudo, aquilo que mais me orgulha, é a humildade e o reconhecimento dos nossos jogadores, que fizeram questão de nos entregar a taça nos festejos, partilhando abraços e gritos de alegria! Como disse o Sardoeira Pinto durante o nosso 116º aniversário: “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão”. Eles merecem que estejamos com eles.

Por volta das 18h15, já o caneco era nosso, e enquanto ainda havia uns infiéis na bancada oposta que pareciam pedir-nos explicações sobre a vitória, já nós estávamos a pensar na próxima. Ser Portista é assim.

Saímos do pavilhão e nova rumaria do grupo, desta feita para o Dragão, a nossa casa. Chegámos em cima do apito inicial. Estava eu a passar o torniquete da Superior Sul, quando ouço o “GOLOOOOOOO!”, e só tive tempo de ir a correr, entrar na bancada e “atirar-me” para o festejo, no meio dos adeptos em êxtase!

46.511 adeptos presenciaram o jogo grande da jornada. Super Dragões e Colectivo apresentaram coreografias aquando da entrada das equipas no relvado. No topo sul, cartolinas azuis e brancas e a frase: “FC Porto a vencer desde 1893”. No topo norte, mais uma aula de “tiffo” por parte do Colectivo. Pequenas bandeiras azuis e brancas, acompanhadas pela frase “Tradição Tripeira desde 1893”, e um insuflável gigante (a fachada do antigo campo da Constituição, hoje Vitalis Park), que só foi pena não ter enchido completamente. Parabéns por mais esta obra de arte!



Do lado sportinguista, talvez um pouco mais do que o esperado, estiveram presentes cerca de 1.800 Ultras, divididos pela “Juventude Leonina”, o “Directivo Ultras XXI”, a “Torcida Verde” e a “Brigada Ultras Sporting”. Bateram-se com bom poder vocal durante o jogo, mesmo entrando praticamente a perder.

Os nosso grupos estiveram muito bem em termos de presenças, apresentando sectores lotados, e também em termos de apoio. Nos minutos finais da partida, o momento Ultra do jogo: os Super Dragões começaram a cantar a música que faz furor na curva de Alvalade.

“Força Porto allez… la la la la la… só eu sei… porque não fico em casa..”, ouviu-se em alto e bom som no Estádio do Dragão!

Fim de um grande dia, com duas vitórias do nosso Porto contra dois grandes rivais, em que nós, fervorosos defensores e apoiantes do Clube, contribuímos significativamente para o feito. Estaremos sempre com o Porto!

No próximo Domingo à noite, os TETRACampeões Nacionais têm a deslocação mais difícil para a Liga Sagres, em termos de distância (exceptuando as idas à ilha da Madeira). Uma deslocação histórica, uma espécie de “regresso ao passado”. Desde os tempos do Farense que não se jogava no Algarve para o campeonato Nacional. O jogo é em Olhão, às 20h15, em véspera de feriado. Existe a curiosidade natural de ver como reagiram os nossos seguidores a este jogo.

Duelo Ibérico...

Esta quarta-feira foi dia de “Champions”. O FC Porto recebeu no seu estádio o Atlético de Madrid. Um reencontro, depois da eliminatória do ano passado nos oitavos-de-final da mesma prova.

Os desacatos na Alameda do Dragão provocados pelos madrilenos em Março último, ainda estavam na memória. Em vez de 2700, desta vez eram só 500, mas isso não impediu que os confrontos se repetissem. Esperamos para ver como reage a UEFA do Sr. Platini a este triste episódio, com reincidência da parte dos espanhóis.

A cerca de três horas do início da partida, na zona nascente do estádio, entre o Dolce Vita e o metro, até garrafas de vidro serviram para atacar os Portistas. Pelo menos dois adeptos do Atlético foram detidos e nem chegaram a assistir ao jogo.

Muito boa presença por parte dos Ultras Portistas. Destaque para a coreografia dos Super Dragões. Várias tiras de pano azul que cobriu a bancada, onde se podia ler “Ultras”.

Durante o jogo, apupos naturais para o Assunção e o Simão. O primeiro até teve direito a frase na Curva Sul: “Pesetero Assunção, Deus não perdoa a traição”. Relativamente ao apoio, foi forte por parte dos nossos adeptos, que subiram de tom ainda mais depois da magia de Falcao. Os 15 minutos finais foram de verdadeira loucura! Os espanhóis pouco ou nada se fizeram ouvir, devido também ao número muito inferior ao que trouxeram o ano passado, ao nosso estádio.

O próximo encontro para a Liga dos Campeões é em casa frente aos cipriotas do APOEL. O apoio é bem preciso para se garantir o mais depressa possível o passaporte para a fase a eliminar da competição.

Um abraço Ultra.

27 comentários:

  1. Fantástico artigo,Tripeiro!Está excelente!
    É de louvar tanto amor e tamanha dedicação!Um verdadeiro exemplo!

    ResponderEliminar
  2. Isso é que foi pedalar Tripeiro. Quando eu era jovem também fazia coisas dessas e ia-se para as Antas às vezes ao meio-dia para ver uma das modalidades amadoras, depois o futebol às 3 da tarde e a seguir novo jogo de outra modalidade. Esperemos que com o Caixa se possa voltar a fazer isso.

    ResponderEliminar
  3. Tripeiro non-stop... e mai'nada!

    Quando me deleito a olhar para o teu ar de satisfação, para toda a tua energia que emanas e para a irreverência natural da tua idade... se soubesses a quantidade de vezes que me revejo em ti, quando tinha a tua idade, se soubesses ;)

    Pois, agora, os tempos são outros e já me falta alguma «pedalada» para essas maratonas de dar ao pedal práli, corda na sapatilha prácolá, etc etc... hoje, vivo o mundo FC Porto mais numa de piques aos 100 mts (sem barreiras), porque o corpo já não tá virado para essas loucas maratonas d'outrora.

    No entanto, é fantástico apreciar toda a tua folia... fazem-me bem, muito bem!!!

    Amigo, vai aquecendo que a seguir, voltas a entrar... ainda agora começou :D

    ps - mais uma fantástica viagem às últimas do mundo ultra azul-e-branco... aquele mundo que é tão meu, onde muitas e tantas vezes me revejo!!! Ultra ontem, apaixonado para sempre!!!

    ResponderEliminar
  4. Grande post Tripeiro. Não sei é como o teu pai te deixa andar nessa correria, mas que o Porto vale bem o teu amor lá isso vale.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Uma verdadeira epopeia, Tripeiro, mas com direito a um prémio grande, nesse Sábado cansativo. Se quem corre por gosto não cansa, sempre ajuda trazer uma taça:)

    Belo texto, com o MUndo Ultra em destaque.

    ResponderEliminar
  6. Aí Tripeirão, Ultra Dragão e o novo homem da bandeira, estás em Grande!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Tripeiro & companhia...Já agora e que tal se o pessoal do blog se junta-se para APOIAR o F C PORTO em Andebol no pavilhão do Aguas Santas Sabádo !!!!! Eu vou lá estar..

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Como diz a música:
    "Tripeiro eu sou,
    E trago o Porto no meu coração
    Serás sempre a minha paixão
    Eu dou a vida para seres campeão
    A mim não me interessa o que vais jogar
    Seja onde for, sabes que eu vou lá estar
    Nem a morte nos vai separar, até no céu eu vou cantar
    Tripeiro eu sou..."

    Já agora alguém sabe a palavra grega para derrota? AEK...

    ResponderEliminar
  9. Deus...anteriormente conhecido como... disse...

    Já agora alguém sabe a palavra grega para derrota? AEK...

    ήττα

    ResponderEliminar
  10. Meu amigo Tripeiro:

    Não preciso de dizer quase nada porque já sabes o que penso da forma como vives o clube:) Parabéns!

    Também lá estive sábado nessa maratona entre Viana e o Porto e na verdade são momentos indescritíveis que ficam guardados aqui na nossa memória para todo o sempre.


    Azulibranco: O pai dele deixa-o à vontade porque sabe das boas companhias nessas aventuras!! Comigo por perto ele está sempre protegido, embora nem precise:)

    ResponderEliminar
  11. dragão penafiel:

    vou tentar aparecer, pode ser q sim, vamos lá ver...

    ResponderEliminar
  12. Ignorem o frustrado lampião. Ainda não conseguiu dormir. Desceu à terra e sujou-se todo.

    ResponderEliminar
  13. Tripeiro, és o maior, e a tua crónica está espectacular, que saudades eu tenho do tempo em que estava no meio dos Super, no Estádio das Antas, outros tempos, mas o amor pelo Porto continua o mesmo, e é até morrer!

    Azulibranco, eu tenho o prazer de conhecer o pai do moço em questão, e tenho quase a certeza, que ele até tem orgulho destes correrias do filho..:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. Ao que parece, o balão ontem levou um furo...
    E bastou um qualquer 7º classificado de um qualquer campeonato grego...
    Talvez seja essa a razao de tanta frustração nalguns comentários que aqui leio neste blog por parte de alguns...
    Paciencia...nem todos sao setubais, belenenses e leixoes...

    ResponderEliminar
  15. Ah...e já agora...repararam nas capas dos jornais?

    Caladinhos que nem ratinhos... Quando perdem ficam caladinhos que nem ratinhos...

    Mas não...o que é importante é exaltar a vitoria no futsal por 15-1...

    Tristes...

    ResponderEliminar
  16. GRande Tripeiro..como te invejo a disponibilidade de tempo para poderes fazer essas maratonas em prol das nossas cores.
    Como amigo deste espaço e apaixonado pelo Azul e branco so te peço que leves sempre ctg a força dos que sofrendo e apoaindo de longe nao tem a possibilidade de in loco vibrarem com os nossos herois!!!
    ALLEZ PORTO!!!

    ResponderEliminar
  17. Bem, por algumas horas, vamos ficar com os comentários a serem analisados e só posteriormente colocados no blogue. Quem acompanha diariamente os artigos, sabe o porquê desta medida.

    Evitamos, dessa forma, ficar conspurcados com a imbecilidade natural do atrasado que vem para aqui, apenas, para descarregar a frustração costumeira.

    ResponderEliminar
  18. Agora se percebe melhor a inacreditavel certeza dada pela agremiação corrupta à Euroarea na aprovação da urbanização, que suportou então uma negociação de milhões.
    Não háverá matéria suficiente para investigação?

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/10/sera-consumacao-de-um-acto-de-trafico.html

    ResponderEliminar
  19. Obrigado a todos pelas vossas palavras pessoal :)

    É assim, quem corre por gosto não cansa, e o nosso FC Porto vai sempre contando com o nosso apoio nas várias frentes.

    Caro Dragão penafiel, também vou tentar marcar presença amanhã no pavilhão de Águas Santas, para apoiar o nosso ANDEBOL que bem precisa neste momento.

    -------------------------------

    Para quem estiver interessado já se encontram disponíveis no Estádio do Dragão os bilhetes para a próxima jornada, em Olhão. 10euros é o preço.


    Mais uma vez obrigado e um abraço a todos :)

    P.S- quanto ao encornado que anda cheio de adrenalina por este lados, só digo que o RCBC já disse tudo... o balão vai estourar.... e vai ser um estrondo... jasus....

    ResponderEliminar
  20. Grande Grande Tripeiro... tens praí 5 metros! :) Sério caro amigo, tocar naquela taça foi o prémio mais que justo a esse esforço todo! És um verdadeiro ultra e um verdadeiro Portista acima de tudo!

    As coreografias dos SD e principalmente do Colectivo contra os calimeiros foram soberbas!

    Saudações

    ResponderEliminar
  21. Ah! E como bem recordaste, nada da uefa esquecer o que esses coños dos madrigays fizeram das 2 vezes que cá vieram, sempre a provocar desacatos!

    ResponderEliminar
  22. Grande post. Estive no Dragão e vi tudo.
    Faaannntttttaaaaassssttttiiiiiccccoooo.
    A equipe a tourear com calma de capote e vocês a pedir a estocada final. Linda a despedida ao Mariano quando foi substituído, extraordinária a ajuda ao Fucile no “secar” o Simulão. Tremendos os assobios desestabilizadores ao “pesetero” .

    ResponderEliminar
  23. Grande post. Estive no Dragão e vi tudo.
    Faaannntttttaaaaassssttttiiiiiccccoooo.
    A equipe a tourear com calma de capote e vocês a pedir a estocada final. Linda a despedida ao Mariano quando foi substituído, extraordinária a ajuda ao Fucile no “secar” o Simulão. Tremendos os assobios desestabilizadores ao “pesetero” .

    ResponderEliminar
  24. Dragon Soul:

    Obrigado. Convém que a UEFA não se esqueça do que esses meninos da "Frente Atlético" cá vieram fazer das duas vezes. Suponho que muitos dos que provocaram desacatos nesta quarta, também tenham estado cá em Março, a fazer as mesmas asneiras. E deixa-se passar assim em claro?! Não pode ser.
    Imaginem depois que há confrontos em Madrid na segunda volta em Dezembro. Esquecem-se que isto tem precedentes (neste caso totalmente criados pelos espanhóis) e castigam o FC Porto? Não pode haver dualidade de critérios.

    Fimoze:

    Foi mesmo assim. Muito bom o ambiente, esses dois não tiveram descanso do primeiro ao último minuto. Então o Simulão perdia os duelos todos com o Fucile e cada vez que ía marcar um canto na primeira parte até devia rezar para que o tirassem daquele pesadelo :) Quem já não gosta do clube, e depois na antevisão ao jogo faz uma declarações daquelas, só teve o que mereceu!!

    Um bom momento foram também as substituições, tanto a do Mariano como a do Tommy. Quando já se estava a ouvir os assobios, começamos a cantar bem alto o nome deles!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  25. Sinto-me um privilegiado por viver estes momentos ao lado de grandes portistas como o Tripeiro ou o lucho.

    ResponderEliminar
  26. Grande abraço amigo Delindro! :)

    ResponderEliminar
  27. Tripeiro Arnaldo03 outubro, 2009

    ... tenho mais medo da Elisa Ferreira que dos Super Dragões...

    Será que também fugiu para Viana?

    ResponderEliminar