01 fevereiro, 2012

Dragão ou Morcão?? Branco.

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Branco

Data de nascimento: 04-04-1964 (47 anos)
Posição: Defesa.
Clube anterior ao FC Porto: Brescia.
Clube posterior ao FC Porto: Génova.
Situação actual: Treinador do Figueirense.

Épocas no FC Porto: 2 (1988/89, 89/90)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 1

Pontos de exclamação: No tempo em que cada contratação era pensada e limitada aos parcos recursos, ter um internacional brasileiro era um luxo! Ainda para mais quando esse internacional se chamava Branco, que da minha lembrança, terá sido, a par de Roberto Carlos, um dos melhores laterais esquerdos do mundo! Era um jogador possante, com classe e com um pé esquerdo assombroso! "Sai da frente oh redes"!

Reticências: Não tenho reticências para colocar ao homem, se alguém as tiver sinta-se à vontade.

Jogou com importantes figuras como: Vítor Baía, João Pinto, André, Rabah Madjer, Domingos, Jaime Magalhães.

Não foi no FC Porto, mas foi o golo mais marcante da carreira de Branco, e é emblemático do míssil que saia daquele pé esquerdo:



Quanto a Stéphane Paille, foi brindado com o título de Morcão, assim votaram 29 alminhas! Nada surpreendente! A uma curta distância, com 23 votos, ficou a opção "Nem Dragão, nem Morcão, há um senão", vai-se lá saber a grandeza desse senão, nesse caso sim, surpreendente! 6 votantes optaram por Dragão! Que andariam estes votantes a pensar?

Parabéns ao Teixeira que no post anterior atirou a matar! Na próxima semana, teremos a votos um defesa sérvio chegado na bela época de 07/08. Chegou rotulado de craque, mas deixou muito a desejar. Quem será?

Saudações e bons votos,
Dragon Soul


4 comentários:

  1. Dragão Dragão Dragão!!!!!!


    Bibo Porto

    ResponderEliminar
  2. Claramente um DRAGÃO!!! É certo que não esteve muito tempo no FC Porto, mas 2 anos serviram para que se tornasse inesquecível a sua passagem pelo nosso clube num período complicado, pós-Viena, em que aconteceram alguns equívocos que de alguma maneira se assemelham ao que se passa no presente... Quinito como treinador dizia que os jogadores eram tão bons que nem precisavam de treinar... Raudney, Edu, N'Kongolo, Everton (dizia-se que tinha marcado 500 golos... mas cá não marcou nenhum)foram alguns dos equívocos... apesar de tudo a espinha dorsal da equipa manteve-se sempre e foi o que nos valeu.

    Branco fica na memória mais pelos seus livres e pelos golos em que muitos deles resultavam do que pela sua capacidade defensiva que nunca achei acima da média... Branco/ Geraldão era a dupla matadora do FC Porto por essa altura... e aquilo que se costuma dizer hoje, quando um jogo está complicado sobre um penalti, dizia-se na altura sobre um livre... "pode ser que haja um livre que nos dê a vitória".

    Não podia deixar de dizer que nesse período surgiu o nosso melhor guarda-redes de sempre: VÍTOR BAÍA que ajudou e muito na coesão da defesa... creio até, sem certeza, que foi nesse período que conseguiu o recorde de minutos sem sofrer golos... 89/90 ou 91/92

    ResponderEliminar
  3. Branco é Dragão, apesar de ter tido um comportamento à Guarín nos últimos tempos de F.C.Porto, sempre a forçar a saída.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pelo que o meu pai diz é Dragão. E para a semana cheira-me a Stepanov.
    Abraço

    ResponderEliminar