24 fevereiro, 2012

Badamerda

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O Almirante Pinheiro de Azevedo passou à história não só por ter sido Primeiro-Ministro de Portugal numa época especialmente conturbada, mas também por ser autor de algumas expressões que ficaram para o léxico cá do burgo. Uma delas terá sido, numa altura em que ficou preso na residência oficial em São Bento, a célebre “não gosto que me sequestrem, sei lá, é uma coisa que me chateia”.

Quando ouvi o nosso treinador dizer que tínhamos feito um grande jogo em Manchester pensei “não gosto que gozem comigo, sei lá, é uma coisa que me chateia”. Confesso também que soltei uma das expressões favoritas do grande Almirante “olha pá, badamerda”.

Eu não sei que clube o Vítor Pereira pensa que treina, mas eu informo-o: é o F.C Porto, e um treinador do Porto, depois de levar quatro, não diz que fez um grande jogo. Que o treinador do Marrazes numa visita ao Dragão leve um cabaz e diga que fez um grande jogo, é compreensível, que o líder do F.C. Porto, um clube que já ganhou 7 provas europeias e 26 campeonatos nacionais, se alegre com o facto de sair humilhado dum campo dum clube que ganhou uma taça europeia, que até já nem existe, não se entende. Ou melhor, entende-se: fica claro que ou teve umas frases infelizes e portanto devia pedir desculpas pelas ter dito, ou, pura e simplesmente, não tem dimensão para ser treinador dum dos maiores clubes do mundo. E, atenção, um acidente pode acontecer. Sabe Deus que não é o primeiro, mas não tenho memória dum treinador do Porto papar quatro ou cinco e dizer que a equipa fez um grande jogo.

Alguém de direito devia dizer também ao Vítor Pereira que no futebol ganha quem marca golos, quem gosta de notas artísticas vê patinagem sobre o gelo ou mergulhos para a piscina.

Eu sei que não se pode ganhar todos os anos, eu sei que não se pode fazer sempre grandes exibições, sei perfeitamente que esta época não é a pior, longe disso, a que já assisti, mais, o campeonato está em aberto, e eu como eterno crente acredito que ainda vamos ser campeões. Mas, porra, estou farto de humilhações: três secos em Coimbra, eliminação ás mãos do poderoso Appoel e agora levar 6 a 1 do Manchester City. Já chega.

Já sei, é verdade, estou irritado. Pior, estou triste. Mas eu sou Porto até à raiz dos cabelos que não tenho, não admito que me digam depois de ser humilhado que os meus jogaram bem. Badamerda.

8 comentários:

  1. se não é verdade, não estaremos muito longe dela... VP tem muita vontade, mostrar querer, dá uns tiros no escuro que falham redondamente o alvo (próprios de quem está sozinho e abandonado à sua sorte!!!), mas tem já há muito o seu destino traçado, que não deve ser muito mais longo do que esta época desportiva.

    se é o único responsável? um redondo e sonoro, NÃO!!!!!

    mas, o futebol é isto... é de facto o que está mais há mão, o parente pobre de uma equipe/estrutura quando a estrelinha não quer nada, não deixando também de ser verdade que se colocou a jeito para algumas das presentes e actuais consequências desportivas... o pescoço há muito que está no cepo, falta só saber quando é que o machado vai cair que nem faca em manteiga num tórrido dia de verão.

    já diz o ditado que, no futebol, o sol não nasce para todos... nasce só para alguns, normalmente, aqueles que se tornam nuns perfeitos e estúpidos ingratos... mas é assim, e nunca vai mudar!

    aconteça o que acontecer, enquanto VP mantiver aquela espinha vertical de respeito ao clube, ganhando ou perdendo, não interessa, terá sempre o meu respeito... o resto, são as leis do futebol, nada a fazer.

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo com o Almirante e com o Pedro: não gosto mesmo nada que gozem comigo, “é uma coisa que me chateia”.
    De facto tudo é uma questão de “dimensão”: grandes treinadores como Pedroto, Robson ou Mourinho, não se coibiam de pôr a nu as fragilidades que determinavam uma derrota. Sem apelo nem agravo, diziam de sua justiça não escamoteando verdades dolorosas. Até ao pequenino Octávio (o tal que jogava no estrangeiro com 5 trincos para “levar” poucos!) nunca ouvimos dizer, depois de uma derrota, que a sua equipa havia jogado “à Porto”.
    Nesta época fizemos jogos miseráveis (Apoel, Feirense, Académica, Olhanense, Gil Vicente) e Vítor Pereira foi incapaz de identificar e mencionar as causas dos descalabros, com uma única excepção, a do jogo de Barcelos… E tenho a certeza que qualquer um daqueles treinadores que menciono acima, teria a coragem e o discernimento para aludir ao péssimo jogo da equipa após os 5-0 ao Nacional, no Dragão, apesar da vitória contundente. Vítor diz, “jogámos à Porto!”

    Eu respeito a pessoa do Sr. Vítor Pereira: aquando dos assobios em jogos no nosso Estádio, manifestei repulsa pelo comportamento dos adeptos; vi o City no Dragão e não apupei o treinador pese embora se tenha assistido a uma 2.ª parte de qualidade confrangedora. Em contrapartida VP quer meter-nos os dedos pelos olhos dentro. Isso é gozar comigo, “é uma coisa que me chateia”. O respeito (conceito que é abordado no post anterior) deve ser imperativo do nosso técnico perante os adeptos. Já que não sabe mais, ao menos deve/deveria saber isso.

    Já agora, a opinião (elucidativa) de um grande adepto do FC Porto, Carlos Tê:
    “A saída atribulada de Villas-Boas não deu tempo para encontrar um treinador com mais garantias. Vítor Pereira não teve arcaboiço para motivar jogadores que tinham ganho tudo. Tem discurso paupérrimo.
    E mais:
    “Ser campeão é bom, mas não se apaga uma época com pouco brilho. Aliás, estar só a dois pontos do Benfica é notável para o que FC Porto tem jogado” – In “O Jogo” edição de hoje.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente é o mesmo sentimento que partilho. Revela bem o ponto ao que se chegou. Desde a derrota de Nicosia que deixei de acreditar em VP. Era aí que devia ter sido convidado a sair. Antes de sermos eliminados da Taça, da Champions e ainda estavamos em 1º no campeonato...
    E badamerda também pelo belo trabalho da $AD este ano, o mais caro plantel da história construído desta maneira?!
    Será que os administradores terão este ano prémio monetário pelos resultados obtidos?

    ResponderEliminar
  4. Por mim dava-lhe um bilhete de comboio para Espinho.

    E já com 4 ou 5 meses de atraso.

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou porto até à raiz dos cabelos e talvez mais fundo, e não me abala o que diz o treinador. Desde a primeira vez que ele falou que sei que não o ia ouvir mais. Não me interessa isso. A mim interessa-me os jogos, e abala-me que as pessoas tenham visto o jogo e tenham vergonha, ou digam que se a gente tivesse jogado à porto teria ganho. Isso são tretas. Porque eu digo, que se a equipe do ano passado, com o Libras, tivesse jogado contra esta equipe do city, nesta altura do ano, teria perdido a eliminatória também.
    exatamente o que me custou na saída prematura do libras, foi ter entendido que o salto para sermos uma equipe grande teria de ser adiado mais uma vez. No ano passado não éramos uma equipe grande.quem disser o contrário está a querer enganar-se.

    ResponderEliminar
  6. Vitor Pereira , Badamerda!

    ResponderEliminar
  7. Correção: 25 campeonatos...

    ResponderEliminar