27 fevereiro, 2012

Castelo arrombado pelo bandido dá trono ao Dragão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Porto 2-0 CD Feirense

Liga 2011/12, 20ª jornada
26 de Fevereiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 34.229 espectadores


Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Árbitros assistentes: Luís Ramos e Pais António.
Quarto árbitro: André Gralha.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Lucho e João Moutinho; Hulk (cap.), Janko e Varela.
Substituições: Varela por James (29m), Sapunaru por Djalma (66m) e João Moutinho por Defour (77m).
Não utilizados: Bracali, Rodríguez, Alex Sandro e Otamendi.
Treinador: Vítor Pereira.

FEIRENSE: Paulo Lopes; Pedro Queirós, Varela, Luciano (cap.) e Serginho; Sténio e Cris; Miguel Pedro, Hélder Castro e Diogo Cunha; Buval.
Substituições: Miguel Pedro por Bamba (71m), Diogo Cunha por Fonseca (77m) e Cris por Thiago Freitas (85m).
Não utilizados: Douglas, Anderson, Stopira e André Fontes.
Treinador: Quim Machado.

Ao intervalo: 0-0.

Golos: Maicon (67m) e James (72m).

Cartão amarelo: Miguel Pedro (42m), Hélder Castro (44m), Fonseca (78m).

Cartão vermelho: Luciano (57m).

Como normal, voltamos a liderar o campeonato. Assim tem sido nos últimos anos, décadas... mas não queiramos agora embandeirar em arco. Mas sim é o um lugar que estamos mais que habituados e no qual só sabemos estar. Que seja até final e que melhor momento para assumir a o 1º lugar, do que na semana que antecede um clássico.

Jesus falou e disse: “os outros é que devem estar pressionados”...viu-se, não foi? “Todos queriam estar na nossa posição”...já estamos! Valeu...

Após a perda de 2 pontos ontem em Coimbra no exame chumbado do ex-líder, era mais que natural que que a equipa levasse um acréscimo de motivação e ambição para a partida de hoje. A oportunidade não podia, nem devia ser desperdiçada, sob pena de colocarmos tudo em causa novamente na Liga Portuguesa, após termos abandonado a Europa do futebol.

A crónica de hoje incide apenas na 2ª parte do jogo, pois não me foi possível ver a 1ª parte. Pelo que soube também teria pouco que dizer, pois terá faltado falta de velocidade, criatividade contra uma equipa bem organizada que nos havia tirado 2 pontos na 1ª volta e por momentos talvez alguma ansiedade em chegar ao golo. Nem parecia que queríamos ganhar este jogo, segundo consta, 45 minutos sofríveis. Os homens do castelo chegaram mesmo a criar perigo no decorrer desta metade.

Com uma alteração já efectuada por VP no decorrer da primeira metade, forçada, a saída de Varela para entrada de James, o Porto entrou com liberdade total para James, preferencialmente partindo de movimentos da lateral para o interior, definindo o lance com qualidade mais próximo da área. E rapidamente o Porto criou 2 lances de golo, nos quais Janko num deles fez brilhar Paulo Lopes, mais uma vez, e no outro num grande cruzamento de James, não foi eficaz de cabeça, quando tinha tudo para inaugurar o marcador.

A velocidade era elevada, a vontade e predisposição para o jogo era elevada, mas faltava por vezes essa mesma vontade em ter a bola, quando os fogaceiros tentavam construir lances ofensivos.

Aos 58min, momento do jogo. Boa desmarcação de Janko após mais um passe de James e no momento de recepção da bola a ser puxado pelo braço por Luciano. Grande penalidade, expulsão e oportunidade de ouro para Hulk. O brasileiro partiu para a bola e rematou sem convicção, fraco e rasteiro e Paulo Lopes meteu-a no bolso. Mantinha-se o impasse e nem de penalty marcávamos. Abro um parêntesis para falar de Hulk... não tenho gostado das exibições nos últimos jogos, desde que regressou de lesão. Muito complicativo, constantemente a tomar más decisões e hoje, quando era preciso rematar forte, com convicção, não o fez, tremeu. Desapareceu completamente do jogo após este lance, 30 minutos que nem se deu por ele…

Aos 65min e com mais um elemento em campo, Vítor Pereira arriscou, tirou Sapunaru e colocou Djalma para fazer todo o corredor direito, sempre com mais preocupações ofensivas. Não deu para ver o que poderia trazer ao jogo esta alteração, pois 3 minutos depois, num livre lateral, James (quem mais?) coloca a bola direitinha na cabeça de Maicon para inaugurar o marcador, finalmente. O Dragão suspirava de alívio.

Até ao 2-0 foi um saltinho. Ataque do feirense, recuperação do porto e uma forte transição ofensiva envolvendo James, Moutinho e Lucho que dentro da área coloca atrasado no colombiano para remate fraco, beneficiando de um desvio adversário e bola no fundo da baliza. O vencedor estava encontrado, pois o feirense, se na 1ª metade e até à expulsão ia incomodando, depois disso foi uma nulidade em termos ofensivos.

Faltavam 20min, e com a carga de jogos que têm existido e com semana de selecções, viagens e jogos, foi natural ver uma gestão da partida, só a espaços mudando a velocidade e sempre por James.

Somos líderes e o que ficará deste campeonato serão os números finais e a classificação. Gostem ou não, deixamos esta jornada em 1º, melhor ataque, melhor defesa, maior diferença de golos. E num campeonato no qual defrontamos uma super-equipa que é “mágica” e deixa de rastos todos os adversários, não é para todos… SOMOS PORTO!

Notas Positivas: a vitória que permite irmos à Luz em 1º.

Notas menos boas: pelo que parece, alguma falta de ambição na 1ªparte.

Melhor em campo: James.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: "Muito satisfeito com os jogadores"

Vítor Pereira sintetizou a vitória do FC Porto no esforço dos jogadores, o espírito de grupo e a união, bem como com a "qualidade da segunda parte". E não falou sobre a deslocação à Luz, mas sempre disse que o jogador será preparado do ponto de vista teórico, devido aos jogadores que vão para as selecções.

Satisfeito por regressar à liderança. A equipa tem aguentado bem a pressão?
O FC Porto sabe que a partir de determinada altura não podia falhar, não pode perder pontos e tem ganho os jogos, tem somado os pontos e é isso que se pretende. Isso é normal nas equipas candidatas ao título. A pressão, desde que se consigam manter os níveis de ansiedade, é positiva. Obriga-nos a estar alerta, a estarmos no nosso máximo e o FC Porto precisa de pressão para estar no máximo.

Está confiante para o jogo da Luz?
Em relação ao jogo da Luz não vou falar. Falarei na altura própria. O Feirense veio ao Dragão com boa postura, bem organizado, criou-nos dificuldades, mas na segunda parte resolvemos bem. Vimos de uma série grande de jogos e quero dar os parabéns aos meus jogadores porque fomos capazes de chegar ao resultado.

Como vai gerir a preparação, com oito jogadores nas selecções?
62 por cento de posse de bola, 11 oportunidades de golo, o guarda-redes mais uma vez fez um grande jogo. Temos de dar mérito ao adversário também. Vou gerir da forma que posso, vou recuperar os jogadores que cá estão e os outros vão para a selecção. O próximo jogo será preparado do ponto de vista teórico, porque do prático não será possível.

A equipa voltou a só resolver no fim...
O FC Porto vem de uma sequência tremenda de jogos e os adversários jogam o seu jogo. Temos 90 minutos para ganhar os jogos, hoje foi aos 60 e qualquer coisa. O que interessa realçar é a união, o espírito de grupo e a qualidade da segunda parte. Há que valorizar isso e estou muito satisfeito com o comportamento dos jogadores.

Acha que é responsável pelo bom momento do Maicon?
Não. O Maicon é um excelente jogador e as coisas vão saindo com naturalidade. O Maicon está com uma maturidade muito grande, à conta dele, não à minha.

O Braga também é candidato ao título?
Eu tenho vindo, já não é de agora, a dizer que o Braga está entre os candidatos, porque tem provado dentro do campo que é candidato, com resultados e bons jogos. Está a lutar pelo título, com o FC Porto e com o Benfica. Temos de estar ao nosso melhor nível para irmos à procura do nosso grande objectivo da época, que é sermos campeões nacionais.

Por que é que o James Rodríguez voltou a começar no banco?
Não vou dar explicações públicas pelas opções que tomo.



RESUMO DO JOGO

9 comentários:

  1. Sem convencer (mais uma vez) o Porto ganhou e era isso que interessava fundamentalmente. Não podia haver outro tiro no pé; caso acontecesse, além da dor seria também entregar parte ou todo o ouro ao bandido (leia-se mouros da “capital do império”).
    Após um curto interregno estamos de novo no nosso lugar, em 1.º. Temos o melhor ataque e a melhor defesa, a melhor diferença de golos. Estamos, de facto em primeiro e… aquele pasquim do “Rascord” mantém os amiguinhos vermelhos nessa posição…!!! Agora está nas nossas mãos conservar a liderança até ao fim. Gostava de ganhar no “salão de festas” mas já pensaram que até pode nem ser necessário?!...

    Quanto ao jogo: depois de uma horrível 1.ª parte, sem dinâmica, sem método para arrumar o “autocarro”, o FC Porto, com Lucho e James a comandar, lá conseguiu um bom golo pelo gigante (em físico e qualidade atlético/ futebolística) Maicon. Depois foi o médio colombiano que se prendou a si próprio. Não é fácil desviar “autocarros” mas impõe-se que a equipa arranje maneira de o fazer. Bem ou mal, ganhámos!

    Destaques pela positiva:
    Lucho – grande segunda parte e um passe fenomenal (só dele!) para o golo de James;
    James Rodriguez – Com ele (a jogar bem) a equipa é outra coisa a desenvolver jogo;
    Maicon – Eu sempre disse que este brasileiro poderia dar num belíssimo jogador. Está em crescendo e ainda com bastante margem de progresso. A passagem pela lateral-direita fez parte, estou certo, da aprendizagem que vai revelar-se profícua;
    Moutinho – “Não sabe jogar mal” mas hoje esteve uns furos abaixo do habitual. Ainda assim contribuiu para a vitória;
    Janko – Num trabalho de sapa, desgastou a defesa adversária. Procurou o golo, mas o mais importante foi o seu contributo em jogo.

    Destaques pela negativa:
    Hulk – Que dizer? Está em baixo de forma;
    Fernando – Tem sido um dos esteios da equipa. Hoje parecia, nalguns momentos ausente, desconcentrado, trapalhão.

    Agora, vamos ao “salão de festas” (com vigor, responsabilidade e ambição). “Apaguem as luzes!”

    ResponderEliminar
  2. O mais importante era mesmo os 3 pontos, desse por onde desse, jogássemos bem ou mal, marcássemos muitos ou poucos golos… A recuperação da liderança era fundamental, mesmo em termos psicológicos…
    Efetivamente, há algo no FC Porto deste ano que não me tem agradado nada… Já são vários os jogos no Dragão em que o FC Porto entra apático em jogo, dando 45 minutos de avanço para depois resolver na 2ª parte… Assim de cabeça lembro-me de ter sido assim com Setúbal, Leiria e agora com o Feirense… Tudo jogos em que dormimos na 1ª parte e só no início da 2ª parte é que acordamos para a vida… E já alertei que isto um dia pode correr mal…
    No restante, apenas se viu que um FC Porto rápido e dinâmico, como aquele que se viu na 2ª parte, facilmente resolveria a partida a seu favor… Ainda me assustei com o penaltie falhado de Hulk, mas a pressão ofensiva era muita, o golo acabaria por surgir… E surgiu com Maicon num belo cabeceamento a abrir o ativo!
    Globalmente gostei da equipa na 2ª parte… A entrada de James foi importante… Apenas uma nota para Janko… È claramente a referencia na área que era necessária desde o início da época. Não sendo um jogador tecnicamente evoluído, aparece bem nas zonas de finalização, dá trabalho aos defesas desgastando-os, e abre espaços para que outros colegas surjam em zonas de finalização… Não tem nada a ver com Falcao obviamente, mas é igualmente um jogador útil no esquema tático do FC Porto… O que é mau, é que tenha sido necessário uma pesada derrota em Barcelos para se perceber que o FC Porto precisava de uma referência na área alternativa a Kléber… Mas enfim…
    Na minha opinião, o grande mérito do resultado de hoje é que retira muita da pressão que a equipa poderia ter na visita ao galinheiro… Sejamos francos, é muito diferente ir ao galinheiro com 2 ou 5 pontos de desvantagem, com a necessidade imperiosa de vencer, do que ir lá em igualdade pontual… A abordagem àquele jogo será fundamental… Neste particular parafraseio o que o Helton disse no fim do jogo: “Temos de ser inteligentes e humildes!”… São claramente os dois ingredientes mais importantes para o jogo de 6ªF… De resto é trabalhar bem durante a semana, sem histerismos, nem cabeças no ar pela liderança recuperada, e esperar que a “brincadeira” das seleções não cause nenhuma mossa nos nossos jogadores…

    ResponderEliminar
  3. Uma boa casa, 34.229 espectadores, assistiram ao regresso do F.C.Porto à liderança do campeonato, Liga Zon Sagres, quando vamos entrar no último terço da prova, quando muitos já apregoavam que o vencedor estava encontrado e não era o clube da Invicta... Mas não foi fácil lá chegar. Foi preciso sofrer mais do que o esperado, por culpas, muitas, do Campeão e mérito do Feirense, principalmente, do seu inspirado guarda-redes. Quando falo em culpas do Campeão, refiro-me, obviamente, à péssima primeira-parte da equipa treinada por Vítor Pereira.
    O F.C.Porto dos primeiros 45 minutos parecia uma equipa inexperiente, pouco habituada a liderar e que perante a possibilidade de chegar ao topo da classificação, ficou tolhida de ansiedade, paralisada, incapaz de jogar. Foram tantos os passes errados, tantas bolas perdidas, tantas jogadas inconsequentes, que o público reagiu e assobiou.

    Na segunda-parte tudo foi diferente e para muito melhor. Entrando forte, mais rápida a recuperar, a trocar e a soltar a bola, a equipa portista esteve mais esclarecida, melhor organizada, procurou e conseguiu dar mais largura ao seu jogo, encostou o Feirense lá atrás e foi criando situações de golo que Paulo Lopes foi evitando como pôde. O domínio era total, só dava Porto, o Feirense já não saía, o golo adivinhava-se. Adivinhava-se, era justo e podia ter acontecido ao minuto 13, quando Hulk falhou uma grande penalidade a castigar a falta de Luciano, que foi expulso, sobre Janko - falarei deste lance mais lá para a frente... Mas Hulk, que não esteve nos seus melhores dias, falhou e o teimoso zero a zero manteve-se.
    Manteve-se a igualdade, mas também se manteve tudo o que de bom a equipa portista vinha fazendo. Com a equipa da Feira só preocupada em defender e menos um homem, Vítor Pereira, bem, tirou Sapunaru, pouco profundo e meteu Djalma. Com o angolano, que entrou muito bem no jogo, o futebol do Campeão ganhou dois flancos, maior largura, tornou-se, se é possível dizê-lo, mais perigoso. Como corolário, uffa, golo de Maicon e Porto na frente do marcador e do campeonato. Passados 5 minutos, James aumentou a vantagem, o resultado ficou decidido, a vitória e a liderança garantidas
    Concluindo: má, muito má, primeira-parte. Segunda-parte bom nível. Vitória justíssima, cristalina, que só peca por escassa - merecíamos mais dois ou três golos. Estamos em primeiro lugar, na luta pelo título e com bons níveis de confiança. Mas atenção, não podemos repetir exibições como a dos 45 minutos iniciais da partida de hoje.

    Notas finais:
    Maicon foi um gigante, tem sido o jogador mais regular do F.C.Porto em 2011/2012. Na época passada, eu incluído, poucos davam alguma coisa pelo jovem defesa brasileiro - irregular, desconcentrado, erros comprometedores... Valeu a teimosia de Vítor Pereira e hoje Maicon está muito mais jogador, um jogador fiável, melhor a central, mas capaz de jogar a lateral, sem comprometer.

    Janko estava sozinho dentro da área, bem enquadrado com a baliza, tendo só o guarda-redes pela frente, em posição privilegiada para fazer golo. Foi derrubado por trás por Luciano, de forma clara e que não deixa dúvidas. Penalty e expulsão sem margem para discussão, Feirense a jogar com 10. Mérito do F.C.Porto, que construiu uma jogada que deixou o seu ponta-de-lança na cara de Paulo Lopes. Ouvindo alguns, repisaram até à exaustão que a equipa da Feira jogou com menos um, até parece que o árbitro errou, a saída do jogador do Feirense foi obra e graça do Espírito Santo. Não, foi por obra e graça dos jogadores do F.C.Porto e ao falar-se sempre da expulsão, está a ser-se injusto e de alguma forma, tirar mérito à vitória portista. E que dizer dos responsáveis do clube aveirense? Queixam-se de quê?

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Ontem poderíamos ter deitado tudo a perder na primeira parte, não pelo jogo produzido pelo Feirense, mas sim pela ansiedade e falta de sorte na finalização.

    Entramos muito ansiosos, sem criatividade, e com o Feirense a defender e a trocar bem a bola, gerou-se a impaciência dentro e fora de campo.

    Apesar da má primeira parte, a figura da noite por parte dos forasteiros Paulo Lopes negou nos a vantagem mínima ao intervalo.

    Não se compreende o porquê de VP não colocar James de início.
    Nos jogos diante de adversários que recuam muito as linhas, o colombiano tem capacidade para romper, e pela sua velocidade e criatividade pode marcar a diferença, tal como ontem fez a partir do momento que entra em campo.

    Na segunda parte entramos agressivos e com uma dinâmica pelas alas que permitiu abrir a defesa contrária.
    Enquanto que na primeira parte corríamos com a bola, na segunda metade fizemos a bola correr, o que torna o jogo mais rápido e imprevisível para quem defende.

    Obtivemos a oportunidade do penalti, mas mais uma vez Hulk, tal como em Olhão, falha um penalti numa fase do jogo que poderia ser decisiva.

    Felizmente a nossa equipa não baixou os braços e continuou na procura da vantagem e acabou por consegui-la de bola parada por Maicon, o nosso defesa com maiores níveis de confiança.
    O segundo golo depois surge com naturalidade face ao nosso domínio atacante.
    Paulo Lopes impediu que o Feirense saísse goleado do Dragão, efectuando um punhado de grandes defesas.

    Valeram os 3 pts que nos dão a parceria na liderança com o Benfica, e na próxima jornada diante deste mesmo adversário, teremos uma grande oportunidade de definitivamente isolar-nos na liderança da liga a nove jornadas do final.

    Assim acredito e espero.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Mais um jogo de um Porto de duas faces, como já vem sendo hábito. O primeiro de futebol pastoso, pausado e inconsequente. Ainda assim, com duas ou três boas oportunidades falhadas pela pouca acutilância dos rematadores portista e o brilhantismo do guardião Feirense.

    O segundo (da segunda parte)já mais próximo de uma equipa com ambições. Futebol mais incisivo, esclarecido e perigoso. As oportunidades sucederam-se em catadupa e os golos apareceram inevitavelmente.

    Custa a perceber este tipo de exibições. Os jogadores têm classe, são capazes de ultrapassar quaisquer obstáculos, mas a auto-confiança parece funcionar intermitentemente. Dá a ideia que o treinador não lhes consegue insuflar a dose certa de força anímica.

    O Campeonato começa a caminhar para o seu epílogo, altura em que vai ser necessário, mais que nunca, essa força.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Para mim a questão James é uma não questão. Quando ele faz jogos como o de Barcelos por exemplo não vejo uma única palavra sobre o assunto, há jogadores com sorte diria eu!

    Maicon mostra ter mais argumentos que o resto dos companheiros, infelizmente a minha dupla de centrais para este ano não se poderá concretizar tão cedo com Mangala e Maicon.

    Um jogo normal, com pressão dada no dia anterior com o empate do clube do galinheiro em Coimbra que deixou um pouco mais de ansiedade no ar e não foi só á equipa nas bancadas ao mínimo erro lá saia o caralho do assobio.

    Parabéns a estes clubes de merda como Feirense que cá vêm em busca do Pontinho com 11 gajos a defender e um cágado mouro na baliza que foi adiando o golo vezes e vezes sem conta lembro na primeira e na segunda parte situações quem um biqueiro na bola á trolha e ela entra a lá dentro... Mas a malta tem vergonha!

    Quanto ao resto é invasão á luz que tal como previa vai estar em estado de sitio.

    ResponderEliminar
  7. Alguns dos jogos com James a titular:
    Gil Vicente 3-1 FC Porto
    FC Porto 0-0 Zenit
    Olhanense 0-0 FC Porto
    FC Porto 1-1 APOEL
    Zenit 3-1 FC Porto
    Feirense 0-0 FC Porto

    ResponderEliminar
  8. Foi o meu 2º jogo da época no dragão. Primeira parte desesperante. Segunda parte bem melhor e não foi só depois da expulsão.

    VP tem a grande oportunidade da sua carreira sexta feira. Uma carreira que nas decisões tem falhado sempre. Sexta feira pode ser o dia da mudança.

    ResponderEliminar
  9. O grande problema do FCPORTO este ano é que joga a passo... e a estrela Hulk está mto pouco cintilante perde bolas atrás de bolas e um passe certo é mto raro.
    Não sei como VP permite aqueles passes de calcanhar que vão sempre direitinhos para os adversários depois, se o Fernando ou a defesa conseguirem travar o adversário tudo Ok caso contrário é Golo na certa. O Helton desde que doou a braçadeira parece que ficou desconcentrado e inseguro, embora tenha feito boas defesas. PA

    ResponderEliminar