08 fevereiro, 2012

O Visionário

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Há homens que marcam uma época. Há homens que marcam um momento. Há homens que marcam uma década. Há homens que marcam uma era. Há homens que se destacam durante um século pelo seu trabalho e depois, há o homem que quero falar hoje, que marcam para sempre uma história de um clube com as suas conquistas, e principalmente pela firmeza daquilo que acreditava e pelos seus princípios. Falo claramente de José Maria Pedroto.

Mais que um Treinador, mais que um comandante, mais que um simples funcionário do FC Porto, mais que um vencedor, foi sem dúvida um visionário que antecipou um cenário que estava para vir, que os parolos lá de baixo tentaram menosprezar e os levou a inventar os apitos e outros atritos para justificar os seus falhanços, em vez de tentar copiar ou suplantar o trabalho realizado pelo FC Porto.

Pelo trabalho realizado muito à frente, pela forma desafiadora que sempre se impôs contra os poderes instituídos, foi sempre um alvo a abater. Basta ver uma Taça de Portugal realizada no Jamor, onde nas bancadas estavam adeptos de todos os clubes de Lisboa. Um dia tão triste como a vitória do clube do galinheiro onde valeu tudo. Mas num país como este, repleto de cegos e ladrões, o povo gosta é disto, continuar ceguinho e sem um único tostão no bolso. Um episódio que nunca esquecerei e que farei sempre questão de o lembrar aqui. Os clubes de Lisboa, todos, nunca terão um único sorriso por parte do meu clube.

Mas de episódios tristes está Lisboa cheia, por isso, vou directo ao que queria trazer aqui, e que foram as frases marcantes de José Maria Pedroto:
"É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital."
Já ele andava a avisar nos finais dos anos 70, inícios de 80, que era preciso acabar com o centralismo, com a pouca vergonha das Federações e com a vergonha a nível governamental que levou um País inteiro à bancarrota. Alguém lhe deu ouvidos?

Não, bem pelo contrário, ainda foram muitos os que cá em cima ajudaram a levar o poder lá para baixo, baixando as calças a tudo o que de lá de baixo se dizia, em troca de meia dúzia de rotundas e um bocado de alcatrão para mais tarde virem a portajar.
"Não tenho dúvidas de qualquer espécie de que ao Artur Jorge não faltará onde trabalhar e que, em qualquer parte, triunfará. Mas também acredito que vai ser no FC Porto que ele acabará por ser revelar como um homem predestinado para a direcção e comando de equipas de futebol."
Mal ele sabia que Artur Jorge, passado uns anos, iria levar o FC Porto à primeira conquista das Taças dos Campeões Europeus em Viena, onde marcou a mim e a muitos, pela equipa que conduziu e treinou, onde dali saíram muitos ídolos para a minha geração, como Gomes, Futre, Madjer, etc.

E também acertou quando disse que não faltaria onde trabalhar. Até treinou clubes por caridade (não vou dizer nomes aqui, pois são nódoas na sua carreira), mas foi sem dúvida no FC Porto onde triunfou.
"Jorge Nuno Pinto da Costa, para além de ser um cidadão respeitável, afirmou-se como um competentíssimo dirigente. A ele se deve, em grande parte, a projecção que o FC Porto atingiu, a nível nacional e europeu. O tempo há-de fazer-lhe justiça."
Volta a acertar em cheio nas declarações que faz, mostrando que conhecia bem o nosso Presidente e que este se tornaria aquilo que é hoje. Eu sei que isto hoje é fácil dizer, que o nosso Grande Presidente é o maior, mas estas declarações foram feitas em alturas difíceis no nosso clube, daí terem para mim muito mais valor.

O tempo fez-lhe justiça e ainda por cima, segundo rezam as notícias, Pinto da Costa 5-0 ao Ministério Publico.
"As gentes do Porto são ordeiras porque, se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças de Portugal."
Mais uma vez, ele tem razão. Somos ordeiros. Depois da arbitragem em Barcelos, do mesmo arbitro que esteve em Campomaior e Matosinhos, dava direito a ficar sem dentes, como fizeram adeptos de outros clubes ao Pedro Proença num shopping conhecido.

Depois de Estorilgates, depois de túneis e etc...

Em vez de atirarmos culpas à arbitragem, fizemos o que fazemos sempre. Tentar ver onde estão os nossos erros, onde falhamos, onde não estamos a trabalhar bem e o que fazer para melhorar!

Nestas coisas, somos muito diferentes. Somos ordeiros, não somos ratos. Somos o PoBo do Norte.
"O FC PORTO cada vez mais aparece como potência do nosso futebol, capaz de conseguir a hegemonia e é claro que isto preocupa o Benfica e o Sporting."
Mais que preocupação tornou-se doença. Basta ver o número de mentiras que inventaram, o número de apitos que engendraram, o número de pessoas que envolveram para tirar a hegemonia de 30 anos de FC Porto.

Eu chamo-lhe medo. É triste ver o jornal Rascord preocupado, numa altura destas, com o número de títulos e colocar os torneios do Guadiana como provas oficiais para aumentar a contabilidade.

Bem tinha razão o nosso Zé do Boné.
"No FC Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir."
Aqui, esta diferença, gostava que nunca desaparecesse. Foi sem dúvida o nosso maior trunfo, desde o manual de conduta do atleta, a passar pela resolução de problemas apenas por um core de pessoas que toma decisões in-extremis a cada segundo que passa.

Ler que João Pinto jogou com um pé partido, leva-me a pensar que ainda existe muito amor à camisola, algo que aprecio.

Ver situações como Adriano, Paulo Judas Assunção, entre outros, resolvido sem grandes alaridos, deixa-me contente. O segredo é a alma do negócio como muito dizem, mas a mão firme é que o faz continuar a trabalhar a 100%.

Zé Maria Pedroto foi muito mais que um mero treinador. Como podem ver, foi um visionário. Foi alguém que foi diabolizado e gozado pela comunicação social, não pelo que dizia, mas por medo que alguém o ouvisse. Felizmente alguém o ouviu, e esse alguém, foi o nosso Presidente que levou esta forma de ser, consigo ao longo destes anos todos.

Enquanto esta forma de estar continuar a existir, vamos continuar a ganhar, vamos continuar a existir, vamos continuar a fazer confusão ao inimigo. No dia que voltemos a ser bons rapazes... nesse dia, meus Amigos, o FC Porto fecha para nunca mais abrir.

Obrigado Zé do Boné por tudo e até sempre, que aqui o Antas nunca deixará que caias no esquecimento.

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

8 comentários:

  1. Antas, ainda bem que recordas o Mestre, tão a propósito...

    "No dia que voltemos a ser bons rapazes..."

    Mas será que esse dia ainda não chegou?

    Abraço
    jcrespo

    ResponderEliminar
  2. SFF, imprimir este artigo e postar na porta do nosso balneário.
    É preciso que o nosso plantel perceba o que é o Porto.
    Um abraço do MrKoko.

    ResponderEliminar
  3. Carissímo Antas, não tendo nada a acrescentar, apenas espero que a nostalgia que sinto pela falta de Pedroto, não se acentue.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o MrKoko. E com o Antas, como sempre.
    Abraço.
    Ps. Está quase, vem aí o "DIA".

    ResponderEliminar
  5. Pedroto deixou marca e saudades nos adeptos Portistas, porque era Alguém à Porto, um Senhor que sabia muito de futebol, um expert em psicologia e predestinado no comando.Era mesmo o Mestre!
    Os futebolistas do F. C. Porto dos dias de hoje deviam também assistir no pavilhão Dragão Caixa aos jogos das modalidades amadoras, e, extensivamente, passarem os olhos pelos blogues da blogosfera Portista de maior carisma, para em tudo se inteirarem verdadeiramente do que é Ser Porto, do que nos identifica com isso a Mística Portista.

    ResponderEliminar
  6. Quero acreditar e acredito que isto é lema do nosso clube, numa época como a do ano passado alguém instrumentalizou bem este sentimento, esta vontade e esta Raça para atingir os nossos objectivos.

    Isto não é marketing, é um sentimento que não pode parar é aquilo que somos e foi assim que crescemos.

    Isto não pode acabar de maneira nenhuma sob pena de virmos a ficar igual a outros clubes sem identidade.

    Vila Pouca tal como nós os dois sabemos esperemos que esta nostalgia não se acentue, é sinal mau demais.

    Como diz a minha Mãe não há mal que sempre dure. :)

    ResponderEliminar
  7. Só agora li esta GRANDE crónica!

    Abraço amigo e continua na luta!

    ResponderEliminar
  8. boas a unica coisa que me desilude e facto do porto com o pedroto ter [criado] o fute moderno nao foi mas muito o desenvolveu e nao esta na europa do futebol a demonstrar o que ja ha muito devia saber TODA A CULPA PARA A DIRECAO abracos para todos

    ResponderEliminar