13 fevereiro, 2012

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2011/12, 18ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 4-0 UD Leiria
Árbitro: Rui Silva (Vila Real) / Assistentes: Álvaro Mesquita e Bruno Trindade / Quarto árbitro: Fernando Lopes


Shaffer bem expulso

A decisão de Rui Silva de mostrar cartão vermelho directo ao defesa do Leiria Shaffer é considerada correcta pelo trio de ex-juízes formado por Jorge Coroado, Pedro Henriques e Paulo Paraty. Uma unanimidade que falta no lance em que os portistas reclamam penálti de Hugo Terroso sobre Hulk.



Momento mais complicado

48' O lance entre Shaffer e João Moutinho é passível de vermelho directo para o argentino do Leiria?

Jorge Coroado
+
Uma decisão correctíssima em termos disciplinares. Por outro lado, tecnicamente o jogo deveria ter recomeçado com um livre indirecto contra o FC Porto, pois foi João Moutinho, no modo de atacar a bola, que primeiro cometeu jogo perigoso activo.

Pedro Henriques
+
Shaffer, ao entrar de sola, com os pitons, na perna de João Moutinho, é expulso por uso excessivo da força, correndo o risco de lesionar o adversário e pondo em causa a sua integridade física.

Paulo Paraty
+
Shaffer, ainda que tente jogar a bola, vai além da imprudência e atinge a perna de João Moutinho com a sola da bota. Foi boa, a ajuda do árbitro assistente Álvaro Mesquita. Cartão vermelho bem exibido.



Outros casos

9' Lucho González foi empurrado nas costas por Edson, já no interior da área do Leiria?
59' O cartão amarelo a Janko, em lance com Oblak, foi a decisão correcta ou peca por escasso?
64' Terroso fez falta sobre Hulk passível de grande penalidade?
84' Num lance na área do FC Porto, mão na bola ou bola na mão do defesa Mangala?

Jorge Coroado
-
Lucho González, do FC Porto, foi de facto empurrado nas costas por Edson no interior da grande área do Leiria. Penálti inequívoco não assinalado.
-
Ao considerar faltosa a intervenção de Janko, a sanção disciplinar deveria ter sido exibir o vermelho. O amarelo revela a zona cinzenta das indecisões dos árbitros.
-
Intervenção imprudente do jogador do Leiria, que derruba manifestamente Hulk. Falta para grande penalidade, mas não assinalada.
+
A bola ressalta do pé de Maicon e vai encontrar o braço esquerdo de Mangala. Não houve motivo no lance para ser marcada grande penalidade.

Pedro Henriques
+
As repetições não esclarecem se houve ou não infracção do defesa, pelo que dou o benefício da dúvida à decisão do árbitro de não assinalar penálti.
+
Janko foi correctamente advertido, porque ao tentar jogar a bola, terá sido imprudente na abordagem do lance, tocando com o pé nas costas de Oblak.
-
Lance de difícil análise. Parece que primeiro joga a bola, mas é certo que Hugo Terroso, ao entrar em tackle sobre Hulk, toca também no portista.
+
Trata-se de uma bola de ressalto que acaba por tocar na mão de Mangala, não parecendo haver intenção ou acção deliberada por parte do jogador portista.

Paulo Paraty
+
Não é visível que Lucho tivesse sido empurrado por Edson; parece, sim, haver um choque aceitável dentro daquilo que são as Leis do Jogo.
+
O amarelo é correcto, ainda que Janko pudesse ter evitado o contacto com Oblak. Não me parece que seja um pontapé no guarda-redes, apenas um contacto desnecessário.
+
Hugo Terroso arrisca muito, mas parece-me chegar à bola antes do contacto com Hulk. Tendo dúvidas, aceito a decisão do árbitro de não-intervenção.
+
A bola bate claramente no braço de Mangala, mas porque ressalta de muito próximo, da perna de Maicon. Decisão correcta da equipa de arbitragem.



Apreciação global

Jorge Coroado
Foi notório que ainda está demasiado verde para as apreciações de quem faz gáudio de anunciar. Para garantir lugar na I Divisão, deve trabalhar mais. Chegar a internacional assim, é melhor nem pensar.

Pedro Henriques
Arbitragem globalmente positiva, sem influência no resultado final. Muitas tomadas de decisão de grau de dificuldade elevada em que os lapsos se diluem na diferença do marcador.

Paulo Paraty
Uma equipa de arbitragem que manteve serenidade, atenção e ligação entre si durante todo o jogo. A correcta gestão disciplinar permitiu-lhe sair do jogo com a sensação de dever cumprido.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. não me cansarei de dizer que estas pretensas abordagens técnicas nada mais são que a visão de conveniência de ex-juízes, na busca de alguns proventos, que os compensem das perdas sofridas, com o abandono da arbitragem. Falta seriedade técnica, ao que sobra em preconceito de conveniência. Isto é assim um contraponto aos "penalties de televisão", como ouvi esta semana.
    Aqui, a análise passa por 2 penalties não assinalados para o Porto. A SportTV, que vive do futebol, até enfatizou, até à exaustão, o pretenso penalty contra o Porto, pelo ressalto que foi ao braço do Mangala.
    Com profissionais deste gabarito, é óbvio que o "artigo" que vendem não tem futuro.
    Obsolência tecnológica em evidência.

    ResponderEliminar