19 fevereiro, 2012

A culpa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


As escolhas de Vítor Pereira para o jogo com o City merecem a reprovação de qualquer Portista digno desse nome. Foram vários os erros cometidos pelo nosso mister no jogo de quarta-feira. Desde logo, a opção de Vítor Pereira por lesionar Danilo no ligamento esquerdo do joelho. Qualquer treinador decente sabe que, conforme o jogo estava, uma lesão no menisco seria a decisão mais acertada. Depois, temos a incompreensível atitude de Vítor Pereira ao meter Álvaro Pereira em campo quando tudo fazia prever que ele iria marcar um auto-golo aos 55 minutos com o ombro esquerdo. Os indicadores eram claros. Só um cego é que não via. Também considerei inadmissível que o nosso mister não tivesse colocado o Janko em jogo. As regras da UEFA não o permitiam? Hã, desculpas. Também quem é mandou Vítor Pereira pôr o Janko a jogar pelo Twente?

Aproveitar o jogo com o City para criticar o nosso treinador é o mesmo que esperar pela noite para tomar banhos de sol. É, no entanto, refrescante constatar há quem tenha em relação a Vítor Pereira a mesma posição que o PCP tem em relação aos Orçamentos de Estado desde 1976. É orçamento? Sou contra. É Vítor Pereira? Sou contra. Não interessa a substância das decisões. É-se contra por princípio para dar uma falsa ideia de coerência, convencidos de que mudar de opinião é crime de lesa-pátria.

Como é óbvio, o Porto este ano não é o Porto que estamos habituados e que todos os Portistas gostam. A derrota com a Académica, a exibição contra o Feirense, o jogo desapaixonado de Barcelos . Enfim, houve muitos jogos maus. Ainda assim, continuo sem perceber grande parte das críticas que têm sido feitas à equipa técnica - diga-se que não perceber coisas é algo que me acontece com frequência.

Ao longo desta temporada, das muitas críticas que foram feitas ao nosso treinador, uma das mais acirradas passava pela opção de colocar Maicon na lateral direita da defesa. No entanto, até para esta decisão, eu tenho uma teoria que a pode justificar e que passo a partilhar. Cá vai. Depois de muita meditação e reflexão sobre o assunto, cheguei à conclusão que Vítor Pereira tinha um plano secreto para transformar o Maicon do Porto no Maicon do Inter. Infelizmente, ninguém percebeu isso. Como eram ambos brasileiros, defesas, carecas, e, ainda por cima, tinham o mesmo nome, o mister achou que eram coincidências a mais e, como tal, toca a pô-los a jogar na mesma posição. Tudo isto seria apenas uma ideia parva se não houvesse os antecedentes de jogadores chamados Ronaldo serem exímios avançados. O nosso mister achou que se poderia estar a iniciar uma nova era em que jogadores chamados Maicon seriam fantásticos laterais-direitos. A realidade provou que estava enganado. Mas quem o pode censurar por este erro? A Académica de certeza que não se queixa. Realmente, neste país, ninguém dá valor aos visionários.

Aliás, segundo me contou uma fonte anónima, Vítor Pereira já terá pedido ao Kléber para se naturalizar colombiano, deixar crescer o cabelo, mudar o nome para Falcao e abrir uma falha nos dentes da frente. Ao mesmo tempo, o mister também já falou com Rolando no sentido de trocar o L pelo N para se passar a chamar Ronaldo. Com Falcao e Ronaldo, ainda há esperança para virar o jogo em Manchester.

Mingos e Sá(murais)

Esta semana, tivemos a confirmação de que o FC Porto para além de omnipotente (isso já se sabia) é também omnipresente. Como sabem, na terça-feira, houve uma troca de avançados que pode reanimar a luta pelo título. O 5º quinto classificado trocou Domingos Paciência, magnífico ex-avançado do FC Porto, por Ricardo Sá Pinto, medíocre ex-avançado do clube dos falidos técnicos. Como é óbvio, o bom nome do FC Porto que tinha que estar envolvido. Segundo a agência Lusa noticiou com base em fontes anónimas, Domingos teria tido contactos com dirigentes do FC Porto.

Em primeiro lugar, queria dizer que as fontes anónimas são como o Cebola Rodriguez, ou seja, não valem nada. Em segundo lugar, convém recordar que Domingos Paciência tem o seu filho a jogar na formação do FC Porto. Logo, só se Domingos fosse um péssimo pai e encarregado de educação é que não falaria regularmente com dirigentes do FC Porto para saber da situação do filho. Aliás, neste momento, o Porto precisa mais de paciência aos domingos do que de Domingos Paciência.

Ao que consta, havia problemas de indisciplina no clube falido . Como tal, despediram Domingos para contratar um especialista em indisciplina. Pedir a Sá Pinto para acalmar os ânimos é o mesmo que pedir a um piromaníaco para apagar um fogo. Simplesmente, não faz sentido. Ver Sá Pinto aconselhar tranquilidade a um jogador é o equivalente a ver um nazi apelar à Paz mundial. A anedota do futebol português está cada vez mais engraçada. Espero para ver o resultado desta mixórdia, se possível já na Liga Orangina.

28 comentários:

  1. Continua a acreditar no Pai Natal...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. A defesa de VP pelo autor do post parece-me que falha o alvo, pois Vítor Pereira não foi responsabilizado pela lesão do Danilo, VP não foi responsabilizado pelo facto do árbitro não ter assinalado uma grande penalidade a nosso favor, não, VP foi "atacado" por não saber mexer tacticamente na equipa, quando se tornou evidente que era necessário um reajuste estratégico na 2ª parte, VP foi responsabilizado por não saber motivar e empolgar a equipa após o golo do empate do M. City, afinal não é função do treinador motivar e mentalizar os jogadores para a vitória?
    Fazendo uma analogia, aquando da final, em Sevilha, da Taça UEFA em 2003 o FC Porto ficou, ainda antes do jogo, sem o Postiga e o Jankauskas, ambos lesionados, depois com poucos minutos de jogo o Costinha saiu lesionado, não estou a ver o nosso treinador da altura vir no final do jogo, se o tivessemos perdido, a desculpar-se com as lesões ou com qualquer erro do árbitro para explicar uma eventual derrota.

    Vítor Pereira pode não ter a totalidade da culpa pelas más exibições, e correspondentes maus resultados, desta temporada mas tem certamente grande parte da culpa, afinal não é da responsabilidade de um treinador o ajuste estratégico e táctico de uma equipa, porque se não for da responsabilidade dele, é preferível deixarmos de ter um humano como treinador e colocamos lá um boneco, sempre poupamos no ordenado e pudemos desculpar os maus resultados devido a qualquer adversidade metereológica, física, económica, social, ou até quimíca.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Gosto do modo como escreve o Escrevinhador, gosto dos seus textos mas nem sempre estou em sintonia com as ideias expressas. Então em relação a este post, estou completamente em desacordo.

    Com a sinceridade que sempre preside ao que digo, tenho de “protestar” pelo tom irónico (aceitável numa crónica deste teor) mas inaceitável pelo teor ofensivo para grande maioria dos portistas. É que o Escrevinhador faz de grande parte dos sócios e adeptos portistas autênticos mentecaptos, desportistas incapazes do mínimo de racionalidade.

    Ninguém culpa Vítor Pereira por aquilo de que não tem culpa. Por outro lado Escrevinhador está e tem estado em permanente ilibação do treinador. Perante os factos, afinal quem é que tem carência de sensatez?

    Tudo o que diz Daniel Gonçalves queria eu escrever. Mas Daniel antecipou-se. Concordo, em pleno, com o seu comentário.

    Abraço ao Escrevinhador, ao Daniel, a todos os leitores, a todos os portistas.
    BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  5. Dragão Azul Forte, o facto de não estar de acordo consigo faz de si (ou de alguém) mentecapto?

    Abraço,
    Bibó Porto!!!

    ResponderEliminar
  6. Escrevinhador:

    Faz de nós ( quem criticou o treinador ) de "palhaços" ( eu cito ), como está referido no post que fizeste no tópico do jogo contra o city.

    Para mim, o que mais critico e irrita no treinador é a falta de mão... o parecer que está tudo bem e foi só "azar".

    Foi azar e muito... mas perante "azar" toma-se as devidas precauções, toma-se atitudes. Ele nunca toma como nunca tomou.

    Para finalizar... eu até simpatizo com o VP. Penso que falta-lhe o tal rigor, atenção aos detalhes, atenção AOS "AZARES" para se tornar num treinador de nível.

    ResponderEliminar
  7. Não, Escrevinhador. Pode estar em desacordo comigo. Por isso, nenhum de nós é mentecapto. Outra coisa é tentar meter-nos os dedos pelos olhos dentro...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Também queria deixar a mensagem que, e espero que leves isto na melhor das intenções, fazeres um texto onde "inventas" criticas ridículas feitas ao treinador para poderes as refutar é de muita má coerência intelectual.

    Acho que tenhas feito bem demonstrares o teu ponto de vista, mas devias basear-te sempre e SEMPRE sempre nos factos e em casos específicos. Sempre com rigor e seriedade.

    O texto actual, como está, só negride a tua imagem e a tua ideia.

    Compreendo que não somos sempre 100% racionais mas se queremos discutir algo sério devemos sempre tentar atingir esse nível.

    Espero que vejas esta mensagem como tentativa de ajudar e não como critica abaixo. Como sinceramente, adorava que o VP ficasse no Porto depois de umas aulas com o Mourinho e Guardiola :)

    ResponderEliminar
  9. Meu caro,

    Respeitando a sua opinião, parece querer reduzir o futebol a um plano de inevitabilidades e concordo com o comentário anterior: a forma como está escrito não implica desacordo simplesmente que as pessoas são estúpidas. Infelizmente metemos o pé na argola. De facto VP não tem culpa nenhuma de um plantel mal planeado. Não se ataca nada muito menos com a nossa responsabilidade sem 1 avançado de qualidade. Agora o planeamento estratégico, emocional e táctico se não é da sua responsabilidade, é de quem?

    ResponderEliminar
  10. óh Manuel, vai lá comentar pà PQteP... limita-te a postar/comentar no teu esgoto pejado de filhos de um camião de putas, ok?

    ResponderEliminar
  11. no que a mim diz respeito, este registo de postagens, dão-me para rir, e mesmo que a não bom rir, desperta-me boa disposição e um sorriso...

    no resto, fico-me por aqui, e agora, cada um interprete como bem quiser!

    ResponderEliminar
  12. O Alexandre Pereira pede-me " seriedade" e " rigor" nas crónicas quando o objectivo das minhas crónicas é precisamente serem divertidas e humorísticas. Ó Alexandre, acho que não tás perceber muito bem o conceito das minhas crónicas.

    Se não gostas, não leias. Olha é como diz outro: AZAR!

    ResponderEliminar
  13. "O Alexandre Pereira pede-me " seriedade" e " rigor" nas crónicas quando o objectivo das minhas crónicas é precisamente serem divertidas e humorísticas. Ó Alexandre, acho que não tás perceber muito bem o conceito das minhas crónicas."

    Bem, nesse enquadramento peço então desculpa pelo mal entendido. Não estava dentro do conceito do Post.

    "Se não gostas, não leias. Olha é como diz outro: AZAR!"

    Sim, para a próxima já não tenho o "azar". Simplesmente não é algo que goste, independente de ser quem seja ou sobre que clube.

    Se quiseres que retire os meus comentários estás a vontade. É só dizeres.

    ResponderEliminar
  14. Pela primeira vez escrevo neste blog, mas já o conheço e leio à alguns anos. Leio e aceito a opinião de cada portista, independentemente de ser a favor ou contra, e independentemente da minha opinião, ser a da maioria ou não, não me considero mais ou menos portista dos que por aqui escrevem. Sobre o assunto VP, para mim não é nem de longe nem de perto o maior culpado, por isso em parte concordo com o escrevinhador. A sorte também faz parte dos jogos e pelos vistos a deste ano esgotou-se o ano passado. Vão perguntar qual sorte? Só para dar um exemplo entre muitos, na época passada se ao intervalo o Porto estivesse a perder, como merecia, 3 ou 4 com o Villareal, jamais tinhamos ganho a Liga Europa, mas para a maioria dos portistas esmagámos o adversário, para mim foi sorte. Por hoje vou ficar por aqui, dizendo só a um tal Daniel que o Postiga não jogou em Sevilha por castigo.

    ResponderEliminar
  15. Jack disse "a um tal Daniel..."

    Creio que o comentador Jack não me conhece de lado algum para se dirigir a mim naqueles termos, penso que também não terá pessoalmente nada contra mim, portanto tinha a escrever "o" Daniel. Portanto a forma como o Jack falou de mim deixa muitas interrogações no ar, classifico-a apenas de foleira ao utilizar "um tal de..."

    "o Postiga não jogou em Sevilha por castigo." Sinceramente não me lembro se foi por lesão ou por castigo, mas aquilo que eu estava a salientar era o facto em si _ Postiga não poder jogar - e não ao motivo que originou tal facto - se foi por lesão, castigo, birra, febre, rapto, etc. - e que ninguém veria o treinador do FC Porto de então a vir justificar qualquer derrota ou mau resultado com a ausência do Postiga, um dos jogadores titulares daquela época, ou de qualquer outro jogador.

    "na época passada se ao intervalo o Porto estivesse a perder, como merecia, 3 ou 4 com o Villareal..." O Jack não deve ter visto o mesmo jogo que eu, realmente o FC Porto jogou mal na 1ª parte desse jogo e o Villareal foi superior nesse período, mas nunca teve 3 ou 4 oportunidades de golos que justificasse a vitória ao intervalo por esses nºs, portanto a sua análise peca pelo exagero e ridículo.

    ResponderEliminar
  16. A culpa...
    A Culpa é só do treinador?Não é! Não pode ser. A verdade é que a influência que um treinador tem nos resultados da equipa que gere até é limitada, porque não é ele que joga o jogo...Nos jogos contra feirense, gil vicente e académica até podia estar no banco um senhor chamado José Mourinho, que a atitude (ou falta dela) que os jogadores tiveram levaria ao mesmo tipo de resultado desastroso, e ao qual o adepto Portista não está habituado...ainda para mais se já são 3 ou 4 jogos do género numa só época. No meu entender, esses resultados aconteceram por falta de motivação associada ao facto de os jogadores não conseguirem deixar de olhar para o treinador como o Ex-adjunto, e o Vitor Pereira ser incapaz de se afirmar no "Universo Portista". Erra no discurso, erra na atitude, erra na postura que tem. Ele não tem noção que a continuar assim vai ser despedido de certeza? Não sabe que não tem a confiança dos adeptos e sócios? Está na hora de ter uma atitude e dizer " vamos ganhar" e cumprir. Neste momento está claro que os jogadores não têm o treinador como uma figura de liderança e só se esmeram em grandes jogos ( Benfica 1ª Parte, Barcelona, Zenit...) para os quais a motivação parte deles mesmos.
    Qual era o segredo da equipa do ano passado? Por mais que pareça um aspecto secundário, o segredo era a união do grupo e a amizade, e isso também se estragou, e nesse caso os culpados são André Villas-Boas e Radamel Falcao.
    Tenho dito.
    Cumprimentos para a armada azul e branca.

    ResponderEliminar
  17. Para o "EXMº SRº DANIEL GONÇALVES"

    Se não gosta ponha de lado... e se não viu as oportunidades de golo do Villareal é porque tem cegueira.

    ResponderEliminar
  18. Caro Jack, não lhe pedi nem exigi que me tratase de forma deferente ou por Exmo. ou Sr., apenas disse que o seu 1º comentário ao utilizar "um tal de" dava a entender que me conhecia e que tinha algo contra mim, apenas e só isso, não pedi nenhum tratamento especial.

    Relativamente às oportunidades de golo do Villareal toda a gente que acompanhou o jogo as viu, mas penso que o Jack as viu em maior nº. Agora partir para o insulto fácil e dissimulado como o Jack fez - "um tal de", acusações de cegueira - em vez de argumentar levam-me a suspeitar que o Jack é um lampião disfarçado.

    «A sorte também faz parte dos jogos e pelos vistos a deste ano esgotou-se o ano passado...» Se o Jack considera que as vitórias e conquistas do FC Porto da temporada passada foram, apenas e só, resultado da sorte, e que esta é finita então é melhor olhar para a sua "cegueira" antes de vir falar da dos outros.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Aquilo que este post permite concluir é que, ao contrário do que alguns querem fazer parecer, a opinião em relação ao nosso treinador é tudo menos unânime. Para o bem e para o mal!

    ResponderEliminar
  21. Poderemos não estar todos (portistas) de acordo, poderemos confrontar-nos “violentamente” com opiniões e critérios de análise diferentes, poderemos até (embora eu considere inaceitável essa postura) acharmos que somos mais portista que o colega do lado… Mas é intolerável que se trate mal ou com menos propriedade outro portista. Isso de “a um tal Daniel” e coisas parecidas não é nada, ou melhor, pergunto: que merda é esta? Somos civilizados ou somos como os da 2.ª circular vermelha? Somos tripeiros ou somos “moiros” ressabiados? Somos Dragões com orgulho, ou somos uma merda de adeptos para quem o insulto não é tabu? Por favor, cada um ocupe o seu lugar, nesta grande colectividade que é o nosso FC Porto, sabendo que só não é ninguém, que é a parte de um todo, que a o conjunto é tudo, que a união faz a força (mesmo com opiniões divergentes). Não passemos para fora uma imagem inadequada, mormente porque no FC Porto sempre que houve divergências elas foram salutares por via da comunhão de um princípio sagrado: educação (civismo).
    Abraço a todos.

    Ps.: Escrevinhador, permite-me que, mais uma vez, discorde de uma tua ideia. Eu não acho que devamos estar “para o bem e para o mal”. Se tu achas que Vítor Pereira não tem culpa no cartório (as culpas são do azar, do frio, da chuva, do sol, da SAD, do Pinto da Costa, do Antero, do Falcão, do Libras Boas, minhas, tuas, do gajo que está ao teu lado na bancada, do steward que está de costas para o relvado, do speaker, do apanha bolas, do roupeiro, de todos menos dele…) está bem, é por BEM que pensas assim. Se por outro lado eu penso que nalguma coisa o VP tem culpa, é por BEM, é porque eu desejo competência, rigor, saber.
    Portanto, tudo por BEM, nada por m-a-l.

    ResponderEliminar
  22. Não, Dragão Azul Forte! A culpa garanto-te que não é do Pinto da Costa. Pelos vistos, quem acha que culpa o Pinto da Costa e do Antero és tu por estás contra a escolha do Grande Presidente em Vítor Pereira. Se alguém aqui responsabiliza Pinto da Costa esse alguém és tu. Não eu. Tenho dito!

    ResponderEliminar
  23. Escrevinhador: mais uma vez não estamos em sintonia. Só porque queres dizer o mesmo... com palavras diferentes.

    Pois se não sabes, ficas a saber: eu apoiei (e o facto de eu apoiar é de relativíssima importância, pois sou um entre milhares…) a contratação de Vítor Pereira; apoiei de alma e coração, com as duas mãos; na altura achei que foi a melhor opção; dada a proximidade dele com a equipa, com o Clube, achei ser uma boa solução.

    Isso não invalida que tenha chegado á conclusão que ERREI na minha avaliação. Isto é uma questão de seriedade, de integridade, de hombridade: reconhecer o erro é próprio de pessoas honestas. Estou a falar do meu ERRO, não do erro de mais alguém. Se alguém mais errou, ele saberá pensar no assunto, seguramente…

    E mais não digo. Só isto: estou farto do teu trocadilho de palavras, dos teus contínuos ziguezagues oratórios; umas vezes refugias-te na ironia para arrasar e dizer aquilo que não tens coragem de dizer de um modo sério e directo; outras vezes argumentas com a “directa agressiva” para explanar as tuas conclusões. Essa de me associares ao nome do nosso Presidente, Pinto da Costa, é hilariante. Mas… que bem eu me sinto associado a esse nome…! Mas tu fizeste-o com um propósito bem delineado: denegrir-me; desengana-te, não o conseguiste. Porque há muita gente que sabe o que eu conheço de Pinto da Costa. Terás que estudar muito, aprender muito, para chegares aos meus calcanhares sobre o que sei de Pinto da Costa. Terá que labutar muito para saberes atribuir-lhe o valor que eu lhe dou e que realmente tem. Não te iludas, tu estás muito longe de avaliar o que Pinto da Costa é para o FC Porto. Outros com eu (e por isso não somos “melhores portistas” que tu…), sabem-no. Tu nem sonhas…
    “Tenho dito”, de vez, mesmo de vez. Não terás resposta.

    Abraço, Escrevinhador (não “o tal de Escrevinhador”).

    ResponderEliminar
  24. Caro Dragão Azul Forte,

    obrigado pela compreensão. Civilidade entre portistas e respeito pelas ideias, mesmo que diferentes, de outros portistas é algo que deve ser valorizado.

    Eu, aquando da escolha de Vítor Pereira para suceder a André VB, também considerei a melhor opção, porque ele conhecia o plantel e já tinha interiorizado as rotinas da temporada passada, e sempre era preferível a um novo treinador que viesse alterar tudo por completo. Ora com a evolução da temporada e com as más exibições da equipa que foram surgindo pensei que talvez VP tivesse sido promovido a técnico principal demasiado cedo e teria sido mais acertado ele continuar como adjunto de um técnico veterano, estrangeiro, e assim promover a integração desse treinador no espírito da equipa, assegurando simultaneamente a aceitação do plantel a esse mesmo treinador sem que daí surgissem rupturas bruscas que colocassem em risco a estrutura e organização táctica. Mas nunca faltei ao respeito a VP nem em blogs nem em público, porque também estaria a desrespeitar o nosso clube. Aceito que a totalidade da culpa pelos maus resultados e exibições da equipa não é só dele, mas considero que ele possui grande responsabilidade. Mas enquanto for técnico do FC Porto tem o meu apoio, mas não está imune a críticas caso cometa erros.
    Agora vamos acreditar no bi-campeonato.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. O Dragão Azul Forte parece ter superpoderes para adivinhar o que eu sei ou não sobre o Nosso Presidente. Especialmente, se pensarmos que ele não me conhece. Mas, se quer que lhe diga, fique sabendo que sei muito. Aliás, tenho a certeza que não conhece melhor a História do Porto ou do Nosso Presidente do que eu.Por outro lado, ao contrário do que quer dar entender, a idade não é argumento. Se um idoso de 67 dizer que 2+2 é 5 e um miúdo de 3 anos dizer que 2+2 é 4. Não é por o idoso ter 67 que 2+2 passa a ser 5. Por isso não me venha com falácias ou pseudo-argumentos de autoridade porque isso, já devia saber, vale zero em termos lógicos.

    Pelo vistos, você é que não sabe avaliar a importância de Pinto da Costa para o FCP. O Dragão Azul Forte até pode conhecer muita mas uma coisa não conhece: a mim.

    Abraço, Dragão Azul Forte!

    ResponderEliminar
  27. "Escrevinhar" não é mais que "rabiscar".


    A história do FCP não se faz de rabiscos.

    Tudo dito.

    ResponderEliminar
  28. Eu também não faço a história do FCP. Era o que faltava!

    Mas, já agora, agradeço a importância que o Lucho que dá.

    Tudo dito!

    ResponderEliminar