17 julho, 2014

ALGO POR EXPLICAR.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

A pré época vai correndo no futebol como aparentemente há muito não se via.
As contratações e saídas, dentro da medida do possível, estão a ser feitas antecipadamente, e parece que finalmente temos um líder como treinador, independentemente das suas qualidades tácticas, as quais teremos muito tempo para avaliar, e que seguramente são sempre alvo de crítica de uns e elogio de outros.

Mas se há algo que ocorreu nestes últimos tempos (lugares anuais à parte) que não teve a devida explicação, foi a não inscrição da equipa de basquetebol na Liga Profissional. Este tema passou em claro, ninguém deu a cara por ele, ninguém o explicou, e pela importância que o mesmo tem, julgo que tal não deveria ter acontecido.

Recuando dois anos no tempo, quando foi tomada a decisão de desistência da equipa principal, foi apontada a conjuntura federativa como uma das razões para a decisão, e tivemos até o CEO do desporto do nosso clube a dizer que a equipa vivia acima das suas possibilidades reais. Simultaneamente, o Presidente mostrava-se confiante no novo projecto, e dizia que daí a 3 anos acreditava ter uma equipa sénior de qualidade e com espírito “à Porto”.

A verdade é que chegados ao início da época 2014/2015, e após ganhar desportivamente o direito de disputar a principal competição nacional, nova decisão foi tomada no sentido de não inscrever a equipa, mas desta vez sem sequer uma explicação, um comunicado ou uma qualquer nota sobre o tema. Estranho!

Meus caros amigos, justificar esta decisão com a Federação, é atirar areia para os olhos. Se assim fosse, no mínimo, tínhamos que desistir também do futebol e do hóquei. Quantas guerras temos com a federação portuguesa de futebol e o seu presidente? Inúmeras! E os repetidos desrespeitos da federação de patinagem, que no ano passado puseram jogos decisivos em dias diferentes, reuniram durante a final four da taça para não penalizar um lampião, etc, e que nem um comunicado mereceram da nossa parte? Então acabemos também com estas modalidades!

Como se estarão a sentir aqueles jovens que tão arduamente se bateram ao longo dos 2 últimos anos por esse país fora, bem como o Moncho e João Tiago que abraçaram este projecto de forma tão séria, apaixonada e profissional? Será que alguém se lembrou deles neste momento?
Será que alguém se lembrou daqueles adeptos que desde a primeira hora não abandonaram este novo conceito de basket, e que tudo fizeram para o engrandecer, apoiar e ajudar a encontrar o caminho do sucesso?

Todos nós merecíamos saber as verdadeiras razões para isto, quanto mais não fosse para se evitarem especulações sobre o tema. Até porque existem razões que eu encontro como válidas para não se inscrever este ano a equipa. Não as vou dizer aqui, pois julgo que não tenho que ser eu a fazê-lo, mas sim quem manda.
Agora, sermos todos “passados para trás”, ninguém nos dizer nada, ninguém nos justificar nada, é mesmo um posicionamento para clientes (queres, muito bem; não queres, paciência!) e não para associados que vivem, acompanham e amam o seu clube.

Espero que o Moncho Dragão Lopez tenha a capacidade de manter a equipa unida e motivada quanto ao objectivo comum, e que daqui por um ano, concluídos os tais 3 anos que o presidente referiu, possamos estar entre os maiores, pois esse é o nosso lugar por direito próprio.

Um grande abraço,

7 comentários:

  1. Joaquim Silva17 julho, 2014

    Caro colega Portista, concordo perfeitamente com o que escreveste, nada justifica esta atitude, o que me intriga e ninguém fazer perguntas as pessoas certas sobre este tema, um silencio incompreensivel. Lamento, pois estavamos na 1º liga por direito proprio, com esforço dos jogadores, treinadores e adeptos!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo. O FC Porto tem andado muito silencioso nos últimos tempos, está mal. É um crime uma equipa campeã não poder subir de divisão.

    ResponderEliminar
  3. Comunicar - mesmo com os adeptos -, não é propriamente o ponto forte no Dragão. O problema é que a "praga" está a contaminar a Direcção do Porto Canal, que além de não saber comunicar, está a revelar uma incompetência lamentável.

    De resto, subscrevo o que aqui foi escrito acerca do basquete.

    Cumpts

    ResponderEliminar
  4. Caríssimos, sem dúvida! O clube silencia qualquer dúvida relativo as modalidades e não só.
    Está a ser lamentável a forma de actuar perante os adeptos a vergonha que está a ser os anuais este ano, o sector jovem que ninguém explica nem justifica 5000 bilhetes na mão dos mesmos para depois cá fora serem vendidos como todos sabemos.
    Vou tomando conhecimento de muita gente que está a deixar de renovar os anuais, provavelmente irei fazer o mesmo. Gostaria de saber mais opiniões para poder entender afinal que projecto é este que levou a expulsão dos sócios, repito sócios em deterimento de adeptos de bilhete.

    Alcides Vieira
    Gondomar

    ResponderEliminar
  5. Caro Alcides,

    Esperemos que numa próxima AG seja possível discutir de forma civilizada a questão das modalidades (todas) bem como a questão da reformulação do Dragão.

    O problema é que as nossas AG's são pouco concorridas. Estamos acomodados. Eu farei a minha parte e tentarei colocar algumas questões.

    Ps: Sou um dos felizardos expulsos da Sul. Entendo a sua revolta.

    ResponderEliminar
  6. Amigos, este ano deixei o cartão anual, não renovo porque não me identifico com esta política que o clube tem vindo adoptar. Quando vemos o Sr responsável pelos adeptos de uma forma arrogante e saloia a tentar silenciar os adeptos com ameaças por opiniões discordantes e donde sou, é possível agora arranjar bilhetes mais baratos do que os sócios do nosso clube, portanto está tudo dito.

    Toze
    SJMadeira

    ResponderEliminar
  7. Carlos Santos21 julho, 2014

    Caro Tozé,

    Está a falar do Saul ou do Madureira? Sei que o Saul se envolveu no facebook com alguns adeptos, mas sem pisar nenhuma linha de insulto. Acho eu.

    Em relação ao cartão anual, a coisa é tão estranha como incompetente. Passo a explicar. Renovei noutro lugar (que não o sector 8 e 11), hoje fui ao Dragão e qual é o meu espanto quando a senhora me diz que posso renovar para o 8 sem problemas e que muitos o fizeram logo que receberam as cartas. Ou seja, o sistema não esteve bloqueado em alguns dias e noutros sim...

    Também me disse que as claques ficam exactamente nos mesmos sitios, e que não se verão os jogos de pé no sector 8 e 11... não percebo nada. Entretanto dizem que não posso ver o jogo de apresentação porque... venderam bilhetes para o meu lugar. Ora foda-se!

    ResponderEliminar