03 julho, 2014

CLIENTE COM PORTABILIDADE.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Que quem dirige os destinos do nosso clube há muito deixou de se preocupar em cultivar a relação com os sócios, não é novidade para ninguém.
Que há muito o amor e dedicação deu lugar ao suposto profissionalismo, desprendido de paixão e apenas a olhar ao milhão, também não é surpresa.
Que há muito os interesses instalados, suportados naqueles que se querem projectar e governar à custa do clube, suplantam aqueles que desinteressadamente se dedicam à causa, é uma evidência descarada.
Mas o ridículo, o descarado, o vergonhoso, o escandaloso, o asqueroso e o nojento atingiu agora o limite de todos os patamares.

Um pouco por todo o lado já li coisas sobre os dragon seat de 2014/2015, mas ainda em nenhum lado li alguém (posso não ter lido todos) a escrever a verdade toda.

Para quem não sabe, tenho 33 anos, 29 anos de sócio, lugar anual ininterruptamente renovado desde a época 1995/1996 (ano de criação do conceito "lugar anual"), ou seja, vou iniciar a minha décima nona época com lugar anual. Nas 18 épocas anteriores, falhei 4 jogos do campeonato em casa. Fora, já estive em 15 países a apoiar o FC Porto, já fiz 39 deslocações ao estrangeiro (só em futebol!) e mais algumas para apoiar as modalidades.
Não sou mais portista do que ninguém, mas também não levo lições de portismo de qualquer um que me aparece à frente, muito menos aqueles jovens que saíram das faculdades e arranjaram um tacho no clube, ou aquelas simpáticas senhoras que trabalham no gabinete de apoio ao sócio ou na linha dragão.

Posto isto, e como não pactuo com indignidades e faltas de respeito para com os sócios do meu clube, vamos lá aos factos.

Dou de borla quase todas as alterações que foram realizadas na organização do estádio (superiormente lideradas por um tal de Tiago que trabalha no clube há 4 longos anos e que veio substituir o Alexandre Costa que dirige agora o Maracana). Quem muda tenta seguramente não o fazer para pior, até porque é preciso mexer em muita coisa, para que depois uma ou outra mudança passe despercebida ou sem se questionar o porquê da sua existência. Mas ainda assim, acho vergonhoso que os associados que tinham os lugares anuais onde agora será o sector visitante, não tenham recebido uma carta a explicar a situação. Bem sei que tudo estava preparado, não fosse um dos Grupos organizados de apoio ao clube ter recusado (e muito bem!) uma proposta que lhes foi feita.
Só que há uma alteração que é a cereja no topo do bolo sobre o que a indignidades diz respeito: a criação do sector jovem!

Quem quer cativar jovens para o Dragão, faz campanhas de angariação de novos sócios nas escolas e faculdades... porque não o fazem? Quem quer cativar jovens para o Dragão, faz promoções e facilita o pagamento de quotas... porque não o fazem? Quem quer cativar jovens para o Dragão, faz descontos de 30% para lugares anuais dentro de uma determinada franja de idade... foi o que o clube fez, mas não chega!

Mas bom, mais melhor bom, é criar um sector jovem, que por coincidência tem que ser na superior sul (porque não tê-lo feito na Norte no lugar do antigo sector visitante?), e que, por coincidência, o seu acesso tem que ser feito através de bilhete.
A quem será que esses bilhetes vão ser entregues? Quem lucrará com esses bilhetes? A quem interessa esta situação?

Mas melhor, muito melhor que tudo, é que esses supostos jovens (vai uma aposta como velhinhos de 90 anos vão para lá desde que paguem o dobro do valor do bilhete?) têm primazia face a sócios como eu. Ou seja, para se criar um sector jovem, centenas de sócios com quotas em dia, lugares anuais há anos, são recambiados para a Norte. COMO? PORQUÊ?

Mais não vou escrever, e mando à M...., aqueles que dizem que basta ligar para lá ou ir à loja do associado. Na passada 6.ª feira estive 58min em espera na linha dragão... e desisti, porque achava que o custo daquela chamada já ía demasiado longa. Lá ir? Tenho que deixar de trabalhar para alterar uma coisa que um qualquer iluminado se lembrou? E quem me paga o dia?

Tudo se resume a criar mais umas centenas de bilhetes para alguém mamar, e fazê-lo à custa dos associados.

TENHAM VERGONHA... EU NÃO SOU UM CLIENTE COM PORTABILIDADE.

20 comentários:

  1. Deixo também aqui o meu testemunho. Desde as Antas que sempre vi o futebol na bancada Sul, sou Dragon Seat no Dragão desde 2004 na Sul também.

    Recebi a carta da renovação e desde logo tive um mau pressentimento. Liguei para a linha dragão. Atendeu uma senhora que se limitou a ler um pro forma e não soube explicar a situação. Ou seja ligar não resolve.

    Mandei email há 7 dias. Sem resposta. E hoje tive a confirmação que mesmo na loja do associado não é possível alterar... Pelo menos para alguns. Sector 8 e 11 estão a ser de forma coerciva recambiados para a Norte.

    No meu caso, sector 8, se não resolveram a questão... desisto do lugar. É vergonhoso tudo isto!

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo bem visto. A vergonhosa máfia que reina e gere a superior sul, com lucros inquestionáveis na cara de toda a gente. Por isso é que o colectivo não aceitou a mudança...

    ResponderEliminar
  3. Muito bem feito pelo colectivo.
    Uma verdadeira claque de apoio ao clube, os super dragões já há muito que deixaram de ser a claque que apoiava realmente o nosso Porto.
    Agora entre 60 a 70% dos que lá estão é tudo mafioso, querem ganhar uns "trocos" com a claque, fumar umas ganzas e arranjar confusão, não esquecendo claro, putos sem mentalidade que só importa o facto de andar de casaco dos Super, apoiar não é preciso.. Enfim.. Peço desculpa aos "Old school" como eu costumo dizer, que apoiam verdadeiramente o clube.
    Pior que isto é quem pactua com esta m**** no nosso clube, não há respeito pelos adeptos, pelos sócios, vergonhoso. O Porto é nosso e há-de ser, o Porto é nosso até morrer.

    Bibó Porto

    ResponderEliminar
  4. "A vergonhosa máfia que reina e gere a superior sul [...]" e não só... Vivo em Lisboa e vou quase sempre assistir aos jogos quando o FC Porto se desloca à Luz, Alvalade, Belém, Estoril e Setúbal e é verdadeiramente escandaloso o que me acontece quase sempre nos estádios do Bonfim e Amoreira: os bilhetes para o sector visitante estão esgotados e andam os mesmos de sempre com enormes maços de bilhetes na mão a vende-los com um acréscimo de 50 a 100% (na Amoreira já me chegaram a vender bilhetes EXCLUSIVOS PARA SÓCIOS DO ESTORIL!!!!). Fico revoltado e envergonhado por ver adeptos do meu Porto a roubarem os seus (supostos) companheiros (onde me incluo). Já cheguei a pagar mais e ir para o meio dos adeptos da casa só para não dar dinheiro a esta gente... revolta-me mesmo...

    E bibó PORTO carago!

    ResponderEliminar
  5. Algo vai mal no Reino do Dragão, situação desagradávlemente em crescendo desde há algum temp a esta parte. Mas pertimam-me acrescentar a " Quem quer cativar jovens para o Dragão, faz campanhas de angariação de novos sócios nas escolas e faculdades... porque não o fazem? " eu DIRIA " Quem quer cativar MAIS ADPETOS, faz por ter um quadro técnico experiente (não um qualuqer iluminado), faz por ter joagadores inteligentes = a equipas competitivas, em suma GANHEM JOGOS, ASSUMAM A FORÇA DO DRAGÃO e não a miserável imagem de um milhafre.

    ResponderEliminar
  6. Ana Filipa03 julho, 2014

    Concordo e tb estou na mesma situação, há dias a tentar contactá-los e nada e o dia limite das renovações a chegar... é triste ver como nos tratam, nós que fazemos do FCPorto o que ele é..
    Alguém sabe se não será possível alterar o lugar através do site?ou terei mesmo de fazer uma deslocação até ao estadio e respectiva loja do associado?

    ResponderEliminar
  7. Ana,

    Falo por experiência própria. Por telefone, site ou email não te vão dar respostas. Hoje mesmo estive na loja do associado no Dragão, tentando novamente obter respostas.

    Foi-me dito que podia renovar e posteriormente alterar o lugar. Naturalmente não confiei. Ao que me responderam que nada podiam fazer pois o "sistema" não permitia ali mudar para o lugar antigo. Treta! Amigos meus já o conseguiram após armarem peixeiradas por lá.

    Entretanto hoje de manhã o facebook do FC Porto apagou dezenas de comentários/queixas sobre esta situação....

    Isto é verdadeiramente vergonhoso.

    ResponderEliminar
  8. NOTA DO AUTOR

    Tenho aqui lido diversas alusoes aos super dragoes, quando NO LIMITE estes fazem um aproveitamento das situacoes.
    O problema esta em quem cria estas condicoes e toma estas decisoes!
    A culpa esta nos responsaveis do clube que com estas atitudes criam fontes de rendimento paralelo....se nao o fizessem, nada disto acontecia.
    Portanto o problema esta em quem manda e nao em quem se aproveita disso!

    ResponderEliminar
  9. Uma vergonha!!! O que pervalece no Porto é a macacada e os sócios que se lixem. Agora percebe-se o porquê de aparecerem de cor de rosa, obrigado o guito vale muito mais que a dignidade!

    ResponderEliminar
  10. De facto, não lembra ao diabo, a forma condimentada com a óbvia e notória falta de comunicação aos sócios com lugar anual na bancada sul, não importa se com 1 ano ou 10 de lugar anual ali naquela bancada, essa mudança "automática" para a bancada norte, obrigando a que à posteriori, cada qual, tenha que meter pés a caminho e ir (tentar) reverter a situação, regressando ao local de origem.

    Aos que utilizam frequentemente a internet, aqui e acolá, ainda vamos lendo alertas e chamadas de atenção para o caso, com explicações de como se deve fazer para reverter a situação... mas, quantos deles que estão envolvidos nessa mudança "automática", não sabem ainda se calhar a esta hora do facto, ou, nem sequer sabem o que é isso de internet?! se não repararam ainda, se desconhecem até, se nem sequer usam internet ou sabem lá o que isso é, se não conhecem sócios com idêntico problema, a esses, como é que vai ser? quando derem por ela, já foram, é o que é. E esta a forma correcta que o clube encontrou de (não) comunicar aos seus sócios com lugar anual naquela zona? Sem mais comentários...

    Quanto ao resto dos comentários que para aqui se lêem, sobre negócios, enriquecimentos, máfias, etc e afins, muito sinceramente, percebo, não percebendo nada de nada, isto é, como em tudo na vida, há sempre a solução óbvia e prática... a ser verdade, basta não alimentar e ponto final, parágrafo. Repito, a ser verdade, mas alguém é obrigado a pagar um custo maior por um bilhete que está marcado? Se o faz, é porque quer! Mas alguém é obrigado a comprar um bilhete à pessoa X ou Y? Se o faz, é porque quis! Mas alguém teve uma pistola apontada à cabeça para fazer o que quer que fosse? Então, é porque assim quis. Como disse, percebo, não percebendo nada.

    Verdadeiramente, preocupa-me é o clube e as suas atitudes, ou falta delas, para com os seus sócios... do que estar a tentar descobrir uma pólvora que tem pavio curto, demasiado curto, basta cada qual, o assim querer.

    ResponderEliminar
  11. Blue Boy,

    Existe ainda um outro problema. Olhando para as cartas de renovação, quantas pessoas mais idosas, ou mais distraidas vão limitar-se a pagar sem notar a alteração?

    Pode dizer-se que lá está escrito, mas não está claro, nem está claro como reverter a situação. Uma alteração profunda como esta exigia no minimo uma carta prévia aos sócios a explicar a situação.

    Tens razão quando dizes que o que está em causa é a orgânica do clube. As claques não foram, nem são responsáveis por estas decisões. E se conseguem aproveitar-se delas... é porque a SAD o permite.

    ResponderEliminar
  12. tenho de informar todos os portistas de que hoje fui o dragao e me deixaram ficar com o meu lugar de origem sem meter nenhum problema,mesmo assim nao deixa de ser uma vergonha a forma como estao a tratar todos os socios do grande PORTO,AINDA INFORMO QUE ESTAVA MUITA GENTE A RECLAMAR

    ResponderEliminar
  13. Resposta do Porto:

    "Neste sentido os sectores serão ocupados por Sócios/adeptos que muito provavelmente vão assistir aos jogos de pé e utilizem bandeiras no apoio à equipa.

    Sendo assim e por uma questão de comodidade para o associado assistir ao jogo sugeriu-se esta mudança, não sendo obrigatório que a efectue. Puderá, caso assim o queira, utilizar o seu Lugar da época transacta nesta nova época que se avizinha."

    A questão é, pedindo o lugar antigo quase se adivinha que esses lugares dificilmente serão respeitados...

    ResponderEliminar
  14. Luis Costa04 julho, 2014

    Hoje fui à loja do associado. E a solução não é solução.

    Todos os que decidirem ficar com os lugares antigos no sector 8 e 11 vão ser sujeitos às regras daquele sector. Ou seja poderão ter de ver jogos em pé. Foi-me dito de forma "off the record" que nos jogos grandes será quase impossível respeitar os lugares, e os stewards não irão intervir.

    Isto é tão vergonhoso e revoltante, particularmente porque não podemos fazer chegar a indignação a quem a devia ouvir.

    E deixo uma pergunta. Escorraçando as pessoas da Sul como ficará aquela bancada nos jogos medianos? São os jovens que a vão encher????

    ResponderEliminar
  15. Parabéns ao autor do artigo e parabéns ao blogue BiBó PoRtO, carago!! por, sem medo e sem tibiezas, focarem este assunto e dizerem o que tem de ser dito.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite.
    Subscrevo aquilo que o sr. José Correia disse.
    Bruno Miguel Guedes sócio 28061. Sem lugar anual mas com cotas em dia. Vergonhoso está situação.

    ResponderEliminar
  17. Começo por dizer que para mim ir à bola é um acto emocional e de memória. Sei bem onde estava nos grandes momentos das Antas e no Dragão. Sei que o prazer de ver é também um hábito que se adquire e que fica ligado ao nosso lugar. Pelas pessoas, pelas memórias, pela visualização.

    Hoje fui enfim à loja do associado. Resumindo, os sectores 8 e 11 estão bloqueados. Não é possível manter o lugar. A opção que dão é comprar o lugar noutro sitio e a partir de dia 15 pedir a alteração para o velho lugar (alguém confia?). Vejo também que é anunciado que o sector 7 estará também sujeito a ver os jogos a pé. E mesmo o 6, segundo vi no Porto Canal, pode também sofrer o mesmo destino.

    Eu lá renovei no sector 12, contrariado e vencido. Na esperança que dia 20 (foi-me assim recomendado) consiga um melhor lugar. Mas o caminho está traçado, a famosa bancada Sul, o nosso tribunal está perdido para o "comum" adepto. Para conhecidos meus, com quase 50 anos de Sul, é de partir o coração.

    A pergunto que deixo é... quem imaginou esta solução tem quantos anos de estádio? Tem quantos jogos e quantas experiências e memórias?

    ResponderEliminar
  18. Vergonhoso!
    Estive hoje na loja azul e fui tambem pedido de renovar para a superior sul.A pessoa inclusive confirmou que sera a bancada sul toda que estao a programar, ou seja, os socios deixaram de ter previlegios. Hoje tomei atitude mais dificil da minha vida enquanto adepto. Nao renovei o lugar e se vier a comprovar-se o que foi dito hoje na loja do associado, que o sector jovem sera ocupado por convites sem para isso ser preciso ser socio, deixarei de o ser tambem. Lamento. O nosso clube esta entregue a pessoas que simplesmente nao querem socios, querem negocio paralelo!

    ResponderEliminar
  19. O ser a bancada toda ou não... vai depender das renovações. Os únicos sectores bloqueados no sistema são os 8 e 11. No 6/7/12 ainda é possível renovar, embora eles tentem nos convencer a mudar. Creio que se a maioria dos lugares anuais do sector 6-7-12 renovarem eles abandonam a ideia de converter todo o sector...

    Eu consegui mudar para o sector 12... mas dia 20 fiquei de ligar para eles confirmarem a situação.

    ResponderEliminar
  20. Helder Sousa08 julho, 2014

    Ficar calados é que não me parece bem. A SAD agiu sem sequer consultar os sócios sobre uma mudança que interfere na qualidade de um serviço pago.

    Só por uma vez fui a uma AG, mas seja de que forma for creio que os sócios do sector Sul se deveriam unir numa qualquer forma de protesto, antes ou até durante a época. O conformismo apenas irá permitir que de futuro se tomem decisões de forma absolutista. Decisões essas tomadas por um qualquer estafermo que nunca deve ter pago um jogo no Dragão.

    ResponderEliminar