22 julho, 2014

O "MANAGER" LOPETEGUI.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Absorvidos por torres de observação e insufláveis, é possível que nos esteja a escapar que a grande revolução destes dois meses de lopeteguismo está nos gabinetes. Enquanto o algodão dos jogos não tira a pinta ao treinador, o que sobressai por agora é que o FC Porto contratou um "manager".

Lopetegui chegou, viu as limitações do plantel e exigiu. Não um novo James na Argentina ou um novo Hulk no Japão: a ideia não é, para já, construir jogadores. Por isso fez o que treinadores de topo em clubes de topo fazem: pegou no telefone (sabemos que falou pelo menos com Óliver, Tello, Illarramendi, Camacho, Adrián e até Martins Indi, mas será que ligou a Brahimi?), exerceu influência, conciliou vontades e deixou o resto para os clubes.

Atalhar caminho até às estrelas levanta, contudo, dois problemas. Um é de gestão financeira, porque Óliver (emprestado) e Adrián (caro e com 26 anos), por exemplo, não se enquadram no modelo de negócio em que a SAD se especializou; o outro é de gestão desportiva e consiste no perigo de partir o balneário em dois. Se o primeiro indicia que a prioridade é o imediato (ou que há variáveis que só perceberemos mais tarde), o segundo só pode ser resolvido pela habilidade do treinador para provar ao plantel que não gere pela lista telefónica.

O TALENTO NÃO TEM IDADE.

A propósito de gente nova, o FC Porto mostrou, sábado passado, no jogo com o Genk, um miúdo talhado para grandes cometimentos.

Rúben Neves tem 17 anos, joga no meio-campo e fá-lo com uma desenvoltura, uma firmeza e um conhecimento do jogo e dos terrenos que pisa nada adequados à idade. Por muita qualidade que tenha, até por ser um jogador precoce, é prematuro garantir estarmos perante um craque, mesmo tendo aparentemente tudo para o vir a ser.

Nesta altura, joga a favor dele trabalhar com um técnico oriundo da formação e capaz de perceber onde há matéria-prima que valha o investimento de uma lapidação cuidadosa. A chegada de Casemiro bem como o regresso de Herrera poderá tirar-lhe algum espaço no imediato, mas está visto que Lopetegui conta com ele.

No futebol atual nada fica ao acaso, os lances de bola parada (defensivos e ofensivos) são ensaiados até à exaustão e foi o miúdo quem bateu o canto que valeu o segundo golo ao FC Porto. A experiência e a maturidade são importantes, mas o talento não tem idade.

fonte: ojogo.pt

3 comentários:

  1. Boa Noite

    Correndo o risco de vir a ser desmentido pelos resultados, desde já me declaro fã do Sr Lopetegui, mas mais que isso de termos de volta um manager ao Nosso FC Porto. Detesto treinadores subservientes, como VP ou PF, e gosto de alguém que tem uma ideia e conceito de jogo, e que contrata as peças certas para o seu modelo. Volto a repetir, que os resultados podem me vir a desmentir, mas a ultimas que um treinador, foi manager no FC Porto, fomos "só" campeoes europeus, com JM. É objectivo praticamente impossivel, mas tenho a certeza e acredito que vamos construir um novo ciclo de vitórias, com Lopetegui, tem carater, tem o poder de um manager e tem uma ideia de jogo, tres principios fulcrais no Futebol Moderno.

    Abraço, e neste fim de semana muitos de nós estaremos de volta a nossa 2ª casa;)

    ResponderEliminar
  2. Sigo futbol espanol muitos anos, ja conheço Julen muito tempo, neste momento foi melhor opção, confio muito nele so espero que consiga implementar as suas ideias e a sua personalidade, ele nao gosta palmadinhas nas costas , muitos que cerca 2 meses se fartaram rir ja andam preocupados,mas melhor ainda esta para vir boa sorte JL.

    ResponderEliminar
  3. Quando foi escolhido Lopetegui, alguém me disse algo deste estilo: "Depois deste ano, mais do que um grande treinador, tínhamos que ter um grande líder. O resto depois vê-se..."

    A verdade é que concordo com esta tese,partindo de facto do pressuposto de que Lopetegui é um grande líder.

    Se o for, a qualidade dos jogadores está lá, tanto dos que chegaram como de muitos que já cá estavam e não são tão maus como pareceram na época passada.

    ResponderEliminar