03 março, 2011

Amores e Desamores de um Dragão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Confesso que hoje foi a primeira ocasião desde que escrevo neste blog, que estive na eminência de pedir “escusa” ao bLuE bOy. Nem sempre as coisas correm como nós queremos, e esta era uma daquelas ocasiões em que só me apetecia estar fechado em casa, isolado, sem falar com ninguém, sem telemóvel para atender. Apenas reflectir sobre a vida. Ainda assim, como este grande Amigo não me merecia esta desfeita, decidi escrever.
Mas tal como sempre o faço, vou escrever sobre o que me vai na alma. Só sei escrever com alma e com paixão, retratando o que me vai cá dentro, retratando aquilo que está num lugar que às vezes eu próprio desconhecia existir.
Foi isso que fiz quando dirigi críticas internas a diversas áreas do clube, foi o que fiz quando a revolta que sentia pelas blasfémias de que o nosso clube é alvo me dominavam, é o que vou fazer hoje. Ainda assim, peço antecipadamente desculpas por se calhar ser algo pouco interessante para todos vós.

A dedicação à causa azul nem sempre é compreendida, talvez porque se calhar muitas das vezes, nós próprios nos deixamos domar por ela.
Já levo muitos milhares de km's nas pernas, centenas de estádios visitados, vários países em que estive presença, muitas horas de sono perdidas, muitas refeições mal feitas, milhares e milhares de euros gastos, tudo para acompanhar o FC Porto.
De facto, o amor a esta causa é algo tão abstracto como qualquer outro amor. Não sabemos bem o que nos move, não sabemos bem o que procuramos, até porque nada pedimos em troca, pois até mesmo se perdermos, na semana seguinte estamos lá outra vez. Nada explica esta devoção, a não ser algo que nos vem de cá de dentro (aceitam-se melhores explicações).
Eu tenho uma forma muito intensa de amar, não conseguindo por vezes controlar os meus sentimentos, deixando que eles me levem porventura a ser irracional. Sou assim com quase tudo, atirando-me “de cabeça” às coisas, entregando tudo de mim.
Dentro dessa lógica, às vezes pergunto-me o que se ganha com todo este ardor clubístico, com todo este amor incontrolado, com esta paixão assolapada. Pouco, muito pouco na maior parte das ocasiões!
Não venho para aqui fazer o papel do bom samaritano, pedir racionalidade, pedir contenção ou limitação da forma de amar o nosso clube. Não, não sou um bom exemplo para isso. Mas quando às vezes paramos e olhamos para outros exemplos, percebemos que “perdemos” muitas horas da nossa vida a lutar por um ideal, por uma causa, e que muitas das vezes, nem pelos nossos próprios comandantes somos reconhecidos, pois basta uma palavra de desacordo para já sermos rotolados disto e daquilo. Nessas alturas, parece que afinal não valemos nada. Questiono eu: quem e como é reconhecido todo este esforço, empenho e dedicação? Grande parte das vezes, nem um agradecimento condigno num final de jogo existe por parte dos atletas.

E então o que nos resta? A alegria das vitórias, sem dúvida!!
E essas justificam tudo o resto? Sei lá!!

Esta lamechice como alguns devem estar a pensar, tem naturalmente uma razão: o sentimento de “perda” de pessoas próximas, que se calhar teriam merecido mais da nossa atenção e certamente não mereciam ter ficado em tantos e tantos momentos para segundo plano em nome do clube.
Não meus Amigos, não me dêem as condolências porque felizmente ninguém faleceu.

O sentimento de perda nem sempre é despertado apenas pela morte. Ele é também despertado pelos sinais que vamos tendo ao longo da vida e que não são recuperáveis. Esse sentimento é sem dúvida o único que supera o Amor, pois quando se “perde” alguém não há volta a dar... ao amor ainda há!

Com tudo isto apenas vos quero dizer o seguinte: amem o que quer que seja controladamente, principalmente se isso for algo que fuja da vossa necessidade de sobrevivência. E por muito que nós queiramos, apenas há algo essencial à nossa sobrevivência: a família, seja ela a existente ou aquela que pretendemos criar.

Um abraço a todos!

PS – Sublinho que este texto não se trata de um manifesto “anti-clubite”. Trata-se apenas de um desabafo, um alerta, um soar de campainha para que não deixem que as vossas prioridades se invertam, pois ninguém nos agradece e reconhece verdadeiramente. Fala-vos apenas a voz de alguma experiência.

14 comentários:

  1. aMIGO nORTE,

    em jeito de rodapé, e em primeiro lugar, não sei obviamente localizar o ponto fulcral, ainda que tenha as minhas desconfianças, mas esta não é a hora de esclarecimentos ou questões a colocar, nem muito menos o local próprio... deixo-te apenas uma palavra de conforto e amizade sobre lá o que possa ser, e podendo ajudar em algo, não hesites, sabes bem onde me encontrar! Força aMIGO!

    no resto, e usando o momento de reflexão que aqui deixas, dizer que não podias ter mais razão... ainda que irracionalmente, naquelas horas, nos esqueçamos destes pequenos GRANDES detalhes, mas lá no fundo, é mesmo assim e não adianta escamotear a verdade.

    há muita mais coisa para além do fcPORTO... é uma verdade indesmentivel e que nem adianta escamotear a verdade.

    falando da minha experiência pessoal, continuo ainda hoje a deixar-me possuir, no bom sentido, é claro, por aqueles leves momentos de inveja de não poder ir, de não poder marcar presença, de não poder estar lá para os empurrar a caminha da vitória, só porque este aMOR por este clube é uma coisa inexplicável, que só quem aMA como muitos de nós o fazem, sabe explicar... aos outros, é a verdade, nem adianta sequer tentar explicar nada, porque nunca, mas nunca mesmo irão entender ou perceber essa coisa... mas voltando à tal inveja que falava, de há uns anos para cá, mais altos valores se levantam e por muito que seja um estupidamente apaixonado por este clube que me tolhe muitas vezes a razão, não há sequer discussão possivel... há uma peça do puzzle da minha vida pessoal que vai muito mais para além do que o fcPORTO, daí os tais momentos de opção de decisão em sentido único, ainda que tal, me provoque o tal fastiozinho de não poder ir, estar e ajudar a empurrar para a vitória.

    que melhor título pa descrever tal quadro, do que usar o título deste teu post? Diz tudo na sua forma mais crua!!!

    ps - aMIGO, aKeLe aBrAçO... qq coisa, sabes onde me encontrar... sempre disponivel, não duvides nunca!!!

    ResponderEliminar
  2. é complicado ter tempo na vida para tudo o que amamos, tenho imensa pena de por exemplo não poder ir com o porto a toda a parte, e tenho muita consideração por quem o faz estando sempre com eles em pensamento e no coração. o fundamental, sei que é complicado muitas vezes, é aproveitar da melhor forma o pouco tempo que temos.
    abraço e espero sinceramente que pelo menos fiques mais animado...quanto mais não seja pelas vitórias que se aproximam.

    ResponderEliminar
  3. Norte; um post, um texto, reflexões, ideias, dúvidas, certezas, saber, sensações, conclusões – tudo muito racional, muito bem escrito. Gostei imenso, sinceramente, do seu, melhor do teu (pode ser?) post. Dá para pensar e reflectir. Se nem sempre aquilo que vamos aprendendo ao longo da vida, determina mudanças radicais, há-de seguramente contribuir para ajustamentos pertinentes. Na vida, abraçamos tanta coisa que condiciona outras! No dia-a-dia, mesmo que bem estruturado, quantas vezes nos damos conta que as nossas prioridades podem não estar bem estabelecidas. Será isso irracional? Não, claro que não é. Não somos relógios, quando muito podemos ser a engrenagem de algum. Por isso, nem abdicando dum fito irracional, poderemos dizer que temos um controlo racional sobre tudo. Porquê? Porque também somos feitos de coisas que não são tangíveis. Somos de carne e osso, mas também temos sentimentos, paixões e ódios. Temos o nosso “ser”, mas estamos rodeados de coisas com sentido e sem sentido. Enfim, somos nós, mas “eu sou como tu” e “tu és como eu”.

    Norte, AMIGO, um grande, grande abraço muito forte.

    ResponderEliminar
  4. Norte, às vezes tenho os mesmos sentimentos, mas passa-me logo e volto ainda mais forte.

    O F.C.Porto merece!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Percebo claramente o teor do post e a mensagem que queres passar.

    "Com tudo isto apenas vos quero dizer o seguinte: amem o que quer que seja controladamente, principalmente se isso for algo que fuja da vossa necessidade de sobrevivência. E por muito que nós queiramos, apenas há algo essencial à nossa sobrevivência: a família, seja ela a existente ou aquela que pretendemos criar."


    É neste parágrafo que está o essencial. Muitas vezes no calor desta nosso ideal, desta nossa devoção, deixamos outras coisas para trás.

    Como sei que serei um Portista fanático até morrer procuro dar um certo equilíbrio e atenção a tudo o que me envolve, não descurando nenhum dos aspectos, nem sempre consigo mas que o caminho é esse, é.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Amor é mesmo isto, dias melhores, dias piores e algo que tentado explicar ainda se torna mais complicado.

    Todos nós já questionamos se tal esforço é merecido, todos nós já partilhamos esse sabor amargo de algumas situações de não ser agradecido e muitas vezes recompensado da melhor forma, todos nós procuramos nesse mesmo amor algo inexplicável.

    As próprias demonstrações de Amor descritas no teu post são o sinal claro de que sacrifícios podem mesmo levar a algum desânimo, mas isto é como um apaixonado por automoveis, no final só se vai lembrar das coisas boas e essas meto as mãos no fogo que serão bem mais e muito melhores que aquelas que nos colocam em casa, fechados e num estado depressivo a pensar em tudo.

    Pelos teus textos posso adiantar e com certeza que é apenas um dia mau num Amor sem fim.

    Todos temos dias assim, mas o Amor continua e vale sempre a pena todos os sacrifícios.

    Norte um grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Norte, profundo e intenso esse teu texto! Concordo que há vida para além do FC Porto, mas que tenho o clube enraizado no meu dia-a-dia, isso tb é um facto!

    Força

    ResponderEliminar
  8. Mais e mais amor.

    # http://best-of-futebol.com/2011/02/impunidade-vai-continuar/

    http://best-of-futebol.com/2011/03/impunidade-vai-continuar-parte-ii/

    toda a dedicação é pouca para combater a vermelhice facciosa e impune!!!
    Precisamos de TODOS.

    A namorada eu deixei
    E o trabalho abandonei
    pra te dizer,
    que até morrer,
    que até morrer PORTO TE AMAREI!

    esta é das mais antigas e diz tudo!

    ResponderEliminar
  9. Norte, um post que nos faz reflectir. O amor pelo FC Porto é não podia ser maior, mas convém nunca deixar o resto para trás e que também é fulcral nas nossas vidas.

    Um grande abraço e muita força!

    ResponderEliminar
  10. Amigo,

    Como eu te compreendo, tantas horas passadas juntos por esse "mundo" fora sempre atrás do Grande Porto, a maior parte das vezes em prejuizo da familia, mas como tu sabes ambos temos uma segunda familia..., ainda no passado sábado não fui a Olhão porque outros valores se levantaram, no entanto sabes que "estive" contigo e com o resto da nossa famila.

    Amigo, já tive esses flashes muitas vezes e acabaram sempre da mesma maneira...em prejuizo da familia e em beneficio do Grande Porto.

    A unica coisa que sei, é que Sábado la estaremos OUTRA VEZ...

    Do teu GRANDE amigo

    ResponderEliminar
  11. Amigos,

    Antes de outra coisa qualquer, uma palavra de agradecimento a todos pelas palavras que me dirijiram.
    Permitam-me mandar um abraço especial ao "Dragão Azul Forte" pois mesmo não me conhecendo, interpretou na perfeição as minhas palavras.

    Esta não se trata de uma "crise de identidade" ou "dúvida existencial".
    Não, o FC Porto ocupa um lugar muito especial em cada um de nós, e quem nos rodeia sabe bem disso.

    O balanço que certamente todos procuram é que pode ou não ser o ideal, e acredito que a nossa tentação é habitualmente deixarmos descair os pratos da balança sempre para o mesmo lado.

    Quem me conhece, sabe que eu nem sou o melhor exemplo para falar disto, pois sou considerado um "fanático" que não consegue deixar de acompanhar o FC Porto para onde quer que ele vá, Portugal ou estrangeiro.

    Mas o que é facto é que por vezes acontecem coisas que nos levam a reflectir um pouco mais, e foi essa reflexão que decidi compartilhar convosco.

    Não, não é um dia menos bom no meu amor ao clube, pois esse é infindável. É apenas um soar de alerta para um equilíbrio que devemos procurar, e ao mesmo tempo o tão pouco reconhecimento que temos pelos esforços que fazemos.

    Acredito que o FC Porto, o FC Porto abstracto e não o personificado em alguém, o saiba reconhecer.

    ResponderEliminar
  12. Ah, ao meu GRANDE amigo.....continuaremos juntos por esse Mundo fora onde o FC Porto nos levar, sempre norteados pelos valores da amizade.

    ResponderEliminar
  13. ai que "melanço"...
    Pensavas que era só aos outros...
    ó anónimo.... estavas do melhor no Sábado ... lolol

    ResponderEliminar
  14. Esta absolutamente fantástico, sensacional, uma vénia a este senhor Norte. Um grande abraço Norte
    "A vencer desde 1893"

    ResponderEliminar