29 março, 2011

Vitória, conquista-a por nós!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/






Eu disse que tive um sonho (entre outros)… O sonho é este:

13 vitórias consecutivas: um recorde até hoje inigualável… No FC Porto os melhores registos de vitórias consecutivas num Campeonato – 13 (treze) – pertencem aos treinadores Miguel Siska e José Mourinho.


    ► Miguel Siska, na época de 1939-40, orientou e levou a equipa do FC Porto à impressionante marca de 13 vitórias consecutivas no início do Campeonato Nacional (1.ª à 13.ª jornada);

    ► José Mourinho, em 2002-2003, igualaria o feito de Siska: entre a 9.ª e a 21.ª jornada conduziu o FC Porto a vencer consecutivamente em 13 jogos.
Ainda hoje (Março de 2011) estas marcas são recorde no clube. Mas falta uma – uma vitória! – para André Vilas Boas, o actual e notável treinador do FC Porto, igualar tão extraordinária proeza.
    ► André: já fizeste um trabalho brilhante à frente da nossa equipa. Os êxitos, que nos deram tantas alegrias, ficarão para sempre na história do FC Porto. De vitória em vitória, passo a passo, estás a um de conquistar o Campeonato para o nosso Clube. Na Luz podes materializar o título! Mas a obtenção de uma vitória não é um imperativo para a conquista do Campeonato pelas nossas cores. Por isso, não estamos obcecados com a derrota do nosso rival. Contudo gostaríamos que alcançasses um feito que colocaria o teu nome, a letras de ouro, nos anais do futebol portista e português: a 13.ª vitória consecutiva, num só Campeonato!

Até agora, só por duas vezes isso foi conseguido: em 1939-40 e em 2002-2003. Então, André, “conquista a vitória, conquista-a por nós”. Com a abnegação peculiar, com a muito legítima ambição que te move, dá-nos a glória da pronúncia do Norte triunfar, mais uma vez, no reduto do adversário lisboeta. Obrigado, André.


Nota: André, a Comunicação Social anda muito “distraída”, como sempre. As façanhas do FC Porto não são realçadas como o mérito impõe. A subestimação, o desprezo, a omissão, são recorrentes nos órgãos da CS deste país. Já estamos habituados… Todavia, nós adeptos e seguidores do grande FC Porto, estamos atentos a tudo o que abraça o nosso querido Clube. No “Bibó Porto, carago!" não fugimos à regra, veneramos as cores azuis-e-brancas. Lágrimas nos olhos, corações quentes, “nós somos a tua voz, queremos esta vitória, conquista-a por nós”. Queremos e faremos um oceano azul, contagiante. Queremos idolatria à solta por avenidas, quelhos, becos e bairros. Queremos a festa do Povo. Ruas cheias de gente em júbilo. Bandeiras tremulando ao vento, os heróis em passeio apoteótico. Queremos a esplêndida glorificação de um FC Porto porta-estandarte de uma luta, de uma alegoria casada com a abnegação. Bibó PORTO!


Um abraço azul forte.


Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

12 comentários:

  1. O dia está a chegar...mas calma sem colocar a barreira demasiado elevada.

    Vamos Porto!

    ResponderEliminar
  2. Perdoa-me a correcção, apesar do bom texto. "Conquista-a". Conquista-A por nós!

    ResponderEliminar
  3. Então espera aí não era o xlb do jasus q tinha não sei qtas vitórias seguidas??? Afinal o Villas boas e o FCP já têm mais... Não pode ser:)

    ResponderEliminar
  4. Uma vitória no galinheiro, além de igualar o recorde de vitórias consecutivas, dar-nos-ia o 25º título e, gozo dos gozos, em casa do visitante.

    Faço ideia o quanto já não terá oferecido o orc-mor, como prémio, aos jogadores, para evitar perder este jogo.

    PS.: Prémio a oferecer pelos jogadores e não só...

    ResponderEliminar
  5. Como as palavras do Carlos Martins foram "enquanto for sistematicamente possível vamos continuar a lutar", deixaram-me com algum medo.

    Tal como Jesus disse não faz muito tempo, iria ficar a 3 pontos depois do jogo do FC Porto na Luz...

    Acho que o mestre Alves da Reboleira não falhou por muito!

    ResponderEliminar
  6. Quero é ser campeão. Se for no domingo, por todas as razões, óptimo, se não for será mais tarde ou mais cedo.
    Meu caro, já estamos habituados a que as nossas vitórias sejam desvalorizadas e as dos outros extrapoladas. Mas não são só as vitórias, são os dirigentes, os técnicos, os jogadores e até os adeptos, com os do F.C.Porto a serem sempre os maus da fita.
    Desde que vi, não um porco, mas um derivado, um chouriço, com a camisola do Benfica vestida chegar a internacional, já nada me admira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Claro que vencer no galinheiro esta época teria um gosto muito especial, mas se não acontecer, de uma coisa eu tenho a certeza seremos Campeões mais jogo menos jogo...;)


    BBIÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Uma rectificação... o recorde de vitórias consecutivas na Liga é de 15 e corresponde à época de 1996/97 em que o FC Porto era treinado por António Oliveira. Depois de dois empates em casa nas cinco primeiras jornadas (V. Setúbal e Est. Amadora), o FC Porto consegue um registo de 15 vitórias que foi interrompido pelo salgueiros, também em casa, na jornada 21. Curioso é o facto de em todas as competições que participou (Liga, Taça e Champions) só não ter conseguido vencer um jogo nesse período: Ac Milan (1-1) em casa para a Champions, num jogo em que confirmou o 1º lugar na fase de grupos. Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  9. Caro “Voz”:
    Tem toda a razão. Penitencio-me do erro. Não investiguei campeonato a campeonato e deu isto. É pouco comum em mim, mas acreditei em algumas coisas que li. A minha norma é confirmar (e reconfirmar tudo). Neste caso só tinha uma maneira de o fazer: como disse acima, verificar todos os campeonatos. Serve-me de lição…

    Entretanto vou manter o post e esperar que AVB chegue, pelo menos, há 15.ª vitória consecutiva.

    Quanto ao Campeonato de 1996-97, Oliveira (a quem saúdo daqui de Vila Real, terra da Exma Esposa do brilhante ex-treinador) conquistou as 15 vitórias consecutivas entre a 6.ª e 20.ª jornadas.

    Estou muito grato pela sua atenção, caro leitor. Muito obrigado.
    Um abraço. Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  10. Acho muito bem que o amigo "Dragão Azul Forte" mantenha o post, não haveria razão alguma para o eliminar... nem essa foi a minha intenção! A imprecisão não é mais do que um pequeno pormenor que facilmente escapava a qualquer um de nós portistas, pelo simples facto de, felizmente, a vitória ser o desfecho normal nos jogos do nosso FC Porto e por isso difícil de contabilizar uma a uma. A época de 1996/97 é, quanto a mim, aquela que a seguir às que culminaram com conquistas internacionais, mais simbologia tem... Pelo, até aí, inédito Tri, pela histórica vitória por 3-2 em Milão(num dos jogos mais fantásticos que guardo na memória, talvez só atrás da final de Viena e da de Sevilha), pelos 5-0 ao benfica (maior derrota de sempre dos desconsolados no seu estádio), pelas duas vitórias na Luz e ainda mais uma em Alvalade, pela fase de grupos da Liga dos Campeões sem derrotas, pelo Jardel, pelo Artur, enfim... por tudo! Para além disso ainda há uma outra curiosidade engraçada, em relação a mim, que mais parece saída de um sonho e que a torna verdadeiramente inesquecível... Cumpri o serviço militar em Lisboa exactamente no periodo em que se deu esse recorde e numa altura em que o nosso FC Porto foi invencível em todas as competições... consegue imaginar os ódios criados e a cólera causada? ehehe Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo "Voz":
    1996-97 de facto uma grande época para todos nós e muito especial para si.
    Também recordo a brilhante vitória em Milão (com Jardel a mostra-se à Europa; saltei e comemorei efusivamente) e a retumbante e inesquecível vitória na Luz por 5-0 (nem calcula como foram os meus festejos...).
    Oliveira é um dos "meus" treinadores de todos os tempos. Rara inteligência e saber. Para além disso é marido (quero lá saber se estão casados ou não) da minha grande amiga de Liceu, Ivete (hoje D. Ivete, uma grande e excepcional mulher, uma excelente pessoa). Fazem um casal maravilhoso!

    Amigo "Voz", vou pedir-lhe um favor: venha mais vezes comentar os meus post. A sua opinião é muito bem-vinda. Pertinente e sábia, de grande portista.

    Obrigado pelas suas palavras.
    Um grande abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado amigo "Dragão Azul Forte" pelas suas amáveis palavras... Não corresponderão exactamente à verdade, mas esforço-me para dignificar o nosso grande clube. Será com enorme prazer que farei aquilo que me pede... e tentarei, dentro do possível, não destoar do nível elevado em que se situam os comentários por aqui...

    Abraço e VIVA O NOSSO FC PORTO :)

    ResponderEliminar