10 março, 2011

Mais um Sábado dedicado à nossa causa…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Mais um Sábado, um super Sábado, de grande apoio às várias equipas do nosso FC Porto, o que já é considerado um ritual para nós. Metade do fim-de-semana dedicado à nossa grande paixão, que desta vez começou às 15h e terminou por volta das 21h30. Como devem imaginar também temos as nossas vidas particulares, mas isso não nos impede de que sigamos ao máximo possível o nosso clube, o que acontece na maior parte das vezes. E como no sentimos bem por sermos líderes em todas as modalidades, futebol, hóquei em patins, andebol e basquetebol!! Onde está o tão propagado maior clube do mundo?

Tudo começou com o basquetebol, que entrou em acção logo a seguir ao almoço. A recepção ao Ginásio ficou marcada por mais uma vitória, sem grandes dificuldades, na nossa caminhada rumo ao título, que já nos foge há algum tempo. Um pavilhão com as mesmas caras do costume conduziu a equipa à vitória. Cerca de duas horas mais tarde foi a vez do tão esperado embate do hóquei em patins, com a recepção vermelhos, que até então eram líderes da tabela classificativa. Uma coisa que não estamos habituados, de facto, e que na altura certa rectificámos. Como seria esperado (só quem anda a dormir é que podia pensar noutra coisa) os bilhetes para o grande confronto voaram em poucas horas. Não crítico que os tenham comprado, crítico é que não os comprem também noutros jogos, pois o FC Porto não faz apenas um jogo por ano de hóquei em patins. E mais, se ganharmos 10-0 aos lampiões e perdermos o resto dos jogos… não somos campeões! Há que reflectir sobre isso.

Que o pavilhão ia estar a rebentar pelas costuras sabia eu, e como imaginam adoro esses ambientes, só tenho pena que pessoas que vão sempre tenham tido imensa dificuldade em arranjar bilhete, por exemplo. Já o disse e torno-o aqui a dizer, se o pavilhão estivesse assim todos os jogos, não perdíamos um partida em nossa casa!! Agora também sei, que é “impossível” estar assim todos os jogos. E como já vi este filme várias vezes (em Fânzeres era igual), a única coisa que espero é que haja adeptos, que com a experiência que tiveram no Sábado, se fidelizem aos jogos de pavilhão. Sei que não teremos casa cheia todos os jogos, mas que estes jogos grandes e de enchente sirvam para aos poucos sermos cada vez mais. É o que eu espero.

No final do basquetebol já o ambiente cá fora era uma loucura. O habitual e que quem está por dentro imagina certamente. Lá dentro um ambiente “à Américo de Sá”, que só tenho pena de não me lembrar dele como gostaria. Pavilhão lotado, mais que lotado, pois se a contabilização oficial aponta para os 1917, eu posso garantir que muitos mais assistiram ao encontro ao vivo. Cadeiras cheias e mesmo as escadas entre os sectores eram difíceis de visualizar. Um ambiente do melhor que há, de força e animo dirigidas à nossa equipa e de intimidação e hostilidade para com o nosso maior rival. Se o apoio corporal é bom, não há palavras para o apoio vocal. Ainda para mais dentro de um pavilhão. Chega a ser assustador. A bancada sul do Dragão Caixa, reservada às nossas claques, estava “à pinha”. Com ambas as faixas a marcar presença, tanto dos Super Dragões como do Colectivo, o apoio foi espectacular, sobressaindo-se na primeira parte. Algum material presente como bandeiras e estandartes e o rebentamento de dois ou três petardos. Os vermelhos não respiravam e bastava um levantar-se do banco para lhe “cair tudo em cima”. Levamos os Eneacampeões ao colo, rumo ao Deca, que é agora o nosso sonho! A vitória foi importantíssima e constitui mais um passo rumo a esse objectivo.

Final do hóquei, inicio do futebol. Sem tempo nem sequer de dar ao dente, lá entrei para a curva sul do Dragão. O segundo jogo, da série de cinco que o nosso grande treinador considera crucial, contou com uma assistência de 36419 espectadores. O que é para mim uma assistência normal para um clube como o FC Porto, foi de longe a melhor assistência dos últimos meses. Uma bela casa viu o FC Porto aproximar-se do tão desejado resgate do título nacional. E falta cada vez menos, depois de mais uma vitória.

Sector dos Super Dragões praticamente cheio, e uma boa prestação ao longo dos 90 minutos. O Colectivo também foi audível durante alguns períodos. Registo para a entrada dos ultras de Guimarães, que decorreu já com alguns minutos de jogo e para a troca de cânticos entre as nossas claques e as do Vitória, tanto na primeira como na segunda parte. Não podia deixar passar em branco a fraca prestação daquela gente, que mais uma vez provou, que se conseguem fazer alguma coisa, é só na sua terra. Em casa até mostram alguma coisa de vez em quando, mas fora de portas deixam muito a desejar, é a minha opinião. Com o lugar que ocupam no campeonato e estando inclusive nas meias-finais da taça de Portugal, esperava que trouxessem bem mais gente. Se disser que estavam 300, já estou a ser amigo.

Próxima segunda-feira… TODOS A LEIRIA!!!

P.S- uma palavra de força para todos os ultras do mágico Porto que se encontram em Moscovo, sejam muitos ou poucos, sei que são bons e estão lá para dar o seu contributo. Se pudesse estar no vosso lugar não hesitava. Tragam a vitória!!

Um abraço ultra.

4 comentários:

  1. Estive no basquetebol e no futebol, e tive pena de não ter arranjado bilhete para o hóquei. Antes e durante o decorrer da partida, muita gente estava a protestar por os bilhetes terem ido praticamente todos para as claques.

    A verdade é que muitos dos adeptos que foram ao jogo frente ao Benfica, só vão lá nesse tipo de jogos, e os que vão com bastante regularidade ao Dragãozinho, não tiveram a opurtunidade de ir apoiar o FCP porque os bilhetes foram quase todos para as claques.
    Basta ver que no jogo frente ao Ginásio, esteve mesmo muito pouca gente.

    36 mil pessoas não é mau nem bom, creio que a nossa equipa merecia sempre assistências superiores a 40mil, mas nem com a equipa a jogar bem, a um sábado e frente a um adversário que costuma cativar a malta, não conseguimos uma assistência digna do nosso clube. Se fosse contra o Benfica...

    A malta de Guimarães tirando aquela grande invasão, que fizeram no ano em que se apuraram par a Champions, tiveram sempre deslocações medícores ao nosso Estádio... e dizem-se eles de únicos!

    Quero também dar a minha palavra de incentivo a todos aqueles que viajaram até Moscovo, que tragam uma vitória no regresso para Portugal!

    Segunda-feira lá estarei, a apoiar o nosso clube rumo a mais um título!

    Abraço Tripeiro!

    www.facebook.com/movimentoreserbar
    www.dazuis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Um sábado em grande e que teve continuidade num domingo fantástico.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande post Tripeiro. Estive lá no meio desta nossa gente que vibra intensamente com tudo o q veste de azul e branco!! Fou um sábado de emoções fortes mt bem descritas à tua maneira neste post delicioso.

    ResponderEliminar
  4. Nuno Lameiras10 março, 2011

    Eu tive o prazer de conseguir COMPRAR um CONVITE a um dirigente da Porto Comercial por 4€, uma vez que ele os estava a vender a 15€.

    Assim é normal que os bilhetes esgotem em meia hora.

    Saudações Azuis e Brancas.

    ResponderEliminar