21 março, 2011

A 90 minutos do título de campeão nacional

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 46.006 espectadores.

Árbitro: André Gralha (Santarém), Assistentes: Luís Marcelino e Luís Cabral; Quarto Árbitro: Humberto Teixeira.

FC PORTO: Beto; Fucile, Rolando, Maicon e Fucile; Fernando, Guarín e Fucile; Hulk, Falcao «cap.» e Varela.
Substituições: Fernando por João Moutinho (60m), Varela por Rúben Micael (75m) e Hulk por Mariano (80m).
Não utilizados: Helton, Rodríguez, Sereno e James.
Treinador: André Villas-Boas.

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Luiz Nunes «cap.» e Hélder Cabral; Nuno Coelho e Diogo Melo; Hugo Morais, Addy e Sougou; Diogo Valente.
Substituições: Hélder Cabral por Laionel (46m), Diogo Valente por Carreño (67m).
Não utilizados: Ricardo, Sow, Bischoff, Grilo e Pedro Costa.
Treinador: Ulisses Morais.

Marcadores: Addy (31m), Guarín (54m), Maicon (62m), Varela (74m).

Disciplina: cartão amarelo a Diogo Melo (12m), Maicon (28m), Hugo Morais (38m), Addy (50m), Belluschi (53m), Diogo Valente (57m), Luiz Nunes (66m).

O Estádio do Dragão encheu-se, este domingo, para ver os quase campeões nacionais triunfarem sobre a Académica por 3-1, com golos de Guarín (54’), Maicon (62’) e Varela (73’), em jogo a contar para a 24ª jornada da I Liga.

Apesar da derrota, a Académica bem pode orgulhar-se da sua prestação dentro das quatro linhas da casa do Dragão, jogando cara-a-cara com o invicto FC Porto no campeonato português.

A equipa de Coimbra, depois de uma má fase no campeonato português, conseguiu reencontrar-se e só não foi capaz de sair com os três pontos na jornada 24 porque encontrou um Dragão determinado a celebrar o titulo de campeão nacional o mais rápido possível.

A turma de Ulisses Morais foi a primeira a inaugurar o marcador, por intermédio de David Addy ao minuto 31, numa excelente jogada rápida da equipa de Coimbra e que culminou com um chapéu do jogador emprestado pelos azuis e brancos a Beto, que esta noite substituiu Helton na baliza.

O FC Porto saiu para o intervalo a perder por 1-0 mas no segundo tempo a vontade e ansiedade que os portistas imprimiram dentro de campo acabaram por ditar o inevitável: o triunfo dos azuis e brancos.

Ao minuto 54, o já suspeito de costume Freddy Guarín estabeleceu novamente o empate após uma boa jogada individual de Belluschi, um dos que não descansou enquanto não viu a bola a bater dentro da baliza da Académica. Logo de seguida, Maicon e Silvestre Varela fizeram a vontade ao “Samurai” argentino, selando o resultado em 3-1, ao som de «Campeões, Campeões, nós somos Campeões», entoado pelos 46 mil adeptos presentes no Dragão.

Apesar da excelente atitude dos estudantes, os Dragões conquistam um triunfo incontestável que os deixam a 90 minutos do título do campeão nacional. Mas não são uns 90 minutos quaisquer, pois têm de defrontar o Benfica na Luz, na jornada nº 25, que se realiza a 03 de Abril.

A I Liga pára durante duas semanas devido aos compromissos com os jogos das selecções que se realizam durante a próxima semana.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «A Académica teve oportunidades e nós também, não se resume só à segunda parte. Foi decisivo termos chegado ao golo o mais rapidamente possível. Houve muito querer dos jogadores e um sinal muito forte do nosso objectivo. A mensagem ao intervalo não foi nada de especial, passei apenas tranquilidade. Este estádio gera um certo tipo de ansiedade e de exigência máxima. Continuo a alertar para o caso do Dortmund, que teve 13 pontos de vantagem e agora só tem sete. O jogo da Luz não é mais especial. Recordo que o Benfica teve essa oportunidade aqui no ano passado e deu no que deu.»

Maicon: «Queremos ser campeões. O golo que marquei foi importante para manter a equipa na sequência de vitórias. Venho trabalhando constantemente para manter a titularidade. O futebol é assim. As críticas só servem para crescer e dei a volta por cima. O treinador mandou-nos continuar a ter o ritmo do jogo. Sabemos que a Académica é muito forte. Foi das poucas que nos deu muito trabalho aqui no Dragão, mas graças a Deus conseguimos a vitória.»

18 comentários:

  1. Daqui a bocado começa o nosso FCPORTO!^
    Espero uma vitória!

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Mais uma Vitòria mais uma Alegria !

    Vitória inducutível do Porto !

    De realçar que o Porto, salvo erro, já vai em mais de cem golos esta época. O que mostra a força do colectivo.

    De realçar também os remates de meia distância de Guarín. Salvo erro meu, nunca marcou um golo dentro da área.

    Mais um passo em frente.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Primeira parte com um FC Porto apático. Boa reacção na etapa complementar subjugando uma equipa bem estruturada. No Dragão (e não só…) “não há pai” para o FC Porto CAMPEÃO.
    Tenho um sonho… Não é ser campeão, Campeões já somos… Depois digo qual é o meu sonho.

    Foi outro fim-de-semana em cheio para as nossas cores. Vitórias em tudo e liderança em tudo. Também é um sonho acabar assim. Era bonito.

    Um abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  4. Já cheira a CAMPEÃO NACIONAL!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Está quase...
    Mais uma boa vitória, fruto do muito querer.
    Amanhã, no jogo entre os lampiões e o Paços de Ferreira, pela primeira vez não quero uma derrota dos gayvotas, isto é uma derrota dos mouros vermelhos não aquece a nossa vontade, prefiro que empatem... para a festa ser no galinheiro e... a um fim de semana.

    http://www.longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Não percebo como ainda há quem insista que não quer a derrota do Benfica amanhã para poder fazer a festa na Luz.

    Aconteça o que acontecer, É MATEMATICAMENTE IMPOSSÍVEL SERMOS CAMPEÕES ANTES DO JOGO DA LUZ!
    Não faz grande diferença mas é sempre preferível que o Benfica perca amanhã...

    ResponderEliminar
  7. Estamos quase! O 25º Campeonato está a 90 minutos e a 300km de distância!

    Hoje tivémos uma 1ª parte molengona mas na 2ª soubemos impor o nosso jogo e dar a reviravolta ao resultado.

    Maicon marcou o golo 100 esta época, estrando-se também a marcar.

    Dia 3 de Abril Invasão à Luz! Nós só queremos o PORTO CAMPEÃO!

    A faixa 'Reserbado' esteve hoje presente no Estádio do Dragão, infelizmente o sector onde foi colocada não é dos mais visiveis (bancada TMN).

    http://dazuis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Quanto mais pontos os lampiões perderem melhor, aqui em Lisboa sabemos muito bem a arrogância miserável deste clube do antigo regime. O FCPorto só tem que ganhar ou empatar o 5º dos 5 jogos e quanto mais cedo melhor. Duas alegrias na vida. FCPorto campeão e os Lampiões derrotados, sempreeeeee

    ResponderEliminar
  9. Pois é , se os Pacenses ganham , já podemos ir ao galinheiro c/ Zés-Preiras e cabeçudos ... Claro que se diz fácil, mas a corja mete logo os pelotôes de choque particulares p'ra nos agredirem.
    De qq maneira eles já não vão p'ró baile este ano , nem que se vistam de "curas"... Vão lamber sabão, cambada !

    ResponderEliminar
  10. Uma entrada lenta, adormecida, pouco esclarecida, trapalhona até, da equipa portista, que estava à espera que a vitória lhe caísse do céu, sem ter de lutar, trapalhar, fazer pela vida. Com um Porto assim, a Académica arrebitou cabelo, defendeu bem, foi rápida a sair para o ataque e quase se pode dizer, sem surpresa, adiantou-se no marcador, curioso, por D.Addy, jogador emprestado pelo F.C.Porto, que para além de marcar o golo, fez uma exibição prometedora e a pronunciar que temos ali gente.

    Com a vantagem coimbrã o conjunto de André Villas-Boas começou a despertar, chegou a ameaçar empatar por Hulk, mas não conseguiu e foi para o intervalo com o castigo, justo, de ter feito uma primeira-parte muito abaixo dos mínimos exigíveis.

    Na etapa complementar tudo foi diferente. Entrando forte, dinâmico, rápido, pressionante e jogando a um nível alto, ao nível que se lhe exíge, o F.C.Porto dominou, demoliu a boa organização da equipa de Ulisses Morais, deu a volta ao resultado e acabou a partida em apóteose e aos gritos de campeão, campeão. Foi um jogo em que o Dragão teve de fazer apelo a tudo o que tem e viu-se que tem muito para dar. A segunda-parte também mostrou uma equipa capaz de jogar muito bem, mesmo com alguns dos seus principais jogadores, Hulk e principalmente Falcao, claramente cansados e a jogarem abaixo do que podem e sabem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Mais um fim de semana pujante de azul e branco com vitórias em todas as frentes...
    Mais uma boa vitória e agora é só dar a estocada final.
    Mas continuo a falar de uma fragilidade relacionada com o passe que se erra frequentemente e com perdas de bolas que dão golos do adversário, como o de ontem.
    Pode custar caro na Liga Europa...

    ResponderEliminar
  12. Mais um jogo de duas faces que terminou em grande.

    Primeiros 30/40 minutos de um Porto irreconhecível (lento, sem dinâmica nem inspiração) e o restante um Porto à Campeão.

    Boa moldura humana no Dragão, engalanado para o ensaio geral do título que já não fugirá (isto se não houver nova emboscada na Luz!).

    Destaques: Guarín, mais uma vez, a marcar golo decisivo na reviravolta e a rubricar excelente exibição; 100º golo da temporada, da autoria de um estreante nestas lides (Maicon); 22ª vitória no Campeonato, em 24 jogos (2 empates); Título à distância de uma vitória... na Luz!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Villas Boas chamou à atenção e bem: eles n iam estar a 5 pontos dps do jogo no galingeiro?

    ResponderEliminar
  14. O FC Porto pode ser matematicamente campeão na próxima jornada, isso é um facto.


    Outro facto é que o ano passado na jornada em que podia sair o campeão, a taça estava presente no estádio para ser entregue.


    Agora pergunto eu: estará a taça de campeão presente no galinheiro no próximo jogo para o caso de sairmos de lá campeões?

    Tem de estar, e nós não nos podemos calar! Vamos espalhar esta vontade, este querer por toda a internet, vamos fazer barulho onde quer que seja necessário para que isto sejam possivel!

    Contra os favores e a favor da igualdade!


    eternomagnifico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. http://www.youtube.com/watch?v=jvFixic0J3Y&feature=player_embedded

    http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/196761_210788702269115_206898679324784_931682_617781_n.jpg

    Movimento Reserbar em Marcha!

    www.facebook.com/movimentoreserbar

    ResponderEliminar
  16. Da última vez que tivemos na Luz, roubaram -nos o título com aquela inenarrável encenação no túnel.

    Agora, voltamos lá para recuperar o que é nosso por direito: o TÍTULO DE CAMPEÃO.

    Era um tremenda irónica. E vai acontecer. Tem que acontecer. Só assim se pode se certo modo por alguma justiça num passado recente em que fomos burlescamente prejudicados.

    ResponderEliminar
  17. Eu acho cedo para lançar foguetes.

    O jesus disse há umas semanas q estavam a 5 pontos e por isso o campeonato ainda está mt perigoso... cuidado;)

    ResponderEliminar
  18. Eu quero ver o PORTO ser CAMPEÃO, esta ALEGRIA, no CORAÇÃO!

    ResponderEliminar