09 março, 2011

A vergonhosa capa do Jornal "A Bola"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O jornal "A Bola" é para mim uma espécie de resquício em forma de folhetim diário da visão futebolística dos tempos antigos. Vive às custas da imagem de um clube porque esta continua a vender, já o fado nem tanto, Fátima lá está e o outro senhor, a quem convinha ter o povo feliz e embriagado, sereno e de mordaça, faz tijolo há muito tempo. Mas o jornal continua a viver numa espécie de redoma de impunidade futebolístico-intelectual sem grande intelecto, dando-se ao luxo de produzir capas facciosas e tendenciosas como a de ontem. Vale tanto como um folheto do Lidl, mas com muito menos variedade.

Pouco lhes importa se menorizam e enxovalham neste processo de defesa cego a um só clube os adeptos, as equipas, e todos os profissionais de clubes alheios. Uma total ausência de respeito pelos restantes. Aproveitando-se deliberadamente de um país em que a maioria é benfiquista, o jornal "A Bola" chuta para canto a isenção e dá-se ao luxo de criar capas como esta que vemos mais acima. Palavras para quê? Lendo o jornal, o Sporting de Braga parece não ter jogado e marcado dois golos e pelos vistos o FC Porto também não havia ganho ao Vitória de Guimarães no dia anterior, precisou por isso do Sr. Carlos Xistra. E o Roberto não sofreu um golo do meio campo, coisa que nem nos jogos dos infantis se vê. Foi tudo ilusão. Lá teremos daqui a algum tempo e a custo que fazer uma capa a dizer "FC PORTO CAMPEÃO ". Imagino o sofrimento e o ambiente pesado na redação.

Acho que qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que o Benfica não precisa disto. Um benfiquista não precisa que um órgão de informação não oficial do clube produza contra-informação permanente que visa exclusivamente encobrir, aligeirar ou justificar desaires. Vitórias enaltecidas como se da batalha de Aljubarrota se tratassem. Miminhos e agrados. As contratações melhores do mundo. Jesus é Deus na terra e Deus Pai Nosso Senhor que se lixe ou vá treinar o Alverca. Agora entende-se a reunião da direção do clube com alguns meios de comunicação social há alguns meses ("definir estratégias"- disseram então...)

O Benfica é muito maior que o jornal "A Bola" e levantar-se-á por ele próprio se cair. Não precisa do andor ou de empurrões em formato de papel. É isso que distingue os clubes ditos grandes dos outros. Nem o jornal "O Jogo", que todos adoram apontar, e com alguma razão, como o jornal oficial do Porto clube, foi capaz alguma vez de produzir uma capa deste calibre. Reles. E jamais em tempo algum menosprezou uma vitória do Benfica. Nunca vi. Nunca li. Mostrem-me.

Esta capa do jornal "A Bola" é provavelmente o maior nojo jornalístico-desportivo dos últimos 20 anos. É de uma azia inexplicável, inqualificável e inadmissível entre profissionais (não todos certamente) mas ajuda em parte a explicar porque é que o FC Porto tem a garra que tem e é neste momento o único clube a ser visto e considerado como "grande" fora de portas. São estas coisas que alimentam o Dragão. Cá dentro continuam a ser tratados como os saloios do costume pela mesquinha e bolorenta comunicação. Mérito a quem o tem. Enorme FC Porto.

PS: Não entendo como ainda há pessoas, adeptos de outros clubes que não o Benfica, que continuam a escrever opinião neste jornal de propaganda avermelhada como se nada se passasse. Devem ser mesmo muito bem pagas.

# fonte: Blogue 100 Reféns

13 comentários:

  1. opiniões todos tem. Até os que se atêem a dogmas, que assim evitam pensar, e são senhores de uma opinião (Kennedy dixit).
    Já os factos são mais difíceis de alterar. Daí eu achar que é difícil de demonstrar que o benfica está acima do jornal A Bola.
    Ainda agora assistimos a táctica de bordel no canal televisivo dito de serviço público.
    Quanto a alguns escribas no citado jornal, tidos por portistas, são como as p... É tudo uma questão de dinheiro.

    ResponderEliminar
  2. Espero que a capa desse dito jornal continue assim, e sinal que a azia continua::;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Hummm, vejam bem o que o pasquim do regime decidiu meter na edição online com assinatura da redacção:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=251327

    Isto ultrapassa até os limites deste jornal no antes 1974.


    http://dragao1893.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Isto é inqualificável – ultraje e nojo, por exemplo, são parcas palavras para definir a “qualidade” desta capa. Mas “A Bola” já me habituou a incríveis manchetes e nada me espanta. O que me espanta é não haver ninguém naquela redacção que se dê conta do ridículo que esta linha editorial comporta. Conclusão: são uns imbecis, são profissionais sem o mínimo de critério jornalístico, irresponsáveis, sabujos; eles envergonham a classe profissional que representam. Eles não são jornalistas, são uns vendidos ao clube que lhes encomenda as notícias, as manchetes. Este pasquim, que ainda não saiu do ante-25 de Abril, é uma vergonha da imprensa nacional.

    Também já vi o vídeo a que “Nexus” se refere: é outra vergonha, uma manipulação barata e descarada. Imbecis! São um NOJO!

    Um abraço.
    BIBó POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO!

    ResponderEliminar
  5. Capas, textos, tudo...
    São uns vendidos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Aquela merda não é um jornal,mas sim um panfleto publicitário

    ResponderEliminar
  7. ainda há Portistas q compram esse pasquim... um nojo...

    ResponderEliminar
  8. Este artigo está brilhante! E reflecte exactamente aquilo que eu penso sobre esse assunto.

    Aquela capa ultrapassa tudo aquilo que é razoável num jornalismo seja ele desportivo, politico ou de qualquer outro tema…

    É um nojo, uma vergonha e uma mediocridade tais que acabam, inevitavelmente, por ofender e denegrir gravemente todos os profissionais não só do FC Porto, como também das restantes 14 equipas do campeonato… Para aquele bando de bestas mal-educadas e frustradas, bastaria haver uma só equipa no campeonato nacional: os vermelhos labregos. Assim, ganhariam sempre tudo e não tinham ninguém para lhes fazer frente.

    Algum clube, alguma pessoa ou alguma instituição que ousar fazer algo, mesmo que dentro das suas funções inerentes (como por exemplo, o Braga tentar ganhar aquele jogo), contra o passeio triunfal daquele clube é logo alvo de suspeita. E claro, a obsessão doentia contra o FC Porto é algo que lhes invade alma…

    Que esses filhos da puta tomem muito rennie para a azia… todos eles…

    ResponderEliminar
  9. armando amante09 março, 2011

    boa noite não sei se já viram este video?estas imagens não apareceram em nenhum dos programas com paineleiros,porque será? http://www.youtube.com/watch?v=mKCxV31kjq4

    ResponderEliminar
  10. já dizia o outro, que «um cretino, será sempre um cretino».

    no caso em apreço, vou mais além, desculpando os termos pornográficos utilizados... «n'aBola, estes filhos da puta, serão sempre uns filhos da puta». Tomara que a todos aqueles jornaleiros da merda, lhes nasça um «ninho» de cactos no cú!!!

    ResponderEliminar
  11. É um nome a reter este rapaz: Tiago Mesquita. Bolas, que mais é preciso ao Dr Moreira e ao Dr Sousa Tavares? A réstia de respeito (chegou a ser ENORME) que lhes tenho, quer acreditar que tomarão uma acção nos próximos tempos. É indescritível isto. Contado ninguém acredita. Só VISTO MESMO!!

    ResponderEliminar
  12. misternivel1010 março, 2011

    São uns palhaços,alias os palhaços são mais dignos do que esses gajos desse jornaleco e dessa equipe que patrocina esse folha de papel higienico...

    ResponderEliminar
  13. o mesquita machado é que disse uma acertada que aquele jornal devia ter o símbolo do 5lb.o 5lb perdeu e bem o garcia foi expulso e bem.ainda me lembro o coice que deu no ano passado na luz frente ao Guimarães,e nem amarelo levou,e não vi esse aziados a dizer que o 5lb precisava disso para ser campeao.la diz o ditado os atrasados ladram e o PORTO É CAMPEÃO

    ResponderEliminar