13 março, 2011

ENTREVISTA: Casa do FC Porto do Barlavento Algarvio (Portimão)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O Algarve constitui uma das regiões turísticas mais importantes de Portugal e da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e Verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul, as suas paisagens naturais, o património histórico e etnográfico ou a sua deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos e que fazem do Algarve uma das regiões mais desenvolvidas do país.

Barlavento designa a zona ocidental da região natura do Algarve, no sul de Portugal. Dela fazem parte os municípios de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.

A cidade de Portimão é, por vezes, denominada de "capital do Barlavento Algarvio" por ser a maior e mais importante cidade desta zona.

E já que falamos em Portimão, trago-vos neste mês de Março, mais uma entrevista em exclusivo para este espaço de tertúlia azul-e-branco, no caso, a Casa do FC Porto do Barlavento Algarvio - Portimão, na região de Faro, onde está bom de perceber, os (aparentes) tempos difíceis de outrora, são coisa que fazem já parte de um passado que se quer a cada dia mais que passa, longínquo.

Seguidos todos os procedimentos habituais e concretizada a entrevista tão pretendida, queria deixar o meu muito obrigado ao Sr. Luís Paiva, pela simpatia e prontidão com tudo se processou, aproveitando desde já para desejar a todos os Portistas do Barlavento Algarvio, os votos dos maiores sucessos pessoais, profissionais... e desportivos, como não podia deixar de ser.

Vamos lá então a essa prometida entrevista...


    Casa do FC Porto do Barlavento Algarvio - Portimão
    Delegação nr. 69 do fcPORTO


    1- Queiram fazer uma breve apresentação dos Orgãos Sociais.

    DIRECÇÃO
    • Presidente: Luís Paiva
    • Vice-Presidente: Domingos Pinto
    • Vice-Presidente: António Saraiva
    • Secretário: Joana Paiva
    • Tesoureiro: Nuno Silva
    • Vogal: Nuno Araújo
    • Vogal: Margarida Sobral
    • Vogal: Vítor Figueiras
    • Vogal: Fernando Silva

    MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
    • Presidente: António Vitorino
    • Vice-Presidente: Dagoberto Dinis
    • Secretário: João Silva

    CONSELHO FISCAL
    • Presidente: João Vale
    • Relator: Luísa Paiva
    • Secretário: João Correia

    2- Como e quando surgiu o espaço azul e branco de Portimão?

    Nasceu a 5 de Abril de 2002, fruto da vontade de um conjunto de portistas, alicerçados pela necessidade de um espaço que agregasse muitos sócios e simpatizantes do F. C. Porto, que neste espaço (barlavento algarvio), não tinham representação.

    3- Como tem sido o desenvolvimento, durante o tempo de existência, e quantos associados têm?

    Já tivemos mais de 200 sócios. Hoje, e depois da natural e desejável renovação da listagem de associados, por uma questão de transparência, contamos com cerca de 150.

    4- Quais as expectativas para este ano?

    Essencialmente, e porque estamos sem espaço físico, desde há um ano, o nosso grande objectivo, dentro desta crise económica que também teve repercussões a este nível, seria encontrar (com a ajuda do município de Portimão, um espaço para reinstalar a sede. É preciso recordar que, tirando os primeiros momentos desta delegação, sempre tivemos de pagar rendas que nem sempre foram muito baratas para garantir o seu funcionamento.

    5- Quais foram os pontos mais altos ou mais marcantes da casa?

    Naturalmente, arriscamo-nos a referir a presença do líder Sr. Pinto da Costa aquando da inauguração da casa. Infelizmente, por questões de agenda, não tem sido possível repetir essa presença, facto que nos daria muita honra e que seria vital para esta delegação.

    6- Quais os apoios e iniciativas que a casa pode oferecer aos adeptos do nosso clube?

    Neste momento, e graças à situação que já descrevemos, continuamos a pugnar (mesmo sem sede física aberta) pelos valores do nosso clube e pela facilidade nos contactos com a casa mãe.

    7- Existem casas ou delegações de outros clubes em Portimão? Se sim, qual o tipo de relação que mantém?

    Existem. Desde sempre, como pessoas que prezam valores como a educação e respeito, independentemente do clube a que cada um pertence, temos mantido as melhores relações com as delegações dos outros clubes, sejam locais ou nacionais.

    8- Tem alguma história curiosa que queiram contar ou relatar, relacionada com a vossa região e a vossa casa?

    A história curiosa passa pela nossa postura em relação à pergunta anterior. Nunca privámos ninguém de entrar na nossa delegação. Todas as pessoas, desde que respeitassem o facto de sermos uma delegação do FC Porto, sempre puderam estar connosco. Prova disso é que em muitos dos torneios de snooker, sueca, matraquilhos, etc, contámos com adeptos de outros clubes numa salutar relação de amizade. Nunca tivemos problemas com isso, e fizemos sempre disso uma bandeira.

    9- Qual a vossa opinião sobre o desempenho da nossa equipa até à data?

    Estamos apenas à espera que a matemática confirme a qualidade que o Porto tem este ano e que tem “passeado” pelo país e pela Europa.

    10- Quais as vossas expectativas para a Liga Europa?

    Ganhá-la.

    11- Já conheciam o blog "BiBÓ PoRtO, carago!!"? Se sim, qual a vossa opinião?

    Já tínhamos uma opinião e que mantemos. Estes espaços têm a maior importância na divulgação correcta do que é ser do FC Porto.

    12- Para finalizar, queiram deixar uma mensagem aos nossos leitores.

    Que continuemos a gostar do Porto, independentemente dos resultados, porque ser do FC Porto é ser corajoso, diferente e único.



    CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

    morada [sede provisória]: Rua Poeta António Aleixo, Edif. Alkazar R/C, 8500-719 Portimão

    contactos telefónicos: +351 91 722 2029.

    como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: Na mesma morada. A quota é de 2,50 EUR/mês, enquanto a jóia de inscrição é de 10,00 EUR.

    vantagens em se tornar associado da casa do FC Porto: ---.

    página na internet: não tem
    e-mail: luispaiva@lumigarbe.pt - barlaventoazul@gmail.com
    redes sociais: não tem

10 comentários:

  1. O calor do sol algarvio e o ardor clubista dos portistas do Barlavento nesta excelente entrevista.
    Um abraço a todos os Dragões de PORT(O)IMÃO e um beijinho à “Mafalda”.

    ResponderEliminar
  2. Fundamental que casas como a de Portimão se multipliquem no sul do país. Não é fácil, mas já foi mais difícil. Para isso contamos com o entusiasmo da Mafaldinha, sempre na crista da onda.

    Um abraços e beijos

    ResponderEliminar
  3. Mafaldinha, parabéns pelo post, pouco a pouco se vai desbravando o caminho e a nosa implantação algarvia cresce a olhos vistos...
    Há que continuar na senda da excelência e das vitórias, investindo numa região de grande visibilidade internacional.

    ResponderEliminar
  4. Espero e desejo que muito em breve consigam o vosso tão desejoso espaço, que será tmabém o nosso espaço Azul e Branco em Portimão!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Um exemplo da forte implantação que o FC Porto tem a nível nacional! Por mais que alguns o queiram esconder!

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  6. Mais uma grande entrevista da Mafaldinha a uma casa de uma região que me diz muito e em que não é fácil ser portista. Parabéns!

    Beijinhos para a Mafaldinha.

    ResponderEliminar
  7. Excelente entrevista. Parabéns aos Algarvios de bom gosto;)

    Façam é um esforço por ir apoiar as modalidades qd aí jogam... :)

    ResponderEliminar
  8. Uma grande entrevista que retrata a realidade que as associações algarvias vivem. Falta de apoios e acompanhamnto por parte das instituições podem ditar o fim destas pequenas associações que apenas têm como intuito apoiar o seu clube do coração!
    Força e esperança!

    ResponderEliminar
  9. mAFALDINHA,

    desta vez, deste corda na sapatilha e trouxeste-nos a chama do Dragão, da região mais a sul deste PORTOgal continental, prova que o fcPORTO há muito que ultrapassou barreiras da sua região de origem... só não vê quem não quer!!!

    Reparto o agradecimento pela dedicação a esta causa, em partes iguais, a ti própria, obviamente, bem como ao mentores desta 69ª delegação do fCPORTO, a quem aproveito para desejar os maiores votos de sucessos para que consigam levar a BOM PORTO este projecto que a todos nós, nos honra!!!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia sou portista, e gostava de ser sócia como faço? E aonde fica em Portimão? E também podemos criar uma página na Internet afinal somos dragões azul e branco. Cumprimentos vanirippe@hotmail.com

    ResponderEliminar