02 março, 2011

Triunfo dos Porcos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Eu avisei no meu primeiro post ao que vinha: "sempre na defesa dos interesses do nosso grande FC Porto". Ora depois de um fim de semana como este, e com a contínua desinformação por parte da nossa Comunicação Social (até mete piada este nome), sou obrigado mais uma vez ter que puxar um tema que já puxei aqui vezes e vezes sem conta.

Quem não se lembra da sátira de George Orwell de nome "Triunfo dos Porcos"?

Situando a história, trata-se de uma revolução dos animais contra o Homem, neste caso, o Sr. Jones, naquela quinta comandado pelo Major, um velho Porco.


    "O Velho Major, o mais respeitado porco, reúne, durante a noite, todos os animais da quinta e conta-lhes um sonho que tivera, a sua morte estava para breve e compreendia, então, o valor da vida. Explica logo aos companheiros que devem a sua miserável existência à tirania dos homens que, preguiçosos e incompetentes, usufruem do trabalho dos animais, vítimas de uma exploração prepotente. O Velho Major incita o grupo não só à rebelião, para derrotar o inimigo, como também a entoar o cântico de revolta "Animais de Inglaterra".

    Três dias depois, morre o Velho Major. Mas a revolução prossegue, com novos líderes – os porcos Snowball e Napoleão (passaram a se reunir clandestinamente a fim de traçar as estratégias da revolução), que criam o Animalismo, como sistema doutrinário, com "Os Sete Mandamentos". Expulsam o dono da quinta e mudam o nome da propriedade para "Quinta dos Animais". Dada a estupidez e a limitação de alguns, que não conseguem decorar os "Mandamentos", Snowball reduziu-os a uma máxima: "Quatro pernas, bom; duas pernas, mau".

    O regime do Animalismo começa logo de forma vigorosa, com todos os animais a trabalharem, de forma a fazerem progredir a quinta? A auto-gestão estimulava o orgulho animal. Snowball cria uma lista de comissões para conceber programas de desenvolvimento social, educação e formação.

    Com o passar do tempo, os porcos tornam-se corruptos pelo poder. Instala-se então uma nova tirania, sob o comando de Napoleão, que passa a impor um novo princípio: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros".

    Numa demonstração do seu sucesso político-social, os porcos convidam, para um jantar, os donos das propriedades vizinhas, a fim de que estes se apercebam da eficiência da "Quinta dos Animais". E são felicitados pelo sucesso do seu regime. Nessa altura, o cavalo Clover constata, horrorizado, que já não é possível distinguir a cara dos porcos da dos homens."


Peço desculpa pelo resumo, mas é para tentar situar os Portistas, naquilo que se transformou a nossa Comunicação Social.

Reuniões secretas, propaganda ao nível de muitos regimes que outrora assombraram a Europa, tratamento indiferenciado (uns mais que outros, mesmo não fazendo nada para o merecer) e acima de tudo, já nem sequer conseguirmos distinguir o órgão de comunicação social como ABolha, Rascord e o maistintol.pt do Clube do Regime.

Pensei que esta semana, porque é a segunda vez que se vêem em directo agressões e empurrões no meio do relvado da Luz, se fosse falar nestes casos e nos possíveis castigos ao clube e intervenientes como o treinador e o director desportivo do clube regime, mas afinal ,tudo voltou ao normal. Passou-se uma borracha por cima e a nossa Liga nada fez e nada faz.

Ainda por cima, saem logo na segunda-feira, artigos como o do www.maistintol.pt a malhar nas declarações do nosso Grande Presidente.

Com isto comprovo aquilo que venho dizendo faz tempo. Há interesses em denegrir o FC Porto! Existem estes freteiros como o Luís Sobral, candidato aos prémios Rennie, a assobiar para o lado nos casos que interessam ser falados e acima de tudo, gostam é de mandar bicadas no quintal do vizinho.

Para vocês se situarem, quem não sabe, esta sumidade publicou artigos como “Introdução ao Jornalismo Desportivo” (por favor não rir), trabalhou no jornal aBolha (claro está), foi comentador da TSF (do mais camelo que existiu), e agora procura um lugar de destaque na TVI, e para isso há que dizer mal e porcamente do FC Porto. Curriculum tem, ódio às gentes do Norte tem, não compreende o FC Porto e acima de tudo mostra-se sempre indignado quando alguém lhe cola um clube, sabendo nós todos de que clube é este senhor!

A partir de agora, e depois desta história, este senhor vai ser conhecido como Bola-de-Neve, homenagem ao Porco da sátira "Triunfo dos Porcos". Já agora, se for muita maçada, alguém que lhe diga que o clube do Regime já tem director de comunicação, é escusado tamanho show-off.

Para terminar com análise ao seu fantástico texto cheia de ideias feitas e conversa para lampião comer, atentem a esta frase:


    “O problema do F.C. porto é outro. Como Pinto da Costa sabe e o treinador-adepto André Villas-Boas também sabe, o F.C. Porto é um formidável exemplo de clube que falhou o crescimento. Por culpa própria, por medo, por incapacidade, o F.C. Porto continua a ser um clube fechado, desconfiado, sempre à procura de inimigos.”


Com que então é o FC Porto que procura inimigos! Graças a Deus que os inimigos do FC Porto estão bem identificados. Fomos puxados para uma guerra que não fomos nós que a compramos, foi sim a nossa comunicação social que continua a menosprezar os feitos do clube além fronteiras e a premiar a mediocridade.

Quem não sente não é filho de boa gente!

Merecemos respeito, coisa que nunca nos foi dado, somos continuamente arrastados para a lama nas capas dos jornais, mas os esquemas, os túneis, as reuniões, o terror que todas as equipas passam de ir jogar à Luz, as contas, os dinheiros públicos atribuídos ilegalmente e o facto de se usar o dinheiro dos contribuintes para pagar aos polícias sempre que vêm ao Porto jogar, não vos merece qualquer linha ou uma qualquer palavra que trave esta pouca vergonha!

Sou um orgulhoso sócio fanático do FC Porto, clube que aprendi a AMAR, morreria para o defender, tenho muito orgulho nos feitos do meu clube, porque sendo um clube pequeno e regional como indica, ainda mais vergonha devia causar a um País que a nível nacional nada consegue e vê um pequeno clube regional nas bocas da Europa e do Mundo com os seus feitos e forma de gerir o clube. Gosto de me comparar aos temíveis Gauleses! Personificamos na totalidade as histórias do Astérix. A nós ninguém nos calca, nem mesmo 30 batalhões da capital do Império.

Principalmente, continuo a gostar de saber que por mais velas que acenda, ou rezas que faça, óh Bola-de-Neve, é um prazer saber que o meu clube te cria indisposição todos os fins-de-semana.

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

13 comentários:

  1. Boa, Antas! Um abraço Tripeiro, Portista e muito... muito Azul Forte.

    ResponderEliminar
  2. Antas, que nunca te doam os dedos.

    É uma vergonha, chega a ser obscena a forma como o F.C.Porto é tratado, mas ao contrário do passado em que os colocavamos no lugar, agora recebe-mo-los alegremente em nossa casa e ainda por cima têm direito a fazer perguntas, nas conferências de imprensa, ao nosso teinador.

    Este tema é um bom assunto para levar a uma AGeral do F.C.Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O meu amigo Antas é sempre a abrir, seja a conduzir uma carrinha de 9 rumo a León, seja a defender e apoiar o FCP ou até mesmo como aqui a malhar forte e feio nos pseudo-jornalistas da nossa praça.

    Esse Sobral é mais um que um dia vai escorregar no dragão e vai sair mal na fotografia. Está marcado.


    Abraço e vamos para a frente que tb eu me sinto um resistente, um dos homens gauleses de Asterix. Eles que venham que nós até os comemos.

    Até sábado de espada na mão no hóquei.

    ResponderEliminar
  4. É UMA VERGONHA A MULTA QUE OS PORCOS LEVARAM DA LIGA PELOS INCIDENTES NO S.L.MERDA-MARITIMO....

    UMA VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!


    Se maia duzia de bolas de golfe dá uma multa de 2250 euros, como é possivel darem uma multa de 2550 euros AQUELES PORCOS????

    Não seram eles reincidentes?? passo a inumerar...

    * Famoso tunel em varios jogos!!
    * Treinador insulta e agride adversarios repetidamente!!
    * Invasao de campo dos adeptos no golo do toxicodendente de caxinas!!
    * Invasao do barbas e agressao a fiscal de linha!!!

    Ó PÁ... VALE TUDOOOOOO...

    ResponderEliminar
  5. Reparem que ele hoje já lá tem um artigo a falar dos incidentes no relvado.

    Reparem na forma como trata a situação, diz ele que no benfica vs Naciona é normal os acontecimentos no fim e só agora acha que Jesus se excedeu.

    Já agora meu palhaço pede desculpa por escreveres tal coisa sobre o benfica.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros,
    Quer queiramos quer não, a desigualdade de tratamento da comunicação social, é um fenómeno de décadas, que remonta a meados do século.

    Há dias, em conversa com um colega de empresa já reformado e antigo praticante de voleibol do nosso clube, ele dizia-me que os seus amigos que moravam nas antigas colónias, recebiam os jornais desportivos alfacinhas com 2 dias de atraso, e os jornais do norte com 10 dias de atraso. Está tudo dito...

    Isto significa portanto que essa discriminação é uma velha história, com um passado profundo, com raízes extensas, que se agudizou com as nossas vitórias

    O que mudou???
    Apenas uma coisa: a reacção do FC Porto. Alteramos uma postura guerreira para uma postura passiva.Alteramos uma postura de resposta para uma postura de resguardo.

    Cada um que retire as suas conclusões!

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Antas,
    essa do Luís Sobral não conhecia porque não costumo ver programas onde ele entra nem ler o Maisfutebol. Mas esse palhaço não engana ninguém como os delgados, manhas e outros como eles. Aliás, basta ler o artigo do manhoso no rascord para se perceber também ele a criticar levemente Jesus e ao mesmo tempo louvar a paixão e a garra q o faz ter essas atitudes. Além de que ninguém fala da atitude do Rui Armani Bosta.

    Apesar de tudo, nada disto me surpreende pois há 40 anos que conheço isto. Além disso, com um jornalista na família farto-me de lhe perguntar como isto é possível ao que ele me responde com um encolher de ombros: "É o País que temos." Quando lhe pergunto sobre as inenarráveis conferência de imprensa para o canal gayvota, outro encolher de ombros.

    Mas também, num país que tem um Sócrates no desgoverno e que tem centralizado em Lx tudo o que pode ao mesmo tempo que impõe mais impostos e portagens no Norte, querem o quê.

    Interessante é ver que, só neste fim-de-semana, arranjaram confusões com o HC Braga e com o Marítimo e conseguiram ganhar os 2 jogos. O que teria acontecido se não tivessem ganho. Como é que é possível que se permita que um canal de televisão (privado ou não) tenha os comentários que aquele tem sobre os rivais e ninguém (onde anda a ERC) com responsabilidades no país ponha termo aos disparates que lá dizem?

    No meio disto tudo, tenho pena que a política de comunicação do nosso clube seja cada vez mais próximo do zero e ninguém tenha a capacidade de impedir, pelo menos em nossa casa, que atentem contra o bom nome do Porto impunenmente. O que vale é que os adeptos do Porto são cada vez em maior número e estão de olhos bem abertos na defesa do clube.

    ResponderEliminar
  8. Antas e o seu Tribunal, sempre na luta pelos interesses do nosso grande FC Porto.

    Continua amigo, é um prazer ler os teus escritos, um abraço

    ResponderEliminar
  9. Um belíssimo texto, de um belíssimo escritor e de um belíssimo portista.
    Meu caro Antas, a Comunicação Social é cão que come sempre nas mãos do dono e, actualmente, o dono (ou donos, mas poucos) da Comunicação Social está/estão em Lisboa, daí que sirvam caninamente o Clube do Estado (até porque, directa ou indirectamente, é do Estado que mamam todos.
    Houve tempos em que a Comunicação Social, que então se chamava Imprensa, tinha que respeitar uma rigorosa vigilância, mas hoje é o contrário, todos nós temos que respeitar a rigorosa vigilância da Comunicação Social.
    Quanto ao Clube do Estado, que é isso que ele é, chamo-lhe assim porque o regime mudou e aqueles asquerosso continuam a viver do poder instalado no Governo, nos Tribunais,nas Direcções Gerais, em tudo o que é repartição pública.
    É abjecto o Clube do Estado e os Porcos que o alimentam e já têm cara de homens.

    ResponderEliminar
  10. Norte: “Apenas uma coisa mudou: a reacção do FC Porto. Alteramos uma postura guerreira para uma postura passiva. Alteramos uma postura de resposta para uma postura de resguardo.”
    É isso Norte. Senão vejamos:

    1) 17 Abr. 1920 – Ocorreu o primeiro protesto portista contra a (ainda hoje) facciosa imprensa lisboeta, que desvalorizou a vitória do FC Porto contra o Benfica. Foi o jornal portuense "O Primeiro de Janeiro" que publicou a carta indignada do jogador e “capitão” portista Alexandre Cal.

    2) 1930 - Relatório da gerência denuncia os favores a um clube de Lisboa, o Belenenses.

    3) 1939 - (jogo SLB-FCP) … Perante tão tendenciosa arbitragem, perante tal despudor, o então Presidente do FC Porto, Dr. Ângelo César, a 15 minutos do fim, chamou os seus jogadores, pois não queria que a equipa participasse em tamanha farsa. Foi um acto de coragem e de indignação ante uma arbitragem que bem se poderia apelidar de criminosa.

    4) Março/1958 – A propósito da expulsão do jogador portista António Teixeira, no Estádio da Luz: “O FC Porto não ficará por aqui. Sente-se injustamente tratado e prejudicado e irá até onde possa encontrar aquilo que procurou, neste caso, desde o princípio: justiça", no jornal do clube.

    5) Agosto 1955 - A FPF decidiu adiar uma partida FC Porto x Sporting, devido ao facto de José Travassos, um dos melhores jogadores dos visitantes, ter ficado retido em Madrid (por causa do nevoeiro). Tendo-se insurgido contra o adiamento, o Dr. Cesário Bonito, presidente do FC Porto, foi irradiado pela FPF. Foi um escândalo que saltou fronteiras…

    6) 1966 – (jogo SCP-FCP) … A Direcção do FC Porto, entrando na liça, de orgulho ferido, enviou à Comissão Central de Árbitros uma exposição longa, com denúncias que se poderiam sintetizar assim: "O árbitro vestiu a camisola do Sporting e fez tábua-rasa das leis de jogo".

    7) 1980 - Pedroto lançou: "Falhámos o 'tri' porque nos negaram três penalties, um em Alvalade e dois nas Antas, contra o Sporting". E Manaca (jogador vimaranense, ex-sportinguista) marcou um “auto-golo” no Guimarães – Sporting…

    8) 1 de Maio de 1982 – O recém eleito presidente do FC Porto, Jorge Pinto da Costa, percorreu a pé o caminho entre o Estádio das Antas e o Governo Civil, acompanhado de milhares de outros portistas, para entregar uma mensagem de protesto pela forma como o clube estava a ser tratado.

    9) 1983 – Final marcada inicialmente para as Antas e depois… para o Jamor. No primeiro dia de Junho, em Assembleia-geral explosiva, os sócios do FC Porto aprovaram por aclamação que o clube não comparecia à final da Taça de Portugal desde que a mesma não fosse realizada nas Antas. "Vamos ver se a Direcção da FPF tem coragem de mandar o FC Porto para a II Divisão, depois da trapaça", bradou Pinto da Costa

    10) Março/1994 - Pinto da Costa, acompanhado pelos presidentes da Assembleia-geral e do Conselho Fiscal do FC Porto, convocou uma conferência de imprensa a propósito da "penhora da retrete" das Antas.

    Estes são uma ínfima parte de eventos solenes de revolta, de “postura guerreira”. Ao modo dos ataques de que somos vítimas hoje, será bom reflectir na necessidade de refazer a “postura guerreira”.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. óh aNTAS, dassse, isso é que é descasca ao pessegueiro ;)

    dizes tudo ou quase tudo, não deixando muito mais para se dizer, mas como em tantos, essa besta do Sobral, mais não é do que outro, que tal como aqui já foi dito e redito, repetido até já por mais que uma vez aqui e noutros locais, essa malta tá é a precisar que os «tempos idos» regressem para entrarem na linha e deixarem de se esticar, porque o que já é demais é moléstia.

    lamentavelmente, e mais que esse esterco todo, porque nunca foi diferente ontem do que hoje é, isso sim, é a atitude branda, demasiado branda, diria até, inexplicavelmente mansa da nossa casa-mãe... dasse, estivessemos noutros tempos, e esta merda já tinha toda virado de cangalhas, ao murro e ao pontapé, se preciso fosse... mas não, eles hoje brincam, abusam, esticam-se, maltratam, ofendem, insinuam, e não se vê uma única sequer reacção enérgica de resposta curta e grossa, quanto mais não seja, para impor respeito... nada, nada de nada, e isso, mais que as bestas, é que incomoda estupidamente.

    quem sabe um dia destes, não tenham uma linda recepção ou recebam pura e simplesmente o tratamento que fazem diariamente por merecer? um dia, quem sabe?!

    ResponderEliminar
  12. Este AzulForte é mesmo o nosso manageiro Histórico cá do blog.

    Grandes Portistas obrigado pelos comentários e muitas alegrias a todos.

    ResponderEliminar
  13. Ó Antas excelente, dá-lhes com força...;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar