11 junho, 2011

Como pode ser mau ganhar neste país !

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Os adeptos dos 2 clubes da Freguesia de Benfica assemelham-se àquelas velhinhas que padecem de todas as maleitas, passando os dias a falar de remédios e males e a invejar a força e vitalidade dos outros. Bem sei que a doença custa mais quando se tem ao lado alguém que transpira ambição e vontade de vencer. Aliás, esse é o grande mérito do Nosso Futebol Clube do Porto: apesar de viver num país atolhado de enfermos e profetas da desgraça, nunca perdeu a ambição e a vontade sonhar cada vez mais alto. É muito complicado ser-se um colosso em terra de pigmeus.

É difícil ser-se portista nestes conturbados anos de 2011. Hoje em dia, o Portista vive feliz, mas olha para o lado e todos os clubes se lamentam de qualquer coisa. Só o Nosso Clube é que não nos dá razões de queixa. Uns queixam-se de que o caxineiro com madeixas vai para Espanha. Outros dizem que não há Paciência que valha a um clube cuja pequenez se evidencia em décadas de fracassos. Enfim, lamentos e mais lamentos por todo o lado. Não há quem aguente tanta choraminguice. Em contrapartida, os Portistas só têm alegrias e festejam com fervor as conquistas da última época.

Se ousamos falar a alguém das nossas glórias, só para desanuviar o ambiente, os adeptos dos outros clubes ficam furiosos e reagem sempre da mesma forma: primeiro, ingerem uma dose considerável de pastilhas Rennie - não vá o diabo tecê-las; depois, apressam-se a explicar-nos que estamos a desconversar. Desconversar? Fugir do tema Fracasso é, para os adeptos dos outros clubes, desconversar. Quando um portista expõe com vaidade os feitos desta época isso parece causar uma espécie de urticária na sensível epiderme de lagartos e lampisgas, habituada que está ao tradicional unguento de derrotas em catadupa.

Nas mesas de café e restaurantes, os Portistas são postos de lado das conversas em que benfiquistas e sportinguistas esgrimem argumentos para ver qual dos dois clubes é mais fracassado. "Repara que nós ficamos a praticamente 40 pontos do primeiro!", diz o lagarto. "Ora, grande coisa... eles venceram o campeonato no nosso estádio", diz a águia. "Mas repara que nós há anos que não ganhámos nada, nickles, batatóides, nem uma para a amostra!", diz o verdinho. "E nós que já tínhamos a Taça de Portugal e depois eles vieram à Luz e espetaram-nos com 3 no bucho! Só para teres uma noção, o meu filho tem 40 anos e nunca viu o Benfica ganhar uma competição internacional!", diz o vermelhinho. E assim segue a espuma dos dias em interessantes tertúlias das quais os Portistas estão arredados, visto que cometemos o crime de lesa-pátria que é: ganhar!

Temos, portanto, que começar a perder para que os Portistas se possam integrar melhor nas conversas de café em que os aziados do costume filosofam sobre explicações para os fracassos do presente e do futuro. As incríveis conquistas desta época estão a impedir os portistas de socializar num país de perdedores inveterados.

Lembro, para finalizar, as sábias palavras do Nosso Presidente, "o FC Porto está a mais no país que temos, mas é fundamentalmente para o país que queremos!". É assim que os Portistas devem pensar. Tenhamos, portanto, coragem e rezemos por piores dias!

4 comentários:

  1. El Portista11 junho, 2011

    Parabéns pelas ironias, mas brincadeiras a parte, vejo que a posição do nosso Fc Porto já está mais do que consolidada a nível nacional. Afinal um legado tão importante quantos os inúmeros títulos nacionais e internacionais já conquistados com Pinto da costa, é a filosofia que este fez com que se cristalizasse entre adeptos e sócios. Sendo assim fica claro e evidente que a disparidade existente entre as filosofias que imperam no Porto e nos demais clubs de Portugal, nos posiciona em um patamar muito estável no cenário interno. Portanto acho que este caminho que vem sendo trilhado no cenário internacinal deve ser mantido, afinal com a conquista da última liga europa acabamos por ultrapassar o manchester united no quadro de honras européias da UEFA. E ao que pese a crise econômica no país a política de compras relativamente baratas mas de jogadores com extrema qualidade, que se valorizam e aprimoram suas potencialidas no FCP, vem surtindo efeito nas competições internacionais, e aliado a este fato considero mutíssimo acertada a manutenção, até o momento, de TODOS os jogadores do plantel para aa disputa da UCL.

    ResponderEliminar
  2. Caro Escrevinhador, de facto o FC PORTO é o único exemplo a seguir por quem vai começar a governar Portugal nestaes tempos de grandes dificuldades.
    O português destingue-se por ser aquele que pior fala do seu País, aquele que menos acredita na raça do nosso Povo e aquele que é mais pessimista.
    O panorama é este, os governos delapidam o património nacional e caiem, os empresários queixam-se, as empresas vão à falência, as televisões são uma lástima, os trabalhadores vão para o desemprego, o Bemfica perde, mas o Porto cresce saudável e ganha em toda a linha.
    O FC Porto é um "case study", o único caso de suceso num país sem rumo nem destino.
    Para bem governar Portugal bastaria seguir a lição que vem do Dragão.

    ResponderEliminar
  3. Já estou farto de tanta treta, de tantos contentores de craques e de conversas no café que diminuem de intensidade quando eu ou outro Portista lá entra. Vou fazer uma cura de águas em Chaves a fim de retemperar o físico desta barrigada de títulos e de vitórias. É que já não se aguenta tanta choradeira e tantos olhares de soslaio.

    ResponderEliminar
  4. eSCREVINHADOR,

    diria mais, como pode ser mau ser-se invejoso, mediocre e ridiculo neste país que devia «festejar» um clube como o nosso, mas qual freguesia da parolândia, a malediência e a difamação fazem carreira.

    que assim continuem, por muitos e longos anos... burros que nem portas!!!

    ResponderEliminar