14 junho, 2011

Hóquei Portista em busca da sua 11ª dobradinha...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Esta época memorável do FC Porto ainda não terminou. Além do pleno de campeonatos nas 4 modalidades principais do clube, andebol, basquetebol, hóquei e futebol, sem esquecer a taça e a supertaça mais a Liga Europa no futebol, o troféu Pratas no basquetebol mais os 2 títulos jovens no futebol (ainda podem vir mais 4 no hóquei e 1 no basquetebol), a verdade é que relativamente aos seniores há ainda uma conquista por se efectivar.

No próximo fim-de-semana em Coimbra, o hóquei em patins do FC Porto procurará juntar ao campeonato a taça de Portugal consumando dessa forma a sua 11ª dobradinha na história do nosso clube na modalidade referida.

O Clube do Regime lá foi com os anjinhos no último sábado e a conversa é sempre a mesma: “Tanto no campeonato como na taça, fomos até onde nos deixaram”. Discurso que soa bem aos nossos ouvidos e que eles repetem seja qual for a modalidade. Por causa deste discurso é que não vão ganhar um único campeonato sénior esta temporada nas várias modalidades colectivas (7) que praticam enquanto o FC Porto fez o pleno nas 4 que participa.

O nosso discurso é outro, é feito de rigor, ambição, paixão e competência. Por isso, em Coimbra, tentaremos alcançar a 14ª taça de Portugal do nosso historial (os vermelhos têm 12) em 37 edições. Em termos globais, nesta modalidade (hóquei em patins), o FC Porto já ganhou 20 campeonatos, 13 taças e 17 supertaças, ou seja, 50 troféus Nacionais contra 38 dos encarnados (20 campeonatos, 12 taças e 6 supertaças). A nível Europeu, o FC Porto já venceu 7 troféus (2 taças dos campeões, 2 taças das taças, 2 taças cers e 1 supertaça Europeia) contra apenas 2 do Benfica (2 taças cers).

No total, o domínio Portista é de 57 troféus contra 40! E, refira-se que o FC Porto apenas venceu o seu 1º título oficial na modalidade em 1981/82 (taça das taças), poucas semanas depois de Pinto da Costa ser eleito Presidente do FC Porto, pela 1ª vez.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto tenta agora mais uma dobradinha depois do decacampeonato!
( 1º FC PORTO-82 pts e 30 jgs; 2º Benfica-82 pts e 30 jgs; 3º Oliveirense-69 pts e 30 jgs...)
  • Santa Cita 2-8 FC Porto
O FC Porto apurou-se para a final-four da taça de Portugal de hóquei em patins, depois de vencer no pavilhão do Santa Cita (subiu no final desta época à II divisão) por 8-2 em jogo quartos de final, eliminatória que também apurou Candelária (derrotou o Benfica na Luz), Oliveirense e Valongo.

No jogo deste domingo em Tomar, o FC Porto só na 2ª parte decidiu o encontro, pois ao intervalo havia 1-1 (golo de Pedro Moreira). Na 2ª metade, em 9 minutos, os Dragões fizeram 6 golos e chegaram aos 7-1, decidindo de vez a eliminatória. Emanuel Garcia com 3 golos e Gonçalo Suissas com dois foram os mais eficazes, sobrando os outros 2 golos para Pedro Gil e Filipe Santos.

Na final-four em Coimbra, o Candelária joga com o Valongo, enquanto o FC Porto defronta a Oliveirense (sábado pelas 17h30 na sporttv).

No domingo, a sporttv transmite a final da prova pelas 17 horas. Esperemos que sábado seja mesmo o último jogo da carreira de Tó Neves, nosso futuro treinador. Era sinal que o FC Porto tinha conseguido o apuramento para a final da taça de Portugal. Serão dois jogos complicados pois além da Oliveirense na semi-final, e se ganharmos, o mais provável é jogarmos a final com os Açorianos do Candelária, equipa recheada de bons valores e que vem moralizada depois da Liga Europeia e do jogo de sábado na Luz que venceram no desempate por penaltys.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

EMANUEL GARCIA (HÓQUEI EM PATINS)

As lágrimas do Emanuel no último jogo do campeonato deixaram a certeza da sua saída para o Viareggio no final de Junho. É um Argentino que se adaptou ao clube na perfeição (já joga aqui há 10 anos, 8 como sénior) e não tenhamos dúvidas que será difícil colmatar a sua ausência.

Ainda este domingo, no jogo da taça em Santa Cita, Emanuel Garcia voltou a brilhar com mais 3 golos e merece acabar a temporada com mais um caneco nas mãos. Uma despedida em grande num domingo (19 de Junho) em que terminam as provas oficiais de todas as modalidades (escalão senior) em que o nosso FC Porto participou nesta memorável e inesquecível época 2010/11.



Saudações Portistas,
Lucho.

17 comentários:

  1. Vamos lá à "dobrada". Era a cereja no topo do bolo. Bem o merecem os nossos "guerreiros". E os benfas ficaram de "pau na mão"... Mais uma vez!

    Emanuel Garcia é um Dragão autêntico. Um Dragão para sempre. Defendeu com denodo a camisola azul-e-branca. Merece todo o nosso reconhecimento e muito carinho. Desejo-lhe tudo de bom na vida.

    ResponderEliminar
  2. Então ficaremos á espera da Dobradinha...

    Ao Emanuel Garcia, só posso desejar tudo de bom!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Falta-nos a taça de hóquei...ui que já não vejo a hora de regressar o frenesim de jogarmos todas as semanas com vista a ganharmos títulos.

    Quanto ao Emanuel, não o vou tratar como quando morre alguém: "Ai Jesus que era o melhor do Mundo, muito bom rapaz, ai Jesus ai, ai Jesus".
    Não, como jogador, fará alguma falta, mas julgo que já temos soluções de nível superior (entrada de Caio, Suíssas a jogar mais no meio como fazia Emanuel).
    No resto...prefiro não comentar muito, e dizer apenas que fará bem mais falta um homem como André Azevedo!
    Um homem de grupo, de balneário!
    Um internacional português, que demonstrou nos últimos meses de competição (os únicos onde foi titular em virtude da lesão de Filipe Santos) toda a sua capacidade.
    Esse vai fazer muita falta, pois nem só de bons jogadores se faz uma equipa...também são precisos grandes homens, e André Azevedo juntava as duas características.

    ResponderEliminar
  4. Já é nosso outra vez, Dragão Azul Forte, para mal dos meus pecados, mas pronto...

    Este fim-de-semana lá estarei em Coimbra!

    "Esta ânsia de vencer, não consigo controlar..."

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Espero que o Hóquei termine em beleza. Seria o corolário de uma época histórica e a melhor despedida para alguns que saem, depois de terem ajudado a estabelecer um marco difícil de alcançar.
    Dizia ontem Ilídio Pinto, no fim da Assembleia, que pelo menos à dúzia quer chegar. Que se consigo reunir as condições ideais para esse desideráto é o nosso desejo.
    O Norte é que sabe e se ele diz que o A.Azevedo não devia sair, temos de acreditar que é uma má decisão. Mas, ó Norte, ele sai porquê?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. No basquetebol o Presidente confirmou ontem a renovação de contrato por 1 ano com carlos andrade e por 3 com Stempin!

    Faltam é notícias sobre o andebol. Anda tudo muito calado.

    Parece q o treinador do abc vai para o slb, saiu um chorão, entra outro.

    ResponderEliminar
  7. A dobradinha faz parte integrante da nossa gastronomia que é vencer, vencer...
    Quanto a entradas e saídas, estamos também nas modalidades na silly season, li à pouco que o Moncho pode estar nos planos do Real, confiando sempre que tudo será feito para ganhar de novo, tendo em atenção que o clube do regime - não sei como - está cheio de pasta, embora isso não baste.
    Com o nosso costumado "know How" lhes trataremos da saúde.

    ResponderEliminar
  8. Esperemos a dobradinha do hóquei e só depois falar em entradas e saidas.

    No Basquetebol, excelentes noticias as renovações do Andrade e do Stempin,agora só falta o Moncho (o Ogirri penso que não ficará em Portugal,de tal forma temos que procurar um novo base)

    No Andebol duas saídas importantes para os mouros mas acredito que iremos arranjar dois óptimos substitutos.

    Esperar para ver!

    ResponderEliminar
  9. Muito me emocionei com as lágrimas do Emanuel. Com todas as suas virtudes e defeito é um dos nossos e a sua falta será sentida.
    Venha mais um caneco este fim de semana e esperemos pacientemente por mais novidades em todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  10. Boas Lucho!

    Belas notícias ontem, qd durante a assembleia, o Presidente anunciou a renovação de dois pilares na equipa desta temporada...Magnífico ter o Stempin por mais 3 épocas !!! Era importante também começar a desenhar-se semelhante cenário de tranquilidade no andebol, até porque se não estou em erro, serão os primeiros a entrar em acção na nova temporada...

    Quanto ao hóquei, tenho fé na conquista de mais um trofeú que culmine brilhantemente uma época gloriosa do nosso clube! Venha daí uma dobradinha à moda do Porto :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Portuense Verdadeiro:

    Foi um prazer conhecer-te.

    Abraço.

    ps- Realmente no andebol andamos mt silenciosos... isto causa ansiedade...

    ResponderEliminar
  12. Não tenho tido muito tempo para comentar aqui no blog o que desde já peço desculpa a todos os colaboradores por esta falha.

    Como a época ainda não acabou lá os herois de patins foram a Santa Cita dar um festival de hóquei, a diferença de "andamento" foi notória e o resultado foi-se construindo com a maior das normalidades.

    Agora a caminho de Coimbra em busca da tão procurada Taça de Portugal para juntar ao Trofeu do Decacampeonato.

    Vamos encontrar outra vez a Oliveirense e há que ter alguns cuidados.

    Finalizando com algo que deixa sempre alguma tristeza ver gente que conheço e bem sair é com pena que vejo sair Emanuel Garcia, o "ponta de lança" à moda antiga e um enorme jogador que acaba a época numa forma incrível de seu Nome André Azevedo.

    Também sou da opinião que gente de balneário, de espirito de grupo, de uma capacidade tecnica invulgar seja difícil de colmatar daí estar mais receoso da saída do André.

    Mesmo assim são duas saídas complicadas de tapar.

    Boa sorte para o Emanuel na sua aventura no Campeão Italiano o Viarregio, e boa sorte ao André em Oliveira de Azemeis que segundo reza o jornal o jogo é o seu destino.

    Fora do jogos contra o FC Porto a nossa amizade continuará intacta.

    Mas por agora há que continuar a lutar pela Taça de Portugal que é o próximo grande objectivo desta secção.

    ResponderEliminar
  13. André Azevedo sai para a Oliveirense, e esperemos que seja o único com esse destino.........

    Sai por política desportiva do clube...pena é que as justificações apresentadas ao atleta não tenham sido as verdadeiras. Porquê? Alguém não se sente confortável com a verdade?

    Aliás, após ler tantos comentários de preocupação relativamente ao andebol, não quero deixar de dizer que aguardo igualmente com preocupação o que vai suceder no hóquei...o saco vai enchendo, e temo que a qualquer momento possa rebentar!

    ResponderEliminar
  14. Norte concordo contigo,no Hóquei também nada se sabe em relação aos contratos, só o que saí no jornal ojogo mas nenhuma confirmção por parte do clube nem dos jogadores em relação a esse tema.
    Alguém tem a confirmação que não saí mais ninguem???
    É que já me disseram que os jogadores estão muito descontentes com esta situação dos ordenados e de saco cheio estando mesmo a ouvir propostas de outros clubes.
    Espero que não saia mais ninguem mesmo não me acreditando que isso vá acontecer. A coisa é séria e feia...

    ResponderEliminar
  15. se no bASQUETEBOL, pelos vistos, arruma-se (e bem) a casa, com a manutenção de um peso-pesado como é o Stempin e logo por 3 anos, bem secundado por mais 1 ano pró Carlos Andrade, ficaria muito satisfeito que Ogirri se por cá mantivesse... mas pelos vistos, não vai ficar e consta-se, ouve-se dizer, constou-me que vamos receber uma bela d'uma abelha que a muitos e tantos, eu incluido, me fará engolir um sapo deste mundo e do outro quando chegar a hora de o apoiar de azul-e-branco... aguardemos, serena e pacientemente?!

    já no aNDEBOL, o silêncio, não será sinónimo, em vez de outras questões de carácter duvidoso, um sinal da alma do negócio?! aguardemos serena e pacientemente, pois aqueles que pra Marrocos vão, consta-se, diz-se, ouve-se dizer que vão apenas e só porque não receberam qq tipo de proposta interna para renovar e quando assim é, é muito bonito e tal e coisa, mas nas amadoras, quando o negócio são tostões e não milhões, tudo ou quase tudo é compreensivel, dados os factos atrás relatados e pelos vistos, verdadeiros?!

    já no hÓQUEI, os títulos vão-se avulumando, ano após ano, diz-se até agora que até ao 12º consecutiva lá terá mesmo que ser e que foi até prometido pelo Sr. HÓQUEI a nível nacional e mundial, um tal de Sr. Ilidio Pinto que dispensa apresentações, mas nem mesmo estes últimos títulos, ajudam a que as nuvens negras de algo continuem a pairar sobre esta modalidade... diz-se que Emanuel Garcia tá fora, André Azevedo segue o mesmo caminho até Oliveira de Azeméis, Tó Neves (treinador) e Tiago Santos seguem o caminho inverso e até mesmo, ouve-se uma voz lá ao fundo que fala num regresso de um atleta que equipou de encornado na época passada, mas para mim, mais que estes vais-e-vens, cada vez mais assíduos e prática nas ditas amadoras, onde relembro, o que está em jogo, são tostões, mais sereno ficaria se as tais nuvens negras se dissipassem de vez e outros bons ventos nos visitassem. será de aguardar serena e pacientemente?! acredito que, apesar de tudo, sim, é de esperar serena e pacientemente!!

    ResponderEliminar
  16. bLuE,
    Espero que a abelha para o basket não seja a mesma que já me "zuou"...é desta que fecho de vez a minha porta em relação a essa modalidade.

    Caio já é jogador do FC Porto.

    Sobre Inácio Carmo não posso afirmar, mas sobre Nuno Grilo a diferença contratual que vai usufruir é mínima, mas o que fez o atleta assinar, foi trocar o incerto pelo certo: esperou 4 meses por uma resposta do clube que nunca chegou, ao mesmo tempo que foi mantendo em "banho maria" os menstruados. Quando já não conseguia esticar mais a corda, perante a ausência de resposta do FCP, assinou por eles...

    ResponderEliminar