14 junho, 2011

formação: resultados e classificações

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


ANDEBOL

O Sporting Clube de Portugal revalidou hoje o título nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão, ao vencer o F.C. Porto por 32-31, em jogo da última jornada da fase final que durante três dias decorreu em Resende. Com este triunfo, o Sporting terminou em primeiro lugar, com nove pontos, seguido do FC Porto com sete. O Belenenses, que no primeiro jogo da ronda venceu o ABC por 32-31 (21-13 ao intervalo), foi terceiro, com cinco pontos, com o ABC de Braga a fechar a classificação desta fase final – grupo A, com três pontos.

Para o jogo de atribuição do título nacional, o pavilhão gimnodesportivo de Anreade encheu e o muito público que marcou presença nas bancadas não deu o seu tempo por mal empregue já que assistiu a uma partida de qualidade e um espectáculo emotivo que apenas se resolveu no minuto final. O Sporting entrou melhor, comandou o marcador durante os primeiros 20 minutos, altura em que o FC Porto, com Mário Lourenço e Gilberto Duarte em destaque, passou pela primeira vez para a frente do marcador (12-11). A turma de Carlos Martingo mostrou alguma superioridade nos 10 minutos finais do primeiro tempo e oi para o intervalo a vencer por 19-16.

Os primeiros minutos do segundo tempo repetiram um pouco a história da primeira parte e o Sporting voltou para a frente aos 38 m. (21-22). Adivinhava-se um jogo que seria disputado até ao apito final e assim veio a acontecer. Pedro Seabra Marques, Pedro Portela e Rui Silva, bem secundados por Carlos Siqueira, nunca permitiam que o FC Porto ‘fugisse’ no marcador. Empates sucessivos a 27, 28, 29, 30 e 31 golos, este último aos 57 minutos e 40 segundos, mantiveram a atenção dos espectadores. O Sporting acabou por adiantar-se e fazer o 32-31 a minuto e meio do final. O FCPorto ainda dispôs de um livre de nove metros, a dois segundos do fim, e que a concretizar-se daria o golo do título, mas a iniciativa portista não teve êxito, para desgosto dos jogadores do FC Porto, que comandaram o marcador durante muito tempo, e para gáudio dos sportinguistas que festejaram efusivamente a renovação do título nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão.

No Sporting, destaque para o quarteto acima mencionado, com uma produção atacante notável (Portela 10 golos; Pedro Marques, nove e Rui Silva sete) enquanto no F.C.Porto Mário Lourenço, 12 golos, e Gilberto Duarte, com seis, estiveram muito bem acompanhados pelo guarda-redes Manuel Borges, que assegurou 32% de eficádia.

DECLARAÇÕES

No final da partida, Carlos Martingo, técnico do FC Porto, não escondia a sua tristeza para, ao mesmo tempo, louvar a entrega dos seus jogadores. «Preferia ganhar a perder, como é óbvio mas no FC Porto há coisas mais importantes que ser campeão nacional de juniores. Acho que mostrámos valor e muitos destes jogadores terão lugar em várias equipas no escalão sénior. É evidente que eu queria ganhar, viemos preparados para ganhar, os jogadores deixaram tudo em campo mas não conseguimos. Paciência, a vida continua e parabéns ao Sporting».

Do lado dos campeões nacionais, Frederico Carlos estava radiante com a renovação do título nacional, depois de um jogo extremamente difícil e equilibrado, decidido nos instantes finais. «Defrontámos uma equipa muito bem organizada, com grande envergadura, pelo que foi extremamente difícil. É um grupo excelente, espectacular, que trabalhou muito durante todo o ano e merece bem este título».

ABC BRAGA 24-29 FC PORTO

Pavilhão: Anreade

FC Porto: Manuel Borges; Ricardo Pesqueira (4); José Silva (4); Gilberto Duarte (8); Diogo Rodrigues; Vasco Santos; Carlos Santos; Belmiro Alves (1); António Silva; Vasco Marques; Mário Lourenço (4); Adelino Pestana (4); Hugo Santos (1); António Ventura (3).

Treinador: Carlos Martingo.

Intervalo: 9-18

BELENENSES 23-36 FC PORTO

Pavilhão: Anreade

FC Porto: Manuel Borges; Ricardo Pesqueira (3); José Silva (6); Gilberto Duarte (7); Diogo Rodrigues (1); Vasco Santos (1); António Silva; Vasco Marques (1); Mário Lourenço (5); Filipe Lopes (2); Adelino Pestana (4); Hugo Santos (3); António Ventura.

Treinador: Carlos Martingo.

Intervalo: 11-16

FC PORTO 31-32 SPORTING

Pavilhão: Anreade

FC Porto: Manuel Borges; Ricardo Pesqueira (2); José Silva; Gilberto Duarte (6); Diogo Rodrigues; Vasco Santos; Carlos Santos; Belmiro Alves (3); António Silva; Vasco Marques; Mário Lourenço (12); Adelino Pestana (4); Hugo Santos (2); António Ventura (2).

Treinador: Carlos Martingo.

Intervalo: 19-16

BELENENSES 39-34 FC PORTO

Pavilhão: Municipal Maia

FC Porto: Vasco Trindade; Nuno Serra; Miguel Salgado; Tomas Salcedas; Hugo Batista (3); Luís Carvalho (10); Telmo Silva (5); Henrique Figueiredo; Francisco Vieira; David Pereira (10); Alberto Barbosa; Rui Ferreira (4); André Petiz; Miguel Alves (2).

Treinador: Mário Soares.

Intervalo: 18-14

FC PORTO 28-33 AGUAS SANTAS

Pavilhão: Municipal Maia

FC Porto: Vasco Trindade; Nuno Serra (3); Miguel Salgado; Tomas Salcedas; Hugo Batista; Luís Carvalho (4); Telmo Silva (4); Henrique Figueiredo; Francisco Vieira; David Pereira (6); Alberto Barbosa; Rui Ferreira; André Petiz (4); Miguel Alves (7).

Treinador: Mário Soares.

Intervalo: 13-10

ABC BRAGA 33-31 FC PORTO

Pavilhão: Municipal Maia

FC Porto: Vasco Trindade; Miguel Salgado (4); Tomas Salcedas; Hugo Batista (3); Luís Carvalho (7); Telmo Silva (5); Henrique Figueiredo (3); Francisco Vieira; João Soares; David Pereira (2); Alberto Barbosa; Rui Ferreira (3); André Petiz (4).

Treinador: Mário Soares.

Intervalo: 19-13



HÓQUEI PATINS

O FC Porto conseguiu lugar nas quatro fases finais dos Campeonatos Nacionais dos escalões de formação. Logo após o pleno portista, merece destaque o HC Braga, que obteve três acessos, à frente de Benfica e Sporting, ambos com dois. Ainda sonham com os títulos nacionais a Física e o ADB (Campo), em infantis, ES Stuart Carvalhais (iniciados), Hockey de Sintra (juvenis) e Alenquer e Benfica (juniores).



Um abraço e até para a semana
Pedro Porto

3 comentários:

  1. Pedrito obrigado,o teu trabalho é um dos mais fantásticos aqui no Blog!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Foi inglório perder-se o título de juniores (andebol) daquela forma. Além de uma arbitragem habilidosa cometemos erros imperdoáveis na parte final e acabamos por perder por um golo qd o empate nos chegava. Desde 2002 que não ganhamos um título de juniores em andebol e o último título nas camadas jovens desta modalidade já lá vão 6 anos, foi em 2005 com os juvenis.


    Temos no entanto grandes jogadores (o ponta mário lourenço é excelente) e tive pena que o meu amigo Carlos Martingo (treinador)não tivesse ganho o títuo como merecia.

    ResponderEliminar
  3. pena, muita pena aquele morrer na praia nos juniores do ANDEBOL... é pena, mas melhores dias virão, pois não há mal que dure para sempre.

    ps - pedrito, great, great work!!!

    ResponderEliminar