05 junho, 2011

FC Porto: um Case Study

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O fenómeno que é o FC Porto proporciona vários tipos de reflexões que atravessam, não apenas o plano desportivo, mas também o empresarial, o social, o político e o da justiça.
Vou dissertar um pouco sobre estes vários planos, numa análise que será obviamente sucinta, dado o meio de publicação a que se destina. Aproveitando o ensejo faço também uma análise ao início da próxima época.

FC Porto no topo do mundo. Nenhuma outra equipa ganha tanto na Europa e no mundo com um orçamento semelhante ao do Porto.
Penso que, se ainda não é o caso, o Porto passará a ser um "case study" de ensino obrigatório nas faculdades de gestão empresarial e desportiva.
O FC Porto é uma marca valiosa e de grande sucesso desportivo e financeiro. Só o plantel actual do FCP vale 400 milhões de euros segundo a última avaliação de mercado. Compra jogadores a preços reduzidos, valoriza-os e depois vende-os multiplicando por várias vezes o preço de compra. E mesmo deixando sair todas as épocas dois jogadores de topo mundial (2007: Pepe e Anderson, 2008: Bosingwa e Quaresma, 2009: Lisandro López e Lucho González, 2010: Bruno Alves e Raul Meireles), tem conseguido ir encontrando outros á altura para substituir esses que saem.
Esta época de 2010/2011 foi um acumular de vitórias, títulos, recordes individuais e colectivos sem par na história, apesar das épocas de 2002/2003 e 2003/2004 também terem sido muito boas.
Mas é também evidente a hegemonia do FC Porto no futebol nacional nos últimos 25 anos, sendo o domínio tão esmagador que as tentativas diárias por parte de certa comunicação social de o negar, só não são uma anedota nacional porque o país encornado é ele próprio uma anedota incapaz de o entender.

O Futre tinha seguramente alguma razão quando disse que era uma pena que o Pinto da Costa não se tivesse dedicado á política, pois talvez o país não estivesse no estado em que está.
O Pinto da Costa é o presidente de clube com mais títulos no mundo, açambarcando 53 conquistados nos 29 anos da sua presidência, do total de 69 títulos.
E no plano da justiça os tribunais têm contínua e sistematicamente inocentado o Pinto da Costa (e o FC Porto) de todos os vários processos de que tem sido alvo, movidos invariavelmente por elementos saudosistas de outra era, em que o regime e um clube afecto a uma certa freguesia de Lisboa andavam de mãos dadas, e em que sair de Lisboa era ir á província.
Eles não percebem que a justiça não pode ser feita com base em “press-releases” enviados directamente do clube para as suas filiais jornalísticas, ou por denúncias “anónimas” que todos conhecem a origem.
A justiça tem um lugar próprio para o efeito que são os tribunais e o Pinto da Costa já lá se sentou e foi julgado, mas falta sentarem-se nesses bancos os arautos da “verdade desportiva”, pois são por demais evidentes o acumular de irregularidades, promiscuidade entre clube e comunicação social, tráfico de influências, pressões políticas e corrupção ao longo dos anos, perpetradas por esses arautos.

A política nacional é dominada por incompetentes, que têm no clube do regime um espelho com que se identificam e revêem, e vice-versa. E não vale a pena prolongar a dissertação sobre a política, pois seriam necessárias várias páginas para o efeito.

Quando parecia impossível suplantar numa época os feitos conseguidos pelo Mourinho, eis que o "miúdo" Villas-Boas o consegue.
Além de toda a revolta sentida pelo que se passou o ano passado - com uma das maiores fraudes do futebol em Portugal - que alimentou jogadores, dirigentes e adeptos, existiu um outro factor emocional que serviu para alimentar o desejo de vitória do FC Porto. O técnico Villas-Boas é um portista que sonhou estar no lugar onde agora está, e á vontade do profissional Villas-Boas triunfar, soma-se também a vontade do portista Villas-Boas servir o seu clube do coração, pois todos sabemos que o sonho comanda a vida.

O balanço de uma época, seja futebolística ou não, colectiva ou individual, deve ser sempre feito, não (apenas) para alimentar o ego, mas para dar conta da verdadeira situação que se vive, como ponto de partida realista para poder evoluir e melhorar. Realidade esta que em Portugal continua a ser algo de desconhecido para muita gente (as ficções jornalísticas dizem ser 6 milhões de portugueses), pois diariamente existe um esforço de uma boa parte da comunicação social de desinformar, de criar ruído, de elevar a incompetência e hipocrisia, e de diminuir o trabalho, o rigor e a competência.
Por isso aqui fica um balanço numérico de uma época de sonho do FC Porto:
4 troféus conquistados: Liga Europa, Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça Nacional
Termina o campeonato sem derrotas com 84 pontos
Maior distância pontual de sempre para o 2º classificado: 21 pontos
Hulk é o melhor marcador do Campeonato Nacional com 23 golos
Falcão é o melhor marcador da Liga Europa com 17 golos
Falcão torna-se o melhor marcador de sempre das competições europeias com 17 golos
Villas-Boas vence tudo quanto há para ganhar na 1ª época ao serviço do FC Porto
Villas-Boas torna-se o mais jovem treinador de sempre a ganhar a Liga Europa
O FC Porto torna-se o clube em Portugal com mais troféus ganhos: 69
O FC Porto é o clube no mundo com mais troféus conquistados no século XXI: 23
O FC Porto torna-se o primeiro clube europeu a conseguir dois "tripletes" (vitórias no campeonato, taça e prova europeia)
O FC Porto torna-se o 3º clube na Europa no total de mais troféus ganhos, atrás de Real Madrid e Barcelona
O FC Porto torna-se a 9º equipa na Europa com mais troféus europeus ganhos: 7
O FC Porto torna-se a 2º melhor equipa do mundo da actualidade, atrás do Barcelona

E não esquecer que no início da próxima época o Porto irá disputar mais 2 troféus: a Supertaça Nacional e a Supertaça Europeia, portanto daqui a 2 meses o Porto pode subir mais uns degraus em alguns destes pódios.
O Porto já sonha em repetir as duas épocas de excelência de 2002/2003 e 2003/2004, mas não é o sonho sinónimo da ilusão irrealista, fundada nos pasquins ao serviço do clube do regime, que outros alimentam. É o sonho fundamentado nos 4 pilares que o Pinto da Costa ainda há pouco enumerou numa entrevista: competência, rigor, ambição, paixão.
Em Agosto o espectáculo continua, com a Supertaça de Portugal e a Supertaça Europeia.

Com a Supertaça de Portugal a 6 de Agosto espera-se a repetição da final da Taça de Portugal, perante o mesmo adversário.
E assim o Porto chegará ao número redondo de 70 troféus, e nem as atitudes patéticas e desesperadas do clube salazarento e das suas filiais jornalísticas - resgatando uma taça latina encontrada no fundo do baú, mas que a FIFA e a UEFA obviamente não reconhecem como oficial - conseguirá contornar.

Quanto á Supertaça Europeia, o adversário será diferente, pois é apenas a melhor equipa da actualidade.
Depois do brilhante jogo do Barcelona na final da Champions, a tarefa do Porto não será nada fácil na disputa da Supertaça Europeia a 26 de Agosto.
Objectivamente o FC Barcelona e o FC Porto são as duas melhores equipas da actualidade e seguramente que esse encontro (que eu previa há uns meses, pois eram e são os justos vencedores das respectivas competições europeias) será um bom espectáculo de futebol. O Barcelona é melhor do que o Porto? Claro que sim, pois é uma equipa completa há vários anos; que joga um futebol vistoso, preciso, eficaz; que tem indiscutivelmente o melhor jogador da actualidade no seu plantel e que faz a diferença: Messi; e que tem um orçamento muito superior ao do Porto, que lhe permite manter todos os elementos fundamentais na equipa, época após época.

Mas é no campo que se vê quem é efectivamente o melhor num dado momento, e nesse momento que será o da disputa da Supertaça Europeia, o Porto pode muito bem superiorizar-se ao Barcelona. Se o encontro fosse neste momento penso que seria uma partida muito equilibrada, pois ambas as equipas estão num pico de forma e de estado de graça. Em Agosto é uma incógnita, pois até lá poderão existir muitas alterações no Porto, enquanto que no Barcelona não é previsível que ocorra grande mudança. A preparação da pré-época também será um factor importante que poderá ditar qual a equipa mais apta a vencer a partida. Mas pelos comentários que o Pep Guardiola fez sobre o Villas-Boas e o Porto (comentários estes que não tiveram direito a ser ouvidos nas televisões ao serviço do clube do regime) na conferência de imprensa antes do jogo com o Manchester United (agradecendo a dedicatória do AVB ao Pep, como sua inspiração, quando o FCP venceu a Liga Europa) e dizendo que o Porto tem uma equipa fantástica e que no futuro talvez seja ele (Pep) que terá de se inspirar em Villas-Boas, fica claro que o Barcelona está de sobreaviso e não facilitará minimamente perante o Porto.

Por último, felizmente que agora vamos de férias do futebol, pois tenho de dizer que é cansativo ser portista, por ter de estar sempre a comemorar as vitórias e os feitos do FC Porto; por ter de estar sempre a lembrar á maioria dos encornados a ilusão em que vivem, mergulhados na mais profunda obscuridade; e por ter de estar sempre a chamar á atenção para o absurdo que é o país encornado, que diariamente faz as primeiras páginas da maioria da comunicação social.

nota: O 'BiBó PoRtO, carago!!' agradece ao Carlos Mota a elaboração deste artigo.

4 comentários:

  1. Ainda bem que acordaste, Blue.
    Está tudo dito.
    F.C.Porto, de longe, o melhor clube português. Só não vê quem é cego.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Permito-mr discordar do último parágrafo, pois a mim não cansam nada estas vitórias todas.
    Por mim, festejava todos os dias, assim haja motivo.Ñão cansa!!!

    ResponderEliminar
  3. EXELENTE POST este....

    aproveito para deixar aqui um link para fazerem download, pois é um ENORME COMPLEMENTO a este post...

    OS RECORDES DO DRAGAO...

    http://www.piratatuga.net/other/7430-porto-campeao-os-recordes-do-dragao-2011.html

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo post Blue, está fantastico e diz tudo o que também eu sinto como portista. Somos de facto um caso à parte nesta patria confusa que acabou de eleger mais um qualquer que se vestirá de 1º ministro. A mim resta-me a enorme dignidade de Portista.


    Somos enormes

    ResponderEliminar