09 junho, 2011

Ouro sobre azul

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Futebol campeão, andebol tricampeão, basquetebol campeão e hóquei em patins decacampeão!!! FC Porto a vencer desde 1893.

A melhor época do mágico Porto de que tenho memória em toda a minha vida, de longe, ficou carimbada, para além da sensacional prestação da nossa equipa de futebol, que bateu recordes atrás de recordes ao longo da temporada, pela conquista dos quatro campeonatos nas nossas quatro modalidades principais. Um feito que tornou a ser alcançado, depois dos anos de 1999 e de 2004! Digno de registo, digno de um clube como o FC Porto.

Terminada a época para o futebol e para o andebol, o basquetebol jogou na passada quinta-feira a negra do play-off contra os lampiões, no Dragão Caixa. Averbava-se um empate a três nos jogos da final e quem ganha-se o sétimo e último jogo sagrava-se campeão nacional. O nosso pavilhão registou a maior assistência desde a sua inauguração, em Abril de 2009, e foi com mais pessoas do que os lugares permitidos que os nossos basquetebolistas derrotaram o 5LB por 86-76 e se tornaram nos novos campeões da modalidade, sete anos depois.

Uma correria infernal às bilheteiras e bilhetes esgotados em poucos minutos. Adesão em peso a este jogo que nos deu o título nacional. Se gosto? Muito. Mas gostava muito mais que fosse sempre assim e não só neste tipo de jogos. Eu sei que é a conversa do costume mas depois do que vi quinta-feira, amigos meus que foi raro falharem um jogo no Caixa este ano e uns só entraram ao intervalo e outros… nem entraram… fizeram-me reflectir sobre muita coisa. Não sei como, não faço a mínima ideia, mas é urgente que o clube arranje uma forma de evitar que os adeptos que estão sempre lá sejam obrigados a falhar os jogos decisivos por falta de bilhetes.

Ambiente infernal naquele nosso espaço onde semanalmente vemos as nossas modalidades amadoras jogar. Foi mesmo o melhor ambiente que vi dentro do Dragão Caixa. O cântico do momento, “Mágico Porto” está-se a tornar um verdadeiro fenómeno e contagia os adeptos de jogo para jogo. Neste jogo concretamente, foi perceptível não só os ultras a entoá-lo, como também os adeptos ditos normais espalhados pelo resto do pavilhão, o que em certas alturas quase o fez abanar. Fiquei arrepiado ao ver aquilo, absolutamente fantástico! Vejam o vídeo, som bem alto e deliciem-se com o “show” dos melhores ultras nacionais:



Curva Sul a abarrotar com os ultras dos Super Dragões e do Colectivo a preenche-la. Jogo dominado pelo FC Porto e vitória justíssima no campeonato, mais um ganho… aos lampiões! Que sina este ano! Final do jogo brindado com cânticos festivos e o mítico “apaguem as luzes!”, como não poderia deixar de ser. Muita emoção, e sete anos depois vimos a taça ser erguida, pelas mãos do grande Nuno Marçal.

Esta vida de Dragão, só dá campeão!

Sábado a história repetiu-se, a equipa era outra mas o clube era o mesmo, os adeptos os mesmos e o destino o mesmo: FC Porto campeão, aliás, DECAcampeão nacional, o que não está ao alcance de qualquer um. O hóquei em patins é a minha predilecção desde pequeno, daí a alegria inexplicável que senti quando terminou o jogo e conquistámos mais este título, o décimo consecutivo. Acompanho há vários anos o hóquei, primeiro de uma forma mais distante devido à idade mas depois seguindo a nossa equipa de pavilhão em pavilhão e portanto ver este décimo título ser acrescentado à conta é um facto do qual muito me orgulho. A Oliveirense de Tó Neves veio a nossa casa na última jornada, de um campeonato bem mais difícil do que nos últimos anos, o que só nos dá ainda mais gozo. Mais uma vez casa lotada, ambiente de cortar a respiração, todos a levar o Porto ao colo rumo a mais um título histórico. A bancada sul ocupada pelas nossas duas claques esteve impecável, com um apoio constante e muito forte. À semelhança de quinta-feira muito material presente, as faixas dos SD e do C95, muitas bandeiras e a alguns estandartes, que deram vida ao pavilhão.

O FC Porto venceu 5-1 e o Dragão Caixa foi palco para mais uma festa. Dez anos seguidos a ser campeão nacional é coisa de outro mundo! Obrigado a toda a equipa, Franklim Pais e claro, Ilídio Pinto! Este campeonato, para além de ser o décimo em outros tantos anos, é o 20º no total, apanhando assim o clube de Carnide nessa contagem.

Falta agora a taça de Portugal, para completar esta época de sonho!

Um abraço ultra.

7 comentários:

  1. tRIPAS;

    de facto, inesquecível aquele ambiente no dRAGÃOZINHO (mesmo assim, longe dos bons velhos tempos do velhinho AMérico de Sá, onde eles só de lá entrar, até se cagavam todinhos!!!), mas que ninguém nos diga irrepetível.

    quando em uníssono, conseguimos criar-lhe um pequeno inferno, que não matando, já impõe muito respeitinho e um certo caganço aos que nos visitam, o que é bonito de se ver e que até se saúda ;)

    ResponderEliminar
  2. o ambiente criado na quinta feira no basquetebol parecia q estavamos num pavilhão da Grécia...

    Infernal!


    abraço ao homem da bandeira:)

    ResponderEliminar
  3. Grandes vitórias, grandes ambientes e títulos conquistados, numa época para a história do Dragão.

    Bravo Tripeiro!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. O ambiente de quinta foi, de facto, impressionante.
    Esperemos que se repita várias vezes na próxima época.

    ResponderEliminar
  5. Que final de época Tripas, que final de época.

    Pavilhão cheio, a fervilhar onde ajudou e muito as nossas modalidades a conquistar os títulos a que se propôs.

    Parabéns aos Adeptos que muito merecem uma época Histórica.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pessoal, foi sem dúvida estrondoso o ambiente vivido no basquet e no hóquei, só ao nível dos ultras do FCP! Este "Mágico Porto" é impecável!!

    "Esta ânsia de vencer, não consigo controlar..."

    E nunca mais começa outra vez!!

    ResponderEliminar
  7. Tripeirinho, como os teus posts transmitem paixão pelo nosso Porto!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar