22 junho, 2011

O “miúdo” que afinal é um garoto…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Quando o “miúdo” Villas-Boas chegou ao Dragão, sentiu o apoio e o carinho de todos os adeptos portistas. Ele veio para ser integrado e, como é apanágio desta casa, logo fazer parte desta sublime e unida família. Aparámos o desdém e a chacota de que foi alvo por “cabeças pensantes”, exteriores ao Clube, interessadas no seu insucesso. Fizemos de um “miúdo” um Homem grande e respeitado. Sentámo-lo à nossa mesa e com ele compartilhámos o prazer de “manjares” apetecíveis. Com ele brindámos aos sucessos brilhantemente conseguidos em compita com quem queria para si todo o repasto. Na última ceia jurou-nos fidelidade e prometeu novos êxitos. À volta da sua “cadeira de sonho”, o nosso sonho revigorou-se. As expectativas criadas deixavam, contudo, uma margem de erro susceptível de ser compreendida e aceite por pessoas de bem como nós, portistas. Porque no desporto há que saber ganhar e perder…

Ganhasse ou perdesse, Villas seria sempre o nosso GRANDE André! Ele não perdeu em campo, mas quis derrotar-nos com uma bofetada de surpresa, traiçoeira, ignóbil. Levantou-se e ausentou-se sem dizer palavra, ignorou o prato que lhe foi servido, deixou o “sonho” para trás, mandou-nos às urtigas.

De “miúdo” passou a André garoto; de Villas-Boas passou a Libras-Gordas ou Vil Metal. Se as regras do mercado tornam legítima a decisão do treinador, não é líquido que a sua postura tenha sido a mais apropriada. Foi, isso sim, de grande irresponsabilidade e de um enorme desrespeito pelo clube que o acolheu nas suas fileiras. Falando ainda em sentido figurado, ele aceitou o convite para a festa, criou expectativas e, com a sua “cadeira de sonho” reservada, pura e simplesmente não apareceu. André surpreendeu-nos com uma decisão movida por interesses materiais. Mas a maior surpresa foi a desconcertante falta de carácter. AVB manifestou-se não como um “miúdo”, mas como um garoto!

Hoje, na conferência de imprensa, Pinto da Costa revelou-se, mais uma vez, um dirigente de estatura invulgar: como lhe competia, recusou-se a invectivar o comportamento de AVB. Instado repetidamente a comentar o assunto, dignou-se responder com um “fair-play” de realçar.

Mas o nosso GRANDE Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa tem razões para se sentir traído. Os jogadores, o staff ligado ao futebol, os funcionários do Clube, todos se sentem traídos. Como nós, adeptos, temos razões para nos sentirmos traídos. Villas-Boas foi vilão, humilhou o FC Porto, deixou-nos de rastos com uma conduta indigna, imprópria para quem tão bem foi tratado nesta casa.

Vi uma adepta do FC Porto chorar, a meu lado, quando constatou que a notícia era uma realidade. O desprezível comportamento de AVB suplanta, em muito, o de Mourinho no ano de 2004. Este não fez promessas e encerrou um ciclo. Aquele tinha contrato, jurou lealdade e apunhalou o FC Porto pelas costas. Não tem desculpa. Jamais lhe perdoaremos.

Pinto da Costa e a SAD fazem muito bem em não querer conversa ou negociações com o Chelsea. Este, na pessoa de Abramovich, não agiu do modo cordato como se exige a instituições e pessoas de bem.

Rápida e serenamente o FC Porto encontrou a solução. A melhor possível, convenhamos. Vítor Pereira assegura a continuidade. É conhecido dos jogadores e teve um papel preponderante na época transacta. O plantel está com ele e obedecer-lhe-á incondicionalmente. Sem perturbações, sem convulsões o FC Porto resolveu um problema que nunca o foi… Se fosse noutros clubes, era uma tragédia.

Bem-vindo, Vítor Pereira. És o nosso treinador! As maiores felicidades e uma certeza: terás o nosso completo apoio. Para nós, já és o MELHOR DO MUNDO!

Caros Amigos: vamos encarar o futuro com confiança. O garoto partiu mas fica, SEMPRE, o nosso FC Porto.

O FC Porto é um Clube enorme, prestigiado e respeitado por aqueles que não são “Abramovichs”. Para além do mais, vejamos: qual é o clube no mundo que vê os seus activos tão cobiçados? Houve algum clube que tenha recebido valores tão elevados por treinadores? Conhecem algum clube que, em 6 meses, conseguiu valorizar um jogador (Cissokho) em 14,7 milhões de euros!?

Viva o nosso Presidente! Viva o nosso treinador Vítor Pereira! Viva o FC Porto! BIBó PORTO!

29 comentários:

  1. boa noite sou do barreiro e sou ferrenho do meu fcporto esta noticia deixou me de rastos e nao sei quando me irei recompor talvez so quando vir a equipa a jogar novamente nao sei talvez. o feeling que eu tenho é que a epoca vai ser desastrosa nao só pela saida deste merdas que nao vale um caralho desrespeitou me a mim ao clube e a todos os adeptos isto porque nao tenho confiança nenhuma no substituto agora pergunto será que a merda da clausula deste merdas de 15 milhoes nao chega para tirar o nosso domingos aos lagartos??? sim porque esse sente o clube commo ninguem nao é um tangas jogou la quando inda havia amor a nossa camisola coisa que ja nao ha e que um merdas mostrou tantas vezes falou desses encornados devia gostar muito dessa gentalha deve tar a sonhar um dia tar la nessa cadeira de sonho bom proveito recem nascido!as iniciais do novo treinador nao me agrada mesmo nada para mim é VAMOS PERDER VITOR PEREIRA NAO TENS ARCABOIÇO PARA ISTO AMIGO GOSTARIA QUE SIM MAS SEI QUE NAO TENS E JA ESTOU A VER O NOSSO DESTINO ESTA EPOCA NADA IREMOS GANHAR! PRESIDENTE DE TODOS peço-lhe vá buscar o domingos que é dos nossos o dinheiro chega para isso sem problemas os lagartos que se desenrasquem porque ele é mosso isto acontece ou vai ser uma catastrofe nesta nova epoca garanto a toda a gente eu nunca me engano! como este que ca estava tambem disse que iriamos ganhar todo menos a taça dos encornados e nao falhei agora peço a todos enviem mails façam forcing concentracões peditorios ao nosso presidente para o nosso domingos treinar o nosso fcporto se isso nao acontecer estamos completamente tramados entalados e gozados com o que nao ganharemos portistas levem isto em consideraçao e pelo nosso porto vamos apelar DOMINGOS DRAGAO VEM PARA O TEU PORTO CAMPEAO DOMINGOS DRAGAO VEM PARA O TEU PORTO CAMPEAO DOMINGOS DRAGAO VEM PARA O TEU PORTO CAMPEAO!!!!!!!!!!! POOOOOOOOOORTOOOOOOOOOOOO 4EVER PEDRO TRINDADE BARREIRO

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com este post!

    No meio de tanta asneira e baboseira que tenho ouvido e lido desde 2ªF, altura em que saiu a "bomba" da saída de AVB, esta é de facto a opinião mais equilibrada, acutilante e com a qual eu estou totalmente de acordo.

    Apenas formulo um desejo: que não se perca muito tempo a chorar sobre a saída de AVB porque ele não merece!

    Aquilo que AVB fez foi 4.000.000.000.000 vezes pior do que aquilo que Mourinho fez aquando da sua saída do FC Porto… Desprezível, baixo e traiçoeiro, são apenas algumas das palavras que consigo encontrar para classificar a atitude de AVB!

    Quanto ao novo treinador, acho que é uma EXCELENTE escolha!

    ResponderEliminar
  3. Deixem de ser parvos... Qualquer um iria... É a oportunidade de evoluir.

    Não sejam demasiado ferrenhos...

    ResponderEliminar
  4. estou desiludido com villas boas, mas entendo, é um contrato de 25milhoes de euros. se esta epoca lhe corresse mal nunca mais teria oportunidade igual! Com dinheiro no bolso, acho que ele um dia irá regressar por amor e ja com bolso cheio...

    ResponderEliminar
  5. SÓ TENHO UMA COISA A DIZER: SÓCIO DO ANO DEVIA SER O CARDINAL, ESSE PERDEU EMPREGO POR AMOR AO CLUBE!!!

    ResponderEliminar
  6. Caríssimos Portistas:
    Peço a todos para que parem de falar de AVB. Esse senhor faz parte do passado do clube.
    A nossa realidade chama-se agora Vitor Pereira, e é esse que temos que apoiar, é a esse que temos de dar confiança, é sobre esse que temos de falar.
    Assim sendo, coloquemos "o cenoura" definitivamente no passado e valorizemos quem ficou connosco. É a esses que temos que estar agradecidos, é perante esses que temos que mostrar o nosso reconhecimento...sempre e só pelo Porto!

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo, totalmente. Mas, de agora em diante só estou com Vítor Pereira e confio plenamente que vamos continuar a ganhar.

    Abraço.

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Norte, caro amigo: diz o povo “quem não sente, não é filho de boa gente”. Sábias palavras que bem se aplicam ao que todos sentimos desde segunda-feira. Foi com o sentimento à flor da pele que fiz este post. Dito e feito, de resto concordo contigo: agora AVB é passado.

    RCBC: oh caro amigo, eu acrescento mais 3 zeros… aos “4.000.000.000.000 vezes pior”.

    Abraço aos dois e a todos os leitores. Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo Dragão Azul Forte

    O seu texto, excelentemente bem composto, retrata fielmente tudo aquilo que se passou e o que vai na alma de todos, ou quase todos , os membros da família portista.

    André Villas-Boas, na era Pinto da Costa, foi o treinador que maior consenso criou à sua volta antes de vencer, recebendo da nossa parte uma confiança quase ilimitada...

    Não pertenço ao grupo de pessoas que acham que temos que ser eternamente gratos para com aqueles que venceram muito no nosso clube mesmo tendo-o desrespeitado posteriormente. Se venceram foi porque, aliando à sua grande capacidade, o FC Porto lhes deu condições ímpares para o conseguirem e porque apostou neles... tenho a certeza que a carreira dos agora "especiais" não o seria tanto se não tivessem sido resgatados pelo FC Porto. A indiferença é o sentimento que me invade no que toca a Mourinho e em relação a Villas-Boas será igual ou pior...

    Sinto-me indignado e enganado mas creio no entanto que a nossa dor, passará, ou diminuirá consideravelmente quando se der a apresentação de AVB no Chelsea, aí vamos ter a certeza que ele não merece mais do que o nosso desprezo, independentemente do que disser... até agora só temos na memória as juras falsas de amor eterno ao FC Porto e essas chocam ouvir e custam aceitar!

    Que orgulho tão grande tenho por pertencer à família do FC Porto!

    Um forte abraço e parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Confesso que fiquei algo surpreendido com a saída extemporânea do AVB, ainda que temesse de algum modo este desfecho, em função dos espectaculares resultados alcançados.

    Não acredito, nem um pouco, que Pinto da Costa não tivesse conhecimento da evolução desta situação. Estou mesmo convencido que terá tido uma conversa prévia com AVB, antes deste ter tomado a decisão de sair.

    O Presidente afirmou ontem que há já cerca de um mês preparava este cenário. A ele nada escapa e para mim, o Chelsea só avançou depois de ouvir o treinador, previamente libertado por Pinto da Costa.

    Pinto da Costa anda no futebol há muitos anos, mas eu também...

    O FC Porto não depende apenas de um bom treinador. O FC Porto é muito mais que isso, razão pela qual vamos continuar a ganhar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Escrevi uma carta a André Libras Boas, partilho-a convosco:

    http://oolhovivo.blogspot.com/2011/06/andre.html

    ResponderEliminar
  13. Em todo este processo, só houve um parvalhão e dos grandes…

    Não perceber que o timing de saída é uma enorme “prova de amor” ao FC Porto é que é ser um grande parvalhão!

    Insisto e volto a repetir que a atitude de Mourinho, ao pedir claramente para sair no fim do último jogo, foi infinitamente melhor que a de AVB, que andou à socapa a negociar em Londres, Itália e se calhar outros sítios que nem se soube… Foi traiçoeiro e enganou todos aqueles que acreditavam na boa fé das suas palavras…

    Não perceber isto, é que é ser um grande parvalhão…

    Ou AVB só se lembrou que queria ganhar mais dinheiro a 10 dias do início da época?

    Mais uma vez, não fosse a grande capacidade de resolver os problemas de PdC e estaríamos agora com um problema e dos grandes no que toca a treinador...

    Analisar esta questão com "lugares-comuns" do tipo "tudo tem um preço", é querer ignorar o contexto em que esta vergonhosa situação ocorreu...

    Mas também concordo que, a partir de agora (porque tb é compreensível que AVB seja bastante criticado nesta altura) o pensamento de todos deve concentrar-se no apoio a VP e a todos os jogadores que realmente queiram ficar no plantel...

    O FC Porto é muito mais que um jogador, um treinador ou um massagista... É uma estrutura compacta e forte que faz inveja aos mediocres invejosos de lá de baixo...

    ResponderEliminar
  14. Azulforte se sabia não tinha falado sobre o traidorzeco, mesmo assim estamos em total sintonia.

    Importante é neste momento já termos um grande treinador, que confere continuidade e conhecimento do plantel.

    Continuaremos a vencer como até hoje.

    ResponderEliminar
  15. António Serer22 junho, 2011

    Um grande texto!Não é preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  16. ao companheiro do barreiro :

    VP tambem são as iniciais de
    VAMOS PORTO!
    Há que ter confiança, ainda o vilas não era nascido já o PORTO era grande.

    Adorei a mensagem de renovação dos lugares anuais :D

    ResponderEliminar
  17. O Porto somos nós, os que damos tudo, muitas vezes sabe Deus com que dificuldades E NÃO PEDIMOS MAIS QUE DEDICAÇÃO, PROFISSINALISMO, RESPEITO.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  18. A maior desilusão desportiva desde que tenho memória!!

    Esse merdas andou a gozar connosco, defendi-o como nunca tinha feito a nenhum, e sinto-me profundamente traido.

    Mas como diz o Norte "SEMPRE E SÓ PELO PORTO".

    Eles passam todos, NÓS é que ficamos!!

    ANDR€ LIBRA$-BOA$, JUDA$$$, expulsão imediata de sócio do FCP, é o meu desejo!!!

    Nesta casa, não é bem-vindo, traidor!

    FORÇA VÍTOR PEREIRA, o nosso grande treinador!!

    ResponderEliminar
  19. Assunção e Mourinho, à beira deste MERCENÁRIO, são uns meninos....

    ResponderEliminar
  20. “Villas-Boas foi vilão, humilhou o FC Porto, deixou-nos de rastos com uma conduta indigna, imprópria para quem tão bem foi tratado nesta casa. Vi uma adepta do FC Porto chorar, a meu lado, quando constatou que a notícia era uma realidade” – não me digam que um portista que seja não se revê nestas palavras do meu texto.

    Por mais racionais que sejam as conclusões sobre o caso, vindas de alguns portistas menos emotivos, o que eu quero transmitir é o forte abalo e a desilusão que nos provocou a atitude de AVB. Por mais meritórias que sejam as razões do nosso ex-treinador, “DEIXOU-NOS DE RASTOS”. É uma verdade insofismável. Só quem não é portista é que não ficou DE RASTOS.

    Entretanto, citando um comentador: “a partir de agora (porque tb é compreensível que AVB seja bastante criticado nesta altura) o pensamento de todos deve concentrar-se no apoio a VP e a todos os jogadores que realmente queiram ficar no plantel...” – plenamente de acordo. Uma coisa é expressar a nossa mágoa (já o fiz), outra é o FC Porto daqui para a frente. Para mim, a partir de agora, AVB é assunto encerrado. Não voltarei a falar dele. Interessa é o FC PORTO! SEMPRE!

    Um abraço.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  21. EL Portista22 junho, 2011

    Não sei quais foram de fato as reais intenções de avb em deixar o Porto, portanto posso apenas supor. E supondo que os motivos da deserção tenham sido ganância, vaidade e cobiça extremamente ligadas a valores materiais, terá avb infelizmente caminhado para a infelicidade já que a real felicidade realmente não está contida na matéria. Acho também que nós portistas não devemos nutrir um sentimento de rancor ou mágoa, pois creio que em relação a avb tanto massa associativa quanto adeptos e dirigentes agiram de maneira correta com ele restando pois, de nossa parte, uma consciência tranquila baseada na boa intenção. Se alguem deve se sentir mal nesta história toda com certeza não são os portistas.

    ResponderEliminar
  22. Villas-Boas: «Nada do que diga apaga sentimento de traição»

    JUDA$$$$$

    EXPULSÃO IMEDIATA de sócio do FCP.

    Grande PORCO!

    ResponderEliminar
  23. força vitor,espinho estará sempre contigo,és o nosso orgulho.contra €€€€€€€ nao a argumentos,vai ganhar 8o mil contos por mes,ponham-se no lugar dele.sai em grande,nao lhe guardo rancor,agora é apoiar o vitor que nos vai dar muitas alegrias, é de espinho esta tudo dito

    ResponderEliminar
  24. Claro que chorei: mais de mágoa do que de raiva. Ele tem o direito de seguir o seu destino. Mas não tinha dito que o “seu destino era o FC Porto”…?

    Porque nos iludiu? Porque elevou tanto as expectativas para a próxima época? Porque assumiu de um modo tão categórico e até romântico a “sua cadeira de sonho”? Venha quem vier com outra opinião, eu digo: senti-me traída. Todos os portistas se sentiram traídos. Também não lhe perdoo. Nunca mais!

    Não te arrependas do que escreveste. Ali está sentimento, dor, repulsa, revolta… Estou contigo.

    Muitas felicidades ao nosso treinador Vítor Pereira. Agora o meu apoio é para ele. Inteirinho!

    Beijos. BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  25. com todos estes filmes , a cada hora que passa so cresce mais o amor pelo porto , esses/esse filhos da puta que vem pra ca sem estatuto nenhum , a dizer que amam o clube , que é a cadeira de sonho e que ate ja tava a pensar como jogar com o barça, e passado uns dias ja longe , nao pode chover mais dinheiro que ja perdem todo o amor e ja nao quer estar na tal cadeira de sonho que tanto falava, nao soube dar valor ao que o clube e as pessoas acreditarm nele quando mais de meio país criticava a sua escolha , idade, experiencia,etc. o que mais chateia é que nem um comunicado aos socios que o apoiaram fez , so se falava no assunto e de repente ja aparece em inglaterra, nem um ultimo adeus , cobarde. ESTE FOI O MAIOR ACTO DE INGRATIDAO , INGRATO. ta mais que visto que o que interessa é aquela camisola, aquele simbolo, porque as pessoas que a representam nem sempre sao dignas disso.

    PS: CONCORDO PLENAMENTE , CARDINAL SIM , É UM DOS NOSSOS. andre libras boas , de um homem feito , a um desrespeitador cobarde

    ResponderEliminar
  26. Parabéns pelo post, identifico-me completamente. Traidores de sangue azul, NÃO OBRIGADO.
    Acho que vamos ter novamente uma excelente equipa técnica, com Vitor Pereira á cabeça.
    Uma palavra de APREÇO, COMO SEMPRE, AO NOSSO GRANDE PRESIDENTE, AQUELE EM QUEM PODEMOS CONFIAR PLENAMENTE E QUE RÁPIDAMENTE FEZ DE UM GRANDE MAL UM MAL MENOR.
    Vamos continuar a ter uma grande equipa e a lutar por tudo o que apareça á nossa frente. Somos Porto, somos os maiores. FCPorto sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  27. Concordando ou não com a tua opinião sobre um assunto que já é passado, este texto é essencialmente mais uma prova de que bem se escreve português!! PARABÉNS... continua!

    ResponderEliminar
  28. Não tendo eu "nick-name" pedi ao amigo para me deixar enviar este comentário:

    Concordo com o leitor anterior; excelente texto pela qualidade da escrita. Para além do conteúdo (discutível ou não...) é uma obrigação realçar o excelente português. Tomaram muitos jornalistas escrever com esta qualidade.

    É um prazer ler textos assim. Esperamos por mais. Muitos parabéns ao autor.

    Carlos Aguiar

    ResponderEliminar
  29. garoto é favor... pedante, hipócrita e um nojo, é o que é!!

    ResponderEliminar