23 junho, 2011

Tributo a quem merece

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Nos dias que vamos atravessando, é difícil fugir ao tema que domina todas as conversas onde há um portista: André Libras-Boas.
Pois bem, desenganem-se, pois eu não vou falar dele.
Aliás, lanço o repto a todos os portistas para que não voltem a falar do nosso ex-treinador. No desporto, há um velho ditado sempre actual: rei morto, rei posto!
Já temos um novo técnico, o meu técnico... o melhor do Mundo, pois é o nosso!!!

Mas numa altura onde tanto se fala de amor, paixão e valores, apetece-me falar das nossas modalidades amadoras.
Sim, apetece-me falar de quem merece, apetece-me falar de quem não se vende, apetece-me falar de quem não troca o clube por dois tostões, apetece-me falar de grandes campeões que honram o clube a toda a hora.

Ás vezes, dou por mim a pensar naquilo que fariam certos e determinados profissionais do nosso clube se estivessem meses sem receber os seus salários, se não tivessem dinheiro para honrar os seus compromissos no final do mês, se fossem sendo alimentados por promessas que nunca se cumprem, se simultaneamente fossem assediados por outros clubes, apresentando-lhes melhores propostas, se partissem de férias sem contratos assinados para a época seguinte, e se no final disto tudo ainda tivessem que ganhar, representar o clube com toda a dignidade, e essencialmente terem muito “juizinho” nas palavras e atitudes.

Pois é, muitos deles partiriam para outras paragens sem por um momento vacilar, comunicariam via fax as suas decisões, colocariam a “boca no trombone” e iriam fazer-nos corar de vergonha.
O que é facto é que os nossos atletas das modalidades fazem diferente.
Honram a camisola e suam-na como se não houvesse amanhã.
Respeitam o clube, remetendo-se ao silêncio para não molestar adeptos e só adeptos, porque se tratassem a instituição com o mesmo respeito que esta por vezes os trata, por ventura poderiam surgir situações desagradáveis..
Ganham o que há para ganhar e não lhe viram costas.

É por tudo isto e muito mais, que tenho um orgulho imenso nos atletas que vestem as nossas cores.
É por tudo isto e muito mais, que me revolta o constante “assobiar para o ar” que grande parte dos sócios do FCP assume perante o desrespeito que o clube tem para com estes atletas.
É por tudo isto e muito mais, que me indigna o silêncio cúmplice do nosso grande Presidente quando confrontado com esta realidade.

Todos acabamos de levar uma facada de onde menos esperávamos.
Espero que ela sirva para aprendermos qualquer coisa, mas que essencialmente nos leve a ter orgulho e preocupação com aqueles que honram de forma diferente as nossas cores.
Que ela nos sirva para valorizarmos quem temos!

Acabamos de ser alvo do comportamento de um garoto.
Como tal, espero que não tratemos estes atletas como garotos por forma a que depois eles não se comportem como tal.
São homens sérios e de família, e merecem ser tratados como tal.

As minhas cores, o meu clube, o meu brasão e a minha cidade são o meu orgulho, são a par da minha família, o meu grande amor.
Quando alguém o desrespeita, sinto-o como se o fizessem a mim.
Mas atenção: tão importante como ser respeitado, é respeitar quem merece.
Portanto, se não queremos ser surpreendidos, se não queremos ter dissabores, saibamos respeitar e honrar quem merece, saibamos cuidar quem tal justifica, saibamos mostrar o porquê de termos uma história centenária e onde se vence desde 1893.

Deixo aqui ficar um forte abraço a todos os atletas que após um ano tão complicado fora dos pavilhões, para além de terem sido campeões, ainda foram verdadeiros Homens, nunca cedendo à fácil tentação de apontar o dedo à instituição.
Obrigado!

Sempre e apenas Porto!

PS – Acho que é preciso ter alguma “coragem” para, depois de tantas dificuldades ao longo do ano, chegar-se a esta fase e exigir reduções salariais a duas das três modalidades, enquanto que noutra, os seus atletas, apesar de igualmente terem salários em atraso, estão a ver os seus contratos melhorados nas renovações, bem como as aquisições para essa modalidade prometem ser milionárias... enfim, critérios!

10 comentários:

  1. "Acabámos de ser alvo do comportamento de um garoto. Como tal, espero que não tratemos estes atletas como garotos por forma a que depois eles não se comportem como tal. São homens sérios e de família, e merecem ser tratados como tal".

    De acordo, por inteiro, com o conteúdo do post.

    Já agora: o FC Porto acabou de receber 15 milhões... inesperados. Parece que no orçamento não estava prevista essa verba e outra, mais pequena, está prevista com vendas de activos (jogadores).
    Então porque não disponibilizar, de imediato, um milhão (não chegará?) para pôr em dia os salários das modalidades???

    Era de inteira justiça. Custa muito?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo isso, Rei morto, Rei posto! Temos que apoiar a equipa e o treinador, continuarmos juntos enquanto adeptos, e com novos cânticos voltar a encher de apoio azul e branco todas as modalidades!

    ResponderEliminar
  3. Caros Portistas,

    É uma vergonha o que nosso clube faz às modalidades amadoras, é bom que acordem antes que seja tarde demais.
    Comecem a pagar a tempo e horas que para além de terem família e compromissos, os jogadores são seres humanos e um dia podem fartar-se.

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela análise feita...nota-se que é alguém que acompanha as modalidades e com conhecimento de causa... Reduções salariais,estão a brincar,certo? Era preferivel terminar com 60 jogadores de futebol e aplicar nas modalidades...Pelos vistos, as vitórias escondem muitas coisas... O investimento nas modalidades depende da força que cada uma tem na SAD... Neste momento, o basket parece ter mais peso, apesar da saida do Fernando Gomes...

    ResponderEliminar
  5. Consegues-me arrepiar com o teu post.

    No meio deste turbilhão de notícias temos tendência a esquecer aqueles que muitas vezes me dizem "estou hoje a jogar por vocês", a esses este tributo é mais que bem aplicado e de extrema importância.

    Vamos olhar para esta gente com respeito, vamos dar a devida atenção, vamos cumprir aquilo que vem nos contratos, vamos tratar de pagar a tempo e horas, vamos mostrar que gostamos dos sacrifícios que fazem pelo clube e finalmente vamos mostrar que estes são tão Porto quanto o futebol.

    Norte obrigado pelo post que vem na melhor altura, grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo post, e faço coro com as suas ideia; e, talvez a razão de o senhor morto ter tido uma atitude de garoto, tenha a ver com as facilidades (do ponto de vista financeiro) que teve toda a vida... o que não quer dizer que eu esteja de acordo com reduções e pagamentos em atraso. Nem tanto à terra, nem tanto ao mar!
    É transversal à sociedade: o trabalho (trabalho mesmo, não faz de conta e gestão e administração,etc) em portugal é pouco admirado e sempre mal remunerado: quem é dedicado leva na taraqueta, e quem choraminga e se estica é recompensado!
    Que o nosso clube seja diferente - para o bem - também aí! É uma reivindicação que devemos fazer, todos juntos, e que eventualmente deveríamos levar até à direcção por escrito e assinado...
    Tenho uma admiração enorme pelos atletas e técnicos das modalidades. Principalmente sabendo eles que são e serão sempre o parente pobre. (- Gostaria que alguns futebolistas tivessem mais noção disso. )

    ResponderEliminar
  7. Não posso estar mais de acordo.
    Eu estou longe do PORTO ,mas vocês nem sonham a alegria que é ver um jogo de andebol ,de basquete ou de hoquei, ver o empenho dos atletas e então ganhar no fim e sentir o orgulho de ser do PORTO.
    Vamos lá pagar aos rapazes e como eles merecem....carago.
    Já agora no futebol temos desde o solstício o melhor treinador do mundo,mas os das modalidades não lhe ficam atras... e na natação carago!!!

    ResponderEliminar
  8. Norte, alguém tem que lembrar o que vai mal no nosso club, e as nossas modalidades merecem toda a preocupação, que aqui demonstras, estou completamente de acordo com o que aqui escreves-te, só espero que tudo isto melhore!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  9. Angelino e Antero24 junho, 2011

    espero que tenham tido um óptimo São João e que as marteladas nessas cabeças tenha servido para terem ganho um pouco de vergonha nessa cara, os dois claro.
    Norte és grande.
    Bom, muito bom alguém se preocupar com isto já que os Peseteros lá de cima estão se a cagar...
    VocÊs sabem de quem é que eu estou a falar.

    ResponderEliminar
  10. nORTE,

    um exemplo a seguir!

    o fcPORTO é muito, muito mais que futebol... está muito para além disso!!!

    e esta rapaziada das ainda hoje ditas amadoras, salvo rarissimas excepções, merecem toda a nossa admiração e respeito!!!

    pena que larga, larga maioria dos adeptos portistas não o assim tb pense, pensando apenas e só, em exclusivo, no futebol... é pena, é pena!

    ResponderEliminar