28 junho, 2011

Os nomes e os factos de 3 temporadas gloriosas...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Quando a 22 de Maio de 1999, a equipa de FUTEBOL do FC Porto (treinada por Fernando Santos) festejou o pentacampeonato, ainda antes de entrar no estádio de Alvalade (1-1), o nosso clube já havia ganho nessa época os campeonatos das outras 3 modalidades principais: ANDEBOL, BASQUETEBOL e HÓQUEI EM PATINS.

No ANDEBOL, o título alcançado com José Magalhães ao leme, colocou fim a um jejum de 31 anos e foi confirmado com um jogo épico no Américo de Sá após vitória sofrida, mas muito festejada frente ao ABC de Braga (17-16).

No BASQUETEBOL, os pupilos de Alberto Babo ganharam a final do Play-off ao Illiabum (3-1), recuperando o título perdido no ano anterior, enquanto no HÓQUEI, os Portistas treinados por António Livramento, ganharam o campeonato 8 anos depois do último alcançado pela nossa 1ª geração de ouro (90/91).

A época de 1998/99 entrava na história com esse 1º pleno do Desporto Nacional (campeonatos das 4 modalidades principais) obtido pelo FC Porto, marca que o clube viria a repetir em 2004 e agora em 2011.

Um tri de plenos do FC Porto, proeza que dificilmente será alguma vez igualada em Portugal, julgo até que nenhuma equipa além do FC Porto conseguiu em toda a história do Desporto Nacional ganhar alguma vez esses 4 campeonatos juntos...

Em 2003/04, a equipa de HÓQUEI EM PATINS, treinada por Franklim Pais, foi a última a garantir o título depois do ANDEBOL, BASQUETEBOL e FUTEBOL já o terem conseguido.

Foi a 26 de Junho de 2004 que o FC Porto bateu o Barcelos em Fânzeres por 7-4 e ganhou o campeonato, depois de ter andado quase toda a época no 2º lugar. Ficou aí garantido o tricampeonato no HÓQUEI, numa época de renovação do plantel e perante um Barcelos muito forte, mas que não resistiu, uma vez mais, ao fogo do dragão.

No FUTEBOL, a equipa Portista treinada por Mourinho ganhou com alguma facilidade o bicampeonato (mais tarde venceu ainda a champions league), enquanto no ANDEBOL o tricampeonato com Paulo Jorge Pereira ao leme também foi alcançado com sinais de superioridade evidente.

No BASQUETEBOL, voltamos a ser campeões 5 anos depois com Luís Magalhães na liderança de um plantel que venceu por 3-1 a final do Play-off ao Queluz.

Vamos agora à história do pleno de 2011 depois destes dois breves resumos dos plenos de 1999 e 2004.

A época de 2010/11 fica também na história pelas caminhadas recheadas de êxito das nossas 4 equipas.

A de FUTEBOL, venceu o campeonato com 21 pontos de avanço (ganhando ainda a Liga Europa, a taça e a supertaça), numa época de sonho dos pupilos de André Villas-Boas, que assim recuperaram o título perdido na época anterior.

Já o ANDEBOL, com Obradovic ao leme, alcançou o tricampeonato com uma fase final que começou tremida, mas que acabou em grande estilo.

O BASQUETEBOL, com Moncho Lopéz no comando técnico, acabou com o jejum de 7 anos e foi alcançado o título na finalíssima com o Benfica que deu luta até ao último minuto do 7º jogo. Foi grande a festa no dragão caixa no dia 2 de Junho de 2011 quando essa conquista do basquetebol Portista se efectivou, uma festa que se repetiu dois dias depois com a conquista do decacampeonato de HÓQUEI EM PATINS (com Franklim ainda ao leme da equipa) depois de duelo até à última com o Benfica que acabou com os mesmos pontos do Porto, mas com desvantagem no confronto directo (o FCP venceu ambos os jogos).

Nesse último jogo do campeonato de HÓQUEI (dia 4 de Junho de 2011), o Porto bateu a Oliveirense por 5-1, conseguindo a tal vitória obrigatória que permitiu os festejos do deca e do tal 3º pleno das 4 modalidades principais que o FC Porto pratica, uma vez que as outras 3 modalidades já tinham aberto o champanhe...



No espaço de 13 épocas, os Dragões conseguem por 3 vezes ganhar os 4 campeonatos ao mesmo tempo. Três temporadas de sonho que ficam a registadas a ouro no livro de memórias da nossa nobre história.

Só uma última nota. Em 1999, no 1º pleno, os capitães de equipa do FC Porto eram Danilo Ferreira (andebol), Tó Neves (hóquei), Fernando Sá (basquetebol) e Jorge Costa (futebol).

No 2º pleno em 2004, os capitães de equipa eram Jorge Costa no futebol, Rui Rocha no andebol, Sérgio Silva no basquetebol e Filipe Santos no hóquei.

Finalmente no 3º pleno em 2011, os nossos capitães foram Ricardo Moreira (andebol), Filipe Santos (hóquei), Nuno Marçal (basquetebol) e Helton (futebol).

Fica agora o meu desejo de que 2012 seja o ano do 4º pleno!



Saudações Portistas,
Lucho.

8 comentários:

  1. 1999, 2004 e 2011.

    1999, ano do PENTA.

    2004, ano da 2ª Champions.

    2011, ano de todas as conquistas ( relevantes ) no futebol.

    Mas o que mais me tem chamado a atenção na blogosfera portista são cada vez mais imagens do Pinto da Costa e do emblema do FCP nos cabeçalhos.

    Passam ANOS, passam jogadores e treinadores, mas ficam os 2 emblemas do FCP, o propriamente dito e o PdC.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom dia.
    Magnifico. ABRAÇOS

    SEMPRE PORTO
    PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  3. Só uma última nota, na revista dragões de 99 e porque o FCP tb havia sido nesse ano campeão da natação aparece o nosso capitão dessa modalidade Hugo Neves ao lado dos outros 3 referenciados no post, danilo, Tó Neves e Sá.

    ResponderEliminar
  4. Reencontro com o Tatran Presov no acesso à Liga dos Campeões DE ANDEBOL

    Numa reedição de 2009/10, FC Porto Vitalis e Tatran Presov vão voltar a defrontar-se no Torneio de Qualificação para a Liga dos Campeões desta época. O sorteio realizado esta segunda-feira, em Viena, na Áustria, colocou os Tricampeões de Portugal e os eslovacos no Grupo 1, juntamente com AEK Atenas e Partizan Belgrado.

    Nesta Final Four, a decorrer no fim-de-semana de 3 e 4 de Setembro, em local a designar (DEVERÁ SER NA ESLOVÁQUIA, no pavilhão do PRESOV), o vencedor de cada uma das meias-finais disputará entre si o primeiro lugar do pote, que dará acesso à Fase de Grupos da competição; as outras duas equipas discutirão os terceiro e quarto lugares, que garantem presença na terceira e segunda eliminatórias da Taça EHF, respectivamente (o segundo classificado segue também para a terceira eliminatória da Taça EHF).

    WWW.FCPORTO.PT

    ResponderEliminar
  5. Grande amigo como um leitor assíduo das tuas crónicas é com prazer ver que o nosso clube faz com que tu consigas actualizar as crónicas com novas conquistas.

    Por incrível que pareça mais uma vez o nosso clube volta a fazer o pleno nas modalidades, o que confere uma capacidade ganhadora fora do normal e uma capacidade competitiva do outro mundo.

    Essa capa da Revista Dragões é para guardar com muito gosto. :)

    Um figura incontornável nestas conquistas é claramente o Nosso Grande Presidente, mas também não esquecer muitos atletas e dirigentes que contribuíram para estas conquistas por exemplo Ilídio Pinto no Hóquei Patins que merece também um destaque.

    Somos um clube na qual eu me orgulho muito de acompanhar para todo lado, seja em que desporto for.

    Quanto ao sorteio, foi uma sorte macaca para a malta do Andebol, merecíamos melhor e nem o facto casa conseguimos ter do nosso lado.

    Resta desejar muito boa sorte, embora seja muito difícil ganhar na Eslováquia, basta ver como são as arbitragens de leste, mas vamos acreditar nesta gente que já mostrou ter capacidade de nos surpreender.

    Lucho um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Três grandes épocas, três grandes “estórias”! Sempre o ANO DO DRAGÃO!

    Grande abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Recordar é viver!

    Excelente, lucho.

    Viva Pinto da Costa!
    Viva o FC Porto!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Os nomes e os factos de 3 temporadas com nada de gloriosas, que faz lembrar uma tal equipe de ciclistas encornados... mas sim, 3 temporadas à Dragão!!!

    se assim for na próxima época, já não pedíamos mais, pois não? até porque já demonstramos que impossíveis connosco, é tanga.

    portanto, não peço mais... apenas o mesmo do passado mais recente!

    ResponderEliminar