20 junho, 2011

“Uma mentira cem vezes dita…”

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    “Paul Joseph Goebbels foi o ministro do Povo, Alegria e da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazi, exercendo severo controlo sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.

    Foi uma figura-chave do regime, conhecido por seus dotes retóricos. Era um dos líderes políticos nazis mais destacados que tinham concluído estudos superiores. Teve uma posição correspondentemente importante entre os nazis.

    Muitos consideram Joseph Goebbels o maior propagandista político de sempre (…) e dono da célebre frase "uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade".”

    in wikipedia
No fundo, Goebels, o famoso ministro da Propaganda de Hitler, tinha como principal missão, através dos seus dotes retóricos, difundir uma série de coisas, nomeadamente a importância da eliminação dos judeus, que ao fim de muitas vezes repetidas se tornariam verdades inquestionáveis.

Pela enésima vez, a inefável comunicação social desportiva resolveu dar destaque à notícia/história/invenção/delírio que há cerca de algumas semanas vai entretendo o povinho:
    “DIAP investiga queixa contra Pinto da Costa - alegado jantar com árbitro da L. Europa:

    A denúncia contra o presidente do FC Porto deu entrada na PGR, sendo remetida para o DIAP do Porto, para que fosse analisada antes do arquivamento ou da abertura do inquérito.

    A mesma fonte da PGR não referiu a identidade do autor da ação contra Pinto da Costa e a fundamentação da queixa, bem como se existem outros indiciados na denúncia.”

    in record
Ao ver esta história (sim, porque chamar a isto notícia…) logo me lembrei da famosa estratégia de Goebels que defendia a repetição exaustiva das coisas até se tornarem verdade… No fundo, esta é a estratégia da comunicação social relativamente a Pinto da Costa.

Não interessa que esta queixa não faça sentido absolutamente nenhum, que não se saiba quem a fez e com que fundamento (como a própria noticia refere), que muito provavelmente seja completamente dizimada por um qualquer tribunal civil, interessa sim é repetir muitas vezes esta história, nos jornais e nas televisões, interessa repetir até à exaustão para que entre na cabeça das pessoas que Pinto da Costa jantou com árbitros depois de um jogo da LE em que o FC Porto venceu por 5-1… Não interessa se é verdade, se é algo completamente desprovido de sentido, interessa fomentar estas histórias...

Tem sido assim ao longo dos últimos 30 anos (período no qual humilhamos toda a concorrência interna), uma repetição exaustiva e “hitleriana” de uma série de retóricas, teorias, falsidades e calúnias em relação a Pinto da Costa. Existe uma obsessão doentia contra Pinto da Costa e o FC Porto orquestrada pela comunicação social, suportada por um conjunto de bandalhos cronistas e comentadores, cuja sua principal função é “malharem” em tudo o que se relaciona com o FC Porto.

É incrível como depois de uma época em que o FC Porto ganhou tudo em todas as modalidades com uma limpeza indiscutível para toda a imprensa internacional, que não se tem fartado de elogiar os jogadores, o treinador e a organização do FC Porto, e a nossa comunicação social continue muito preocupada com queixas feitas não se sabe bem por quem a fundamentar não sei o quê… É incrível e também revelador de que nada mudou no panorama desportivo nacional… E ainda bem…

Sinceramente, pensei que depois de tantas humilhações, as calúnias relativamente ao FC Porto abrandassem, mas não… continuam e de uma forma tão ridícula, quanto facilmente desconstruída nos tribunais civis, aqueles que invariavelmente deram sempre razão ao FC Porto em todas as acusações de que foi alvo!

Para terminar em beleza a semana só faltava a tirada humorística “daquilo” que preside à UEFA… “FC Porto deveria jogar com jogadores portugueses” balbuciou “aquilo”… Esta “coisa” que tem como ódio de estimação o FC Porto não passa de um erro genético, uma “coisa” que deveria ter sido eliminada ainda antes de ter tido direito a nascer! Um erro genético que um aborto teria resolvido de forma excelente!

6 comentários:

  1. Eles mentem, deliciam-se em vilipendiar-nos e nós coçamos a orelha (entre por uma sai por outra – mas às vezes apetece-me desancar essa cambada de trafulhas) e… continuamos a ganhar…

    Eles não sabem o que é isso! Assim não têm mais nada para fazer…

    Nem um imbecil dum francês impede que sigamos o nosso destino.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O JN noticía na 1.ª página da edição de hoje, que Villas Boas vai para o Chelsea com um salário de 5 milhões por época.
    E, claro, o clube inglês paga a cláusula de rescisão de 15 milhões.

    Será verdade? Nenhum outro jornal dá a notícia...

    ResponderEliminar
  3. se for verdade a ida do avb é um desgosto para mim, caio que nem uma bomba esta noticia, é que não é só o mister é também o Falcao. Que maneira para começar um dia, Vilas boas e Falcao se ainda for a tempo e vocês passarem por aqui,por favor não dêem cabo dos nossos sonhos. Dragon fire

    ResponderEliminar
  4. A Lusa também está a confirmar que o chelsea bateu os 15 milhões mais 5 por época para o André,se assim for resta-nos desejar boa sorte ao André
    Sabemos que o NGP não anda desatento e saberá o que fazer.
    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  5. Já vários jornais e televisões estão a noticiar. Aparece em todas em formato de rodapé

    ResponderEliminar
  6. Carlos Mota21 junho, 2011

    Em relação a essa besta do Platini basta dizer que é outro defensor da "verdade desportiva" como existem tantos cá, que hipocritamente ficou caladinho quando a sua selecção francesa foi ao mundial da África do Sul á custa de um golo metido com a mão (de facto até foi com as duas mãos - parecia basquete) no jogo com a Irlanda.
    Quanto á manipulação da comunicação social, que neste país está ao serviço do clube do regime e procura diariamente destruir o FC Porto - e sobre a qual eu já por diversas vezes aqui escrevi - penso que não há nada a fazer.
    Depois das épocas fantásticas de 2003 e 2004 eu pensei que finalmente o FC Porto ía passar a ter neste país o reconhecimento e respeito que merece (tal como tem na Europa e no mundo). Mas não! Pelo contrário! Foi em 2004 que surgiram as fantochadas de apitos dourados e finais.
    Portanto não é de admirar que agora em 2011, perante outra época de sonho do Porto, os mesmos tristes, patéticos e hipócritas pseudo-jornalistas, com uma dor de corno profunda devido ao seu clube ter sido completamente humilhado pelo Porto esta época, tentem aliviar a sua enorme frustração com mais umas quantas ficções de mau argumento, que nem sequer dão para rir, de tão ridículas são.
    O Porto podia ganhar todos os anos a Champions, que nada se alteraria na nossa comunicação social desportiva.
    A lavagem ao cérebro dos encornados está garantida por muitos e longos anos.

    ResponderEliminar