21 junho, 2011

Época das modalidades termina com saldo excelente!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A época oficial das nossas modalidades de pavilhão começou a 3 de Setembro de 2010 e acabou a 18 de Junho de 2011. Começou com uma vitória na 1ª jornada da fase de acesso à Champions League de andebol (que depois acabou por nada valer), e terminou agora este sábado com a eliminação do nosso hóquei nas meias-finais da taça de Portugal diante da Oliveirense de Tó Neves, que depois no domingo acabou mesmo por erguer o "caneco" (a Oliveirense ganhou por 5-2 na final ao Candelária que havia batido por 2-0 o Valongo no sábado na outra meia final), terminando a sua carreira de jogador (nos últimos anos era jogador/treinador) da melhor forma, oferecendo à equipa de Oliveira de Azeméis, a sua 2ª taça de Portugal da história. Agora, ao que parece, Tó Neves está mesmo a caminho do FCP para ser treinador em exclusivo.

A época 2010/2011 acaba assim com o FC Porto a vencer os campeonatos todos: futebol, andebol, basquetebol e hóquei; embora só tenha conseguido a dobradinha no futebol, modalidade a que se deve somar ainda a supertaça e a Liga Europa.

No basquetebol, ganhamos ainda o Troféu António Pratas, enquanto no andebol e no hóquei, ficamos apenas pelo título principal, o campeonato. 8 troféus ganhos nos seniores em mais uma época de sonho do nosso clube que neste ano de 2011 repetiu o pleno de campeonatos de 1999 e 2004. Que 2011/12 seja pelo menos igual!

A época das modalidades de pavilhão que aí vem, começa com o andebol a 3 e 4 de Setembro com a fase de acesso à Champions, e depois a 10/9, vamos à Luz na 1ª ronda do campeonato Nacional de Andebol, recebendo o ABC de Braga 4 dias depois.

Já o clube do Regime não ganhou um único campeonato nos seniores, acabando esta época humilhante com 7 conquistas menores nas 4 modalidades que o FCP também entra (mesmo nas outras em que não entramos, os vermelhos não conseguiram ser campeões em nada). Ganharam as supertaças de andebol, basquetebol e hóquei, a taça Hugo santos de Basquetebol, a taça Cers de hóquei, a taça da liga de futebol e a taça de Portugal de andebol. Os leõezinhos no andebol e futebol não ganharam nada, não têm basquetebol, e no hóquei subiram à II divisão Nacional.



HÓQUEI EM PATINS

FCP falha a 11ª dobradinha mas continua a liderar as taças de Portugal!
( 1º FC PORTO-82 pts e 30 jgs; 2º Benfica-82 pts e 30 jgs; 3º Oliveirense-69 pts e 30 jgs...)
  • Oliveirense 5-4 FC Porto
Jogo fraco dos decacampeões em Coimbra, em que ao intervalo perdiam por 2-1 (golo de Reinaldo Ventura), com um início de 2ª metade muito mau e a Oliveirense a chegar aos 4-1. Reinaldo Ventura fez ainda o 2-4, mas logo de seguida num golo discutível, a equipa do nosso futuro técnico voltou aos 3 golos de diferença. Pedro Gil com dois livres directos ainda reduziu para 4-5, mas nos 3 minutos que restavam, já não foi possível obter a igualdade.

O FC Porto perdeu a oportunidade de alcançar a sua 11ª dobradinha da história do hóquei azul e branco (a última foi em 2009), mas continua na liderança quanto ao nr. de taças de Portugal ganhas, pois tem 13 contra 12 do Benfica. Boas exibições do nossos futuros jogadores Tiago Santos e Nelson Pereira.

Os decacampeões terminam assim mais uma época de sucesso com o principal objectivo a ser alcançado, mas ao que parece, irá haver algumas alterações no plantel (Emanuel Garcia e André Azevedo deverão sair), com a renovação do plantel a ter efeitos de forma gradual, como entendo que deve ser sempre.

Uma palavra para Franklim Pais que deverá assumir outras funções no clube. Ele é só o elemento mais titulado do clube em todas as modalidades. Notável a carreira deste nosso treinador que antes fora técnico-adjunto e guarda-redes da nossa equipa!



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

REINALDO VENTURA (HÓQUEI EM PATINS)

O FC Porto não ganhou a taça, mas o Reinaldo Ventura marcou 2 golos na meia-final que acabou por ditar o nosso afastamento da final e foi sempre um dos mais inconformados numa equipa que em determinados períodos do jogo, pareceu algo passiva e cansada.

Reinaldo Ventura foi o nosso melhor jogador e marcador do campeonato com 53 golos, sendo o 2º goleador do campeonato, só atrás de Vítor Hugo da Ac.Espinho com 64 tentos. A 8 golos de Reinaldo, ficou Pedro Gil numa época também positiva, mas menos exuberante que outras anteriores.



Saudações Portistas,
Lucho.

5 comentários:

  1. Foi um ano avesso a taças nas modalidades, deixando essas migalhas para a 2ª circular...
    Os objectivos principais foram cumpridos com sucesso e lamentar, só lamento um velho sonho de se conquistar de novo a "Champions" de Hóquei...
    Este ano eliminamos o Barça mas não deu...
    Interessantes os milhões gastos pela lampionagem que NADA ganhou em termos de Campeonatos... Bem feito.

    ResponderEliminar
  2. Foi um ano fenomenal em todas as modalidades! Pena foi a champions no hóquei, realmente dps de ultrapassado o Barça sempre pensei que era desta! De louvar o regresso ao título no basket! É o chamado ano de "lucho" :) abraço

    ResponderEliminar
  3. Época excelente penas as taças terem fugido!

    Lucho,não sei se é razão para tal mas tou a ficar preocupado com a alguma passividade na secção de Andebol.

    ResponderEliminar
  4. De facto, época de "Lucho"!!!

    Parabéns, caro Amigo.

    Grande abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  5. se para o ano, for igual, será já muito, muito bom... nem será preciso pedir mais!!!

    ResponderEliminar