08 janeiro, 2016

ADDIO, ADIEU, AUF WIEDERSEHEN, GOODBYE…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


(DESALOPETEGUIZAÇÃO)

... amore, amour, meine liebe, love of my life!
Se o nosso amor findar,
Só me ouvirás cantar,
Addio, adieu, auf wiedersehen, goodbye,
Amore , amour, meine liebe, love of my life."
(José Cid, «Um Grande, Grande Amor», 1980 DC)


Sei reconhecer quando erro. Sinto em mim arreliadoras coceguinhas que me tiram qualidade de vida. Sei também reconhecer quando erro, me engano estrondosamente. Custa-me manter a espinha dorsal direita, as pernas vacilam e parecem gelatina, ganho aftas na boca, choro como uma Madalena Arrependida, e fungo desde a primeira até à última luz do maldito dia. É assim que me sinto. É assim que me vêem por estes tempos. Iludi-me, enamorei-me... escrevi prosas, tácticas incríveis de 4-4-3, 4-4-2 e 3-5-2 e poemas de estrofes de quatro versos para só nós dois vermos. Juntos falávamos de jogadores, costumávamos ir de mãos dadas ver o sol a pôr-se na praia no culminar de mais um dia cheio de promessas e de hipotéticos lances magistrais de ataque envolvente e golos de mais ou menos bandeira. E os horizontes eram de glória. E os títulos. Tantos. Os aviõezinhos deixavam mensagens escritas a branco no azul do céu que nos foi prometido.

Quando tudo eram ainda rosas de mil cores, quando tudo era Inocência.
Mas as coisas são o que são e as coisas são assim mesmo e o que era paixão ora pueril e inocente, ora deslumbrada e arrebatada, rosas de mil cores, magnólias, pétalas de jasmim e rutilantes partículas de perfume floral atiradas à brisa fresca da verde alvorada transformou-se... assim... Nisto. O que hoje (não) temos e (não) fazemos e (não) somos e (não) jogamos.

Julen, fofo, não adianta. Não vamos forçar. A coisa não ia mesmo resultar. Lembras-te do primeiro amuo? Daquela primeira zanga a sério, quanto não resisti e te assobiei para só tu ouvires a partir do meu sofá, daquele canto que tu sabes que é tão especial para mim? Recordas o momento infame em que te insultei para só tu ouvires depois do 2-2 em Moreira de Cónegos? Perdi-te definitivamente o respeito. Partiu-se aí o feitiço em que me mantinhas ainda presa mesmo após a calamitosa época passada, seis na pá e tudo, cataclismo total na Luzinha e tudo. Desde então foi um caminho de maus, anedóticos episódios e de algumas boas, tão poucas, paragens. A ruptura há muito que se anunciava. Claro que dói ver. Sentir. Ouvir o som dos sonhos a ruir. Os teus (que eram muitos) e os meus (que se acumulavam há épocas de desatino).

Julen, fofo, convenhamos: errei, errámos. De predestinado tens pouco. Não percebes pevas de futebol. És um nabo. Basco, altivo, dedicado, estudioso, bem-falante, mas nabo. Ainda que fofinho e que vistas bem um fato. Não faças essa cara. E confirma-se: sinto terror, medo, drama pelo que há-de vir. Temo o amanhã que é quase sempre um martírio, um arrastar da cruz, cada vez mais pesada e tu cada vez mais desgastado. O próximo jogo é já e é sempre um long brrrrrrrrrrrrrrrr. No último, frente aos lagartos, esperava no mínimo uns 0-3. Porque sabia que não íamos ganhar. Assim não. Sem lobotomia pré-frontal ao teu cérebro não.

Não faças essa cara. Erras pecaminosamente, asneiras barbaramente, polvilhas de doce inferno e agonia os minutos dos nossos jogos, metes água a todo o sagrado nanossegundo e de toda a escabrosa forma e escandaloso feitio e sacodes sistematicamente a imensa tromba de água do sempre imaculado capote enquanto jogas num 4-7-0. Julen, querido, querido Julen, não tens perfil para treinar o grande FC Porto que não perde nem a feijões, lentilhas, bagas de goji ou rebentos de soja.

De desilusão em desilusão, esta foi para mim a última, ENORME, TSUNAMIESCA gotinha. Esgotei o stock de pachorra e de santa paciência. Que foi esticada até ao limite.

LOPETEGUI: TU ÉS O ELO MAIS FRACO. ADEUS.

P.S. Mas não é um adeus com efeitos imediatos. Somos ou não adultos? Arruma as tuas coisas. Todas. Ainda vais precisar de algum tempinho, imagino. Tamanhas as asneiras. Tamanhos os teus subterfúgios, as desculpas esfarrapadas, os pedacinhos de todas as coisas preciosas que partiste e fizeste com que partissem, a tua gigantesca falta de critério, os teus flops, a imbecil da tua rotatividade, a dose industrial e generosa e sempre (haja coerência!) egoísta de obtusidade. Casmurrice e autismo. Pelo meio, só terás de ganhar o campeonato e a Taça. Da outra, dos peaners, prescindimos e já vamos inclusive no bom caminho para isso mesmo. Vês como não exijo muito de ti? Ficas até ao final da época, superas-te, recuperas ganas e ilusión e mentalizas de uma vez os teus indolentes e sensíveisinhos muchachos e nem que seja à chapada, cumpres a tua obrigação e sais. Simples! Eu? Eu fico com o meu Clube de sempre e para sempre e com os alguns momentos do bom futebol com que nos brindaste ocasionalmente que pairam e ecoam nas escuras galáxias da minha desilusão. (WOW! Esta foi profunda. Como tu, afinal, Julen).

Te echaré de menos.
    *Texto revisto e aumentado (em tamanho e em sentimento) a 4/Jan./2016 de um outro que dediquei ao ex-treinador Co Adriaanse no longínquo ano de 2006 D.C. O Julen Lopetegui duplicou em “amor” e desilusão o que sentia então. Esta é somente e APENAS a minha visão. Não acreditando (muito ou nada e apesar de estarmos neste momento a dois pontecos do primeiro classificado) na conquista do campeonato, desejo-lhe óbvia e naturalmente a maior das sortes, sendo certo que contará com o meu respeito - na sua condição de profissional correcto e aplicado que sempre foi - e total apoio.
Aos 7 de Janeiro do Ano do Senhor de 2016:
P.S. Ts, ts, ts. Tinhas de me contrariar e mostrar a tua casmurrice até na saída, não era, Julenzinho? Não podias ter ganho o campeonatozeco e a taça... Não, tinhas de teimar, queimar mais pontos e sair sem títulos. Enfim. Lá orgulhoso és tu. Nisso foste sempre coerente. Vai lá à tua vida. Levas ao menos contigo a torre do Olival? Aquela onde nunca te vi? Na falta de algo mais glorioso, lá terá de servir como recuerdo da tua passagem por cá. Instala lá na terrinha. Recomendaciones, chiquito. AGUR!

16 comentários:

  1. Este texto faz todo o sentido mas iremos ver se o mal é só do treinador...se a direcção/Presidente mantiver a mesma política de comunicação em breve será mais um para despedir, não faz mal agora somos um clube rico portanto é tranquilo

    ResponderEliminar
  2. Wow. Nunca um post como este, fez tanto sentido como hoje. Grande artigo, como sempre e grande grande timing. Parabéns, está excelente como sempre.

    ResponderEliminar
  3. A Torre fica, é um marco...Espero e desejo que Pinto da Costa olhe para ela muitas vezes, e reflita em tudo que ela nos deu...Parabéns Julia gostei!

    ResponderEliminar
  4. Muito giro, muito poético, mas o futebol é feito de razão e pragmatismo! Vamos ter mais uma época de abundante seca de títulos e fome de futebol. A saída de um treinador (outra vez em Janeiro) nesta fase é desastre desportivo pela certa. Como tal, só posso agradecer a todos os adeptos que contribuíram para a instabilidade e circo que se montou à volta da equipa.

    ResponderEliminar
  5. Sensacional este texto! parabéns! Infelizmente fica o gosto amargo do que poderia ter sido, nem que fosse a despedida há tempos!

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do texto, e também já não suportava o futebol que o nosso clube estava a praticar, mas, será que vamos resolver o problema só com a saída do treinador?
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  7. A prosa é larocas mas a substância é fraquita! Aproveite e mande uns mails de felicitação para a Travessa da Queimada, Rascord e outros que tais, esses sim os verdadeiros campeões! Agora venha o próximo para queimar em lume brando...

    João, Carcavelos

    ResponderEliminar
  8. My dear Miss BlueBay,

    Já não me lembrava discordar consigo sobre o FCP desde os bons velhos tempos do pastor do Capucho :-) mas esta novidade que todos os portistas foram brindados hoje, não me anima mais, do que o miserável empate com o Rio Ave.

    Se amanhã AVB (ou Mourinho LOL) cá estiverem para assinar, não está cá quem falou. Até os vamos comer! A todos!

    Nas restantes nuances, não creio que nenhuma delas venha acrescentar mais-valias à presente época.

    Temos duas claras hipóteses.
    Apostar no curto (até ao fim da época) ou médio longo prazo.

    No curto prazo, e dos nomes propalados, Rui Barros é óptimo portista, magnífico rapaz, mas pela própria personalidade pacata, falta-lhe arcaboiço para lidar com os egos do balneário. De Luís Castro, além do tiro no pé na equipa B, já vimos o filme antes, e com melhores jogadores do que os actuais. Paulo Bento? Deveria haver teste do balão aos jornalistas em trabalho. Resta Jesualdo, que pela experiência e conhecimento da casa, seria uma alternativa interessante para o desenrasque.

    Quando se fala em Nuno Espírito Santo, nunca será para curto prazo. Decerto quererá mais. Contudo, apesar de conhecer a casa, o perfil de Nuno Espírito Santo é absolutamente incompatível com o que se quer para o FCP. É um Fernando Santos, mas mais novo. Alguém que consegue montar uma equipa minimamente organizada, mas sem a chama da paixão. Resultadista. E mais cedo ou tarde viveria a mesma contestação que Lopetegui teve.
    Tirando este nome, o resto só me faz rir, para não chorar. Uns falam em Marcelo Bielsa entre outros nomes estrangeiros. E podem-me explicar o que estes caros treinadores estrangeiros sabem o que é um Boavista? Um Setúbal? um Estoril? É que vamos jogar com estas equipas ainda este mês?

    Já que a asneira foi feita, que não a piorem. Escolham alguém que conheça o futebol português, tenha experiência para conseguir resultados no imediato e comecem a trabalhar com PÉS E CABEÇA a próxima época.

    ResponderEliminar
  9. Parece um texto para o menino rabugento...
    O Nelson tem toda a razão...

    Mas ainda nos resta o museu, que vai ser o caminho mais fácil para os ressabiados dos adeptos que "chacinaram" Julen Lopetegui.

    Força Julen os adeptos do Porto não te merecem...

    ResponderEliminar
  10. Pois… Tudo isto é muito bonito, muito belo, até pode ter a sua piada fazer umas piadas com a saída de JL mas se TODOS metermos a mão na consciência hoje não existem razões para nenhum Portista sorrir…

    JL falhou… PdC falhou… O FC Porto falhou. Ponto final.

    Se isto deixa feliz algum Portista, enfim...

    Todos têm culpas, JL obviamente tem culpas mas muitos Portistas contribuíram para o atual estado de sítio em que o clube se encontra, assobiando, insultando, ameaçando e berrando quando a equipa ainda estava completamente na luta pelo título… E nada disto ajudou ao ambiente.

    Perante tudo isto, as bolas e os records desta vida rejubilam de alegria com o cenário no Dragão.

    E olhando para as opções em cima da mesa para o cargo de treinador, a minha confiança para o resto da época é ZERO.

    Sim, eu sei que estávamos já numa espiral recessiva de resultados e que mais cedo ou mais tarde JL teria de sair. Mas analisando friamente as coisas, vendo o ambiente existente, não auguro nada de bom e há alta probabilidade da época ser um desastre.

    Mais que tudo, quero que as coisas corram bem ao FC Porto. Para outros, tiveram hoje a sua vitória, o despedimento de JL.

    Gostava de ver um cenário cor-de-rosa mas o que vejo neste momento é um cenário negro para os próximos anos. O que eu queria mesmo? Era estar enganado em relação a isso…

    ResponderEliminar
  11. Repito para que fique dúvidas em alguém que queira fazer demagogia... JL errou e errou muito...

    ResponderEliminar
  12. Claro que o lopetegui é o principal culpado. E eu não suportava mais ver a nossa equipa jogar um futebol tão pobre. Mais que farto de adormecer a ver os nossos jogos. Mas curiosamente fico um pouco triste do ponto de vista humano, porque continuo a pensar que ele não é o único responsável desta merda toda e que vão ficar muitos aí a parasitar o nosso clube....

    ResponderEliminar
  13. Viva,

    Antes de mais gostava de lembrar que o Portismo não é ingrato nem desleal.

    Para mim, os treinadores que mais projeção internacional deram ao Porto, nestes u'ltimos anos, foram Jesualdo Ferreira e Lopetegui. Ambos são formadores e, curiosamente, ambos foram derrotados pelo mesmo guarda-redes, impedindo o Porto de chegar às meias finais da prova rai'nha do futebol mundial. Ambos defenderam, embora em contextos diferentes, so's e contra todos, o clube.

    Lopetegui mostrou que era possi'vel ganhar ao Bayern com jogadores jovens. Não so' fez sonhar os Portistas como inu'meros jovens de todos os continentes. Num pai's centralizado e sem imprensa nacional, mas unicamente regional (neste caso lisboeta), o sucesso internacional de Lopetegui incomodou. E incomodou tanto mais que os dois clubes da capital eram incapazes de pontuarem na Europa.

    O conceitado dia'rio "El Pai's", na sua edição de hoje, escreve que Lopetegui não soube comunicar. Eu creio que teve o mérito, para quem o quis ouvir, de apontar os erros, as vicissitudes... do futebol Português e, por extensão, do jornalismo Português. O que os jornalistas portugueses, habituados a não saberem comentar futebol, não suportaram. O que sempre foi o discurso passado dos Portistas e do Porto foi, curiosamente, deixado em silêncio por muitos adeptos

    Nunca vi o Porto ser tão roubado como no ano passado, mas a culpa era sempre da ta'ctica... E mais tarde até um jogador que o benfica ja' não queria era bom para o Porto. Diziam que era um jogador à Porto... E' caso para escrever "Ai Xaxus"

    Se o treinador é o elo mais fraco, para pôr em causa uma poli'tica, uma orientação, uma estratégia... também é bom saber que este faz parte do todo. A meu ver, Lopetegui levantou, indirectamente, uma pergunta crucial a curto prazo: Quer-se Um Porto voltado para o futebol português e, logo, sem ambição internacional ou um Porto voltado para o interior e o exterior? E, deste ponto de vista, que parceiro financeiro escolher? O Porto sempre teve uma equipa com espinha dorsal, mesmo saindo dois ou três jogadores. Esta época sairam, por exemplo, dois laterais que foram substituidos por defesas laterais... Sem contar mais outros executantes chave.

    As pro'ximas eleições, para a fifa, irão mudar o panorama do futebol Europeu e talvez isso não seja favora'vel ao futebol portuguës e, ainda menos, ao FC Porto. Para alguns analistas, desenha-se o controle dos usa sobre o futebol Europeu...

    Vamos esperar...

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha

    ResponderEliminar
  14. Cara Miss Blue Bay
    Desta vez um “arrufo de namorados” que começa na primeira pessoa, muda para um diálogo onde só “ela” é que fala mas, no final, revela-se a única que teve coragem de acabar “o namoro” e de lhe pôr as malas à porta. Mais uma delícia de texto.

    ResponderEliminar
  15. Agora que limpamos o treinador, há que continuar a limpar a casa.
    Indo diretamente aos cargos mais acima na pirâmide, há que lidar com certos empresários que estão a distrair quem devia estar mais atento.
    Passando um pouco mais abaixo, e é certo que não nos vão dar grande lucro, vender em definitivo jogadores que só estejam a "encher chouriços", e com isto limpar a folha salarial.
    Para quem está nas bancadas e a partir de agora não façam com que o treinador "esteja" contra nós.

    E falando no próximo treinador, digo que AVB é um wishful thinking, Nuno não sei se está a altura do cargo. Fico muito expectável quanto ao próximo treinador porque de todos os treinadores que estão por aí é muito complicado decidir quem poderá vir para cá. Uma coisa é certa de estrangeiros essa para mim é uma opção que fica de fora a não ser que venha para cá com algum conhecimento do futebol PT.
    Acima de tudo o treinador tem de ser mais aberto quanto a forma de jogar da equipa, de teimosia já levamos e muito nestes tempos.
    Fica a dúvida.

    ResponderEliminar
  16. Excelente comentário, do melhor que tenho lido nos últimos tempos.

    ResponderEliminar