15 janeiro, 2016

CARTA ABERTA A JULEN LOPETEGUI.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Meu caro Julen Lopetegui,

Ao contrário da maioria dos portistas, eu acho que foste injustiçado, maltratado, enxovalhado, desrespeitado, isolado e abandonado.
Não penses que te considero o melhor treinador do Mundo ou uma mente brilhante do futebol europeu. Acho que chegaste ao nosso clube demasiado “verde” para a função, sem experiência de trabalhar dia a dia com um grupo de trabalho, sendo como tal fundamental saber gerir os egos e vontades de todos. Mas se tal aconteceu, a responsabilidade só pode ser imputada a quem te escolheu naquela altura, pois eram sabedores (ou deveriam ser!) desta situação.
Vi em ti a tenacidade e o nunca desistir ou virar a cara à luta que normalmente vemos nas gentes tripeiras e que foram apanágio de alguns dos nossos históricos treinadores... mas esses tiveram o acompanhamento e apoio externo que tu não tiveste. Ficaste sozinho desde muito cedo. Não vi ninguém a denunciar o “colinho” da época passada, a não ser tu! Não vi ninguém a responder aos ataques constantes de comunicação social e paineleiros adversários, a não ser tu! Não vi ninguém a defender-te em público, a não ser tu próprio. Resultado, enquanto que outros se podiam concentrar apenas em futebol, tu tinhas que falar de futebol e todas as outras nuances.
Vi-te só, isolado, sem apoio, sem defesa, sem acompanhamento, sem estrutura. Estrutura, a tão famigerada e falada estrutura que ao invés de te proteger e blindar o grupo de trabalho de todos os factores externos, deixou-se andar, deixou correr o marfim, e só quando a contestação ameaçava subir degraus e chegar um pouco mais acima, aí sim é que tomaram posição, e claro, a mais fácil e mais popular de todas: demitir-te!

Devo-te dizer que fui daqueles que achou que te deverias manter para esta época no cargo, mas devo igualmente dizer-te que fui dos que considerei que perdeste todas as condições para ser o nosso treinador depois de Alvalade.
Um líder de um grupo de trabalho tem antes de mais que ser um factor de agregação entre todos e um garante de tranquilidade e estabilidade. Tudo isso se foi perdendo contigo ao longo dos meses, e desapareceu por completo no referido jogo. O ambiente que se criou em teu redor, onde eras preso por ter cão e por não ter, se metias o A era porque devias ter metido o B, e se tiravas o C era porque devias ter tirado o D, tornou-se insustentável. Repito e sublinho: considero que não foste o principal culpado. Essa culpa deixo-a para aqueles que nunca te protegeram na praça pública, aqueles que nunca reforçaram o teu estatuto e liderança junto do grupo, aqueles que apareceram a desejar feliz Natal e se esqueceram do desejar bom Ano.

Ao contrário também daquilo que dizem, estou longe de achar que tiveste dois planteis fantásticos e com soluções para tudo e mais alguma coisa.
Na minha conceção de “plantel fantástico”, há um 11 titular forte em todas as posições, e depois mais 6/7 jogadores de valor idêntico que, pela sua polivalência, podem completar as 10 posições do terreno de jogo. No ano passado, tiveste um 11 forte, com carências nos defesas centrais e na posição 8, mas depois faltou mais profundidade ao plantel, coisa que no início do ano pensavas que tinhas, mas só mais tarde percebeste a verdade.
Este ano, com um 11 titular mais fraco, porque além de teres mantido a carência nos defesas centrais, perdeste qualidade nas laterais, no organizador de jogo e no ponta de lança, tinhas ainda assim um plantel com mais profundidade.
Inclusivamente quando comparam os teus plantéis com o do Paulo Fonseca, acho imensa piada... o actual treinador do Braga tinha um quarteto de defesas constituído por Danilo, Otamendi, Mangala e Alex... no meio campo Fernando, Lucho, Herrera... ponta de lança Jackson Martinez! Enfim...

Mas sabes, quando é para falar, basta não ser gago, e até esses o fazem mas mais devagarinho.
Aqui d'el Rei que só gostavas de espanhóis e eras contra os portugueses. Amén!
Quem foi “inventar” Ruben Neves e o colocou a titular no primeiro jogo da época fazendo sentar Casemiro no banco? E quem pediu o regresso de Varela? Quem escolheu André André, Sérgio Oliveira e Danilo Pereira? Perdoa-lhes... eles só queriam falar!!!
Nos últimos tempos então, andaram entretidos a contar as mais rebuscadas estórias sobre o teu suposto problema com o André André... afinal parece que a desculpa que tu ias dando para ele não ser convocado (fadiga muscular), continua a ser usada depois da tua partida... será que se pegou também com o Rui Barros?!?

Mas volto a dizer-te, tendo começado a fazer parte do problema e não da solução, não havia outro caminho senão despedir-te, porque estava quase a dar-se o problema de se questionar afinal quem te tinha escolhido, quem te mantinha no cargo, e se afinal tantos problemas existiam porque razão ninguém internamente tomava uma posição. E tomar uma posição não é mandar recados pelo diário da caserna, que mais não serve do que irritar aqueles que verdadeiramente amam o seu clube.

Termino dizendo que acho que podias ter feito bem melhor!
Passas-te claramente uma fase de desorientação entre Novembro e Dezembro, e isso é algo que um treinador de uma equipa de Top não pode ter. Bem sei que outros já o tiveram neste clube mas houve quem os tivesse protegido. Mas a verdade é que os teus 25% de culpa do cenário actual do Futebol Clube do Porto fizeram-te voltar mais cedo para casa.
Desejo-te felicidades, pois considero que independentemente dos erros que foste cometendo ao longo do teu trajeto, foste sempre um profissional digno, sério que não regateou esforços para defender o bom nome da instituição e de todos aqueles que a representam... a quem assume esse comportamento, eu estou sempre agradecido.

Um abraço!

PS aos Portistas – Mandar Lopetegui embora, conforme se pode constatar, resolveu um problema e criou outro: a sucessão, pois como era mais do que evidente, as alternativas disponíveis eram (muito) curtas! As pessoas esquecem-se que é preciso saber quem está disponível, quem pode vir para cá, e que não é só despedir e depois vê-se. A equipa está em “piloto-automático” em modo “auto-gestão” e isso pode ter custos irreversíveis para a época em curso no curto prazo. Que isto sirva de lição para alguns! E já agora, porque a humildade deve atingir todos e não devemos estar convencidos que somos os maiores (foi isso que levou alguns a estarem anos a fio sem ganharem nada) vejam a entrada dos jogadores dos lagartos para a 2.ª parte no jogo do passado domingo e o respetivo comentário de Adrien Silva na flash interview.

14 comentários:

  1. Concordo plenamente com o seu comentário.Os problemas deste FCPorto vão muito para além do treinador,estamos a "benfiquizarnos" perdoem me a hiresia ,também do nosso rival se dizia nos idos anos 70 que no SLB qualquer treinador se arriscava a ser campeão,como agora se dizia relativamente ao nosso clube que qualquer treinador era campeão.nunca comunguei desta opinião sempre achei que passamos a ganhar mais vezes porque tinhamos os melhores (presidente,treinador,jogadores,roupeiros,adeptos,etc) ,não os mais caros ,mas os que tinham mais vontade de ganhar,e agora não vemos isso,a começar de cima,deixamos de ter voz,de ter influencia ,isto não é o campeonato inglẽs, isto é Portugal e também se joga fora das quatro linhas e durante muitos anos também aí soubemos jogar,agora regredimos achamos que não precisavamos de "sujar"as mãos nos bastidores para ganhar,que podiamos ser bons rapazes...
    está na hora de Jorge Nuno Pinto da Costa NÃO se recandidatar e deixar assim que apareçam novas alternativas ,alguém que naturalmente tenha aquela paixão e fulgor que o nosso GRANDE presidente parece já não ter.

    Saudações Portistas
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em muita coisa mas o Porto com tantas contratações internacionais já nem parece o mesmo..... vamos apostar no que é nacional pv.

      Eliminar
  2. Foi o chamado "Tratamento de Choque" .
    Mal , mas está feito !


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. 200% de acordo com o comentário, Norte.

    Lopetegui pode ter culpa numa meia dúzia de jogos, onde não tomou as opções mais correctas. Mas acima dele (SAD) há quem tenha culpas muito maiores no cartório, ao ponto cobarde de se desfazerem do treinador à pressa, assim que viram a contestação morder-lhes os calcanhares.

    Uma palavra também para muitos adeptos portistas, com enormes responsabilidades no ambiente agressivo e hostil que criaram em torno da própria equipa. Atingindo por vezes pontos baixos e execráveis, ao calarem-se perante roubos de arbitragens, e até festejar golos de adversários, só para forçar o treinador a ir embora.

    A recente arbitragem do Bessa não foi mais vergonhosa do que a que se verificou no Porto - Marítimo da taça da liga. Contudo, foram raros os portistas que levantaram voz perante tal facto. Na altura, a versão do adepto portista era de que o Porto do Lopetegui tinha que ser superior ao adversário e à arbitragem. Já nesta 4a, perante um adversário imensamente inferior àquele Maritimo (e um FCP na força quase máxima), acordaram os adeptos portista do estado catatónico de ano e meio de roubos contínuos.

    Infelizmente, os recentes tempos de seca, deram para ver que há muito adepto portista burguês. Portistas de vitórias. Mas incapazes de apoiar e sofrer neste período menos bom do nosso clube.

    ResponderEliminar
  4. Absolutamente de acordo com tudo o que está escrito. O que é realmente preocupante é como uma estrutura tão experiênte, com tantos anos de liderança manda embora um treinador sem ter já outro na calha ou então afirma logo que fica o Grande Rui até ao fim, mas infelizmente hoje em dia estamos sem liderança, sem treinador e sem rumo...não sei onde iremos parar???

    ResponderEliminar
  5. Creio que o dito Director(Administrador) Desportivo, não assumiu a função ou não viu os jogos, que nós vimos. O Presidente bem ou mal, delegou nele essa responsabilidade.

    ResponderEliminar
  6. Análise fria e racional, a colocar os pontos nos "i". Gostei.

    ResponderEliminar
  7. O problema é que agora temos o Presidente calado, o treinador a ter que defender o clube, porque agora questões extra futebol são respondidas pelo treinador e adeptos que estão sem orientação.
    Ou seja que com um Presidente calado o nosso rumo estará sem caminho direto.

    Assunto off-topic, é impressionante que no hóquei estamos a sofrer por um processo de renovação e não se nota grandes fragilidades por parte de treinador e jogadores, como se vê no futebol.
    Uma curiosidade.

    ResponderEliminar
  8. Epa Norte! Que grande artigo! Toda a carta tem resposta e a do meu amigo está muito bem esgalhada. Está lá tudo (para fora e para dentro) Muito bom. Abraço

    ResponderEliminar
  9. Eu quero acreditar que é só o autor do texto e os 6 que comentaram antes de mim que têm esta opinião..
    Mas vocês não viram os jogos ?! Ano e meio e o Porto não joga nada! Se houve 5 jogos bons em 18(!) meses foi muito

    ResponderEliminar
  10. Carta exemplarmente redigida, concordo com tudo o que está escrito, mas o problema está muito para trás no tempo!Gostar do nosso clube não significa não reconhecer erros!!!
    E esses erros têm nome, mas parece que ninguém o consegue pronunciar: JNPC!!!
    Já o disse várias vezes, quem escolhe o treinador ganhador é o mesmo que escolhe o treinador perdedor!Quando se ganha, o mérito é sempre do presidente,porque os sabe escolher!!
    Mas quando se perde,a culpa é sempre do treinador,apesar de à partida ter sido exemplarmente escolhido.
    Tudo na vida tem um fim, fim esse que pode ser por vontade própria ou não, a história diz-nos que regra geral não é por vontade própria.....

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  11. Antes em auto gestão que com esse "fabuloso (na prosa)" Lopetegui.
    Que faça uma visita no Natal para quem já tem saudades da criatura.

    ResponderEliminar
  12. Por vezes fico completamente sem perceber os comentários que aparecem por aqui. Então querem-me fazer crer que o FCP jogava alguma coisa de jeito com esse treinador? Houve jogos que ganhamos sem qualquer mérito, jogava-mos um futebol de adormecer, vagaroso, por demais lateralisado sem fio de jogo que se visse, os jogadores andavam tristes e sem saber como se portar em campo, por amor de Deus quem tem saudades desse senhor que continue a acompanhar o seu percurso que vai ver onde ele vai parar...

    ResponderEliminar
  13. Gente medíocre não deixa saudades no meu grandioso FC Porto! Quero o melhor para o meu Clube. Não desejo que a mediocridade se instale por inação, teimosia ou preconceito de uns tantos. Quando as coisas estão mal, devemos mudar! Ah, sim: há muito mais para mudar. MUITO MAIS!

    ResponderEliminar