19 janeiro, 2016

E O ESCOLHIDO É: JOSÉ PESEIRO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Dez dias após o despedimento de Julen Lopetegui, eis que está encontrado o sucessor do basco no comando técnico do Dragão, José Peseiro, 55 anos é o próximo a sentar-se naquela que um dia alguém apelidou de “cadeira de sonho”, mas que nos últimos 2 anos e meio tem sido mais uma “cadeira de terror”, com 3 treinadores que sem sucesso passaram pelo comando técnico do melhor clube português das últimas décadas. Curiosamente após dezenas de nomes apontados pelos vários meios de comunicação social, a escolha recaiu sobre um nome que não tinha sido apontado por praticamente ninguém nos últimos dias.

A partir de agora, e independentemente dos gostos ou preferências pessoais de cada um de nós, creio que a altura deverá ser de apoio ao novo treinador num caminho que será muito difícil, e que ficou ainda mais difícil com a derrota em Guimarães, um jogo que podia ter permitido a aproximação à liderança, mas que acabou por nos atirar para a 3ª posição a 5 pontos da liderança. As coisas não estão nada fáceis portanto.

Falar de Peseiro enquanto treinador é falar obrigatoriamente em dois aspetos quase unânimes para a generalidade das pessoas: um positivo, o de colocar as equipas que treina a praticar bom futebol; um negativo, o de ter o chamado “pé-frio” e de ter falhado em alturas cruciais da carreira.

Ainda assim, há sempre várias formas de ver as coisas. Se é verdade que Peseiro não tem conseguido livrar-se do rótulo de “pé-frio” ao longo da sua carreira, também não é menos verdade que foi o único treinador a levar o Sporting a uma final europeia nos últimos 50 anos e que também venceu um troféu nacional pelo Sp. Braga, algo que já não acontecia há 50 anos. Em termos internacionais, ficam passagens pelo Panathinaikos onde apurou a equipa helénica para a Champions League do ano seguinte, mas também pela Roménia e Médio Oriente, sendo que atualmente se encontrava no Al-Ahly do Egipto. Para além disso, o início de carreira ficou marcado por ter sido o treinador que orientou o Nacional na sua ascenção dos escalões inferiores até à 1ª Liga, bem como pelo facto de ter feito bons trabalhos em equipas de escalões secundários.

Tal como o sempre faço em relação a qualquer treinador que inicie as suas funções no meu clube, darei exatamente a mesma margem de manobra que a qualquer outro, sendo que lhe dou um benefício da dúvida mais alargado pelo facto de apanhar uma equipa a meio da época, numa fase terrível quer a nível de resultados, quer a nível de exibições, mas sobretudo a nível psicológico. Muitos jogadores encontram-se num estado psicológico terrível, o fio de jogo é quase inexistente, a instabilidade é evidente e isso vê-se em campo.

Peseiro terá obviamente vários desafios pela frente, a sua tarefa não será fácil, mas há que acreditar que é possível juntar os "cacos" em que se encontra a equipa e colocar um grupo de jogadores, alguns deles de muito bom nível, a praticar um futebol com cabeça, tronco e membros, algo que não se vê no Dragão há já algum tempo.

Não creio que o caminho agora seja o de malhar já num treinador, relevando os aspetos negativos que possam ser apontados a esta escolha. Prefiro pensar naquilo que pode ser positivo nesta escolha porque de negativismos já bastam os últimos tempos. Bem sei que agora virão muitos dizer que a escolha é uma desgraça e que o fim está próximo. Mas recuso a ideia de que agora apenas resta baixar os braços, deitar a toalha ao chão e entregar tudo aos rivais. Continuo com a ideia que sempre defendi desde o início da época: temos bons jogadores, temos excelentes condições financeiras para os profissionais que representam o clube e agora com um treinador que conheça minimamente o futebol português, consiga colocar a equipa a jogar com o mínimo de sentido coletivo, algo que nos últimos tempos simplesmente não se vislumbra, creio que as coisas podem melhorar e ainda podemos acabar a época de forma digna.

Resumindo, é claro que a mudança de treinador a meio da época obriga às soluções possíveis, mesmo não sendo as ideais. É evidente que não contratamos o melhor treinador do mundo, nem contratamos alguém que com uma varinha mágica resolva todos os problemas atualmente existentes. Mas creio que perante alguns dos nomes que ouvi serem apontados ao FC Porto, esta escolha acaba por fazer algum sentido tendo em conta o cenário atual. O sucesso de Peseiro será também o sucesso de todos os Portistas, aqueles que gostam realmente do clube!

PS - Um Portista da minha geração habituou-se a ganhar tudo e mais alguma coisa, nacional e internacionalmente. Habituou-se a ganhar campeonatos com muitos pontos de distância sobre os rivais, habituou-se a ganhar taças, supertaças, a fazer grandes campanhas europeias, a bater o pé aos "tubarões europeus" e a atingir o "céu", vencendo Champions League e Ligas Europa com uma frequência inacreditável para qualquer Portista que tenha vivido os 19 anos de seca. Juro-vos que aquilo que me chateia mais não é perder um jogo, um campeonato ou uma taça, mas sim ver que o "velho" FC Porto feito de jogadores que queriam agredir tudo e todos quando perdiam um jogo já apenas e só uma miragem. Sim, tenho saudades de ver Portismo no FC Porto, algo que há não muitos anos via. Sou o primeiro a compreender quando perco porque os outros são melhores. E neste momento do campeonato tenho de dizer claramente, por muito que me custe (acreditem o quanto me custa!!), estamos no lugar que merecemos pelo futebol que praticamos porque os outros dois jogam mais, melhor e com um sentido coletivo (até de comunhão com os próprios adeptos!) bem melhor que o nosso. Não acho que tudo esteja perdido, creio que ainda é possível salvar a época, mas peço para além de todos os objetivos certamente definidos pela SAD a Peseiro, uma coisa muito simples mas que para mim é muito relevante: que os jogos do FC Porto deixem de ser um suplício, um sofrimento, uma agonia que só acaba quando o árbitro apita. Que o FC Porto comece a jogar algum futebol e deixe de ser um exercício de enorme sofrimento ver um jogo do clube que tanto amo.

7 comentários:

  1. Bom texto e sublinho o mais importante, Peseiro é o nosso treinador e merece o nosso apoio. Não percebo aqueles que tanto criticam mesmo antes do homem começar a trabalhar ou sequer ser apresentado, é triste mas é o que temos. Acredito que a grande parte dos que criticam são os chamados adeptos das pipocas que só aparecem nos dias de festa. Aos verdadeiros, temos que ter na calma e dar tempo ao homem. Pior será difícil.. Peseiro tem competência e é capaz, não tem e imprensa do seu lado e realmente tem alguma falta de sorte em momentos cruciais da carreira. Mas dos nomes que ouvi não sei onde é que fica tão atrás, tirando Vilas Boas que ganhou tudo, para levantar tanta contestação e espanto junto da malta portista. Lopetegui já foi e era o que queríamos, agora muita calma e pensar que esta foi a solução possível mas consciente.

    Silva.

    ResponderEliminar
  2. CHEGA DE CONFUSÕES E ATRITOS. VAMOS TODOS APOIAR O PESEIRO, PORQUE É O NOSSO TREINADOR A PARTIR AGORA E TEM UM TRABALHO ÁRDUO Á SUA ESPERA PARA REABILITAR A NOSSA ESFRANGALHADA EQUIPA. ALÉM DISSO COM UMA EQUIPA DE MERDA PÔS O ZEBORDING A JOGAR O MELHOR FUTEBOL QUE SE VIU. MERECE O NOSSO RESPEITO E APOIO. VIVA PESEIRO, VIVA O PORTO.
    SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Nada de começar já a ser pessimista e a criticar pois a hora é de apoiar e só unidos podemos ganhar.Antes Peseiro que Conceição esse sim um fracasso ou até NES que quanto a mim é um flop. Por isso força Peseiro pois o teu sucesso é o nosso.

    ResponderEliminar
  4. Por mais que seja interessante o assunto treinador, importa é saber se haverá alguma mudança na SAD.
    A minha confiança está abaixo de 0 neste momento, portanto vou deixar o tempo fluir e ver o que Peseiro trará de novo, e assim podendo fazer um juízo mais justo, visto que franzo o sobrolho quanto a este homem.

    ResponderEliminar
  5. “Não percebo aqueles que tanto criticam mesmo antes do homem começar a trabalhar ou sequer ser apresentado”

    Direi mesmo que já deveria haver textos escritos a malhar no novo treinador mesmo antes de se saber quem era efetivamente o homem.

    Tal como há textos escritos que saem em determinados sítios apenas um minuto depois de uma derrota.

    É tudo levado a um nível de exagero e histerismo tal que já chateia.


    PS: Peseiro pode ter muitos defeitos e ser alvo de crítica a sua escolha mas comparativamente a Nuno Espirito Santo, Conceição, Paulo Bento ou outros nomes falados é uma escolha 1.000 vezes melhor, na minha modesta opinião.

    ResponderEliminar
  6. Aos que dizem que Peseiro perdeu no Sporting, respondo que também Mr. Robson foi despedido do Sporting e depois triunfou no F C Porto.
    Tanta crítica a tudo e mais alguma coisa recente no F C Porto até mete dó e a minha ideia é que, além de haver adeptos insatisfeitos por sistema, há outros influenciados pelos infiltrados do contra. O F C Porto tem de estar acima de tudo.
    Eu estou com esperança num bom desempenho do Peseiro e sobretudo quero que ele triunfe, a bem do F C Porto.
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  7. Comparado com o que tínhamos, Peseiro é um Catedrático.

    ResponderEliminar