04 janeiro, 2016

ESTÁ NA HORA DO PRESIDENTE FALAR, DECIDIR E AGIR.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Apenas uma semana depois do FC Porto de JL ter finalmente (e pela 1ª vez num ano e meio) atingido a liderança isolada do campeonato, graças ao União da Madeira, lá voltamos novamente a sair da liderança do campeonato, desta vez com a agravante do 3º lugar ter ficado à mesma distância do 1º (apenas 2 pontos).

Voltar a falar dos problemas táticos do modelo de JL, nomeadamente a falta de objetividade no último terço de campo ou o excesso de posse de bola para trás e para os lados, julgo que seria repetir inutilmente as mesmas coisas que todos nós já andamos a ver há um ano e meio. A chave do sucesso para JL nesta época estaria na forma como o espanhol conseguiria atenuar os problemas da época passada, potenciando ao máximo a matéria-prima de que dispõe, e dotando o seu modelo e ideia de jogo de maior utilidade e eficácia. Apenas um parêntesis, não concordo que se aponte a JL o facto de não ter ideia de jogo e um modelo implementado, creio é que o seu modelo e ideia de jogo enfermam de problemas que o basco ainda não soube debelar da forma mais eficaz possível.

Infelizmente, porque não pertenço ao grupo de Portistas que saliva semanalmente por uma derrota do FC Porto para que o treinador se vá embora, é mais do que evidente que o atual técnico do FC Porto não tem sabido resolver grande parte dos problemas que já se tinham visto no ano passado, sendo que até agora em termos práticos já se esfumou um grande objetivo, a passagem aos oitavos da Champions.

Julgo também que chegamos a uma altura em que insultos, gritaria, esperas e ameaças ao autocarro da equipa ou no aeroporto apenas irão piorar o cenário atualmente existente. Apesar da agonia que todos nós Portistas sentimos ao ver uma equipa jogar bem menos do que aquilo que poderia e deveria efetivamente fazer, creio que o ruído, a ameaça e o insulto não revolvem coisa nenhuma, pior, agravam ainda mais o cenário, intranquilizam ainda mais jogadores e treinador. Seria útil sim, nos locais próprios nomeadamente assembleias gerais do clube, que grupos de sócios descontentes se juntassem e através de um porta-voz verbalizassem o seu descontentamento perante quem tem a responsabilidade de mandar no clube, nomeadamente a SAD, o seu Presidente e demais dirigentes.

É obviamente muito mais fácil para qualquer um de nós estar na net a teclar umas frases interessantes de crítica ao treinador, SAD e jogadores, mas sejamos claros, apenas nos locais próprios e perante quem de direito é que realmente este tipo de “contestação” terá algum tipo de utilidade. Não vale a pena berrar, insultar, ou ameaçar, apenas piora o clima e dá uma enorme ajuda aos adversários do FC Porto, que obviamente já se aperceberam que poderão ter nos adeptos do FC Porto presentes no Dragão um “aliado”. Vale a pena sim fazer chegar a quem manda e tem responsabilidades no clube as preocupações dos sócios e adeptos, mas tudo isto através de meios normais num estado de Direito e de respeito por toda a gente. A berraria, o insulto e a ameaça não levam a lado algum.

Dito tudo isto, está na hora do responsável máximo falar aos sócios e adeptos. Está na hora do responsável máximo decidir o que é melhor para o clube seja qual for essa decisão. Finalmente e mais importante que tudo isto, está na hora do Presidente agir para tentar não deixar o barco afundar definitivamente. É importante falar, decidir e agir para se evitar ao máximo chegar-se a um ponto em que o 1º lugar seja uma miragem, a taça tenha ido pelo cano abaixo e a Liga Europa já não exista.

O cenário é complexo, muito completo, não tem fácil resolução e pior que tudo isso, há algo de que também não tenho grandes dúvidas: a mudança de treinador mantendo tudo o resto igual terá um desfecho igual ou pior que a manutenção de um treinador que tem errado muito. A pior coisa que pode haver é pensar em soluções simples para problemas complexos, o problema do FC Porto é complexo, não pode ter uma resolução simples do tipo mandar embora o Julen e ir buscar o Joaquim, o Manuel ou o Zé da Esquina. Em 13/14, PF deveria ter saído logo no início de dezembro quando a equipa caiu num fosso exibicional tremendo e já se viam sinais da situação poder vir a ser grave, depois saiu tarde e a más horas com os resultados desastrosos que se viram. Direi que os próximos dias deverão elucidar Pinto da Costa para uma decisão difícil mas, fundamental para o que resta da época, manter ou despedir Lopetegui. Porque depois disso, em fevereiro ou março, já não valerá a pena tomar seja que decisão for, porque tudo já estará irremediavelmente perdido.

Em suma, há duas hipóteses possíveis neste momento:
  1. Pinto da Costa manter Lopetegui, dar um sinal inequívoco falando aos sócios, adeptos e jogadores (há sempre esse "pequeno pormenor" que são os jogadores, as criaturas que efetivamente jogam) e dizer de uma vez por todas: É este o treinador, aconteça o que acontecer, a sair alguém, sairão muitos dos jogadores no final da época!

  2. Pinto da Costa despedir Lopetegui, tirando da cartola uma solução que neste momento não vislumbro. E uma solução não é ir buscar o Luís Castro à equipa B, colocar o Rui Barros a técnico principal ou ir buscar o Domingos que foi despedido dos últimos 5 clubes por onde passou. Uma solução é efetivamente uma solução, porque para uma não-solução, será preferível manter Lopetegui.
A terceira hipótese é manter esta paz podre, este ambiente de m**** no Dragão, tornar frequentes as chegadas da equipa ao Dragão ao som de insultos e gritarias... é manter esta situação que não é peixe, nem é carne, este silêncio ensurdecedor e esta pasmaceira que leva o clube para um caminho cada vez mais longe do sucesso.

PS - Confesso que o FC Porto mexe comigo sob vários pontos de vista, confesso que andei o fim-de-semana mal-disposto depois do jogo de alvalade, confesso que estou angustiado, triste e preocupado com tudo isso. Mas sinceramente não consigo compreender um qualquer adepto que se diga Portista e que torça pelas derrotas do FC Porto só para que o treinador se vá embora. Se o despedimento de um treinador resolvesse sempre os problemas, eu seria apologista de que o FC Porto deveria ter 34 treinadores por época, um por jornada. A questão está em analisar, refletir, decidir e finalmente agir em prol do clube, seja isto a manutenção ou o despedimento do treinador. Repito o que me parece importante nesta altura, a decisão tem de ser tomada nos próximos dias seja em que sentido for e muito importante tem de ser uma decisão assumida pelo Presidente perante TODOS. Caso contrário, não será difícil antever com certeza aquilo que irá acontecer num futuro próximo.

11 comentários:

  1. Concordo com tudo que diz no post, muito bom mesmo

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. E tudo começa com uma má escolha (Paulo Fonseca). Segue-se uma escolha má (Julen Lopetegui).Repete-se a dose e aí estamos nós a caminho da SPORTINGZAÇÃO. O clube começa a estar cheio de viscondes. Imagino como se sentirá o Presidente quando vai percebendo que os que hoje o rodeiam, nada têm a ver com os que com ele, iniciaram a caminhada gloriosa, pós 25 de Abril.
    Entre manter este Treinador e voltar à solução Luís Castro, a segunda provavelmente seria menos danosa que a primeira.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. pinto da costa perdeu a sua inata capacidade de falar de futebol na midia. A idade nao perdoa e aquilo em que ele era imbativel esfumou se e com isso a incapacidade do clube comunicar. O clube nao comunica nem sabe comunicar, portanto enquanto pinto da costa la estiver as coisas nao mudarao, e obvio. Alias por acaso e falta se sorte sempre que ele ve as coisas melhores e aparece logo a seguir existe o descalabro, tem sido cada tiro cada melro.

    ResponderEliminar
  4. Os viscondes estão comodamente sentados em cima do dinheirinho...Então o clube não ganha e distribui prémios de desempenho pelos seus gestores??????? Assim se compreende este marasmo em que o nosso clube caiu.
    Valha-nos o grande jogo dos nossos atletas do Basketball!!!

    ResponderEliminar
  5. Pinto da Costa infelizmente parou no tempo e não se soube adaptar aos novos tempos de comunicação social. O clube é fechado e nem aos sócios dá explicações pois o seu lema atualmente é o posso quero e mando e os sócios só servem para pagar as quotas. Somos descriminados na comunicação social e os diretores que nos atacam são convidados de honra nos eventos do clube. Há dois pesos e duas medidas sempre em nosso desfavor e o que a sad faz? nada, zero! Temos um canal?? que é a nossa vergonha e para o qual são convidados verdes e vermelhos a botarem faladura. Denunciar benefícios dos outros como o roubo de Guimarães não é a nossa prioridade. Quando ganhamos titulos os administradores são recompensados e agora que os andamos a perder terão de pagar??? claro que não pois se assim fosse talvez tomassem outras atitudes de salvaguarda do clube mas como têm o dinheiro certo no final do mês estão-se a borrifar. Ainda não perdemos tudo mas para llá caminhamos pois com este curioso como treinador não vamos a lado nenhum e nem vale a pena irmos comprar agora mais jogadores pois ele não os saberá potenciar. Caminhamos alegremente para o abismo mas a orquestra continua a tocar.

    ResponderEliminar
  6. O erro não é manter o treinador agora, o erro foi contratar um treinador sem qualquer provas dadas um treinador que não conhecia minimamente o futebol português, ainda por cima depois da contratação de Paulo Fonseca ter saído furada, não podíamos nos dar ao luxo de contratar um FLOP. Na altura que Pinto da Costa "era vivo" isso não acontecia.
    PDC já algum tempo morreu para o futebol e ignorar isso é um erro que se vai pagar bastante caro futuramente.

    ResponderEliminar
  7. Os problemas que Pinto da Costa está a enfrentar são os demasiados empresários que só querem é saber de contratos e nada mais.
    Outro problema, e este mais conhecedor é a falta da voz da razão que ele era tão conhecido, já não se protege os jogadores e treinadores nos aeroportos, e ainda para mais ontem fiquei surpreendido por ele não estar presente no Dragão Caixa, num jogo de extrema importância porque se estava a disputar o clássico no basquetebol, uma modalidade o qual o Presidente deixou a modalidade extinta.
    Ou seja são os tais empresários e os tais contratos que têm "desviado" Pinto da Costa do Clube.
    Será que vale mesmo a pena estar constantemente a procura de mais abutres só para desviar a economia do Clube só para interesses pessoais.
    Outro problema é o facto de agora parecer imperial ter que contratar jogadores do exterior, quando aqui temos qualidade em abundância.

    ResponderEliminar
  8. Caro Guilherme,

    A grande questão é que voltar à solução Luís Castro seria novamente uma espécie de “vamos ver no que dá, pode correr bem, pode correr mal”.

    E para este tipo de solução podemos pensar em N nomes de treinador, muitos deles a treinar atualmente equipas da 1ª liga, outros quicá a treinar equipas da II Liga, mas nenhuma dessas soluções seria na verdadeira essência da palavra uma SOLUÇÂO. Seria sempre uma não-solução.

    Repito o que disse no post, tudo tem de ser bem medido e pesado.
    Agora como é óbvio não auguro nada de bom para os próximos tempos… O ambiente entre adeptos e equipa será de cortar à faca, provavelmente muitos irão ao Dragão apenas para apoiar os adversários com assobios desde o 1º segundo, jogue a equipa bem ou mal…. E temo que o ambiente se torne insuportável, juntando a tudo isso o silêncio da SAD, o treinador completamente só e abandonado à sua sorte, cada vez mais desorientado, o que depois se reflete nas decisões dentro de campo.

    A solução teria de passar por TODOS, TODOS MESMO, fazerem a sua parte, os jogadores terem vergonha na cara, o treinador largar as suas teimosias inúteis, a SAD começar a defender o clube de tantos e variados ataques de todos os lados… Mas este é um cenário de sonho, que cada vez fica mais longe do meu horizonte.

    Pior que tudo isso, é verificar que tudo ainda está em aberto, que ainda dependemos só de nós para ter sucesso na presente época. Mas para muitos interessa é o treinador ir para a rua, para outros interessa malhar em Pinto da Costa e na SAD e para outros interessa insultar jogadores.

    Mas Caramba, e se todos nos uníssemos, com sentido critico sim, mas ajudando o clube, apoiando-o nesse momento difícil? Isto seria pedir de mais…

    Estou triste com tudo isto porque enquanto a alegria de uns é o FC Porto perder para o “treinador se ir embora”, a minha alegria é ver o FC Porto bem. E contínuo com a minha ideia, ainda seria possível com este treinador que se desse a volta às coisas. Mas era preciso fazer algo nomeadamente a SAD desse um sinal do caminho a seguir, e era preciso que TODOS remassem para o mesmo lado…

    ResponderEliminar
  9. Mas claro, apesar de tudo o que possamos pensar há no futebol algo que tudo comanda, tudo decide, tudo define: os resultados!

    São esses que comandam tudo...

    ResponderEliminar
  10. Concordo. Só pergunto o que está lá a fazer o Sr. Antero Henrique!??? Proponho AVB para presidente da SAD e Vitor Baia presidente do clube. O Porto aos portistas e não a quem só quer comissões. Rua com essa gente!!!

    ResponderEliminar
  11. O treinador tem os adeptos contra, não só pelo mau futebol praticado e que não há meio de melhorar pois os erros repetem-se e não são corrigidos, mas também por algumas opções discutíveis que enervam e irritam quem vê os jogos. Inventou no Chelsea, os 15 minutos contra o Nacional só à defesa e sem fazermos um único remate envergonham qualquer adepto, não coloca o André Silva quando ganhávamos por 3-0 e lança-o ás feras em Alvalade, não se compreende. Já teve sorte em Tondela depois de uma exibição horrível e não se vê melhoria nenhuma. Por isso de que está ele à espera? Se no nosso trabalho cometêssemos estes erros já tínhamos sido despedidos por incompetência.

    ResponderEliminar