30 janeiro, 2016

INTENSO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

ESTORIL-FC PORTO, 1-3

Primeira Liga, 20ª jornada
sáb, 30 Janeiro 2016 • 18:30
Estádio: António Coimbra da Mota
Assistência: -


Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).
Assistentes: André Campos e Pedro Mota.
4.º Árbitro: João Mendes.

ESTORIL: Kieszek, Anderson Luís, Diego Carlos, Yohan Tavares (c), Mano, Afonso Taira, Diogo Amado, Mattheus, Marion, Gerso, Léo Bonatini.
Suplentes: Georgemy, Anderson Esiti, Michael (67' Mattheus), Diakhité, Babanco (84' Afonso Taira), Felipe Augusto (76' Marion), Matheuzinho.
Treinador: Fabiano Soares.

FC PORTO: Casillas, Maxi, Indi, Marcano, Layún, Danilo, André André, Herrera (c), Corona, Aboubakar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Maicon, José Ángel, Rúben Neves (86' André André), Varela (71' Brahimi), Marega, Suk (90' Aboubakar).
Treinador: José Peseiro.

Ao intervalo: 1-2.
Marcadores: Diego Carlos (3'), Aboubakar (18'), Danilo Pereira (33'), André André (82').
Disciplina: cartão amarelo a Mano (61'), Mattheus (63'), Marcano (65'), Aboubakar (68'), Corona (78'), Maxi Pereira (90+1').

Tal como previa José Peseiro. Foi realmente intenso. Um jogo em que o FC Porto teve uma intensidade que há muito não se via para os lados o Dragão. Mas que transformação aconteceu no FC Porto num espaço de três dias? Ou se quiserem, para ser mais equilibrado, que diferenças se viram do jogo com o Marítimo para o jogo com o Estoril esta tarde na Amoreira?

Este fim de tarde de Sábado, o FC Porto apresentou-se na Amoreira com o onze habitual, o mesmo apresentado frente ao Marítimo e surpreendeu de certa forma os seus adeptos. Não pela vitória, mas sim pela postura, pela vontade, pelo querer. Vi os jogadores a meterem o pé à bola, a querem ganhar cada lance como se fosse o último, a não desarmar.

O FC Porto jogou num 4x3x3. Herrera encostava a Danilo em transição defensiva e tinha ordens para subir quando o FC Porto atacava. Por outro lado A. André e Brahimi trocaram muitas vezes de posição entre si, quer no meio, quer na ala.

No entanto, não se pense que isto significa que a equipa esteja já no bom caminho. Ainda é muito cedo para se avaliar. É necessário ver a reacção da equipa nos próximos jogos e num mês de Fevereiro que se vai revelar decisivo para o resto da época.

José Peseiro tem muito trabalho pela frente, mas a vitória desta tarde na Amoreira permite aumentar os níveis de confiança, principalmente pela forma como foi obtida. Os Dragões entraram mal na partida, ou melhor, nem tiveram tempo de entrar pois aos 3 minutos sofriam um golo. Na conversão de um pontapé de canto, a defensiva portista falhou na marcação e Diego Carlos atirou para a baliza de Casillas.

Temeu-se assistir-se a mais uma jornada terrível para o FC Porto e com o peso do facto desta equipa não dar a volta aos resultados. Mas não! Logo de imediato, o FC Porto reagiu com força e mostrando que estava ali para vencer o jogo.

Num pontapé de canto, cinco minutos depois, Aboubakar desviou para a baliza mas a bola passou perto do poste. O jogo ficou dividido e o FC Porto, em vez de optar pela troca de bola sonolenta e sem sentido, procurou ser prático e objectivo. Aos 18 minutos numa subida rápida ao ataque, Layún (que jogador!!!) com espaço para percorrer, desmarcou Aboubakar que bateu inapelavelmente Kieszek. Estava estabelecido o empate mas o FC Porto queria mais, muito mais!

Foi então que se sentiu em campo o mestre André André, fazendo lembrar o seu pai. Comandados pelo caxineiro, o FC Porto começou a carregar no jogo, a dar intensidade q.b. e o segundo golo adivinhava-se a qualquer momento.

A. André por duas vezes poderia ter aumentado o score mas na primeira oportunidade o guarda-redes canarinho saiu bem aos seus pés. Já na segunda, depois do segundo golo, o centro-campista isolado sobre a esquerda rematou ao lado. Duas ameaças para a equipa do Estoril que se via asfixiado no seu meio-campo.

Na sequência do primeiro lance de A. André, a bola foi para pontapé de canto. Layún (quem havia de ser?) cobrou o pontapé e, fulminante, Danilo de cabeça rematou para as malhas. Estava feita a reviravolta. O FC Porto agradava com o futebol praticado, com movimentos verticais, com passes de ruptura e com velocidade.

Na segunda parte, o FC Porto controlou melhor o jogo sem nunca deixar de tentar o 3º golo. O Estoril nunca conseguiu sair a jogar, ficando-se pelas tentativas que terminavam na defensiva portista. Excepção feita aconteceu quando Varela entrou em jogo para o lugar de Brahimi. O extremo português, colocado no vértice ofensivo do meio-campo, perdeu a bola e criou um momento de apuro para a sua equipa. Gerso correu até à entrada da área mas atirou por cima da barra.

Perante a intensidade de jogo na primeira parte e parte da segunda, o FC Porto baixou de ritmo e correu alguns riscos na parte final da etapa complementar pelo facto de estar em vantagem mínima. No entanto, teve uma grande oportunidade aos 77 minutos quando Aboubakar, servido a um metro da baliza por A. André, atirou incrivelmente por cima da baliza. Cinco minutos depois A. André carimbou a vitória num remate cruzado, após defesa de Kieszek a forte remate de fora da área por Corona. O resultado estava feito e o FC Porto aproveitou para fazer substituições. R. Neves entrou para o lugar de A. André e Suk para o lugar de Aboubakar.

Registos finais para a grande exibição de A. André, de regresso aos bons tempos, para as excelentes prestações de Danilo, por estar em todo o lado, e de Layún, pela sua postura e assistências para o golo.

Notório desgaste de Maxi Pereira e a péssima entrada de Varela que nada acrescentou e que se revela um flop a jogar no vértice do meio-campo ofensivo são outros registos deste jogo.

Para terminar, vê-se necessidade de reforçar a equipa com um central de grande qualidade para substituir Marcano e de um médio ofensivo capaz de fazer a ligação com o ataque, de forma a fazer dupla com A. André e relegar Herrera para o banco.

Segunda-feira saberemos se estas posições ficarão colmatadas. O FC Porto regressa à competição já na próxima 4ª feira num jogo em Barcelos a contar para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.



DECLARAÇÕES

José Peseiro: “Não trememos”

José Peseiro considera que o FC Porto demonstrou “qualidade, capacidade e vontade de vencer” no terreno do Estoril, especialmente depois de ter visto a perder logo no terceiro minuto do encontro. A verdade é que, após esses primeiros momentos, os Dragões não mais largaram o controlo do jogo e foram “afirmativos”. Aliás, o treinador frisou até que o resultado justo seria “mais dilatado” do que o 3-1 final.

“Todas as reviravoltas são positivas. São boas animicamente e promovem os níveis de confiança. É bom o que fizemos aqui, demostrámos qualidade, capacidade, vontade de vencer e afirmação. Fomos afirmativos, não trememos, e se calhar muito gente pensaria que tremeríamos depois de sofrer o golo”, resumiu José Peseiro, em declarações na flash interview. O FC Porto tinha o “objetivo” e a “responsabilidade” de vencer no campo do Estoril, para não se afastar dos rivais na luta pelo título, num encontro que “não começou fácil”, mas em que os azuis e brancos evidenciaram capacidade de “dar a volta ao resultado” e depois “controlar o jogo” e deixar o adversário “distante” da baliza.

Em relação à segunda parte, Peseiro lembrou que os portistas tiveram várias “oportunidades flagrantes” para conseguir um “resultado mais dilatado”, que seria “mais do que merecido”. Já na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota, falou sobre a sua postura no banco: “Uma equipa sem emoções não existe e com um treinador que não tem emoção não existe. Uma equipa com jogadores que se emocionam e percebem as emoções do treinador é melhor ainda, e foi isso que aconteceu. Perceberam tanto que ganhámos de forma eloquente e podíamos ter ganhou por mais golos”.

Quanto ao futuro, o técnico preferiu não dar relevância a notícias de jornais e a possíveis reforços, concentrando-se sim no encontro no terreno do Gil Vicente (quarta-feira, 20h00), a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. “Acreditamos nos jogadores, temos uma boa equipa, de gente com capacidade e qualidade e que gosta de trablhar. A surpresa amanhã é irmos trabalhar com os jogadores que temos, que são bons e muitos, e preparar um jogo importantíssimo para nós, que é o das meias-finais da Taça”, notou.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

9 comentários:

  1. Bom dia amigos portistas! Tenho que confessar uma coisa, mas que fique entre nós! Ontem tive um início de tesão ao ver o jogo! Está dito! Eu pensava que nunca mais ia sentir esta sensação , que tinha que ir ao médico para tomar um comprimido azul! Mas aconteceu! Viu-se garra , entrega, jogo vertical , ao meu Deus jogo vertical!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não vimos o mesmo jogo?! Acha que o porto de lopetegui dava a volta ao resultado? Viu-se os laterais a subir muito, viu-se um pouco de pressão alta... Este blog não serve só para falar das coisas negativas... Claro que está longe de ser perfeito mas sinceramente acho que mt gente ontem ficou minimamente satisfeito com o desempenho da equipa.

    ResponderEliminar
  3. Para o que se tem visto acho que ontem fizemos um jogo muito positivo. Realçar que mesmo começando praticamente a perder a equipa pressionou e notou-se que queriam realmente ganhar o jogo. Longe da perfeição, mas tendo em conta o passado recente...
    Mas precisamos urgentemente de um central dos bons.

    Abraço azul e branco

    ResponderEliminar
  4. Quando o Herrera tem que ser relegado para o banco depois do jogo que fez ontem, seguramente não vimos o mesmo jogo. Quando se diz que o Varela entrou e nada acrescentou idem. Eu não sou fã do Marcano e acho que necessitamos de outro central, mas sinceramente agora perfiro o Marcano ao Maicon. É que o Maicon já deve ir para 4 ou 5 épocas no Porto e não evoluiu nada.

    É a isso que me refiro. Não me deixou saudades Lopetegui, aliás eu apesar de tentar não atacar um treinador enquanto ele está em funções no jogo de Munique vi que não tinha estaleca para ser treinador do Porto, e nem foi pelo resultado foi pela forma como a equipa entrou mentalmente, completamente derrotada. Qualquer treinador minimamente bom, tinha conseguido pelo menos fazer entrar aquela equipa em campo acreditando e mesmo sofrendo um golo seguir acreditando, e o que vi foi outro personagem que também não tem estaleca para jogar no FC Porto a tremer como varas verdes na baliza e uma equipa à imagem do seu lider, uma autêntica barata tonta. Eu até vou dizer mais nos primeiros 15 mins da noticia de Peseiro até me ri, mas depois de pensar e ver os prós e os contras considero que dada a situação actual foi uma jogada de Mestre. Peseiro tem muito a ganhar e muito a perder no FC Porto, percebe de futebol e conhece o futebol português e é um homem com os pés assentes no chão. Vamos ver se lhe dão matéria prima e se os jogadores ajudam, porque se assim for, pelo menos uma coisa tenho a certeza o Porto não vai entrar em campo para cumprir calendário e menos com uma tatica de desnorte e desorientação.

    ResponderEliminar
  5. Temos um mito na baliza que não sai a um cruzamento a sua sincronização com os centrais é nula, os pontos que acrescentaria não se viram excepção feita ao penalti defendido contra o Tondela.Falta-lhe confiança e consequentemente intranquiliza o sector defensivo.Pergunto o porquê de tanta benevolência na analise ás suas prestações?Os seus erros(frangos)contribuíram para a eliminação da liga dos campeões e na perca de pontos no campeonato.Haja coragem e lance-se um guarda-redes para o presente mas principalmente com vista a assegurar o futuro neste posto tão importante numa equipa.Gostei muito da nossa exibição no Estoril e a esperança renasceu assim como o gosto de ver FUTEBOL.

    ResponderEliminar
  6. Assim já dá para gostar e festejar!
    Afinal os bons jogadores estavam cá. Nunca foram embora! Eles e alguns menos bons sempre cá estiveram! O que não esteve foi um treinador que potenciasse pelo menos parte das suas qualidades. Que os orientasse, que os comandasse como um todo, como uma verdadeira equipa que só fugazmente existiu e foi disfarçando aqui e acolá (exemplo, Bayern no Dragão) a calamidade da falta de um verdadeiro líder.
    Ah, sim. A exibição de hoje não foi nenhuma obra-prima acabada. Falta muito a Peseiro para acabar de recompor esta equipa. Mas foi muito, muito agradável ver a excelente prestação em quase toda a primeira parte e o bom segundo tempo do FC Porto! Meus amigos desculpem a sinceridade e a lamechice: até me emocionei! Há quanto tempo não via a equipa do meu amado Clube jogar assim!!! My god! Como fiquei contente!
    Grandes exibições de Maxi e Danilo! Enormíssimas exibições de Layune e André-André!
    Portistas, este é o caminho! Mostrámos que estamos VIVOS! Prontos para o combate até à derradeira batalha. Vamos todos apoiar incondicional e permanentemente o trabalho de José Peseiro e da equipa. Vamos em frente! “BAMOS, PORTO!”

    ResponderEliminar
  7. Danilo e Herrera têm que fazer o trabalho deles e o do André André que se passeia pelo campo e o Herrera é que tem de ir para o banco?

    ResponderEliminar
  8. Herrera um dos melhores jogadores em campo e vai para o banco???
    Tem pouca sorte com os portistas É MESMO O MAL AMADO.
    O AA só á 3ª é que acertou e é o heróri "nacional".
    assim não vamos longe.

    ResponderEliminar