18 janeiro, 2016

EQUIPA ÓRFÃ.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


VITÓRIA DE GUIMARÃES-FC PORTO, 1-0

Primeira Liga, 18ª jornada
dom, 17 Janeiro 2016 • 20:30
Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães.
Assistência: -


Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Assistentes: Tiago Leandro e Pedro Ribeiro.
4.º Árbitro: Cosme Machado.

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Miguel Silva, Bruno Gaspar, Josué, Pedro Henrique, Dalbert, Cafú (c), Bouba Saré, Valente, Xande Silva, Henrique Dourado, Tyler Boyd.
Suplentes: Douglas, Luís Rocha (79' Dalbert), Tomané, João Afonso (86' Bouba Saré), Helinho, Tozé, Phete (63' Tyler Boyd).
Treinador: Sérgio Conceição.

FC PORTO: Casillas, Maxi, Martins Indi, Marcano, Layún, Danilo, Herrera (c), André André, Corona, Aboubakar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Maicon, Rúben Neves, Varela (62' Corona), Sérgio Oliveira (86' André André), José Ángel, André Silva (72' Herrera).
Treinador: Rui Barros.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Bouba Saré (4').
Disciplina: cartão amarelo a Aboubakar (28'), Herrera (60'), Tyler Boyd (60'), Phete (79'), Sérgio Oliveira (87'), Danilo (90+1'); cartão vermelho a Aboubakar (90+3').

Após dois jogos com 100% de vitórias, o FC Porto desceu à terra. A crise mantém-se bem viva na equipa e a falta de um timoneiro acentua essa mesma crise. No entanto, os jogadores mostram mais vontade de vencer do que na era Lopetegui, só que o problema tem de ser resolvido não só a nível de técnico.

A crise vai muito para além disso. É um problema estrutural e há uma política ou ausência dela que faz do FC Porto uma equipa banalíssima. Muita coisa vai mal no reino do Dragão e, enquanto o problema estrutural não for corrigido, o FC Porto vai continuar a travessia no deserto que caminha para o 3º ano consecutivo.

No reinado de Pinto da Costa este é o pior período que o FC Porto vive. Para compararmos idêntico período teremos que recuar aos períodos de 1941 a 1955 e de 1960 a 1976, anos em que o FC Porto andou pelas ruas da amargura.

Habituei-me a ver o FC Porto comandado por um homem que dava o corpo às balas, aparecia nos piores momentos e resolvia os momentos menos bons de uma forma eficaz. De há uns anos para cá, o clube tem iniciado um percurso de declínio constante com anunciada morte lenta. O presidente que outrora aparecia em alturas de alarme, nem vê-lo, surgindo apenas quando a equipa em 2 anos aparece em 1º lugar numa única jornada.

Tenho grande respeito e estima pelo presidente Pinto da Costa. Eu e muitos mais com certeza. O ditado diz e com razão: “Não há mal que sempre dure, não há bem que não se acabe”. Tudo tem um fim e, estando grato e reconhecendo Pinto da Costa como sendo uma celebridade inigualável e jamais comparável com quem passou no clube e com quem virá a suceder-lhe, chegou a hora de sair pelo próprio pé. Mais vale sair agora no final deste mandato do que sair mais tarde.

Muitos pensam como eu mas não o dizem. Pelo menos publicamente. Ficam-se pelos cochichos ou então dizem-no nas costas, chegando alguns a ser ingratos e cruéis para quem deu tudo a este clube.

O clube precisa de gente nova, com ideias novas, que sinta o clube e que tenha a capacidade de gerir e de renovar o clube tal como se exige. Mas perante a mais que provável recandidatura do actual presidente, não há ninguém que, reunindo as condições, lance a sua candidatura. Por receio? Por falta de coragem? Ou porque será?

Um erro de principiante de Dragon Force aos 4 minutos facilitou a vitória do Guimarães esta noite no jogo que iniciou a 2ª volta do FC Porto na Liga NOS. Iker Casillas deu um monumental frango que deixou completamente o estádio atónito. Muito deste lance reflecte o que vai no seio do grupo portista animicamente. Este golo vimaranense condicionou toda a estratégia portista e revelou-se decisivo para o desfecho do encontro.

O FC Porto reagiu ao golo e teve algumas oportunidades para chegar ao empate quer por André André, quer por Jesus Corona mas o estado da equipa se já era frágil pior ficou quando saiu um garrafal erro da parte do seu guarda-redes que coloca a nu todas as fragilidades da equipa.

A equipa quer fazer as coisas, mostra vontade em chegar ao golo mas as coisas acabam por não sair e a sorte também não aparece. Tudo corre mal. Não será com certeza um treinador de renome ou um treinador capaz de pegar na equipa feita em cacos, destruída lentamente por um basco exigente na carteira que colocará a jogar como queremos e como pretendemos.

Será necessário muito mais do que isso. Primeiro acabar com o camião de jogadores de qualidade duvidosa e que chegam aqui não para jogar mas para aquecer o banco. Depois acabar com os altos salários de jogadores em fim de carreira que nada acrescentam ao plantel. A seguir, terminar com a política de aquisição de jogadores por empréstimo que só beneficiam os clubes detentores dos seus passes. E, por fim, começar a apostar na prata da casa e em jogadores portugueses e outros que actuam no futebol português com provas dadas e que nada ficam a dever à maior parte dos jogadores que compõem o actual plantel azul e branco.

Na segunda parte com sentido único, viu-se um FC Porto a tentar tudo mas com pouca capacidade de sucesso. A equipa está feita em frangalhos, órfã de treinador (a sério) e órfã de uma estrutura que apoia, que está presente e sempre atenta para intervir sempre que é necessário.

Neste fim-de-semana, os três grandes entraram a perder nos seus jogos mas apenas o FC Porto não conseguiu traduzir em golos qualquer reacção nem mesmo em jogo jogado. Esta equipa está claramente desfeita e é bom que as pessoas responsáveis pelo clube, se gostam realmente do clube, tomem medidas, sejam elas quais forem, mesmo que sejam medidas que não agradem.

Do lado contrário esteve uma equipa limitada, com algumas peças impedidas de actuar mas que mostrou garra, que correu mais e que teve no seu treinador um factor acrescentado e que exigiu da sua equipa uma atitude séria.

Falo de Sérgio Conceição, muito falado nesta última semana para futuro treinador do FC Porto. Não sei se vai ser ou não vai ser mas não é claramente a minha escolha e a maior parte dos portistas. Se se confirmar esta situação, será mais um sinal de uma estrutura de um clube que anda à deriva, sem plano B e sem qualquer norte. Uma estrutura que um dia disse que até um macaco seria campeão a treinar o FC Porto. Declaração essa por altura em que Vítor Pereira, o último verdadeiro treinador e campeão pelo FC Porto, que muito injustamente foi empurrado do clube depois de ter ganho dois campeonatos nacionais em dois anos.

Não sei também o que vai acontecer entre hoje e 4ª feira, data do próximo jogo mas que se esperam mudanças e novidades na equipa técnica, isso qualquer um espera. É o mínimo. E é bom começar já a trabalhar a nível da estrutura. Eliminar vícios, eliminar males e pensar o clube para tentar regressar ao que sempre me habituei a ver desde a doutrina Pedrotiniana.

O FC Porto regressa hoje aos treinos preparando um jogo a feijões a realizar na próxima 4ª feira. Deslocação a Famalicão para cumprir a 2ª Jornada da Taça da Liga, prova em que se encontra praticamente afastado. Importante, sim, será vencer no Dragão, no próximo Domingo, a besta negra recente: o Marítimo.




DECLARAÇÕES

​​Rui Barros: “Trabalhámos muito para não sair derrotados”

O golo madrugador, sofrido logo aos quatro minutos, e a falta de eficácia no último remate explicam, de acordo com Rui Barros, a derrota do FC Porto​ neste domingo, frente ao Vitória de Guimarães (1-0). O treinador considerou que a equipa fez “um grande trabalho” para sair com os três pontos do Estádio D. Afonso Henriques e, por isso, está triste pelo resultado e por ter perdido uma boa oportunidade de reduzir a distância para o líder da Liga NOS.

“Jogar em Guimarães é sempre difícil, mais fica ainda mais sofrendo um golo logo aos quatro minutos. Trabalhámos muito para não sair daqui derrotados. Tivemos circulação de bola, criámos oportunidades, mas faltaram detalhes. Os jogadores do FC Porto fizeram um grande trabalho para somar os três pontos, por isso estamos todos muito tristes", admitiu o técnico portista em declarações no final da partida da 18.ª jornada da Liga.

Numa curta análise ao encontro, Rui Barros afirmou que os portistas tentaram chegar à baliza de Miguel Silva pelas laterais e conseguiram-no, faltando sempre a melhor direção no remate: “Os jogadores fizeram um bom trabalho. Fizemos tudo na primeira e na segunda partes para dar a volta”, reconheceu. Ao primeiro jogo da segunda volta da Liga, o FC Porto poderia ter reduzido para dois pontos a distância para o primeiro classificado, o Sporting, mas Rui Barros lembra que “falta muito campeonato", garantido ao mesmo tempo que os Dragões estarão “na luta” até ao fim.



ARBITRAGEM




RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. Eu não sou uma pessoa de dramas nem de pessimismos, mas estas derrotas já estão a por-me num ponto em que já não suporto o que se passa no que ao futebol diz respeito e também à SAD.
    Isto é assim? Derrota atrás de derrota e colinho dado aos outros e andam todos calados nesta SAD que só se interessa no próximo contrato, na próxima transferência ou na próxima cooperação.
    Onde está o Jorge Nuno Pinto da Costa que andava sempre vivo e com força de ir à linha da frente e proteger a Nossa Nação?
    O presidente que agora aceita tudo o que lhe dizem está a entrar num remoinho do que ele não era.
    Sr. Presidente eu bem sei que voçê está disposto para o próximo mandato, mas não será melhor você antes de olhar para mandatos ver o que se está a passar neste clube e começar a fazer alguma coisa?
    O silêncio muda alguma coisa?
    Não, andar na timidez é o que desmoraliza uma pessoa e neste caso um presidente, que consequentemente desmoraliza um Clube.
    Por muito que estejamos a ter sucesso nas modalidades, não é capaz de olhar para lá e tirar conclusões claras e óbvias que serão precisas pessoas que estejam de corpo e alma no Clube e seus objectivos.
    Portanto é imperial que você use o seu poder no Clube para limpar pessoas que não se interessam pelo Clube, mesmo que isto implique familiares.
    É hora de econtramos aquele ponto de ruptura que nos faça balançar para o futuro vitorioso.

    ResponderEliminar
  2. Não se pode ter tudo.
    Porto canal, pavilhão, museu, estádio, hotel na baixa, centenas de milhões de vendas de jogadores, equipa de ciclismo, MARCA PORTO e ainda queriam uma equipa de top? Nãooooo.
    Agora vamos em velocidade de cruzeiro com a MARCA ás costas.
    Como alguém dizia numa crónica atrás, "Benfiquitização", agora só levamos as camisolas para dentro de campo e está no papo.
    Pena ver esta transformação, de um Porto á procura de titulos e agora ver um porto a valer-se dos titulos.

    Apesar de tudo, o FCPorto é maior do que a miséria de tempos que passamos.

    ResponderEliminar
  3. Deixem em paz RUI BARROS, uma glória portista!
    Não vão ver-me a desancar em Rui Barros! Não vão ver-me a branquear o passado recente de uma equipa técnica (já destituída) que falhou em toda a linha desde a constituição do plantel (para o qual teve todo o apoio da direção da SAD), passando pela sua preparação e orientação até ao não cumprimento de qualquer objetivo traçado (em 1 ano e meio… nada!), deixando para trás uma equipa destroçada, sem fio de jogo, sem entrosamento entre sectores, nada. Uma ruína!
    Há muita gente, adepta do ex-treinador basco, que está mortinha por arranjar um bode expiatório. Que culpa tem Rui Barros? Que culpa ele tem por receber em mãos uma equipa que é tudo menos isso? Que culpa tem o nosso pequeno/grande Rui de ter de dirigir um monte de retalhos? Vão procurar noutro sítio e deixem em paz RUI BARROS, UMA GLÓRIA DO FC PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Muito bem Dragão Azul Forte.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente! O Rui Barros é uma lenda deste clube e não é com meia dúzia de dias que podem reverter um colectivo pobre. O grande problema até talvez maior que o nosso ex treinador é a qualidade deste plantel. Sinceramente , os jogadores não estão a render 50 % do que deveriam render. Não há um líder que se impõe de forma natural. Onde estão os lucho, Fernando, Moutinho, hulk...? São uma cambada de paneleiros (descp a expressão sem ofensa para ninguém), sem carácter nenhum. Como se pode andar um jogo completo contra uma equipe mediana sem pressionar do início ao fim ? Jogadores sem inteligência a cometer faltas em momentos em que precisávamos de dar seguimento à fases ofensivas sem os deixar respirar. Defesas a mandar a bola para a linha lateral em vez de cortar a bola para o meio campo. Enfim estou a descrever jogadores sem qualidade , nem inteligência de jogo. Ninguém a pressionar o árbitro quando se justificava infrações contra nós. Nunca conseguimos dar a volta à um resultado, quando os nossos adversários o fazem e até ganham jogos no último minutos dos descontos. Sorte? Claro que não! É provocado. Ontem ficamos 5 minutos sem dar dois passes seguidos num momento que ainda faltava 10 minutos de jogos . Vergonhoso! Eu nem
    Estava triste. Fui para a cama de forma muito normal, no entanto com um Classico "Inde vos foder pane... do caralho", porque os jogadores não tomam as suas responsabilidades de defender as cores de um clube tão grande.abraço para todos os porristas que sofrem como eu ....

    ResponderEliminar
  6. Não consigo mais, é de louvar que tenha conseguido ir ver os jogos todos do meu clube este mês, mas não dá mais.
    Chega. Precisamos de uma limpeza na equipa e principalmente na sad. O Bruno de Carvalho pode ser a maior besta mas fala, esperneia, luta, deu vida ao Sporting que parecia acabado. Acabados que parecemos nós, somos roubados e falamos pelos dragões diários, andamos com as hastags do tudonossonadadeles e o c*****. Não reconheço este clube, adeptos, nada, parecemos o fifica, na pré época éramos os maiores, já não falamos, já não somos respeitados, temidos, os nossos adeptos só sabem assobiar a equipa e tirar fotos para por no facebook, não há mística, nem o nosso presidente fala. Chega.

    ResponderEliminar
  7. Nunca pensei ser possível um dia chegar ao ponto de ficar resignado com derrotas do FCP!
    Para onde está caminhar o FC Porto????

    ResponderEliminar
  8. Luís Assis18 janeiro, 2016

    O mais lamentável e sintomático é ter um filho de 11 anos que adora o nosso clube, é sócio desde que nasceu, tem dragon seat desde os três anos, não falha um jogo e que foi atleta do clube durante vários anos, a dizer que não quer ir ver mais a equipa de futebol pois os jogadores não jogam com a garra dos de andebol e de basketball...
    Outra questão que é aflitiva é o número de estrangeiros nas equipas do Olival. Como é que estamos admirados de não haver garra na equipa A, quando as equipas de formação apresentam inúmeros jogadores das mais diversas proveniências, os quais hoje estão cá e amanhã estarão no slb ou SCP?

    ResponderEliminar
  9. A gratidão obriga-me a ser comedido na crítica ao nosso presidente, mas a confiança total que sempre nele depositei aos poucos foi esboroando-se e hoje resta-me a esperança irracional de um ressurgimento miraculoso.Com pesar e desconforto assisto ao declínio do nosso clube que julgava impossível. Chegou a hora dos que se julguem com capacidade para comandar a nau portista se assumirem e revelarem as suas ideias aos sócios. Que apareçam pessoas validas e competentes que estou certo existirem no nosso seio e com o apoio de todos guindar o F.C. Porto ao lugar que nos habituamos nas últimas décadas.

    ResponderEliminar
  10. Peseiro??? Só me apetece chorar.
    Volta Laptopegui!!!!!!!

    ResponderEliminar