26 janeiro, 2016

MUITO DIFÍCIL ESTAR OTIMISTA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Olhando para o atual cenário que se vive no FC Porto, por mais que me esforce, por mais que recarregue energias, olhe para o novo treinador como um sinal de esperança de que as coisas irão mudar para melhor, com imensa pena vos digo que não consigo ter um pingo de confiança para o que resta da época. As minhas expetativas estão no zero!

Não sei em que percentagem, mas tenho a certeza absoluta de que os Portistas também têm responsabilidades em ter transformado a presente época num calvário. Não são os adeptos que marcam golos, que fazem tabelas, que marcam os livres ou os cantos, mas são os adeptos que constituem o principal elo de ligação com os jogadores, são os adeptos que criam o ambiente em torno da equipa, são os adeptos que muitas vezes “empurram” a equipa para um bom resultado ou transforma determinada deslocação num ambiente mais favorável aos jogadores. E a verdade é que o apoio do público que se viu por exemplo no jogo da estreia de José Peseiro não se viu em muitas outras ocasiões na presente época em que também era preciso.

É verdade que Lopetegui fez a sua própria “cama”, que não havia outra saída que não fosse o desfecho que ocorreu (provavelmente até tarde de mais!), que a equipa do ano passado (em que jogava futebol de qualidade em minha opinião) para este ano regrediu muito e piorou imenso a sua qualidade de jogo. Tudo isto é verdade, mas todos devemos questionar perante a nossa própria consciência se temos sido verdadeiros apoiantes na verdadeira aceção da palavra ou apenas adeptos que gostam de ir festejar campeonatos, Champions e Ligas Europa para os Aliados quando as coisas correm bem?

Se por exemplo, no jogo que quanto a mim vira completamente o sentido da época do FC Porto, a derrota em casa com o Dinamo de Kiev, jogo em que a partir do qual tudo piorou de forma galopante, quando sofremos o 1º golo, em vez do público ter brindado a equipa com uma assobiadela monumental, transformando o ambiente num autêntico martírio para os jogadores num encontro em que 1 ponto bastava, o publico tivesse apoiado a equipa nesse momento difícil?

Se nalguns momentos desta época os adeptos não tivessem desatado a assobiar à primeira adversidade e tivessem tido um pouco mais de paciência, o ambiente não se teria tornado tão irrespirável. Se há coisa que detesto fazer é elogiar os clubes rivais, ainda menos gosto de elogiar os adeptos rivais. Mas atentem no seguinte: o slb começou a época com derrotas atrás de derrotas, perdeu em sua casa por 3 golos com o eterno rival, os adeptos aplaudiram a equipa; o scp a perder em casa com o braga por 2-0 ao intervalo, e os adeptos brindaram a equipa à saída para os balneários com apoio e nem um único assobio. Se qualquer uma dessas situações se tivesse passado no Dragão, teria sido o “fim do mundo”, muitos adeptos teriam desatado a gritar, insultar, assobiar e tornar o ambiente irrespirável. A comunhão entre os adeptos e a equipa é fundamental para qualquer clube do mundo.

É evidente que existem muitos fatores para estarmos há 2 anos e meio sem “ver o padeiro” como se diz na gíria. É verdade que estamos a jogar pouco, que neste último ano e meio foi gasto demasiado dinheiro em jogadores que têm rendido ZERO, é verdade que as escolhas de treinadores não têm sido as melhores, mas, parece-me também que falta alma a este FC Porto. E esta é uma discussão tão ou mais importante que a escolha do jogador A ou B, do treinador C ou D, da tática E ou F.

Resumindo, o cenário é este: jogamos pouco ou quase nada, distamos 8 pontos da liderança (3 do 2º + 5 do 1º), temos um novo treinador que não é milagreiro (e também nunca será o principal responsável pelo fracasso da presente época!) e que precisará de tempo para mudar o chip tático de uma equipa que foi treinada 1 ano e meio por um homem que, mal ou bem, tinha uma ideia de jogo definida e efetivamente não correu bem. Para terminar, o futuro próximo é "radiante" e muito promissor: nos próximos 3 jogos, duas visitas a lisboa, Estoril uma tradicional “paranóia” para o FC Porto e galinheiro perante um slb em crescendo e que já morde os calcanhares ao líder. Aumentando o fosso para o 1º lugar nestes próximos jogos e teremos o destino praticamente traçado no campeonato.

Estou triste, dececionado com tudo isto. Amargurado com a forma como vejo o FC Porto jogar, falham-se passes de forma incrível, há erros de posicionamento infantis e nada parece sair bem na frente de ataque. A cereja no topo do bolo tem sido os erros de Casillas e Helton, tão infantis quanto inacreditáveis para GR desta qualidade.

PS - Costuma dizer-se que quando estamos mal até os cães nos cagam em cima. A arbitragem do jogo de domingo no Dragão foi um escândalo tão grande que o FC Porto dos bons velhos tempos teria vindo a terreiro denunciar alto e bom som o que se passou. Dois penalties claros sobre Maxi (num deles o uruguaio viu o amarelo!!), foras-de-jogo mal tirados em jogadas de muito perigo do ataque azul e branco e marcação de faltas contra o FC Porto bastando para isso que os maritimistas se atirassem para o chão, mesmo que ninguém lhes tocasse, uma vergonha e sempre em sentido contrário ao FC Porto. É verdade que fomos beneficiado no jogo da Madeira frente ao Nacional por um lance de Marcano que foi capa de quase todos os jornais desportivos e generalistas, mas também é verdade que em alguns jogos da presente época tivemos árbitros sempre a apitar em nosso desfavor. E a tendência é para sermos cada vez mais prejudicados porque se nos mantivermos calados, será mesmo isto que os árbitros querem para nos continuar a prejudicar. É uma tristeza angustiante... Se calhar, quando tivermos a 20 pontos do 1º lugar, o Dragões Diário mandará uma piada qualquer à arbitragem em Portugal. Ai que saudades do Porto dos velhos tempos!

8 comentários:

  1. A crónica é bem pertinente RCBC. O problema é que os adeptos não têm noção da sua responsabilidade.

    Por sua vez, não gostei minimamente do caminho mais fácil escolhido pelo Presidente, ao expiar toda a culpa dos nossos males no bode expiatório óbvio (Lopetegui). Na minha opinião, TODO o universo portista tem culpa na actual situação.

    - O ex-treinador Lopetegui, porque mesmo sabendo o decréscimo brutal de qualidade do plantel de uma época para outra, não se soube adaptar a si, nem o seu modelo de jogo, a esta vicissitude.

    - A SAD e presidente. Pela política mercantilista de compra e venda de equipas inteiras, forçada por fundos e comissionistas, que destruiu qualquer sentimento de balneário. E principalmente pela absoluta inércia na defesa do clube, obrigando os treinadores a um grande desgaste na luta com todos, sem terem o devido apoio da cúpula. No caso concreto de Lopetegui, tivemos um presidente a vir pela primeira vez a público para gozar que os assobios até davam sorte, isto quando estava em primeiro lugar, e passado 1 mês, despede o treinador e quase que diz que não assobiava só porque não o sabia fazer. Este tipo de declarações é passar um atestado de estupidez aos adeptos. Pelo passado brilhante do Presidente, não mereciamos isto.

    - Os jogadores, cuja falta de atitude e empenho é gritante. Num plantel inteiro, temos como jogadores a suar 100% a camisola em todos os jogos, André André, um portista de berço, Maxi, um ex-benfiquista e Danilo, um miúdo bastante profissional. Seria injusto não incluir Herrera neste lote. Mas infelizmente para nós, a sua qualidade como jogador é de bradar aos céus.

    - Os adeptos, porque deixaram-se enganar pela mentira do super-plantel, mostrando quase desde o primeiro minuto da época uma inflexibilidade e exigência absurda para as valências da equipa. Não conseguiram ver que entre slb e scp, éramos a única equipa totalmente nova. E mesmo assim, até forçarem ao impossível o despedimento do treinador (neste ponto 100% de culpa dos adeptos), éramos sérios candidatos ao título. Algo que agora não somos.

    Neste momento, não vale a pena rancores ou querer linchamentos públicos. O momento é para reflexão e união entre o universo portista.

    Não concordo em absoluto com a estratégia atual de elevadas expectativas. José Peseiro, por muito bom que seja, não é milagreiro. A equipa está de rastos, quer no futebol, quer na moral. Há muito a fazer, e Zero de margem de manobra.

    Eventualmente, se nos aguentarmos até à Luz, e lá conseguirmos vencer, poderemos relançar a época e voltarmos a entrar verdadeiramente na luta pelo título. Mas para isso temos que ser bafejados pelos deuses. Algo que desde o pontapé do Kelvin deixou de acontecer. Infelizmente, e por muito que nos custe sequer imaginar, com a nossa forma e morais actuais, com a nulidade que é a nossa linha defensiva, corremos sérios riscos de sofrermos uma pesada derrota contra aos mouros.

    ResponderEliminar
  2. Hugo Mota, com Lopetegui para sermos candidatos a alguma coisa, o futebol teria de ser jogado com as mãos. Os adeptos podem não ter percebido muita coisa, mas perceberam que o futebol caranguejo de Lopetegui era uma valente porcaria.

    ResponderEliminar
  3. Sim o JL tem muita culpa na presente situação... mas não é o único. Esta equipa não se compara à do ano passado. Ok, parte da culpa também é dele ( não fomos barriga de aluguer para Oliver e Casemiro?) mas, então a SAD não participa nos prejuízos? Só entra nos lucros? E o Presidente, não tem nada a ver com este filme? Já agora, já apreciaram a explicação dele para o "Caso Adrian"...!!!
    Jorge Nuno deu-nos tudo, muito mais do que seria possível de esperar de um Presidente, e até por isso receio, que, se isto continuar assim, até o respeito possa começar a erodir pelo Nosso Presidente da parte da massa adepta...

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, foi com o futebol do Lopetegui, como diz, que chegou a sonhar com as meias da Champions, em que conseguimos fazer um dos melhores jogos europeus da sua história contra o Bayern Munique, ou mesmo golear o sporting no Dragão. Mas isso foi na época passada em que tínhamos uma boa equipa, com jogadores muito superiores aos actuais (nomeadamente Danilo, Jackson, Alex Sandro e Óliver.)

    Como disse no comentário, Lopetegui tem a responsabilidade de não conseguir adaptar o modelo de jogo à matéria-prima, ou vice-versa. Teve também uma abordagem desastrosa ao jogo com o Dínamo no Dragão. Esses foram os grandes erros do ex-treinador esta época. Contudo, a atitude dos adeptos foi absolutamente desproporcional às asneiras. Se os adeptos apoiassem a equipa como deveria ser com o Kiev, e no pós-Kiev, se os adeptos dessem margem de erro a jogadores e treinador para ganharem confiança, talvez as coisas pudessem ser diferentes. No entanto, o que tivemos foi um ambiente de cortar à faca, com a equipa sempre a jogar sobre brasas. Concordo que nesse ponto, não havia outra opção que não fosse mandar o treinador embora.

    Rui Vitória, COM A MESMA EQUIPA DO ANO PASSADO, teve 3 meses absolutamente desastrosos, com humilhações para os lagartos, perdendo connosco, a dada altura com um pé fora do título, mas a verdade é que NUNCA se viu na luz os adeptos a fazerem as vergonhas de assobiar, apupar e aplaudir golos dos adversários, como os nossos adeptos fizeram no Dragão.

    O problema dos adeptos não compreenderem o que fizeram, é que mais cedo ou mais tarde vão voltar a repetir o erro. E o FC Porto é que paga.

    Quanto a Lopetegui, para mim que seja muito feliz no seu percurso como treinador, mas o que me interessa agora é José Peseiro.

    ResponderEliminar
  5. http://www.tickcounter.com/countup/1426965900000/europe-london/dhms/FFFFFF3B5998000000FF0000/%C3%81RBITROS_N%C3%83O_MARCAM_PENALTIES_NA_%C3%81REA_DO_SLB_H%C3%81?utm_source=widget&utm_medium=CountUp&utm_campaign=widget

    O problema é um clube ser protegido desta forma....

    ResponderEliminar
  6. Quando Pinto da Costa entrou no mundo dos negócios, foi a partir daí que o Presidente começou a ficar desatento ao estado do Clube.
    Quero com isto dizer, que Pinto da Costa ao chamar vários treinadores das duas uma:
    Ou não deu atenção suficiente a como é que o treinador implementa o seu jogo; ou
    Não deu o apoio necessário aos treinadores escolhidos.
    Com isto o treinador começa a implementar um estilo de futebol nada bom e ninguém se conforma com ele.
    A partir daí all hell breaks loose.
    E depois já não se consegue segurar-se a um ponto de equilíbrio.

    ResponderEliminar
  7. Há um ponto que para mim é fundamental, que é referido pelo Hugo Mota quando diz: “O problema dos adeptos não compreenderem o que fizeram, é que mais cedo ou mais tarde vão voltar a repetir o erro. E o FC Porto é que paga.”

    Esta é a grande questão, Peseiro terá uma margem de manobra reduzida (conhecendo eu como conheço os Portistas) e temo muito o que se irá passar nos próximos jogos se algo correr mal.

    Já alerto desde o inicio da época para o risco enorme de nos transformarmos num clube dos “new beginings” constantes, ou seja, muda-se de treinador duas vezes por época e quando se muda tudo irá ficar melhor.

    A partir do momento que vi Portistas felizes, com piadolas e imensa alegria quando JL saiu do comando técnico, é a prova evidente que estamos a caminhar para um rumo nada bom. Estamos a cometer exatamente os mesmos erros que scp e slb cometeram durante tantas décadas.

    E ainda mais triste é verificar que com JL a equipa jogava muito pouco, depois da saída do basco as coisas não melhoraram nada, antes pelo contrário, nos últimos jogos não temos jogado rigorosamente nada.

    E é com esse cenário atual em que não estamos a jogar mesmo nada, que temos 3 jogos verdadeiramente fulcrais quer para a luta pelo título, quer para o 2º lugar que é MUITO diferente do 3º lugar porque dá acesso direto à Champions. Duas deslocações a Lisboa, em que se as coisas não correrem bem, podemos sair desse ciclo fora até da luta pelo 2º lugar.

    Espero secretamente que todos os meus receios sejam uma tolice e que os jogadores e novo treinador me calem completamente os pessimismos. Acreditem que era o que mais queria.

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao negócio Adrian Lopez…

    É tão mau e inacreditável que nem dá para comentar o que quer que seja…

    Mas é por estas e por outras que estamos também há 2 anos e meio sem ganhar a ponta de um corno.

    Gastar 31 milhoes em Imbula+Adrian Lopez é daquelas coisas que enfim… Mais vale não comentar mais nada.

    ResponderEliminar