27 janeiro, 2016

PAUSA DE INVERNO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Em alguns países, há boxing day, jogos no primeiro dia do ano, etc... Noutros lugares, as pausas de Inverno duram um mês ou até mais.

Cá em Portugal, existe uma pequena pausa na competição. Os jogadores do Futebol Clube do Porto tiveram direito a uns dias de descanso. Recorde-se que, no momento em que iniciaram as férias, o Futebol Clube do Porto liderava a classificação! Note-se que tivemos até direito a uns votos de um feliz Natal presidencial. O presidente que, há uns anos, aparecia nas horas más, deu a cara pelo grupo, pelo clube, para desejar a todos um feliz Natal.

Sobre as férias e as viagens dos jogadores a Londres, Dubai, entre outros (ricas tradições natalícias) não me ou pronunciar. O MM já AQUI e AQUI o fez. No entanto, não posso deixar de fazer uma constatação óbvia. Desde a pausa natalícia e das viagens dos nossos jogadores, o FC Porto realizou oitos jogos. Quatro derrotas, um empate e apenas quatro vitórias. Um mísero aproveitamento inferior a 50%.

Por falar em aproveitamento, nunca um treinador do FC Porto havia sido demitido com tão elevado aproveitamento. Contudo, são águas passadas e o importante é apoiar quem cá está.

Ainda sobre o tema de pausa de inverno, não me recordo de um período de 12 dias em que um clube tenha decidido fazer uma pausa nos seus objectivos. Não me recordo de nenhum clube de topo europeu que tenha estado 12 dias sem treinador numa fase tão importante da época. A Administração entendeu que devia prescindir do anterior treinador e, pasme-se o Portista, demorou 12 dias a apresentar um novo técnico.

Todos nós somos livres de tomar as decisões que bem entendemos. A Direcção do Futebol Clube do Porto foi eleita pelos associados do clube, pelo que tem total legitimidade para o gerir. Contudo, como em tudo na vida, todas as acções trazem uma consequência, seja ela positiva ou negativa. É bom que todos assumam a sua quota parte de responsabilidade, seja ela positiva ou negativa.

Como dizia o Presidente, "nós não somos ratos".

Para terminar, devo referir que decidi, também eu, fazer uma pausa de Inverno. Aos leitores do BPc, quero agradecer todo o tempo que perderam a ler os meus textos. Ao bLuE bOy, agradeço a honra que me deu em escrever neste espaço.

Despeço-me com o habitual abraço a todos os Portistas e, não com um adeus, mas com um até breve. Quem sabe não volto a aparecer quando o FC Porto voltar a assumir a liderança...

Às gentes do andebol, do basquetebol, do hóquei, do desporto adaptado, do boccia, do bilhar ou da natação, espero que continuem a fazer com que todos tenhamos orgulho em ser Portistas!

Vemo-nos por aí, nos estádios e nos pavilhões deste país. Sempre, sempre com o mesmo objectivo:

UM POR TODOS, TODOS PELO PORTO!

2 comentários:

  1. " ...nunca um treinador do FC Porto havia sido demitido com tão elevado aproveitamento. " Aproveitamento do quê afinal ? Fernandez também ganhou ao Chelsea, ganhou até uma taça Intercontinental, Paulo Fonseca ganhou uma supertaça e com bom futebol, esteve em 1º muito mais dias do que Lopetegui, que chegou ao primeiro lugar sem saber como, e também eles foram embora sendo que o ultimo foi até enxovalhado, e sinceramente os 2 treinadores citados eram bem mais simpáticos e humildes do que Lopetegui. A sad do nosso clube só errou num ponto, demorou muito tempo para perceber que o anterior treinador não tinha capacidade para mais e que estava a prejudicar o clube, que nos estava a afastar daquilo que nós defendemos e que temos sido nos últimos 30 anos.
    Reconheço apenas que ele, Lopetegui, não foi o único culpado, e que foi triste a ultima entrevista do nosso presidente, onde falou mal do treinador espanhol sem nunca ter assumido qualquer culpa da sua parte e da famosa estrutura que o rodeia. Contratar um amador por 3 anos foi um péssimo ato de gestão. É com tristeza que verificamos que o nosso clube está doente, que Peseiro terá um trabalho quase impossível para recuperar esta equipa, que conta com jogadores top e que bem orientados poderiam recuperar o titulo, que estamos mais virados para as redes sociais, museus e marketing do que para o que sempre nos caraterizou, títulos e não facilitar na hora H.
    Tenho pena por Peseiro, sempre olhei para ele como alguém capaz, com ideias de jogo agradáveis e atrativas, mas reconheço que chega ao clube num momento em que pode ser bastante prejudicial para a sua carreira e onde não estão reunidas as melhores condições para efetuar um trabalho com qualidade. Acredito e desejo que pelo menos ele seja realmente o escolhido para liderar na próxima época.

    Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos com lopetegui lutamos sempre pelo 1o lugar agora parece que vamos acabar a lutar pelo 3o.. Estamos bem pior do que com o lopetegui, e vem-me falar do Paulo Fonseca? Bom futebol?? Não ganahamos um único jogo em casa na liga dos campeões com um grupo acessível, perdemos 3-0 com a académica e Paulo Fonseca não foi despedido foi embora porque quis quando ia já a 9 pontos do 1o lugar e a jogar um futebol miserável, as pessoas parece que tem falta de memória, se a coisa ainda se tornar pior não vai faltar a gente a dizer o mesmo do lopetegui daqui a uns meses.. Lopetegui foi despedido no 2o lugar a 4 pontos do 1o que por sinal perdeu pontos logo a seguir, se tivesse ficado pior que isto não estaria a fazer de certeza, agora despedi-lo e não ter treinador durante quase 2 semanas com jogos importantíssimos pelo meio é absolutamente ridículo.

      Eliminar